domingo, 31 de julho de 2011

Site da CGTEE é Hackeado

Na madrugada deste sábado o site da CGTEE foi invadido pelo grupo LulzSecBrasil .

Quem me alertou o atento leitor Paulo Cesar Schwanke, Acadêmico do Curso de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente, a 1 hora da manhã.





A LulzSec e o Anonymous acabaram de declarar guerra aberta contra todos os governos, bancos e grandes corporações do mundo com objetivo de expor corrupção e segredos obscuros.



Os hackers picharam a seguinte frase no site:


Você sente-se incluso?
"Meu crime é a curiosidade... Eu sou um hacker, e esse é meu manifesto. Você pode impedir esse indivído, mas não pode parar todos nós"
Eduque-se, Compartilhe, Participe de todos os movimentos! @planoanonbr

sábado, 30 de julho de 2011

Campeonato de Futsal - 16ª Rodada

Que rodada!!! Jogão entre João Emilio e Vitória. E a derrota do Galera derruba o treinador.


Abrindo a noite o Santos venceu mais uma. 6 a 3 pra cima do Locomotiva.


Na prata o Defensor goleou o Villa Real. 7 a 1 para o bom time da Brigada Militar.


E na outra partida da prata o vereador Pito de Pedras Altas sepultou a vitória do Garra Jovem sobre o Galera que resultou na demissão do treinador Pesão. Com todo respeito Pesão. Demorôôô.
O time saiu perdendo de 3 a zero, com três erros do Lenon e o treinador foi mudar aos 10 minutos do segundo tempo. Claro que não adiantou. O time até deu uma melhorada depois da entrada Fabio e no Sassa. Mas ja era tarde. Garra Jovem 7 Galera 4. Méritos ao bom time do Garra Jovem que ja esta matematicamente classificado e vai longe no campeonato. E crise no vestiário do Galera. Os jogadores dizem que o treinador foi demitido e o treinador diz que pediu demissão.


E na ouro o jogo da noite. A João Emilio saiu atras no placar, mas buscou o empate. Era um jogo de detalhe. Com os dois times muito bem postados. Era lá e cá. Faltavam 30 segundos para terminar e o Vitória ganhava o jogo por 3 a 2. Parecia tudo decidido. Tudo caminhava para o João Emilio perder os 100% de aproveitamento. Que nada. A João Emilio mostrou força mais uma vez e virou o jogo. Desta vez em 30 segundos e Buiuzinho encerrou a vitória por 4 a 3 para a João Emilio faltando 3 segundos para final. Grande jogo. Os dois devem se classificar e ainda vão protagonizar bons jogos. Terça tem de novo.


Clique aqui e confira a classificação e a tabela completa dos jogos. E agora também as fotos ATUALIZADAS das equipes que estão disputando o campeonato.

Hoje é dia de futsal

Acontece hoje a 16ª rodada do futsal de Candiota.


Veterano: Santos e Locomotiva
Prata: Defensor e Villa Real
Prata: Galera e Garra Jovem
Ouro: João Emilio e Vitória

Prefeitura realiza capacitação de merendeiras

A Secretaria de Educação realizou, na quinta-feira, dia 28, uma capacitação de serventes merendeiras. O objetivo foi ampliar a qualificação dos profissionais e garantir, também, a melhoria de qualidade da alimentação escolar.

A atividade teve como atividade, uma palestra motivacional com o título “Como Vencer as Resistências ao Novo”, ministrada pela formanda em Psicologia, Jianes Méris de Paula, e outra sobre “Boas práticas de Manipulação”, com a nutricionista da Secretaria de Educação, Luciana Diel.


Projeto Brincando nas Férias promove atividades em Seival

A Prefeitura de Candiota realizou, nesta semana, mais uma etapa do projeto Brincando nas Férias. Nesta oportunidade, as atividades, que encerraram na quinta-feira, dia 28, foram desenvolvidas na Escola de Educação Infantil Gente Feliz, na localidade de Seival.

Foto: Divulgação


Desenvolvido pela Secretaria de Educação, o objetivo da iniciativa é atender a comunidade de Seival, proporcionando às crianças da localidade, no período de recesso escolar, um espaço adequado para o desenvolvimento de atividades recreativas, culturais e esportivas. Como lembra o secretário João Roberto da Costa, tudo é executado de forma orientada, proporcionando uma ocupação saudável para os jovens.

Novo Bispo da Igreja Evangélica Quadrangular em Candiota

Foi empossado em Candiota no ultimo dia 28, quarta feira o pastor Volmem de Almeida Machado da Igreja Evangélica Quadrangular, localizada na rua José Fernando Pantoja N° 350 em Dario Lassance.

O pastor foi transferido da cidade de Quarai para Candiota e a Pastora Dilce Ferreira ocupara o seu lugar em Quarai onde ambos fizeram uma troca em consenso. Estiveram presentes na posse representando o poder executivo do município o senhor prefeito em exercício Paulo Brum e também o Bispo Jesus Airton Superintendente da região de Caçapava do sul.

1ª Festa Julina da Associação de Moradores da Vila Operária

A Associação de Moradores da Vila Operária (AMVO) promove, hoje, dia 30, a 1ª Festa Julina. A atividade, que conta com o apoio da Prefeitura de Candiota, inicia às 16h, no Ginásio Domingão.

Para o evento, diversas atrações estão previstas. Como destaca o presidente da entidade, Duda de Belo, entre as atividades acontece casamento caipira, pescaria e show com a banda Forronerão. Também estão previstas tendas tradicionais, música e comida típica.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Frases da Semana

"Os que criticam o carvão são "ambientalóides" que pensam como o a elite. São discursos acadêmicos urbanos."
Alceu Moreira, Deputado Federal do PMBD em defesa do Carvão em Candiota


 “A expectativa é grande devido ao enorme sucesso que o evento obteve no ano passado, mas o objetivo maior é despertar em cada candiotense o espírito natalino”
Gil Deison, Secretário de Cultura ao falar sobre o lançamento o projeto Natal para todos


"A nossa comunidade precisa desse espaço de conhecimento, um elemento fundamental hoje para a educação, para o desenvolvimento econômico, para o exercício crítico da cidadania e a comunicação entre as pessoas"
Tarso Genro, Governador do estado ao falar o plano de expanção da internet banda larga no RS.


 “O foco do nosso trabalho é produzir alimentos, ao mesmo tempo em que geramos emprego e renda."
Marcio Fonseca, Engenheiro agrônomo e mais novo produtor Rural de Candiota.


"Estamos procurando da melhor forma possível convencer o governo federal a incluir o carvão mineral no leilão que deve ser realizado ainda este ano"
Beto Grill, Vice-governador do estado falando sobre a inclusão do carvão mineral nos leilões A-5

Campeonato de Futsal - 15ª Rodada

3 Jogos ontem pela 15ª rodada do campeonato de futsal de Candiota.


No juvenil o jogo mais disputado da noite entre Garra Jovem e Residencial. Vitória apertada do Garra Jovem por 6 a 5.


No veterano o Simca segue em boa fase. Venceu ontem o Garra Jovem por 8 a 4. O Garra Jove, juntamente com o Atlético (Ouro) e Benfica são as piores defesas do campeonato com 25 gols sofridos.


E na prata a estréia da Gurizada. E que estréia hein. TREZE a ZERO pra cima do Playboy. Claro que nos últimos minutos o Playboy jogou com um jogador a menos. Mas não é desculpa, pois ja vinha levando um chocolate.


Clique aqui e confira a classificação e a tabela completa dos jogos. E agora também as fotos das equipes que estão disputando o campeonato.


Acontece Domingo no Clube da Vila Residencial, a Tertúlia Temática em homenagem a Cesar Passarinho: Entre Mates e Canções.

Trata-se de um projeto de tertúlias nativistas, na qual os talentos de Candiota e região poderão apresentar o seu talento para o público candiotense. Cada tertúlia terá um tema pré-definido, ou seja, todas as músicas apresentadas serão relativas ao tema.

A primeira tertúlia vai ser sobre o César Passarinho, então todos as músicas apresentadas serão músicas consagradas na voz do César Passarinho. Também, cada tertúlia terá a participação de 2 artistas renomados no meio nativista, que irão dividir o palco com os músicos candiotenses. Na primeira tertúlia teremos a presença do cantor Robledo Martins e do violonista Everson Maré.


Vale a pena conferir no domingo apartir das 19h.

Pista de Skate em Candiota

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, assinou, na quinta-feira, dia 28, o termo de contrato para o início da construção de uma pista de skate no município. A obra, que será erguida na Vila Operária, está orçada em R$ 251.048,32 – viabilizados com recursos próprios do Governo Municipal.

Foto: Felipe Valduga
Conforme o engenheiro da Conser Construtora Ltda. – vencedora da licitação –, Jorge Luiz Duarte, o processo de instalação dos equipamentos para os serviços já inicia na próxima semana. “A obra, porém, deve começar, efetivamente, na primeira quinzena de agosto”, comentou. O prazo previsto para conclusão é de seis meses.

De acordo com o prefeito, o projeto atende um anseio de muitos praticantes do esporte. “Esta é uma modalidade esportiva que reúne muitos atletas. Em Candiota, não tínhamos um espaço para esta prática, o que, agora, vai mudar”, argumentou ao salientar que a pista deve servir como referência para o esporte em toda a região.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projeto - Centro de Integração Cultural de Candiota – CICC

Por Marcos Sarmento
Arquiteto - CREA RS 164618

Nosso objetivo é trazer ao conhecimento público a existência do projeto para Candiota I que tem como título Centro de Integração Cultural de Candiota – CICC, que se trata de um complexo multiuso com salas de aula, museu histórico e artístico, palco para apresentações, sala de projeção entre outros. Projeto com grande potencial turístico e emblemático pelo foco principal de valorizar a identidade dos cidadãos candiotenses. Agradecemos ao prefeito Luis Carlos Folador pela menção feita a este projeto quando fala que teremos a Usina do Gasômetro II, lembrando quando lhe apresentamos as fotos da visita feita na Usina do Gasômetro em POA a qual nos inspirou significativamente na criação do projeto.

Este projeto é fruto de meu trabalho de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo, onde escolhi o tema no mês de agosto de 2008 quando iniciou as pesquisas para a disciplina STFG – Seminário do Trabalho final de Graduação. O trabalho de Graduação foi concluído com sucesso em 01/07/2010.

A comunidade recebeu o Informativo Nº4 da Eletrobrás CGTEE de junho e julho de 2011, que traz na pag. 4 uma matéria sobre o FORUM ELETROBRAS CGTEE E COMUNIDADES, ocorrido no dia 19/05.

Na ocasião fiquei empolgado em poder participar com a apresentação do projeto, pois tinha esperança de poder participar de um concurso público com esse projeto, e procurei o site do MINC onde o projeto deveria ser cadastrado e aprovado, pois esta foi uma das muitas exigências listadas pela CGTEE apresentadas num pequeno folheto xerocado que foi mencionado no finalzinho da reunião. Para minha surpresa o tempo para aprovação do projeto junto ao MINC era de 90 dias e mais 90 dias para cada adequação que fosse necessária, enquanto o tempo para apresentação estipulado pela CGTEE foi de apenas 30 dias. O que impossibilitava qualquer um que não estivesse com um projeto pronto e previamente aprovado de ser escolhido. Foram vários desclassificados por falta de documentação, prevendo isso obviamente não me dei ao trabalho de participar.

Sendo assim estaremos exibindo o projeto para as empresas locais e comunidade interessada para conhecimento do potencial da proposta e das possibilidades de investimento do poder público, lembrando que caso a proposta venha ser aceita e utilizada não serão cobrados custos sobre o trabalho feito até aqui, pois se trata de um trabalho acadêmico. Pedimos apenas a garantia dos direitos autorais e que participemos ativamente das adequações necessárias. Estaremos à disposição para adicionar co-altorias desde que as alterações decorrentes não descaracterizem de maneira geral a proposta formal do projeto. O Projeto será exposto inicialmente na empresa Dinâmica de segunda a sexta em horário comercial a partir de 27/7/2011.


A portaria de acesso é o final da Miguel Arlindo Câmara. Recebe tratamento especial pois é o fechamento da artéria da cidade e conduz os visitantes para o lugar onde tudo começou. Sua volumetria simboliza o relevo do pampa gaúcho.


A composição formal do projeto é uma releitura da antiga usina resgatando o momento histórico de sua inauguração em funcionamento. Desde o caminho de acesso o passeio percorre o antigo caminho do carvão onde painéis explicativos contam sobre o funcionamento da usina.


O aproveitamento dos espaços é de 100% e se enquadram nas normas de acessibilidade. Incluindo salas de aula, oficinas profissionalizantes, ateliê de artes, sala de projeção, sala de jogos, salão para festas, salão de exposições artísticas e museu histórico de Candiota.

Hoje é dia de futsal

Três jogos hoje pela 15ª rodada do campeonato de Futsal de Candiota


Juvenil: Garra Jovem e Residencial
Veteranos: Garra Jovem e Simca
Prata: Playboy e Gurizada

Prefeitura terá horário de trabalho estendido em apoio ao 1º Manifesto Regional Pró-Carvão

Com o objetivo de garantir o sucesso do 1º Manifesto Regional Pró-Carvão – que acontece dia 8 de agosto em Candiota – a Prefeitura terá o horário de trabalho ampliado. Na data em questão, a jornada será das 8h às 17h, conforme o Decreto Municipal nº 3010, de 22 de julho de 2011.

Como explica o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, a ampliação do horário visa a mobilização e participação dos servidores públicos municipais no Manifesto. “Temos que mobilizar o maior número possível de pessoas neste evento. Assim, vamos mostrar o tamanho da importância da inclusão das usinas a carvão nos leilões A -5. A Prefeitura, assim como sindicatos, associações, empresas do setor carbonífero e comunidade, está empenhada no sucesso desta atividade”, salientou.
O expediente excedente da jornada normal será posteriormente compensada com redução da carga horária, conforme a necessidade de cada servidor. O horário oficial de funcionamento da Administração Municipal é das 8h às 14h36. 

Participação oficial

Ainda, de acordo com o Decreto Municipal 3009, de 22 de julho de 2011, o prefeito de Candiota estabeleceu a participação oficial do município no 1º Manifesto Regional Pró-Carvão.

Até o momento, o evento tem confirmadas as participações do vice-governador, Beto Grill, dos secretários de estado, Beto Albuquerque, Mainardi e Lara, dos deputados Afonso Hann, Paulo Pimenta, Valdeci de Oliveira, Jurandir Maciel, presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zancam, Presidente da CGTEE Sereno Chaise, Presidente da CRM Alifas Simas, prefeitos e vereadores dos municípios da região da Campanha, além dos gestores do executivo de Minas do Leão e Butiá. A meta é reunir lideranças políticas, comunidade e representantes de 15 cidades, em um total estimado de três mil presentes.

Dep. Alceu Moreira em Candiota

O Deputado Federal do PMDB, Alceu Moreira, esteve em Candiota ontem em visita ao seus companheiros de partido na sede do PMDB. 


Recebido pelo presidente do PMDB de Candiota, Gildo Feijó, pelo ex-prefeito Odilo Dal Molin, vereadores e filiados, o deputado falou da satisfação de estar em Candiota, cidade esta que mostrou nas urnas o apoio a sua pessoa. Na ocasião o deputado Alceu Moreira recebeu também o convite para o 1° Manifesto Regional Pró-carvão, mas disse que não poderá estar presente por ter um compromisso como parlamentar no estado no Paraná no mesmo dia, mas comprometeu-se em ajudar para que o partido tenha um representante da bancada no dia do ato. Destacou ainda que como membro da Frente Parlamentar Nacional do Carvão tem sido incansável na luta pela mineral. Segundo ele a não valorização do carvão trata-se de especulação internacional para retrair o crescimento do Brasil. " Não podemos ficar refém das grandes potências. Precisamos crescer cada vez mais e para isso precisamos de energia e não podemos descartar o carvão. Os que criticam o carvão são "ambientalóides" que pensam como o a elite. São discursos acadêmicos urbanos."


Em seu pronunciamento o presidente Gildo disse que o PMDB de Candiota ja entregou um documento ao presidente estadual do PMDB pedindo para que os deputados, senadores e todas as lideranças partidárias entrem na luta pelo carvão mineral.

Começam os preparativos do “Natal para Todos” de Candiota

Na quarta-feira (27), o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Bem Estar, Gil Deison Pereira, esteve reunido com os produtores culturais, Neno Vaz e Geisa Behnen, da GB Produtora, para discutir os preparativos das atividades referentes ao “Natal para Todos” de Candiota. 

Foto: Raíssa Vargas


Conforme adianta Pereira, em novembro, serão oferecidas oficinas em toda a cidade para a produção de enfeites natalinos. Também haverá ensaios teatrais. As atividades estão previstas ocorrerem de 14 a 18 de dezembro, onde em cada bairro haverá uma festa com a chegada do Papai Noel, distribuição de presentes e apresentações artísticas.

Para o dia 18 de dezembro, em Dario Lassance, um grande show está sendo organizado. Os nomes cogitados para se apresentar, até o momento, são Kleiton e Kledir, Papas da Língua ou Gian e Giovani. “A expectativa é grande devido ao enorme sucesso que o evento obteve no ano passado, mas o objetivo maior é despertar em cada candiotense o espírito natalino”, destacou o secretário.

Prefeitura de Candiota publica novo edital de nomeação de aprovados no concurso público

A Prefeitura de Candiota publica hoje o quarto edital de nomeação de convocação de aprovados no concurso público realizado no início deste ano. Na publicação, estão listados os selecionados para os cargos de Arquiteto, Fiscal de Meio Ambiente e Servente Merendeira.

Os listados devem comparecer no Setor de Pessoal da Secretaria de Administração e Finanças, portando os documentos elencados no artigo 47 do decreto n.º 1413/02, no prazo de 15 dias, a partir o recebimento da convocação. A não apresentação e posse culminarão na perda automática da vaga.

O edital – quarto de convocação publicado até o momento, referente ao concurso deste ano – também pode ser conferido no site oficial da Prefeitura de Candiota (www.candiota.rs.gov.br).



Clique aqui e acesse o edital.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Câmara de Bagé promoverá audiência pública sobre carvão

A Câmara de Vereadores de Bagé promove, no dia 08 de agosto, uma sessão especial para tratar sobre a Geração Térmica através do Carvão Mineral. O evento, proposto pela vereadora Téia Pereira (PT), contará com a participação da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), além de representantes do governo do Estado e de prefeituras da região.

A sessão especial acontece no Plenário Lígia Almeida da Câmara de Vereadores de Bagé durante a sessão ordinária, com início às 10h15min. Segundo a vereadora, a sessão será uma forma de discutir com a sociedade questões específicas ligadas à geração de energia elétrica através do carvão. “Além disso, poderemos, também, destacar o trabalho feito pela empresa que há 50 anos atua de maneira fundamental para o desenvolvimento econômico e social da nossa região”, disse a parlamentar. 

No mesmo dia da sessão acontece, a partir das 14 horas, o 1º Manifesto Regional Pró-Carvão em Candiota, com o objetivo de defender a inclusão de usinas a carvão nos leilões de energia A-5 do governo federal. 

Grupo Tholl realizará oficinas circenses em Candiota

Oito oficinões de técnicas circenses serão realizados pelo Grupo Tholl, de agosto a novembro deste ano, em Aceguá, Bagé, Caçapava, Herval, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Candiota conforme projeto proposto pela Ato Produção Cultural, aprovado em edital e financiado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE).


Foto: Divulgação


Os Oficinões são um ambiente pedagógico destinado ao desenvolvimento das aptidões e habilidades, mediante atividades laborativas orientadas para a aprendizagem nas diversas áreas das artes circenses, sendo composto por inúmeras técnicas. É uma atividade já desenvolvida pelo Grupo Tholl no Centro de Treinamento, quando centenas de crianças, jovens e adultos experimentam as técnicas desenvolvidas pelo Grupo, resultando - ou não - na seleção de novos integrantes. 


Durante seis horas de atividades, 20 artistas estarão interagindo com cada comunidade, levando também mensagens relativas à importância da preservação do meio ambiente, por meio de distribuição de materiais fornecidos pelas prefeituras e/ou CGTEE, além de apresentação de números de técnicas circenses com alusão à natureza. 



Cronograma 

O cronograma das oficinas, que ainda poderá sofrer modificações, será o seguinte:
Pedras Altas - 13 de agosto
Candiota - 27 de agosto
Bagé - 10 de setembro
Hulha Negra - 24 de setembro
Aceguá - 8 de outubro
Pinheiro Machado- 22 de outubro
Caçapava do Sul -  5 de novembro
Herval - 19 de novembro

Campeonato de Futsal - 14ª Rodada

Ginásio lotado para a 14ª rodada do campeonato de futsal de Candiota. E a noite do do Vila Airton.


No juvenil a SEVA patrolou a João Emilio vencendo a partida por 5 a ZERO. 


No veterano o Benfica em reabilitação no certame venceu mais uma. Desta vez a vítima foi o Milan. Benfica 6, Milan 3.


Na prata um jogo parelho entre Palmeiras e Aston Villa. O time do Palmeiras jogava mal até a entrada de Daiglã e Cavalo que mudaram o ritmo da partida e deram números finais. Palmeiras 8 a 2. Daiglã craque Rádio Gaúcha Blog Teclando 7.


E na ouro o clássico dos campos de Dario Lassance, agora nas quadras: Atlético e Vila Airton.


O Atlético começou bem a partida. Marcando certo e o camisa 10 Guto fazendo a diferença com 3 assistências para gols e um gol marcado. Mas no segundo tempo o Galo não teve perna para acompanhar o paciente e experiente time da Vila Airton que acabou vencendo o jogo por 8 a 7. O galo caminha para o rebaixamento e o Vila da prenúncios de briga pelo título da elite do Futsal de Candiota.

Presidente da CRM em Candiota

O presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, participará, amanhã, ,quinta-feira, 28, de reunião mensal na mina de Candiota. Serão discutidas as atividades realizadas em julho e programadas as de agosto com o superintendente daquela unidade, José Fernando Donine Oliz e os gerentes. Elifas Simas também visitará a obra do Centro de Eventos para verificar seu andamento e previsão de entrega.

Na agenda do presidente está ainda uma reunião com os coordenadores da comissão organizadora do 1° Manifesto Regional Pró-carvão, que será realizado no dia 8 de agosto, a partir das 14 horas, no trevo da Vila Operária, as margens da BR-293, em Candiota.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Câmara de vereadores recebe conselheiros tutelares

Os cinco conselheiros tutelares de Candiota, Vera Beatriz Rodrigues, Cristiane Machado de Oliveira Barreto, Silvia Martins, Lindomar Castamann e Cleo Luis Lopes Moura, estiram na Câmara de vereadores de Candiota, no último dia 18, pedindo ajuda do legislativo Candiotense para aquisição de direitos trabalhistas. 





Segundo os conselheiros, que estão inseridos no quadro da prefeitura, eles não recebem alguns benefícios previstos nas leis trabalhistas como, férias, 13° salário, vale transporte, vale refeição, plano de saúde e hora extra e buscam estes diretos através da alteração da lei municipal 103/94 que regulamenta classe. Destacaram ainda que na maioria das cidades da região a classe já recebe tais benefícios.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Juliano Corrêa, o legislativo de Candiota vai realizar um encontro entre Conselheiros, Câmara, Simca e executivo para discutir a melhor forma de se encaminhar a ação conjunta para atender aos direitos destes trabalhadores que executam um importante serviço a comunidade de Candiota. “O que se está pedindo é previsto em lei e deve ser cumprido, por isso vamos buscar da melhor forma possível atende-los.”

Ainda participaram da reunião os vereadores, Giselma Pereira, João Couto, Guilherme Barão, Liliane Martins e José Vitor que apoiaram a ação dos conselheiros.

Hoje é dia de futsal

Bons jogos hoje pela 14ª rodada do campeonato de Futsal de Candiota


Juvenil SEVA e AEJE
Veterano Benfica e Milan
Prata AstonVilla e Palmeiras
Ouro Atlético e SEVA


Clique aqui e confira a classificação e a tabela completa dos jogos. E agora também as fotos das equipes que estão disputando o campeonato.

Governo e Telebras assinam acordo para expansão da banda larga no RS

O governador Tarso Genro assinou nesta quinta-feira (21) o termo de cooperação técnica com a Telebras que viabiliza a implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) no Rio Grande do Sul. O documento é um compromisso de troca de conhecimentos técnicos, cessão e compartilhamento de espaços físicos e de infraestrutura com a finalidade de estender a banda larga a todo o Estado pelo valor de R$ 35 mensais ao consumidor final.

"A nossa comunidade precisa desse espaço de conhecimento, um elemento fundamental hoje para a educação, para o desenvolvimento econômico, para o exercício crítico da cidadania e a comunicação entre as pessoas", destacou o governador.

Em um prazo de dois anos, a banda larga terá chegado a praticamente todos os municípios do RS, segundo o presidente da Telebras, Caio Bonilha: "Até dezembro deste ano, esse sistema já estará operando na Região Metropolitana". A Telebras irá fornecer o acesso à internet para que os provedores locais ofereçam ao consumidor final. "Nossa política é de permitir o desenvolvimento dos provedores locais, porque isso faz com que se desenvolvam as empresas de pequeno porte, que geram empregos nas cidades onde se estabelecem".

A tarifa mensal cobrada do consumidor para o fornecimento da internet a 1 megabit (MB) de velocidade será de R$ 35 em qualquer parte do Brasil. Nos Estados que aderirem à resolução que permite isenção de ICMS, o preço cai para R$ 29. "É um modelo racional, que estabelece um preço às operadoras para permitir que a banda larga se capilarize rapidamente para todo o País", disse o governador Tarso Genro. Para atingir as pessoas que não têm condições financeiras de pagar essa mensalidade, o RS deverá pensar em formas de garantir o acesso universal. "Qualquer pessoa deve ter direito à banda larga", afirmou Tarso.

Obras do plenário da Câmara de Candiota entram em fase de conclusão

Foto: Divulgação

As obras do novo plenário da Câmara de vereadores de Candiota entraram em sua fase final. Segundo o engenheiro responsável, o projeto planejado em 6 etapas está na fase de conclusão, onde estão sendo executados serviços de cobertura, piso, forro e pintura e deve ser concluído até o próximo dia 15 de agosto. Segundo presidente da Câmara, vereador Juliano Corrêa, após isso será efetuada a mobília e espera-se inaugurar o novo espaço no final do mês de setembro.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sandro Boka assume Diretoria Administrativa da CGTEE Eletrobras

O Conselho de Administração da Eletrobras CGTEE elegeu na sexta-feira (22.07) o ex-deputado estadual Sandro Boka, do PMDB, ao cargo de diretor administrativo da empresa. O diretor presidente Sereno Chaise – que acumulava o cargo de diretor Administrativo desde fevereiro deste ano, o diretor Técnico e de Meio Ambiente Luiz Henrique de Freitas Schnor e o diretor Financeiro e de Relações com o Mercado Clovis llgenfritz da Silva já haviam sido reconduzidos aos respectivos cargos. 


Sandro Figueiredo de Oliveira, 41 anos, é engenheiro mecânico e cursa Gestão Empresarial na FURG. Oriundo de Rio Grande, foi vereador por dois mandatos e deputado estadual de 2007 a 2010, atuando nas comissões de Educação/Serviços Públicos e Ética Parlamentar na Assembleia Legislativa gaúcha. Boka coordenou a Comissão para o Desenvolvimento de Portos e Hidrovias do RS e a Frente Parlamentar de Portos e Hidrovias. Atualmente é segundo suplente de deputado estadual do PMDB.

Hoje (25.07), o novo diretor está realizando diversas reuniões de trabalho com as equipes da diretoria Administrativa da Eletrobras CGTEE.

Formação de professores encerra com debate sobre políticas públicas

Na quinta-feira, dia 21, encerrou a formação pedagógica promovida pela Secretaria de Educação de Candiota aos docentes da rede municipal. A iniciativa, que havia iniciado na terça-feira anterior, foi concluída com uma atividade ministrada pela professora Maria de Fátima Cóssio, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no CTG Batalha do Seival. 

Com o tema “Currículo e Organização Escolar e Plano Municipal de Educação”, a palestra teve como objetivo ampliar a compreensão sobre políticas públicas e proporcionar o embasamento político-pedagógico dos profissionais de Educação. O ato ocorreu no CTG.

Foto: Divulgação
Um dia antes, na quarta-feira, a formação realizou, nas Escolas Santa Izabel e Neli Betemps, atualizações do Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico. Nos locais, também foi desenvolvida uma oficina de Sucatas, direcionada aos professores da Educação Infantil.

1° Manifesto Regional Pró-carvão já conta com apoios importantes de nível estadual

Em viagem a capital do estado, no último dia 20, os representantes da comissão organizadora do 1° Manifesto Regional Pró-carvão, Wagner Pinto, Presidente do Sindicato dos Mineiros, Oxcilei Quadros, Superintendente Administrativo da CRM, Pablo Lima, representante do CDL, Paulo Leal, Presidente da AFUCAN, Gil Deison Pereira, Secretario de Cultura e o vereador José Vitor, cumpriram uma extensa agenda que confirma a grandiosidade do evento que se pretende realizar no dia 8 de agosto em Candiota a favor da inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5. 

CGTEE 

Primeiramente a comissão foi recebida pelo Presidente da CGTEE, Sereno Chaise que confirmou o apoio da estatal federal e a sua presença em Candiota no ato. “Precisamos reunir todos os esforços em prol do Carvão, e a CGTEE é parceira nesta luta”. 

CRM 

Na CRM o grupo foi recebido pelo Presidente da Estatal Eng. Elifas Simas, que da mesma forma se comprometeu em apoiar ao evento e é presença confirmada em Candiota no dia 8. “O Brasil precisa entender a importância que o carvão mineral tem para o desenvolvimento do país. Temos um combustível em abundância aos nossos pés, que é nosso.”

PALÁCIO PIRATINI 
Na sede do governo estadual a comissão foi “encorpada” com a presença do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, prefeito de Minas do Leão Miguel Almeida, prefeito de Butia Paulo Machado, Vereador Valmir Cougo e o Eng. Rui Dick, assessor técnico da Secretaria de Infraestrutura e logística e foi recebida pelo vice-governador do estado Beto Grill.

Na oportunidade o presidente da CRM abriu a reunião destacando a importância do empenho que o governo do estado tem feito para incluir o carvão mineral nos leilões de energia A-5 e que deve ser intensificada para obter êxito.

O vice-governador do estado Beto Grill disse ser mais um lutador em prol desta bandeira. “As regiões Sul e carbonífera precisam se desenvolver e o carvão é a melhor solução, por isso estamos procurando da melhor forma possível convencer o governo federal a incluir o carvão mineral no leilão que deve ser realizado ainda este ano.” Destacou Beto Grill que também disse estar ajustando sua agenda para estar presente em Candiota no dia 08 de agosto em defesa do carvão.

Os prefeitos e vereadores de toda a região já estão sendo mobilizados e os prefeitos de Leão e Butia confirmaram presença no evento e já estão mobilizando suas cidades e a região carbonífera para realizar o mesmo ato em sua região além de uma comitiva de sindicatos de Santa Catarina que também já confirmou presença.

Se quiser saber mais sobre o movimento, acesse o site, www.euapoiocarvao.com.br

Obra na Av. 24 de março



Muitas pessoas devem se perguntar quanto trafegam na Av. 24 de março, que abra esta sendo realizada próximo ao caminhódromo? 


Trata-se de uma estação de monitoramento da qualidade do AR da CGTEE. A construção faz parte dos compromissos assumidos pela CGTEE no TAC, Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em abril deste ano. Para saber mais sobre o TAC clique aqui.

Campeonato de Futsal - 13ª Rodada

Aconteceu no sábado a 13ª rodada do campeonato de Futsal de Candiota. 4 Jogos e poucos gols.


Na categoria veteranos, o time da Padaria Doce Pã venceu o Locomotiva por 5 a 3.
Na prata dois jogos: Peñarol 3, Ponte Preta 2 e Força e Luz 6, Lazio 3.
E na ouro o time da Vila Operária venceu o Locomotiva por 6 a 3. O Locomotiva segue fazendo companhia para o Galo na lanterna da categoria.


E amanhã temos o clássico Atlético e Vila Airton. Jogão.


A secretaria de Cultura informa que a rodada que foi cancelada no dia 14/07 será realizada no dia 25 de agosto, quinta-feira.


Clique aqui e confira a classificação e a tabela completa dos jogos. E agora também as fotos das equipes que estão disputando o campeonato.

Cideja recebe duas novas carretas

Foto: Felipe Valduga
O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) recebeu, ontem (22), duas novas carretas. Os equipamentos passam a integrar uma lista composta de motoniveladoras, rolos compactadores, semirreboques, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas e caminhões.

O Instituto Nacional da Reforma Agrária foi responsável pela aquisição do maquinário, através de recursos na ordem de R$ 8,6 milhões, oriundos do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Ao todo, é previsto um total de 27 máquinas. Deste total, agora, resta apenas a chegada de outras três carretas.

O objetivo da ação é garantir a abertura de conservação das estradas junto às cidade do grupo, além de reforçar, quando necessário, a realização de serviços que visem diminuir os efeitos de estiagens, como a abertura de açudes e barragens.

Como detalha o secretário de Obras e Serviços Públicos de Candiota, Artêmio Parcianello, este tipo de carreta é utilizado no transporte de material pesado em longas distâncias. “Devido ao seu maior porte, são menos viagens e mais capacidade de transporte”, explicou.

O Cideja é composto pelos municípios de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado. O presidente do órgão é o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador.

domingo, 24 de julho de 2011

sábado, 23 de julho de 2011

Blog do Grilo

O vereador Valmir Cougo agora faz parte da Blogosfera Candiotense. Bem-vindo vereador. Grande abraço do Teclando 7. O endereço é http://vereadorvalmircougo.blogspot.com

Estância Dona Aida agora é Estância Baronesa

Na manhã de sexta-feira (22), o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, recebeu a visita do proprietário da mais nova estância do município, Márcio Fonseca. 

Foto: Raíssa Vargas
Engenheiro agrônomo, Fonseca adquiriu parte da Estância Dona Ainda, localizada no município. Como ele adiantou, a proposta será destinar cerca de mil hectares para a produção de arroz e soja. “Pretendemos ter a primeira colheita entre março e abril de 2012”, informou.

Sobre a visita, o proprietário da Estância Baronesa – assim denominada – explica que teve o objetivo de se apresentar ao prefeito e estabelecer, assim, uma boa relação. “O foco do nosso trabalho é produzir alimentos, ao mesmo tempo em que geramos emprego e renda. Por isto, atuar em conjunto com ao poder público é importante”, salientou.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Frases da Semana

“É muito importante a presença de todos na luta pelo desenvolvimento de nossa região”
Post do Blog TC7, sobre o manifesto dia 08/agosto, na BR-293, às 14h00.

“É preciso que nestas horas passeiem por este espaço democrático do TC-7 uma “jazida” de incentivos aos organizadores do evento. Que o nosso pessimismo passe “a lo largo” e nem de longe tirem o incentivo dos que buscam sob formas legais despertar nossos governantes a viabilidade de exploração desta riqueza que Deus nos deixou”
Sergio Brito da Silva, Membro da executiva do PMDB de Candiota, em comentário no Blog TC-7.

“Defendemos a participação do carvão Mineral na matriz energética brasileira. Novos projetos termoelétricos a carvão mineral para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina se encontram em estágios de maturação e demandarão investimentos estimados em cerca de 7,5 bilhões de dólares e geração de cinco mil empregos diretos”.
Elifas Simas, Presidente da CRM, no CDES-Conselhão do Governo do Estado.

“A questão ambiental é o problema central desta fonte energética. O RS não pode abrir mão de aproveitar o carvão na hora que o Brasil precisa de energia”
Sereno Chaise, Presidente da CGTEE, defendendo o uso do carvão mineral no encontro do CDES-Conselhão do RS.


"Tenho certeza que isto trará muitos benefícios para o nosso município”
Luiz Carlos Folador, Prefeito de Candiota, sobre a confirmação das gravação do longa O Tempo e o Vento com a produção de Jaime Monjardim

Campeonato de Futsal - 12ª Rodada

Aconteceu ontem a 12° rodada do campeonato de Futsal de Candiota e os resultados foram os seguintes:


No Juvenil o Manda Brasa, segue mandando Brasa e ontem patrolou o Candiota. 9 a 2. Liderança isolada e 100% de aproveitamento ao Manda Brasa. 


No veteranos dois Jogos: O Santos mantêm o bom aproveitamento e a liderança. Venceu ontem o omercial Rodrigues por 3 a 1. No outro jogo, Garra Jovem e Milam empataram em 5 a 5 e seguem fora da zona de classificação.


E na prata, o Brooklyn venceu mais uma. 5 a 2 em cima do Lacuruña. 100% de aproveitamento e liderança isolada ao time da Vila Operária.


Clique aqui e confira a classificação e a tabela completa dos jogos. E agora também as fotos das equipes que estão disputando o campeonato.

CRM e CGTEE falam sobre setor de energia em reunião do Conselhão

O Rio Grande do Sul possui a maior reserva de carvão mineral e o maior potencial de vento para energia eólica do hemisfério sul. 
Foto Claudio Fachel Palacio Piratini
Estas estão entre as inúmeras informações do setor energético expressas aos conselheiros da Câmara Temática Indústria Naval, Petróleo, Gás Natural e Setor Energético do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-Conselhão), na tarde desta quinta-feira (21), pelo Presidente da CRM, Alifas Simas e o Presidente da CGTEE Sereno Chaise. O encontro contou ainda com a participação dos dirigentes da Eletrosul, Sulgás, CEEE e o prefeito Folador e foi coordenada pelo secretário executivo do CDES, Marcelo Danéris.


Elifas Simas relatou a mobilização dos estados do Sul e destacou a importância da inclusão do carvão mineral nos próximos leilões de energia A-5 do governo federal. ‘’Defendemos a participação do carvão mineral na matriz energética brasileira. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina não podem abrir mão da possibilidade da geração térmica a carvão’’, afirmou. O presidente ressaltou que a CRM projeta um investimento total na ordem de R$ 782 milhões de 2012 a 2015 , se incluído o carvão mineral nos leilões A-5 ainda em 2011.


Novos projetos termoelétricos a carvão mineral para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina se encontram em estágios de maturação e demandarão investimentos estimados em cerca de 7,5 bilhões de dólares e geração de cinco mil empregos diretos’’, disse Elifas Simas, destacando que cada emprego na mineração gera 8,32 empregos indiretos e cada R$ 1,00 aplicado retorna R$ 3,49.  Em sua fala, o presidente da CRM disse ainda que o carvão já é a matéria-prima com participação mais expressiva na produção mundial de energia elétrica e tende a dobrá-la até 2030.


A questão ambiental é o problema central desta fonte energética, acentuou o presidente da CGTEE, Sereno Chaise. Adiantou que a unidade de São Jerônimo, que funciona há 58 anos, substituirá o maquinário por equipamentos mais modernos e ambientalmente adequados. "O RS não pode abrir mão de aproveitar o carvão na hora que o Brasil precisa de energia", defendeu.


A próxima da reunião desta Câmara Temática será no dia 28 de julho, em Santana do Livramento.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Hoje é dia de futsal

Jogos de hoje pela 12ª rodada do campeonato de Futsal de Candiota:


Juvenil: Manda Brasa x Candiota
Veterano: Santos x Comercial Rodrigues
Veterano: Garra Jovem x Milan
Prata: Brooklyn x Lacuruña

Funcionários da CGTEE de Candiota paralisam por 48 horas

Os funcionários da CGTEE de Candiota, que faz parte do grupo Eletrobras aderiram a paralisação nacional do grupo que pretende destravar a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho. Para o delegado Presidente do Sindicato dos Eletricitários do RS em Candiota, Paulo Goveia a medida não apresenta ganho real para a classe.


Os trabalhadores ficarão acampados no estacionamento da empresa em Candiota por 48 horas revezando-se para manter o fornecimento de energia.


Foto: Divulgação

Governo do Estado investirá R$ 14 milhões na CRM

Investimento será realizado ainda este ano. Foto: Tafael Medeiros
O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, definiu com o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), engenheiro Elifas Simas, na tarde desta terça-feira (19), a aplicação dos investimentos que superam o valor de R$ 14 milhões e serão executados ainda este ano.

Acompanhado do seu secretário adjunto e também presidente do conselho da CRM, Claudemir Bragagnolo, Beto aprovou a aplicação dos recursos na empresa e prometeu agilidade na demanda. "Os processos licitatórios já então encaminhados para que possamos, o mais rápido possível, dar melhores condições de trabalho aos colaboradores da Companhia, aumentando nossa capacidade de competição", destacou Albuquerque.

Será efetua a compra de três caminhões 65 toneladas, dois caminhões rodoviários, uma escavadeira hidráulica, além de serem realizadas melhorias na planta de britagem e na reforma dos transportadores. "Definimos estes investimentos como prioritários e queremos estar com os equipamentos a disposição da Companhia ainda em 2011", afirmou o Simas.

Confirmado: “O Tempo e o Vento” terá gravações em Candiota

Antigo cemitério e figueira centenária devem ser pontos de filmagens 

Com o objetivo de conhecer possíveis pontos de gravação para seu próximo filme – O Tempo e o Vento, o diretor cinematográfico Jayme Monjardim realiza uma visita a região desde segunda-feira, dia 18. Ele veio acompanhado pelo diretor da Panda Filmes, de Porto Alegre, Beto Rodrigues. A ideia é utilizar locais de Bagé e Candiota para a gravação de cenas do longa-metragem.

Na manhã de quarta-feira, dia 20, após conversas com os dois diretores, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, confirmou que o município terá gravações do filme. “Tínhamos muito interesse em possibilitar esta iniciativa e conseguimos hoje (quarta). Tenho certeza que isto trará muitos benefícios para o nosso município”, comemorou.

Ainda na terça-feira, Monjardim, que atua como diretor de cinema e televisão, adiantou que a participação de Bagé e Candiota na rota do filme era praticamente garantida. Ele explicou que restava apenas acertos estruturais e de logística para ser confirmada a gravação de cenas nos municípios.
Os locais que devem receber filmagens em Candiota são o antigo cemitério Alto Santa Rosa e uma figueira centenária localizada na mesma região. A tendência é que imagens como batalhas e outras externas sejam gravadas nas proximidades. 

Visitas

Na noite de segunda-feira, Monjardim participou de um jantar em Bagé, onde pode mostrar um pouco do projeto para autoridades locais. Já na terça-feira, o dia foi de visitas in loco aos possíveis pontos de filmagem.

Em Candiota, a visitação iniciou com uma passagem pelas vinícolas Miolo e Bueno, onde o diretor pode conhecer mais sobre o sistema de produção de vinhos e o potencial de expansão do setor na região.
Após isto, o prefeito do município conduziu uma visita a pontos do interior, mais precisamente na comunidade do Seival – localidade do antigo cemitério e da figueira. 

O filme

A previsão é que as gravações iniciem em março de 2012. As filmagens em estúdio serão feitas em Paulínia/SP. As cenas externas, em sua maioria, devem utilizar o cenário característico da campanha gaúcha. A produção, que tem garantida as participações de Fernanda Montenegro, como Bibiana, e Tiago Lacerda como capitão Rodrigo, também deve ser transformada em minissérie para ser apresentada pela Rede Globo. O filme é baseado na obra de autoria de Érico Veríssimo.

Dentro do projeto, está prevista, também, a instalação de uma cidade cenográfica. A réplica da vila de Santa Fé, deve ser erguida em algum ponto a ser definido de Bagé. Para Candiota, outras estruturas devem ser encaminhadas.

Fotos: Felipe Valduga

quarta-feira, 20 de julho de 2011

1° Manifesto Regional Pró-carvão - Eu apoio o carvão

Acontece, no dia 08 de agosto de 2011, em Candiota, as margens da BR-293, apartir das 14h, o 1° Manifesto Regional Pró-carvão.


O evento tem por objetivo mobilizar a população de toda a região Sul do Brasil a favor da inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5 que serão realizados no ano de 2011, que promovem a comercialização de energia produzida no país. Além disso, queremos mostrar para o Brasil que o Carvão Mineral, não é mais o grande “vilão” ambiental e que possui técnicas que atendem a todos os padrões ambientais exigidos. 


Mais de 15 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estarão presentes.


A realização do 1° Manifesto Regional Pró-carvão é do Sindicato dos Mineiros de Candiota e conta com o apoio das seguintes empresas e entidades:


Prefeitura de Candiota
Câmara de Vereadores de Candiota
SENERGISUL
AFUCAN
CDL-Candiota
CRM
Eletrobras-CGTEE


É muito importante a presença de todos na luta pelo desenvolvimento de nossa região.


Mais informações no site www.euapoiocarvao.com.br

Tarso Genro cria grupo de trabalho para atender demandas quilombolas

Candiotense vai representar municípios da região no GT 
Foto: Caco Argemi

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, instalou, na segunda-feira (18), um grupo de trabalho (GT) que ficará responsável pela proposição de políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas e à organização das atividades alusivas ao Ano Internacional do Afrodescendente. A cerimônia, realizada no Palácio Piratini, contou com a presença de uma comitiva de Candiota, composta pelo prefeito Luiz Carlos Folador, pela secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom, e por Roberto Vieira Ortiz – integrante do Quilombo do Candiota.

A atividade também marcou o lançamento do Selo da Igualdade Racial, que será oferecido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos como reconhecimento a órgãos públicos e instituições não-governamentais com práticas voltadas à promoção da igualdade racial e o combate ao preconceito.

O GT é composto pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene), e representações de 20 secretarias de Estado. "O grupo foi formado a partir de uma prospecção, dentro do próprio Governo, do conjunto de políticas e ações voltadas ao setor", explicou o chefe de gabinete do governador, Vinícius Wu, que citou ainda a contribuição de militantes da causa quilombola que, no mês de maio, entregaram a Tarso um documento com uma série de considerações e proposições para a elaboração de políticas que assegurem o atendimento das demandas dessas comunidades.

Em nome dos movimentos presentes, o líder comunitário Manuel Oliveira saudou o esforço do Governo em desenvolver políticas específicas de atenção ao povo quilombola. Oliveira solicitou uma atenção especial para a aceleração dos processos de regularização fundiária no Estado, bem como a criação de mecanismos que ofereçam garantia de renda aos pequenos agricultores. "Do jeito que está, os filhos acabam deixando as comunidades por falta de oportunidade, pois não têm garantia de subsistência", alertou.

O governador Tarso Genro enfatizou o desafio de se avançar na execução de políticas afirmativas no Brasil, como ocorreu com o debate em torno da política de cotas, durante o governo Lula, em que os principais argumentos contrários foram totalmente desconstituídos. "Não somente elevou a autoestima de toda essa parcela da população, como ainda demonstrou que alguns dos melhores desempenhos acadêmicos vêm de egressos de iniciativas como o Prouni", lembrou. Tarso salientou, ainda, que toda a base econômica-social foi constituída a partir da mão de obra escrava e que "o País que não desenvolve políticas afirmativas, não tem respeito pelo seu próprio povo".

A dinâmica de trabalho será definida em encontro previsto para o dia 2 de agosto, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Representante da região 
A região terá como representante o candiotense Roberto Vieira Ortiz, uma das lideranças do Quilombo do Candiota. Ele foi indicado para representar os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA). O órgão é composto pelas cidades de Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Pedras Altas e Pinheiro Machado.

Conforme Ortiz, a ação do Governo do Estado é positiva. “Antes, nunca houve um espaço para buscarmos nossos direitos. Agora, vamos lutar para obtermos ao menos o essencial, como boas condições habitacionais, por exemplo”, citou.