sábado, 31 de outubro de 2009

Resposta do Humor de Quinta-feira

Imagine-se na África, pendurado numa árvore por uma corda que está presa no chão, uma vela queimando a corda e um leão embaixo à espera que a corda se queime. O que você faria para se salvar?

Resposta:

Cante parabéns a você para o leão!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dr. Alvaro Godoy, um exemplo de solidariedade...

A solidariedade é uma das formas de demonstrarmos o amor que sentimos. E é desta forma que o Dr. Alvaro Godoy demonstra seu amor por Candiota. São infinitos os exemplos de que este homem acima de qualquer coisa, deseja sempre ajudar o próximo. E os candiotense que o digam, pois desde que possui terras em Candiota, tem sido incansável em ajudar nosso município, seja ajudando o hospital, que não é em vão que leva o nome de sua querida esposa, Maria Anunciação Gomes de Godoy, que não está mais entre nós, mas seja onde for, está sempre disposto a ajudar.
A última foi ao doar 60 mil reais a prefeitura para compra de um veículo Fiat Ducatto, com capacidade para 15 passageiros mais o motorista, com ar condicionado, que será utilizado para o transporte de pacientes que necessitam de tratamento médico em outros município. Imaginem só quantas pessoas serão beneficiadas. E olha que 60 mil não é pouco, mas são nessas ações que vê o imenso coração das pessoas de bem e que não se prendem a coisas materiais.

Dr. Alvaro, como Candiotense que somos, só temos a agradecer imensamente mais uma vez. Que Deus lhe ilumine sempre!

Foto: Daniela Fernandes - Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Ponto a menos para o Governo Municipal

O bom andamento das ações do governo municipal tem sido pauta neste blog seguidamente por se tratar de ações onde o povo Candiotense é quem ganha. Porêm em alguns detalhes a falta de atenção na administração causa alguns prejuízos, que mesmo sendo mínimos, poderiam ser evitados.

A foto acima, do ginásio da Vila Operária é um exemplo de um simples detalhe que não poderia deixar de registrar. No dia 27 de agosto a MPX realizou sua audiência pública no ginásio Domingão na Vila Operária e deixou uma cobertura plástica que foi utilizada para proteger o fundo do ginásio de ventos e chuva. Pois bem, passaram-se dois meses e o resultado é que não existe mais a cobertura plástica. A mesma se terminou. E porque ninguem a tirou após a audiência para aproveitar em outros eventos no ginásio?
Hoje não se tem nem plástico que ainda serviu para derrubar tela de proteção.

Uma lástima!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Um pouco de humor...

Imagine-se na África, pendurado numa árvore por uma corda que está presa no chão, uma vela queimando a corda e um leão embaixo à espera que a corda se queime. O que você faria para se salvar?


A resposta no sábado...

Vem aí o Torneio de Integração de Futebol de Campo de Candiota

Agora é oficial, vem aí o torneio de integração de futebol de Campo de Candiota e está com data marcada para início. Será no dia 15 novembro. Estão confirmadas cinco equipes que irão jogar nas categorias Veteranos, titulares (Primeiro), suplentes (segundo) e juvenil. As equipes são:

Atlético
Candiota
João Emilio
Seival
Vila Operária

Os jogos serão aos domingos nos campos da João Emlio e Candiota, que são os que oferecem melhores condições de jogo e vão ocorrer até o dia 13 de dezembro. Como premiação as equipes vencedoras receberão troféus, medalhas e todas as equipes receberão um fardamento pela participação no torneio. A prefeitura já se comprometeu em fazer uma vistoria nos outros campo, inclusive assentamentos para adequá-los para realização de jogos no campeonato que deve ocorrer apartir de março do próximo ano.
Agora a programação de domingo em Candiota está mais completa, é só aprontar o mate, pegar as cadeiras e ir para os campos assistir e torcer.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Escola Neli Betemps promove Seminário Interdisciplinar da EJA

A Escola Municipal Neli Betemps promove de hoje (28) até sexta-feira(30) o 9º Seminário Interdisciplinar da Educação de Jovens e Adultos que, neste ano, abordará o tema “Nove jeitos de mudar o mundo”.

O seminário, que será realizado no CTG Batalha do Seival, na Vila Operária, iniciando sempre às 19h, abordará temas como a alimentação, a paz, a igualdade, a saúde, a educação, o respeito, o trabalho e o meio ambiente.

Hoje, após a abertura haverá apresentação de um coral e palestra do secretário municipal de Cultura, Gil Deison Pereira, que falará sobre a História da Política. Na seqüência serão tratados os temas relacionados com o Direito à vida e à segurança, pelo sargento Cristiano Avila, da Brigada Militar, e alunos da 5ª série. A mesma turma tratará do Direito à igualdade, ao trabalho, à saúde e à educação. O encerramento será feito pelo Coral.

No segundo dia, quinta-feira, os alunos da 7ª série abordam os regimes políticos, falando sobre a monarquia, o parlamentarismo e o presidencialismo. Às 19h40min, o secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura de Candiota fala sobre as atribuições do Poder Executivo, o assessor legislativo da Câmara Municipal, Lasie Winkel, sobre o Poder Legislativo e o advogado Sandro Petersen, sobre o Poder Judiciário. Antes do encerramento, que será feito por Jéssica Berdet, haverá uma mesa redonda.

E, na sexta-feira, os alunos da 8ª série tratam das formas de governo, explanando sobre Ditadura e Democracia. Alunos da 6ª série, com a participação da Assistente Social Graça Araújo, falarão sobre os direitos previstos na Constituição Federal para a administração pública, a assistência social, o meio ambiente, a família, a criança, o adolescente e o idoso, além da cultura, tema que terá a participação da Coordenadora de Cultura do município, Estela Domingues.

Com certeza estaremos presentes.

Mais uma enquete do Blog

Encerrou-se na semana passada mais uma enquete do blog Teclando o 7 com o seguinte resultado:

Claro que as pessoas que visitam blogs como este, tem a tendência a se atualizarem das notícias pela internet, mas fica claro que hoje em dia, a internet é sim o meio mais democrático e prático de se atualizar das notícias diárias.

Eleições para direção de escolas Estaduais

Está acontecendo hoje, as eleições para escolha dos diretores das escolas estaduais para o próximo triênio. Pelo que estou sabendo, só o Jerônimo terá disputa, entre a Prof. Cristina e o Prof. Gerson.
Na escola de Dario Lassance, teria disputa, mas com a desistência da Sr. Marta Denise, ficou somente a Prof. Aliz. No Faro também não haverá disputa e deve permanecer a Prof. Vera na administração da escola.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Secretaria de Cultura de Candiota a Todo Vapor

Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Bem Estar, realiza hoje, das 19h às 22h, na Escola Qualificar, a Conferência Municipal de Cultura.
Aberta à comunidade, a conferência irá debater diversos assuntos relacionados com as questões culturais, visando o desenvolvimento deste setor no município, na região, no Estado e no País.

Futebol de Campo

Parece que agora vai...

Na última sexta-feira, em reunião realizada na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, com a presença de representantes de equipes do futebol amador, começou a ser definida a realização de um torneio reunindo as equipes de futebol amador do município.

Dirigida pelo coordenador de esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Bem Estar, Valdenir de Almeida, e com a presença do prefeito Luiz Carlos Folador, o encontro teve, ainda, a participação de representantes das equipes da Associação de Moradores da Vila Operária (AMVO), Associação Esportiva João Emilio, Vila Airton, do Grêmio Esportivo Candiota, do Atlético Mineiro e do Santa Rosa, do Seival.

A idéia inicial é de começar a competição no dia 8 de novembro, com jogos realizados no Estádio 20 de Setembro, na Vila Residencial, e no campo da Vila João Emilio. Serão disputados jogos nas categorias Juvenil, Veterano, Reservas e Titulares.

Nesta terça-feira, às 19h, no mesmo local, haverá nova reunião, oportunidade em que serão discutidos temas relacionados com a fórmula e o regulamento da competição.

O prefeito Luiz Carlos Folador prometeu um fardamento para cada uma das equipes, como forma de incentivar a participação.

Palestra para os estudantes de Candiota

Drogas

Cerca de 250 estudantes da rede municipal de ensino participaram, na última sexta-feira, no CTG Candeeiro do Pago, de uma atividade promovida pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Delegacia Regional da Polícia Federal.

Os adolescentes ouviram palestra ministrada pelo delegado Mauro Lima Silveira e pelo agente Vinicius Tavares, bem como depoimento do candiotense Marcelo Passos, ex-viciado.

Conforme o secretário municipal de Educação, João Roberto Silva da Costa, a atividade esteve inserida no projeto desenvolvido pelo município

Este evento é uma realização da Policia Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Candiota atarvés da Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade da "Prevenção contra o uso de drogas".

Além da palestra, os agentes federais prestaram diversos outros serviços à comunidade da região.

Educação Ambiental

A Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, juntamente com a Policia Ambiental da Brigada Militar, realizou, na escola Santa Isabel, na última semana, uma palestra para cerca de 100 estudantes.

A atividade foi uma continuação do trabalho de educação ambiental que vem sendo realizado pelo departamento junto as escolas localizadas no município.

A Policia Ambiental, representada pelos soldados Vladimir e Freitas, abordou o trabalho realizado pela corporação, como a fiscalização rotineira, visando diminuir a ocorrência de danos ambientais, especialmente em relação a queimadas em campo, caça e pesca e cortes de àrvores nativas.

As palestras continuarão em parceria com a Policia Ambiental em todas as escolas do município.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Federalização da Miguel Arlindo Câmara

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura municipal, o prefeito Luiz Carlos Folador em conjuntos com alguns vereadores esteve em Brasília na semana passada para tratar da federalização da Rodovia Miguel Arlindo Câmara junto ao DNIT.
O projeto que inclui a rodovia no Plano Nacional Viário (PNV) – o que possibilitará ao DNIT se responsabilizar pela recuperação, conservação e manutenção da Miguel Arlindo Câmara, já está pronto para ser encaminhado ao Congresso Nacional.
Ficou acertado que, nas próximas semanas, haverá reunião com assessores diretos da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, em que será definida a melhor forma de encaminhamento desta reivindicação da região.

Para mim é a demanda mais urgente de nosso município. Esperamos que se resolva o mais rápido possível.

Movimentações Escolares

Depois do final de semana de folga, voltamos aos trabalhos dando destaque as movimentações na escola FARO e na Escola de Dario Lassance.

Escola FARO

Ocorreu nos dias, 22 e 23 o II Seminário do EJA da Escola FARO. Este ano abordando o tema violência, onde foram apresentados pelos próprios estudantes, vídeos, apresentações, teatro e músicas relacionadas ao tema com muita criatividade e espontaneidade. Um evento muito importante para a comunidade e para os alunos que tem a oportunidade de estudar de uma forma diferenciada e também a se habituar com apresentações em público. Parabéns a organização do seminário e aos alunos pelos trabalhos!

Escola de Dario Lassance.

Na sexta-feira passada, estive no sindicato dos mineiros para acompanhar o debate das candidatas a direção da escola. O fato inusitado ficou por conta da desistência em concorrer da Sra. Marta Denise. Ficando assim, somente a participação da Prof. Aliz Regina, que fez uma apresentação de Luxo sobre os projetos que pretende desempenhar na escola. Entre os temas abordados, claro que me chamou atenção a preocupação da professora Aliz ( que foi minha professora que muito devo pelo aprendizado ) com a parte tecnológica da escola, que está esquecida a alguns anos.

Fica aqui o registro da minha vontade, em ajudar esta escola que tenho um carinho imenso, no que for preciso. Contem comigo!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Coordenação de Esportes de Candiota reúne equipes para organizar torneio de Futebol de Campo

Acontece hoje, às 19h, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, a Coordenação de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Turismo e Bem Estar de Candiota, promove reunião com os representantes das equipes de Futebol de Campo em atuação no município.
Conforme o coordenador Valdenir de Almeida, o objetivo é definir com os clubes todos os aspectos organizativos do Torneio que deve iniciar no próximo mês de novembro.
“ Vamos seguir a mesma fórmula que adotamos no Citadino de Futsal, e que se revelou um grande sucesso, construindo a fórmula e todos as questões relacionadas com a competição a partir de um amplo debate com os representantes dos times”, concluiu Almeida.

Vem em boa hora! Ficamos na torcida para que saia!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Falando em Fase C - e a Fase D?

A CGTEE ja estuda a possibilidade de construção da FASE D da usina Presidente Médici. A ampliação poderá ter duas fases de 600 megawatts (MW), totalizando 1.200 MW, ou duas de 350 MW, somando 700 MW. De acordo com o presidente da CGTEE, Sereno Chaise, o investimento seria proporcional ao que está sendo feito hoje na construção da Fase C, de 350 MW, de R$ 1,2 bilhão. Com isso, caso a opção fosse por 700 MW, por exemplo, o investimento seria de aproximadamente R$ 2,4 bilhões.

Chaise lembra que a CGTEE enfrente hoje um problema de geração em virtude da idade avançada das máquinas das fases A e B da usina, que entraram em operação há 30 e 25 anos, respectivamente. As duas somam uma capacidade de geração de 446 MW, mas não conseguem chegar hoje a 200 MW devido a paradas dos equipamentos por problemas técnicos. Com isso, a estatal tem de adquirir energia no mercado para honrar contratos. “Isso nos dá um prejuízo de mais ou menos R$ 15 milhões por mês”, diz Chaise. Por isso, segundo ele, a idéia é iniciar a construção da fase D daqui a dois ou três anos. O executivo diz que existem investidores chineses, japoneses e ucranianos interessados em associarem-se ao projeto.

Chaise demonstra preferência por duas fases de 600 MW, mesmo que, segundo ele, alguns técnicos considerem mais adequados um parque gerador menor. “Acho que precisamos pensar grande. O Brasil está crescendo e vai precisar de energia. E carvão é o que não falta”, afirma. Os contratos atuais de entrega de energia da fase A e B se encerram em 2013 e 2014. A nova usina, portanto, teria de entrar em leilão para comercializar sua energia.
Com uma geração deficiente, a CGTEE acertou com a Eletrobrás um investimento de R$ 150 milhões para reformar alguns equipamentos, o que, de acordo com a empresa, estenderia a vida útil das duas usinas em quatro ou cinco anos. Com isso, a empresa admite que também estuda, como próximo projeto depois da fase D, outra usina para substituir as fases A e B. A idéia inicial seria de três fases de 150 MW.

Fonte: Gazeta Mercantil

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

União Nacional dos Estudantes – Lutas, desafios e metas

Neste último fim de semana, aconteceu em Brasília a 1º reunião da diretoria plena da União Nacional dos Estudantes, com o objetivo de debater e deliberar um conjunto de resoluções que direcionarão as ações da entidade no próximo período.
Construído por consenso pelo conjunto dos diretores e das forças políticas que compõem a entidade, o documento aponta diversas lutas e desafios para os estudantes brasileiros. Vivemos um momento histórico: a descoberta de mais uma grande riqueza em nosso país, o Pré-sal. Não diferente de 1947, quando a UNE lançou a “Campanha do Petróleo é nosso”, de cunho nacionalista e em defesa do patrimônio econômico e territorial, a pauta da vez é a luta pelo monopólio estatal na exploração do Pré-sal, embalada com o mesmo sentimento da campanha de 1947. Dentre outras, estão a necessidade de popularizar através do debate o PL que trata a Reforma Universitária; a Conferência Nacional de Educação (CONAE); Conferência Nacional de Comunicação; Eleições 2010; o fortalecimento do CUCA; expansão dos meio de comunicação da UNE, principalmente com as mídias alternativas. O documento completo logo estará disponível no site da UNE.
A UNE é a uma das maiores e históricas entidades dos Movimentos Sociais do nosso país e debate todo o contexto da juventude brasileira e as grandes questões nacionais. A ordem agora é levar e elevar todos os debates em pauta que permeiam as lutas estudantis no conjunto das lutas sociais, fortalecendo todas as nossas organizações de base e todo o conjunto do Movimento Estudantil.

Precisamos movimentar o movimento estudantil em Candiota também!
A UNE somos nós, nossa força e nossa voz!!!

Fase C atingi 70,3% de avanço físico

O projeto de engenharia (incluindo a "tropicalização" do projeto civil) de Candiota III está totalmente concluído e 98% dos equipamentos já estão no canteiro de obras. A obra civil atingiu uma realização acumulada de 53,6%, já a montagem eletromecânica, de 21,7%.
De acordo com o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), Hermes Ceratti Marques, o andamento foi prejudicado pela greve de trabalhadores iniciada em 18 de agosto, totalizando 21 dias de paralisação.
Atualmente o canteiro de obras conta com cerca de 2.600 trabalhadores diretos. Sendo 1.425 na obra civil, 900 na montagem eletromecânica, 75 em atividades técnicas de apoio e outros 200 em gerenciamento e fiscalização da obra.

Em meados de agosto a CGTEE e a CITIC formalizaram o novo Cronograma da Obra, estabelecendo a data de 10 de junho de 2010 para a entrada em operação comercial da usina.
Para atingir este objetivo está sendo implantado um regime especial de execução de obras, contemplando turno noturno e extensão da jornada de trabalho diurna (duas horas a mais por dia), inclusive com trabalhos em finais de semana e feriados, respeitando os limites da legislação vigente.
Já estão trabalhando no turno noturno cerca de 200 operários. Este número deverá chegar rapidamentente a 700 trabalhadores.
As previsões são de que em outubro o contingente de trabalhadores no canteiro de obras de Candiota III atinja o seu pico com cerca de 3.300 operários. Para suportar o acréscimo do efetivo, as empresas estão reforçando suas estruturas de alojamentos, refeitórios, etc.
Para se ter uma ideia do volume de trabalho já executado confira os números dos principais serviços executados:

Escavação: 316 mil metros cúbicos
Aterro: 129 mil metros cúbicos
Formas: 57 mil metros quadrados
Aço de construção: 3.650 toneladas
Concreto: 64 mil metros cúbicos
Estrutura metálica da casa de máquinas: 2.900 toneladas
Montagem mecânica: 4.600 toneladas

Aplicação de recursos até o momento: R$ 850 milhões, o equivalente a 2/3 do investimento total previsto para o empreendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa CGTEE


terça-feira, 20 de outubro de 2009

A importância da TI para os negócios

Por: Marco Antonio Carvalho dos Santos
Consultor de negócios, gestão de projetos e treinamento em TI.

Por muito tempo, a tecnologia da informação foi considerada um mero item de suporte à organização, um "centro de custo" que a princípio não gerava qualquer retorno para o negócio. Mas as aplicações da TI foram crescendo dentro das organizações - se antes a tecnologia era usada apenas para automatizar tarefas e eliminar o trabalho humano, aos poucos ela começou a enriquecer todo o processo organizacional, auxiliando na otimização das atividades, eliminando de barreiras de comunicação e assim por diante.

“E, nesse novo cenário, a TI começou a assumir um papel muito mais importante nas organizações: o de fator de crescimento de lucros e de redução de custos operacionais”, diz Marco Antonio Carvalho, consultor e professor de Gestão de Tecnologia da Informação.

Empresa do ramo de serviços financeiros, como bancos e companhias de seguro, sempre tiveram mais facilidade de reconhecer o papel crítico da TI para seus negócios: nelas, a TI é fundamental para a composição dos serviços e produtos ofertados (cartões magnéticos, home banking, caixas eletrônicos etc.). Com o passar do tempo, empresas de outras áreas começaram a constatar que também precisavam de informações oportunas para agregar valor e qualidade aos produtos e serviços oferecidos, melhorar seus processos decisórios e garantir a sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo e turbulento.

A tecnologia da informação, por si só, não é capaz de trazer ganhos para o negócio. Para que ela proporcione resultados efetivos, é preciso que esteja integrada a uma estratégia de negócio - ou seja, os investimentos em TI devem estar diretamente associados a um objetivo organizacional, contribuindo para o seu alcance. Se não houver a preocupação de relacionar-se investimento de TI com objetivos de negócio, incorre-se no grande risco de se implementar tecnologia cara e inútil, capaz de executar o que os técnicos esperam, mas não o que a empresa precisa.

A TI pode ser decisiva para o sucesso de uma organização, contribuindo para que ela seja ágil, flexível e robusta. A fim de garantir esse resultado, é necessário traduzir a visão da empresa e sua estratégia em objetivos menores, para então identificar-se as iniciativas de TI que melhor podem contribuir para alcançá-los. As organizações que conseguirem criar essa vinculação entre estratégia e TI, focalizando seus investimentos em tecnologia nas áreas mais importantes para o sucesso da estratégia escolhida, certamente estarão no caminho certo para obter um excelente desempenho, meta principal de qualquer organização.

Os profissionais de todas as áreas da empresa, devem estar ciente dessas estratégias e conhecer, de maneira abrangente, o cenário da Arquitetura e Infra-estrutura de Tecnologia, o seu relacionamento com os Sistemas de Informação, outro conceito ainda difuso na mente de muitos administradores e ainda, conhecer seus efetivos papéis, dentro de cada fase do processo de implantação dos projetos de TI.

Polícia Federal no município

Na próxima sexta-feira(23), uma equipe da Delegacia da Polícia Federal de Bagé, estará durante todo o dia, atendendo no CTG Candeeiro do Pago, na Vila Residencial, dentro do projeto “A PF vai até você”.

Na ocasião, serão prestados serviços como recebimento de requerimentos para aquisição, transferências e entrevista para concessão de armas de fogo, recebimento de armas para a campanha de desarmamento, informações sobre o novo passaporte, atendimento aos estrangeiros residentes do município, informações sobre concessão da carteira Nacional de Vigilante- CNV também sobre empresas de segurança recebimento de requerimentos de folha de antecedentes criminais entre outros serviços.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Pref. de Candiota

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mudanças no Comando do PDT de Candiota

Neste domingo ocorreu em todo o estado as convenções municipais do PDT. Em Candiota, cerca de 100 filiados compareceram para votar no novo diretório e para Juventude na sede do PDT de Candiota. O novo diretório que tem 50% de renovação elegeu a nova executiva que ficou assim composta:

Presidente: Danilo dos Santos
1 Vice-Presidente: Marcio Moreira
2 Vice-Presidente: Oneide Benitez
Secretário: Daniel Santos
Tesoureira: Jacinta Olinda Dalri
Vogal: Renato Vieira
Vogal: Danilo Gonçalves

A juventude que também realizou sua convenção para escolha da nova executiva ficou assim composta:

Presidente: Gil Deison Pereira
Vice-presidente- Ederson Vidart
Secretário: Pablo Andrades Lima
Tesoureiro: Julia Graziela
Secretário de Movimentos Sociais: Marcio Oliveira
Secretário de Comunicação e capacitação politica: Daniel Santos

Também durante a eleição foi encaminhada consulta sobre os nomes para compor a chapa majoritária em 2010: os deputados federais Enio Bacci, Pompeo de Mattos e Vieira da Cunha, e o deputado estadual Paulo Azeredo disputaram a indicação, com a possibilidade de os filiados se manifestarem com outros nomes. Na mesma consulta os filiados se manifestaram sobre as preferências de coligação, com a indicação do partido com o qual o PDT poderá se coligar.

Candiota já recebeu do Governo Federal mais 5 milhões em 2009

Este final de semana passado recebi um e-mail de um atento leitor do Blog. O irmão Giordano de Andrades Lima, me passou uma consulta efetuada por ele no portal da Transparência do Governo Federal, onde é possível verificar o valor repassado pelo governo federal aos municipios no exercicio atual.

O total é de mais de 5,5 milhões (R$ 5.514.563,14) distribuídos entre verbas destinadas a saúde, reforma agrária, assistência social, educação, comércio e serviços e os encargos especiais, onde me chamou a atenção o valor referente a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Lei nº 8.001, de 1990 - Art.2º), que chega a R$ 663.188,19, este valor é pela exploração do carvão mineral em Candiota, além dos mais de 2 milhões de FPM.

O Fundo de Participação dos Municípios – FPM é uma transferencia constitucional (CF, Art. 159, I, b), composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. Quem quizer saber mais sobre FPM acesse o endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/FPM para mais detalhes.

Comparativo com os outros município da região:

Bagé R$ 29.212.134,80
Candiota R$ 5.514.563,14
Pinheiro Machado R$ 5.381.086,65
Hulha Negra R$ 3.624.953,92
Aceguá R$ 3.233.911,92
Pedras Altas R$ 2.627.914,27

Só uma observação, Candiota só perde na região para Bagé e recebeu mais recursos do Governo Federal que Pinheiro Machado, que possui o dobro de habitantes de Candiota.
Os dados são referentes ao período de Janeiro a agosto de 2009. Para visualizar a consulta completa clique aqui

"Eles estão a solta... Mas nós estamos de olho..."
Valeu Mano!

domingo, 18 de outubro de 2009

Biblioteca e Telecentro inauguram dia 5 em Hulha Negra

A comunidade de Hulha Negra começará a usufruir, a partir do dia 5 de novembro, da Biblioteca Pública Municipal Drª Nóris Paiva e Telecentro Comunitário. A inauguração marcada para data, estreia um novo espaço de cultura e informação, construído pelo governo municipal.

Espaço é amplo e conta com uma estrutura adequada de segurança e comodidade

O espaço amplo conta com livros e computadores, num interessante contraste de história e tecnologia que será utilizado tanto pela comunidade escolar, como em geral. A Biblioteca conta ainda com banheiros e uma arborização em frente com bancos para que tenha um espaço ao ar livre e com sombra para a leitura.

Ótima iniciativa. Candiota também precisa de um espaço como esses. Que sirva de exemplo!

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Hulha Negra
Fotos: Biblioteca / Créd. Nadiane Momo / De Marka

sábado, 17 de outubro de 2009

Denúncia de descumprimento trabalhista em Candiota

O vereador João Couto, PT, de Candiota, está acompanhando mais um caso de possível descumprimento de leis trabalhistas em Candiota. Couto relata que a empresa Liderança, responsável pela limpeza na CGTEE está praticando assédio moral nos funcionários, com ações como o pedido para que eles pedissem demissão. O vereador conta que diante da recusa unânime, a empresa mandou um formulário para preencherem pedindo a demissão. “Como voltaram a recusar solicitaram então que devolvessem o documento”, explica dizendo que a resposta foi de que o formulário tinha sido entregue ao advogado contratado - Pedro Jerry - pelos funcionários para reivindicar os direitos e então a empresa Liderança, não satisfeita mandou outro documento, este timbrado, transferindo todos (as) para Porto Alegre. “Isto é uma manobra, um ato de coerção, para obrigar seus funcionários a pedir demissão”, avalia.

Perante a situação todos os funcionários registraram queixa na delegacia de polícia contra a Liderança, acusando-a de Assédio Moral. “Tenho estado presente nas reuniões, assistido de forma permanente, estes (as) candiotenses, para que não tenham seus direitos usurpados pela terceirizada, para proteger seus direitos, conquistados com tanto sacrifício, tanto suor, tanta expectativa”, avalia.

Couto encaminhou ainda, pedido de providências ao presidente da Câmara, José Vitor, PMDB, para que a Casa Legislativa integre-se ao processo e faça denúncia ao Ministério Público do Trabalho.

Fonte: Site da Câmara de Candiota

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Reforma Administrativa - Projeto de Lei 067/2009

E deu entrada na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei de autoria do Executivo, número 67/2009 que dispõe sobre a reorganização administrativa do municipio de Candiota, com os seguintes princípios:
  • Participação popular;
  • Inclusão social;
  • Moralização e qualidade da gestão pública;
  • Qualidade ambiental;
  • Desenvolvimento sustentável.
Na prática o projeto prevê a criação de 3 novas secretárias, que são elas:
  • Meio Ambiente
  • Ação Social, Trabalho e Renda
  • Secretária de Planejamento
Outra modificações:
  • A unificação das Secretaria de Administração e Finanças como anteriormente e a criação da Secretaria Geral de Governo que iria dispor do Gabinete do Prefeito e Gabinete da primeira Dama.
  • A Criação do Departamento da Juventude subordinado a Secretaria de Cultura, Esporte e também juventude.
  • E a passagem do Departamento de Industria e Comércio para a Secretaria de Agropecuária.
  • A criação do departamento de tecnologia da informação, como órgão de apoio.
Até onde pude ler o projeto, o mesmo não prevê a criação de novos cargos de confiança e funções gratificadas.
A estrutura da secretaria ficaria então da seguinte forma:
  1. Secretaria Geral de Governo;
  2. Procuradoria Jurídica;
  3. Secretaria do Meio Ambiente;
  4. Secretaria de Administração e Finanças;
  5. Secretaria de Planejamento;
  6. Secretaria de Educação;
  7. Secretaria de Saúde;
  8. Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda;
  9. Secretaria de Obras e Serviços Públicos;
  10. Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude;
  11. Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio.
Na minha opnião uma reforma merecida e que se bem aplicada na prática trará muitos benefícios, visto que um municipio que projeta arrecadar uma média de mais de 2 milhões por mês no ano de 2010, deve se preparar para administrar acima de tudo com planejamento.

A com a entrada do PL 67 o PPA deve dar o seu seguimento normal agora. E o aumento da Procuradoria? Será que saí? Aguardamos as cenas do próximo capítulo!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PDT realiza convenções municipais dia 17

O PDT mobiliza os seus diretórios municipais neste sábado, dia 17, para as convenções de renovação partidária. Organizado em 474 municípios, o partido estará das 9h às 17h recebendo os filiados para a escolha dos novos dirigentes para o período dos próximos dois anos.

O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Jr., está otimista com a organização do partido em todo o Rio Grande do Sul. No primeiro semestre, Bolzan comandou 12 encontros regionais, objetivando a reorganização do PDT e a retomada das discussões políticas.

Em Porto Alegre haverá um plantão na sede regional (rua Félix da Cunha, 311) para acompanhar a movimentação dos diretórios municipais.

Pesquisa de opinião
Os filiados estarão respondendo pesquisa durante a convenção a respeito dos nomes do partido para compor a chapa majoritária em 2010. Os nomes são os deputados federais Enio Bacci, Pompeo de Mattos e Vieira da Cunha, e o deputado estadual Paulo Azeredo. O filiado também poderá indicar outro nome. Os filiados também serão consultados a respeito de coligação, com a indicação do partido com o qual o PDT poderá se coligar.

Francis Maia - Imprensa do PDT

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Candiota receberá R$ 1 milhão para investimentos em educação

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) informou mais importante uma conquista para o município de Candiota. Por intermédio de Pimenta, a cidade receberá recursos para construção de uma unidade de Educação Infantil – Proinfância. Parte do valor total de R$ 1,1 milhão já está empenhado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A escola beneficiará 224 crianças quando funcionar em dois turnos e 112 crianças se adotado período integral, em creches para crianças de até 4 anos e pré-escola para alunos de 4 até 5 anos e 11 meses. As escolas construídas ou reformadas no com recursos do Proinfância deverão priorizar a acessibilidade, com adequações necessárias para portadores de necessidades especiais.

“Obtivemos, junto à administração do Prefeito Folador, mais uma vez êxito na captação de recursos, que proporcionará inúmeros benefícios à comunidade de Candiota”, destacou o deputado Paulo Pimenta. O parlamentar destacou ainda a efetividade das políticas públicas realizadas pelo Governo do Presidente Lula, ampliando cada vez mais o volume de recursos para educação.

Segundo o Prefeito Luis Carlos Folador essa será a maior Escola da história de Candiota, tanto em área física quanto em qualidade. “Junto com o deputado Pimenta conquistamos mais um grande investimento que vai beneficiar nossa comunidade”, comemorou Folador.

Fonte: GABINETE DEPUTADO FEDERAL PAULO PIMENTA

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Voltando aos Trabalhos

Bom, depois de um final de semana de muito trabalho no Canto Moleque, estamos voltando as atividades com perspectiva de bons assuntos para a semana na politica.

Canto Moleque 2009

Bom tinha ficado no compromisso de fazer uma cobertura dos bastidores do canto moleque, mas infelizmente não foi possível, mas quero aqui registrar alguns fatos importantes do evento:

Na sexta, como ja havia comentado um excelente público, assim como no sábado onde foram conhecidos os finalistas. O destaque fica para o domingo chuvoso que levou mais de 2 mil pessoas para o ginásio, que na abertura teve o ótimo show do Sonido del Alma Gaucha e logo em seguida, uma linda homenagem a Mercedes Sosa, logo após os finalistas e no encerramento, antes da premiação o empolgante show de Cezar Oliveira e Rogério Melo. No total o Canto Moleque registrou um público de mais de 5 mil pessoas nos três dias de eventos, totalizando 2 toneladas de alimentos, o que é muito baixo para o público que tivemos. O senso de solidariedade do Candiotense anda meio baixo! Se tivesse cobrado 2 "pila"de cada um, teriam arrecadado 10 mil reais. Trocado por alimento não daria mais de 2 mil Kg?

E os concorrentes? Que briga hein! Segundo os jurados, em muitos festivais profissionais eles não viram uma disputa tão acirrada como no Canto Moleque. Realmente o nível do festival está altíssimo. Começou na triagem, depois a briga para se classificar para a final e no domingo a "peleia" por um troféu. E eu que venho trabalhando a algumas edições no evento só tenho a dizer que este foi o canto moleque mais tranquilo do ponto de organização. Ocorreu tudo como o planejado, sem correria. A prefeitura e a equipe da Secretaria de Cultura está de parabéns que nos últimos dois meses realizaram três eventos (semana farroupilha, final do campeonato de futsal e Canto Moleque) de altíssimo nível em nosso município, propiciando momentos de elegria e confraternização a população Candiotense, que também está de parabéns!

Haaa, ja ia esquecendo um dado importante: O site do Canto Moleque, que efetuou toda cobertura do festival em audio, vídeo e fotos, em quatro dias (sexta, sabado, domingo e segunda) registrou 1351 visitas.

sábado, 10 de outubro de 2009

Uma sexta-feira de Luxo para o Canto Moleque

Foi uma sexta de luxo o primeiro dia da 16º Edição do Canto Moleque.

Nos bastidores, pouca correria, fruto do bom planejamento da organização do evento. Hospedagem, praça de alimentação, palco, credenciamento, planilhas, passagem de som, tudo como o planejado. Entre os vários acertos da organização o destaque ficou por conta da informatização do evento, ressaltado no discurso do Prefeito Folador. Só na noite de ontem foram 300 acessos ao site. Entre os ajustes finos, fica a sugestão da volta da copa para dentro do ginásio, que este ano não pode ficar devida a questões juridicas apontadas pelo executivo. Mas faz muita falta uma copa dentro do ginásio, o que evitaria o trânsito fora do ginásio, mas gera maior renda na praça de alimentação.

É isso aí, amanhã a cobertura do sabado de festival.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bastidores Canto Moleque 2009

Pessoal, como apartir de amanhã vou estar dedicado as atividades do Canto Moleque 2009 não vou poder estar postando as notícias diárias, mas vou estar divulgando uma cobertura diferenciada do festival, mostrando fotos, depoimentos e curiosidades sobre os bastidores do maior festival amador do estado.

Aguardem....

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Apartir de 2030, 1 usina por ano no Brasil

Na sexta-feira passada, dia 02 de outubro, o ministro de Minas e Energia Edson Lobão assinou a primeira ordem de execução de serviços do contrato de construção civil de Angra 3, durante o Seminário Eletronuclear – Energia Nuclear: Desmistificação e Desenvolvimento, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)

A finalização da usina, prevista para maio de 2015, custará R$8,6 bilhões. Segundo Lobão, Angra 3 será a primeira de uma série de usinas a serem construídas nos próximos anos. “A partir de 2030, o Brasil poderá colocar em funcionamento uma usina por ano até 2060. Em 2060 teremos uma população de 250 milhões de habitantes, ou nos preparamos hoje, ou pagaremos um preço alto”, afirmou o ministro de Minas e Energia.

Claro que até 2030 muita água vai passar em baixo da ponte, mas são boas expectativas para nós Candiotenses!

Nova Direção no PMDB de Candiota

Neste domingo aconteceu a convenção do PMDB de Candiota na sede do partido. Em clima de união os mais de 200 filiados e lideranças politicas votaram no diretório composto por 45 titulares e 15 suplentes, que por aclamação elegeu a nova executiva, que segundo o presidente, Gildo Feijó, tem por objetivo unir o partido e marcar-se como oposição ao governo atual.

Chapa União pelo PMDB - 2009/20013

Presidente: Gildo Feijó
1º Vice-presidente: Odilo Dal Molin
2º Vice-presidente: Sadi Freitas
1º Secretário: Sergio da Silva Brito
Secretário Adjunto: Vicente de Paula Soares Nunes
Tesoureiro: Cleber da Silva Vieira
1º Vogal: Danilo Portela
2º Vogal: Araci Clarisse Rodrigues Lopes
Lider da Bancada: Marco Dal Molin

Suplentes da Executiva
Jussara Coelho Viana
João de Deus Peres Gonçalves
Ademir Cardoso
Fatima Teresinha de Souza Prates

Conselho Fiscal
Mario Jorge Largue
Vladimir Ibarra Lopes
Francisco de Paula Soares

Suplência do Conselho Fiscal
Marcio Vieira
Vanusa Teixeira Lemos
Magna Cardoso

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Campeões do Campeonato de Futsal Candiota - "EU JA SABIA"



Ha muito tempo não via um ginásio tão lotado e empolgado com a final do Campeonato Municipal de Futsal. Tão empolgado estava o ginásio que contagiou o prefeito que doou bolas e fardamentos aos times e ainda anuncio a ampliação do ginásio e a realização de outro Campeonato de Futsal durante o ano. A torcida estava mesmo favorável ao Vila Airton, Vitória e Atlético. No veterano pouca empolgação, talvez pelo placar. Mas vamos ao futebol!


Categoria Juvenil

Essa eu anunciei aqui, que o trabalho do Wilsinho vinha fazendo diferença. Com um placar de 13 x 8 para o Vila, o time da Morada do Sol bem que tentou no andar do jogo algumas reações, mas sempre bloqueadas pelo bom fixo do Vila, Pierri. Outro destaque do time do Vila Airton fica por conta de Axel, veloz e objetivo, deu as cartas e mostrou a que veio sendo goleador da categoria com 17 gols. Não tinha mesmo para a morada. VILA AIRTON Campeã 2009 da categoria Juvenil, essa eu anunciei aqui!

Categoria Veterano

Jogo muito disputado no primeiro tempo com o placar empatado sem gols. No segundo tempo o Benfica abriu dois gol de diferença no detalhe: um na jogada chamada "dois X um", onde Adilson escorou para Mulato do perdoou e estufou as redes do goleiro tricolor. Outro gol em um penalti sofrido por Juliano que Guilherme converteu em 2 x 0 para o Benfica, o São Paulo ainda descontou, mas Juliano no final liquidou a fatura, 3 x 1 para o Benfica Campeão 2009 da categoria Veterano. Essa eu também sabia!

Categoria Intermediária

O Jogo mais disputado da noite. Desfalcado de Diego, o melhor jogador do Campeonado e Goleador da categoria, o Vitória suou para bater o forte e organizado Locomotiva. No tempo normal 3 x 3, na prorrogação 3 x 3 com direito a gol do locomotiva nos últimos 2 segundos. Mas nas penalidades deu a lógica. Nem sempre é assim, mas desta vez deu a lógica. Se o Diego tivesse jogado seria outra história. Vitória Campeão 2009 da categoria Intermediária. Acertei essa também?

Categoria Elite

Não é atoa o nome, nesta categoria decidiram realmente a elite do futsal de Candiota. João Emilio e Atlético fizeram uma final eletrizante. A João Emilio entrou em quadra como previsto, "Buiuzinho" na frente fazendo o Pivo para quem vem de traz com velocidade bater. Desta vez não colou! Bruno foi impecável na marcação, sem faltas, o fixo do Galo não deu chance para uma jogada sequer. Jogando com Bruno de Fixo, Palito de Pivo e Guto e Gilvane vindo de traz, o Atlético entrou cauteloso e não demorou muito para Guto, um dos diferencias da noite abrir o Placar. Daí em diante o João Emilio só correu atraz do placar. Sem sua jogada principal funcionando, Donei, como sempre, tentava resolver sozinho, mas a marcação de Gilvane, para mim o melhor jogador da categoria, também foi implacável. A João Emilio, tentou, tentou, tentou e quando achei que o técnico do time fosse mexer no segundo tempo como fez em outros jogos, nada! Seguiu a mesma coisa. O Galo marcando muito bem, com qualidade na saída de bola sempre a frente no placar. No time do Atlético ainda jogaram, Robson, Lenon (entrou no primeiro tempo meio perdido, o treinador chamou de volta e de cabeça fria, entrou no segundo tempo determinado. Poderia ter feito mais, mas já provou que tem qualidade), Repolho e Guga, todos orquestrados sobre a liderança de Junior e Maicon que machucado não pode jogar. Uma ótima final.

Quem eu disse que seria o campeão mesmo? Galo 4 x João Emilio 3. Atlético Campeão 2009 da categoria Elite de futsal de Candiota, com direito a carreata, foguetório e festa após o jogo, como nos velhos tempos.


Fotos: Daniela Fernandes - Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal