quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Campeonato de Futsal de Candiota - 26ª Rodada

Ontem, dia 30 de agosto, foi disputada a 28ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal de Candiota. Na ocasião, quatro partidas foram realizadas. Com os resultados, foram conhecidas quase a totalidade das equipes classificadas para a próxima fase. Agora, resta apenas uma rodada antes do início das quartas-de-final.
Resultados 

Na rodada disputada, Lazio e AEJE empataram em 2 a 2, pelos Juvenis, e o Comercial Rodrigues goleou o Garra Jovem por 14 a 2, em Veteranos. Pela Prata, Peñarol e Villa Real terminaram em 4 a 4 e, pela Ouro, o Vitória superou a Vila Operária: 4 x 3.
Classificados 

Na categoria Juvenil, Vitória e Manda Brasa já estão garantidos pela chave A, restando apenas a definição de quem fica com a liderança. Pela B, os classificados são Brooklyn e Sociedade Esportiva Vila Airton (SEVA).

Em veteranos os quatro classificados são Santos, Simca, Padaria Doce Pão e Benfica. Resta apenas um último jogo pra definir as posições na tabela.

Pela Taça Prata, quase todos os oito classificados foram definidos. Pela chave A, Garra Jovem e Galera estão confirmados. Na B, Pinheiro e Palmeiras. Na chave D, Defensor e Reciclagem. Pela C, três times ainda disputam as duas vagas disponíveis: Brooklyn, Industrial e Gurizada.

Por fim, pela categoria principal – a Taça Ouro – João Emílio, SEVA, Vitória e Vila Operária apenas aguardam a definição do posicionamento na tabela. A equipe rebaixada para a Prata será conhecida no dia 6 de setembro. Locomotiva e Atlético disputam para não cair.

A tabela de jogos ja esta atualizada com as novas datas para os jogos atrasados e também para a fase final do campeonato. Clique aqui e acesse.

Siga o Teclando o 7 no Twitter e fique sabendo dos resultado em primeira mão. @teclando7

Lei para gratificação de professores atuantes em áreas de difícil acesso

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, assinou no dia 29 de agosto, o Projeto de Lei Complementar nº 008. O PLC altera dispositivos da Lei que trata sobre o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal. A meta é garantir, aos educadores municipais, a Gratificação por Difícil Acesso (GDA).

O projeto de Lei busca regulamentar o artigo 33, da LC nº 019/2005, que dispõe a respeito da gratificação de difícil acesso aos professores como parcela indenizatória de despesas de transporte e/ou estadia sobre o vencimento básico. Com isto, o profissional da Educação lotado em escola declarada de difícil acesso receberá, além de sua remuneração normal, uma GDA – que corresponderá a um Piso Municipal de Salários (PMS).

De acordo o vereador Valmir Cougo, autor do anteprojeto que trata do assunto, a meta é valorizar os educadores. “Isto reflete na melhoria da qualidade de ensino. É mais uma ação que fazemos em nosso município em busca da capacitação do setor de Educação”, enalteceu.

A GDA será paga por dia efetivamente trabalhado pelo professor, observada a proporcionalidade da carga horária semanal. A Gratificação não será paga durante recesso escolar e em período de férias do docente e também não será incorporada ao salário e nem incidirá sobre as vantagens já recebidas.

Para ser considerada de difícil acesso, a instituição de ensino deve, no mínimo, estar localizada na zona rural, em distância superior a três quilômetros da área urbana. A escola só pode ser declarada como de difícil acesso por meio de Decreto Municipal.

O projeto de Lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação em regime de urgência.

Manifesto Regional Pró-carvão - Próximos passos

Como disse outro dia aqui, vamos seguir em frente na luta para que o carvão mineral participe dos leilões de energia A-5 e estamos trabalhando, de forma menos diplomática e mais aguda.


Bancada Gaúcha em Brasília


Ontem a Bancada gaúcha no Congresso e no senado estava reunida discutindo duas pautas: Nova Ponte do Guaíba e Carvão Mineral. Obstruções na pauta da Câmara não são descartadas caso o governo não de um retorno a favor do Carvão.


Manifesto em Minas do Leão

Na próxima sexta-feira, um grande ato vai ocorrer em Minas do Leão, as margens da BR 290. No mesmo dia em que a presidenta Dilma vai estar na Expointer e vai se reunir com os governadores do RS, Tarso Genro, Raimundo Colombo, SC para tratar sobre o carvão.

Comitiva em Brasília

E na próxima semana, uma grande grande comitiva de toda a região estará em Brasília para tratar do assuntos com Ministros, Deputados e senadores.


Os argumentos do Governo Federal

O Brasil anunciou em Cancún (México), durante a 16ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP16), o limite máximo de emissões do país em 2020. O teto– inédito entre os países em desenvolvimento – foi estabelecido em 2,1 bilhões de toneladas de C02 equivalente (expressão que indica a média potencial de aquecimento de todos os gases de efeito estufa). Clique aqui e veja a matéria. 

O número corresponde à meta brasileira de reduzir suas emissõesentre 36,1% e 38,9% até o final da próxima década, anunciada na conferência do clima do ano passado, Conferência de Copenhague (COP15) em 2009A definição está no decreto número 7.390, de 09 de dezembro de 2010, que regulamenta a Política Nacional do Clima, lei 12.187, assinado pelo presidente Lula um dia antes das conclusões da COP 16. Pelo decreto, o Brasil também se compromete a publicar anualmente suas emissões, permitindo a verificação no cumprimento de suas metas. O teto estabelecido pelo País teve como referência o Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa, que quantificou as emissões brasileiras em 2005 em cerca de 2 bilhões de toneladas de CO2 equivalente.

Segundo o artigo 5°, as emissões de CO²eq é fixado por setor onde diz que, Mudança de Uso da Terra emitirão no máximo 1.404 milhões de tonCO2eq, Agropecuária: 730 milhões de tonCO2eq, Processos Industriais e Tratamento de Resíduos: 234 milhões de tonCO2eq e geração de energia 868 milhões de tonCO2eq, sendo estes 634 MtCO2eq (73%) contidas no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e 234 MtCO2eq, (27%) incremento de emissões (sem as ações de mitigação do PDE), onde estão incluídas as usinas terméticas a carvão construídas no Maranhão.


As funções

O Ministérios de Minas e Energia coloca em prática os parâmetros definidos pelo Ministérios de Meio-ambiente e o Ministérios de Ciência e tecnologia faz o monitoramento.

Nossa Proposta

Que Os parâmetros de emissões de Co2 alem de serem setorizadas, sejam também Regionalizadas para que as regiões mais pobres e subdesenvolvidas do país não paguem o preço por regiões como Sudeste, altamente desenvolvidas e que são responsáveis por 70% do Co2 emitido no Brasil. Ou seja, o governo está fazendo com os seus estados o que o mundo faz com o Brasil. E que libere o carvão a participar do leilão devido aos baixos índices de saúde, educação e altos índices pobreza extrema nas regiões onde existe possibilidade de se desenvolver através do carvão. O desenvolvimento sustentável não se da somente com preservação do meio ambiente, mas sim com o equilíbrio entre os eixos ambiental, social e econômico. Ja que o Brasil quer erradicar a pobreza, nós temos a solução. Se o governo acha que não é a melhor, então que nos dê outra solução.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Candiota recebe fogo simbólico nesta quarta-feira

Na quarta-feira, dia 31, acontece a chegada do fogo simbólico alusivo à Semana da Pátria, em Candiota. O ato está previsto para ocorrer às 20h, na Praça de Dario Lassance – local onde vai permanecer até o dia 7 de setembro.

A chama será buscada em Bagé por uma comitiva formada por cerca de 15 pessoas, entre alunos – participantes das Olimpíadas Estudantis 2011 –, professores e grupo de apoio. O deslocamento será feito em transporte fornecido pela Administração Municipal.

Como explica o secretário de Educação, João Roberto da Costa, após chegar ao município, a centelha passará pelas vilas Operária, João Emílio e Residencial, respectivamente, até chegar em Dario Lassance – momento em que acontece a tradicional corrida dos archotes. “Quando o fogo chegar ao seu destino, acontece a cerimônia oficial de abertura da Semana da Pátria”, informa.

Durante sua estada, o fogo simbólico será guardado em sistema de rodízio. A ação contará com a participação de alunos das redes municipal e estadual de ensino, funcionários do poder público e entidades artísticas, particulares e de prestação de serviços.

A programação completa das atividades da Semana da Pátria, em Candiota, pode ser conferida em www.candiota.rs.gov.br  e aqui no blog Teclando o 7

Hoje é dia de futsal

Hoje temos a 26ª rodada do campeonato de Futsal de Candiota com  os seguintes jogos:


Juvenil: Lazio e AEJE.
Veterano: Garra Jovem e Comercial Rodrigues
Prata: Peñarol e Villa Real
Ouro: Vila Operária e Vitória.


A tabela de jogos ja esta atualizada com as novas datas para os jogos atrasados e também para a fase final do campeonato. Clique aqui e acesse.

Dia Internacional de Segurança em Informática


O Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) é realizado desde 2005 pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Centro Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS).

O evento, realizado anualmente em uma capital brasileira, reúne especialistas no assunto para compartilhar seus conhecimentos e assim educar e conscientizar usuários de internet sobre segurança em ambientes informatizados.

Dentre as atividades de conscientização especialmente preparadas para o DISI estão a realização de palestras sobre segurança, a distribuição de material de conscientização e o fomento à iniciativas que divulguem o tema segurança em informática.

O DISI 2011 será realizado amanhã, dia 31 de agosto no Quality Hotel, na cidade de Curitiba (PR). A cada edição do evento a organização elege um tema para direcionar as atividades do DISI. Neste ano, as discussões serão conduzidas com base no tema “Conscientização em Segurança é um Dever de Todos”.

As palestras são gratuitas, abertas ao público mediante inscrição e também serão transmitidas em tempo real através do site do evento, http://disi.rnp.br .



Clique aqui e baixe o Folder "Dicas de Segurança Básica"

Divulgada programação da Semana da Pátria

Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a Prefeitura de Candiota desenvolve atividades alusivas à Semana da Pátria. A programação oficial foi divulgada na segunda-feira, dia 29. O tema deste ano é “Carvão Candiotense no Cenário Nacional”.

Na próxima quarta-feira, as atividades iniciam com a chegada do fogo simbólico, às 20h, na praça Dario Lassance. Durante toda a semana, a guarda da chama será executada por alunos das redes municipal e estadual de ensino, funcionários do poder público e entidades artísticas, particulares e de prestação de serviços públicos.

O encerramento das ações acontece no dia 7 de setembro, com a extinção do fogo, às 14h, seguido de mateada na praça de Dario Lassance.

Confira a programação completa:

31 de agosto Chegada do fogo simbólico
20h
Praça de Dario Lassance
GUARDA AO FOGO SIMBÓLICO

1º de setembro 8h às 13h
- Escola Dario Lassance
- CRA
13h às 18h
- Escola Pingo de Gente
- Escola Gente Inocente
- Escola Gente Feliz
- Escola Gente Miúda
18h às 23h
- E.E.E.M. Jerônimo Mércio da Silveira
23h às 8h
Guarda

2 de setembro 8h às 13h
- Neli Betemps
- E.E. Seival
13h às 18h
- Escola Madrugada
- Escola Santa Izabel
- Escola Santa Fé
18h às 23h
- Escola Neli Betemps
23h às 8h
- Guarda

3 de setembro 8h às 23h
- Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda
- Gabinete da Primeira-Dama
23h às 8h
- Guarda

4 de setembro 8h às 13h
- Invernada Artística PTG Combate do Seival
13h às 18h
- CTG Batalha do Seival
18h às 23h
Academia Sport Center
23h às 8h
- Guarda

5 de setembro - 8h às 13h
E.E. Faro
13h às 18h
E.E. Oito de Agosto
18h às 23h
- Academia Sport Center
23h às 8h
- Guarda

6 de setembro 8h às 13h
- CME
13h às 18h
- Secretaria de Saúde
CAMINHADA CÍVICA
Presença das Bandas da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Bagé. Banda E. E. Carlos Kluwe e E.M General Luiz Mallé
14h
Avenida 24 de Março, em Dario Lassance
18h às 23h
- E. E. Oito de Agosto
23h às 08h
- Guarda

7 de setembro
8h às 13h
- Projeto EPV
13h às 18h
- Secretaria de Educação
EXTINÇÃO DO FOGO SIMBÓLICO COM MATEADA E DIVERSAS ATRAÇÕES
A partir das 14h, na Praça de Dario Lassance.

Assinado decreto para implantação de direitos trabalhistas aos Conselheiros Tutelares


O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, em reunião com os membros do Conselho Tutelar, na sexta-feira, dia 26, assinou um decreto de lei para a implantação de direitos trabalhistas aos conselheiros atuantes no município. O documento foi enviado com regime de urgência para aprovação junto à Câmara de Vereadores.

Entre os objetivos da ação que teve início em uma reunião na Câmara da vereadores, a nova lei irá proporcionar benefícios como licença maternidade, licença paternidade, 13º salário, férias remuneradas, vale-refeição e direito de se inscrever no INSS como autônomo.

“O prefeito vem fazendo um excelente trabalho pela nossa instituição. Estamos extremamente motivados e agradecidos por mais uma reivindicação atendida”, avaliou a Conselheira Tutelar Vera Rodrigues.

No encontro, Folador colocou a disposição todas as secretarias de Governo para apoiar o Conselho, ressaltando a importância de todos trabalharem em conjunto. “Esse direitos são de suma importância e servirão para que o grupo trabalhe com dignidade”, apontou.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Candiota inaugura agência do SINE



O município de Candiota já conta com o atendimento de uma agência do Sistema Nacional de Empregos (SINE). A solenidade de inauguração ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 29, em frente ao novo estabelecimento – que funciona junto à Incubadora Empresarial, na avenida Luis Chirivino, n º 155.

A atividade contou com a participação do secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, do presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Heitor Gularte, do prefeito de Candiota, Luis Carlos Folador, do secretário municipal de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Aroldo Quintana, do coordenador da agência local, João Domingos, além de demais agentes de governo e comunidade. O grupo participou do primeiro atendimento efetuado pela agência.

A instalação do novo espaço foi viabilizada por meio de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a FGTAS - órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). O espaço é totalmente informatizado e conta com o novo Sistema Mais Emprego – Dataprev.

Segundo Domingos, a nova agência configura-se como uma ferramenta essencial que ficará a disposição da comunidade. “Serão feitos atendimentos aos trabalhadores com direito aos benefícios do seguro desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade, entre outros”, enumerou ao destacar que “este ato é a demonstração de um governo incansável em garantir melhorias para a comunidade”. O local também atuará na intermediação de mão de obra, prestação de assessoria às empresas interessadas na contratação de trabalhadores, bem como orientações quanto a cursos de qualificação profissional.
Antiga reivindicação 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, lembrou que Candiota é o primeiro município com menos de dez mil habitantes a instalar uma agência do SINE. “Esta é a realização de um sonho. Precisamos, agora, que os empresários utilizem esta ferramenta na viabilização de novos postos de trabalho”, apontou.

Por sua vez, o prefeito de Candiota ressaltou que o espaço era uma reivindicação de 12 anos. “É bom termos sonhos, mas melhor é realizá-los. Para isto é preciso empenho e muito trabalho. Graças a isto é que estamos inaugurando este espaço em nossa cidade”, comemorou.
Trabalho conjunto 

Conforme o presidente da FGTAS, o Ministério do Trabalho não havia liberado a inauguração por tratar-se de um município com o número de habitantes inferior ao exigido de dez mil. “Fizemos um levantamento sobre Candiota, e seus diferenciais frente a outras cidades e, em menos de um mês, conseguimos a aprovação”, relatou ao ressaltar o empenho o Governo Municipal e da STDS, e o desenvolvimento pelo qual passa o município. “Agora, que obtivemos esta vitória, queremos fazer desta agência, junto com empresários e sindicatos, uma agência modelo para o restante do Rio Grande do Sul”, enalteceu.

O pensamento é compartilhado pelo secretário Luis Augusto Lara. De acordo com ele, “Folador é o gestor deste município, sem demérito aos anteriores, que mais tem cuidado das pessoas”. Em seu discurso, ele enalteceu que o empenho do prefeito, o trabalho incansável de Gularte e a vontade do governador Tarso Genro foi o que permitiu a inauguração do Sine no município. “Pode parecer um pequeno passo, mas é um grande passo para quem precisa deste serviço”, exclamou o secretário Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social.

Tholl para todos

Nem mesmo a sensação térmica de quatro graus, a chuva e os fortes ventos registrados em Candiota/RS, sábado, dia 27 de agosto, foram suficientes para afastar a comunidade, representada por 700 pessoas, da primeira oficina "Tholl para todos", patrocinada pela Eletrobras CGTEE com apoio das Secretarias de Cultura e Educação de Candiota.

No total, foram oferecidas oito oficinas de técnicas circenses pelo Grupo Tholl, integrando projeto proposto pela Ato Produção Cultural. 

Durante quatro horas de atividades, 20 artistas interagiram com a comunidade, levando mensagens relativas à importância da preservação do meio ambiente, por meio de distribuição de material impresso, além de apresentação de números de técnicas circenses com alusão à natureza.

Os participantes das oficinas - sem limite de idade - passam pelas estações de tecido aéreo, arco aéreo, cama elástica, malabares, teatro, solo, perna-de-pau e minitramp, sempre monitorados pela equipe do Tholl. Crianças, jovens, adultos, professores, pais, coordenadores pedagógicos, enfim, participantes e plateia deliciaram-se com os movimentos circenses e,no final, o Grupo Tholl presenteou Candiota com uma esquete especialmente criada para o momento, denominada "Abá".

Abá vem do Tupi Guarani – o homem – e trata-se do início de um estudo feito por parte dos artistas que comporão o novo espetáculo do Grupo Tholl “Kaiumá, a fronteira”. A esquete circense trata da chegada tempestuosa do homem em um lugar onde a natureza vive em harmonia com os seres mágicos do lugar.
Através de performances de teatro, pirofagia, acrobacias e portagens, a esquete de 15 minutos desenvolve-se no intuito de mostrar ao espectador a necessidade do convívio pacífico entre o homem e a natureza e das relações de interdependências entre ambos.



As oficinas seguem acontecendo na região: Em Bagé (10.09), Hulha Negra (24.09), Pedras Altas (27.09), Caçapava (31.10), Aceguá (01.11), Pinheiro Machado (05.11) e Herval (21.11)

Show de bola! Abaixo algumas imagens do dia.








A luta segue em frente

Pessoal, perdemos uma batalha, mas não a guerra. Precisamos seguir em frente. A decisão tomada com a assinatura da portaria que impede do carvão mineral de participar do leilão de energia A-5 que acontece em dezembro, pode sim ser mudada. Claro que não queremos iludir ninguém. É difícil, mas se ficarmos sentados na poltrona de casa olhando televisão e criticando aí sim que não vamos conseguir nada. Precisamos estar unidos, independentemente de partido politico e ter noção da importância que tem a inclusão do carvão mineral no leilão de dezembro e vamos seguir lutando para que sejamos contemplados.


Os próximos passos ja estão definidos e vamos deixar um pouco a diplomacia de lado e ser mais incisivos nas próximas ações. O fato da portaria ter saído ainda em julho de uma certa forma nos da mais tempo para trabalhar. Imaginem se isso acontece aos "45 do segundo tempo"? Ficaria ainda mais difícil.


Não estou dizendo que vamos conseguir, estou otimista e motivado ("com sangue nos olhos") para seguir lutando, e este é o espírito da Comissão que vem trabalhando a meses deixando seus afazeres, família e empresas para lutar por nosso Ouro Negro. E cada um de nós tem como dar a sua parcela de contribuição, basta querer. Criticar e falar mal não vai ajudar em nada, pelo contrário, mas esse for o desejo de alguns... Paciência!

sábado, 27 de agosto de 2011

Leilão A-5 será dia 20 dezembro

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, no Diário Oficial da União, desta terça-feira (26) e no seu site oficial, a portaria nº 498, que define a realização do Leilão de Contratação de Energia Proveniente de Novos Empreendimentos, (Leilão A-5), no dia 20 de dezembro de 2011 e infelizmente, o carvão mineral está fora do leilão.

Serão contemplados empreendimentos de geração a partir de fonte eólica e de termelétricas a biomassa ou a gás natural em ciclo combinado, diferenciados por fontes para começar a 
gerar a partir de 1º de janeiro de 2016.

Os empreendedores que pretenderem propor a inclusão de projetos de geração no Leilão, deverão requerer, até as 12 horas do dia 20 de setembro de 2011, o Cadastramento e a Habilitação Técnica dos respectivos projetos à Empresa de Pesquisa Energética - EPE, excepcionalmente, os empreendedores que pretenderem propor a inclusão de projetos de geração a gás natural em ciclo combinado poderão protocolar, até as 12 horas do dia 20 de outubro de 2011.

Ainda hoje temos uma reunião da comissão pró-carvão de Candiota para definir os próximos passos apartir de agora para tentar de alguma forma mudar esta decisão. A luta ficou mais difícil, mas vamos continuar na batalha.

Clique aqui e acesse a portaria.

Rodada do campeonato de Futsal é cancelada

Pessoal, mais uma vez foi cancelada a rodada prevista para hoje no futsal em Candiota. O motivo é a forte umidade. Em breve será divulgada uma nova data para os jogos de hoje.

EPE: consumo de energia do Brasil cresce 3,7% em julho

O consumo de energia em todo o Brasil cresceu 3,7% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 35.069 gigawatts-hora (GWh). O consumo industrial atingiu 15.352 GWh, praticamente estável na mesma comparação, variação de 0,3%. No mês passado, o consumo residencial de energia foi de 9.116 Gwh, número 7,9% superior ao apurado em julho de 2010. Já o consumo do setor comercial cresceu 8,3% dentre os meses de julho de 2010 e 2011, para 5.659 Gwh. Os dados foram divulgados hoje pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em sua Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

Nos sete primeiros meses do ano o consumo nacional de energia elétrica na rede totalizou 247.966 Gwh, crescimento de 3,6% sobre o mesmo período de 2010. O aumento do consumo foi generalizado em todas as categorias de consumidores. Somente o consumo industrial atingiu 105.399 GWh, alta de 2,6% ante o intervalo de janeiro a julho de 2010. O consumo residencial de energia foi de 65.129 Gwh, número 4,6% superior ao apurado no mesmo período de 2010. Por fim, o consumo do setor comercial cresceu 6%, para 42.640 Gwh.

Dança das Cadeiras - Zé Wilson deixa governo Municipal

O Secretário Geral de Governo de Candiota, José Wilson Toralles deixou Candiota e  é o novo chefe de gabinete do secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.


Zé é o quarto secretário a deixar o governo e o terceiro a rumar para Secretaria estadual de Agricultura.


A dúvida é quem será o novo titular da pasta em Candiota. Esperamos...

Prefeitura assina convênio com PTG Raízes do Seival

Município vai auxiliar na aquisição de indumentárias para apresentações na Semana Farroupilha 

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, firmou na sexta-feira, dia 26, um convênio com o Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) Raízes do Seival. Conforme o acordo, o município vai repassar um total de R$ 5,5 mil para a entidade.

Como explica o patrão do PTG, Mozar Medeiros Leite, os recursos serão utilizados para a aquisição das pilchas para as cerca de 20 crianças que integram a entidade e que realizarão apresentações artísticas durante a invernada da Semana Farroupilha. “No ano passado, a prefeitura já havia destinado R$ 3 mil para o mesmo objetivo. Isso é muito importante. Sem esta verba não teríamos como viabilizar as indumentárias necessárias”, argumentou. 

O PTG Raízes do Seival foi fundado em 20 julho de 2009. A entidade reúne cerca de 40 integrantes e funciona no Centro de Eventos da comunidade de Seival.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Frases da Semana

“Todos no ministério dizem que não são contra, mas que esperam uma resposta de Dilma”
Mauricio Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética


"Enquanto a energia eólica tem investimentos do governo e planos de expansão, as usinas a carvão mineral ainda nem viram a luz do dia."
Edgar Lisboa, colunista do Jornal do Comércio


“Infelizmente, ainda vivemos numa sociedade discriminadora e poucos conhecem os direitos dessas pessoas”
Fabiana Viero, diretora do CRA, sobre as atividades alusivas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência


“Fizemos uma solicitação para a recuperação e a empresa, que já atua em uma obra na cidade, se propôs a realizar o serviço sem cobrar nada do poder público."
Artemio Parcianello, Secretário de Obras de Candiota falando sobre a operação tapa buracos na MAC


"Temos exemplos de usinas a carvão no Japão e na Itália com emissões reguladas (SOx, NOx e particulados), praticamente zero."
John Topper,  Diretor executivo do Clean Coal Centre (CCC) da Agência Internacional de Energia em sua explanação no III Congresso Brasileiro do Carvão Mineral em Gramado

Campeonato de Futsal

Nesta última quinta-feira, dia 25, foi disputada a nona rodada do Campeonato Municipal de Futsal de Candiota. A etapa, prevista para ocorrer no dia 14 de julho, havia sido transferida.
Na ocasião, ocorreram os seguintes jogos: Vitoria 6 x 2 Residencial (Juvenil); Milan 2 x 10 SIMCA (Veterano); Industrial 5 x 2 Gurizada (Prata C); e - Reciclagem 7 x 3 Villa Real (Prata D).


Com vitória do Simca estão definidos os 4 classificados da categoria. Santos, Padaria Doce Pão, Benfica e Simca.
Não deixe de conferir as fotos e as tabelas ATUALIZADAS das equipes que estão disputando o campeonato. Clique aqui.

Siga o Teclando o 7 no Twitter e fique sabendo dos resultado em primeira mão. @teclando7


Canto Moleque 2011 - Inscrições Abertas


Site já pode ser acessado

Entre os dias 7 e 9 de outubro acontece o 18º Canto Moleque da Canção Nativa, em Candiota. Desde sexta-feira, dia 26, interessados em participar do evento podem efetuar inscrição pela internet – no site www.cantomoleque.com.br. O prazo para garantir a participação vai até dia 21 de setembro, às 14h30.

Como relata o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Bem Estar, Gil Deison Pereira, o regulamento do evento também pode ser conferido no site. “A cada edição o Canto Moleque vem superando a edição anterior. Esperamos que o mesmo aconteça neste ano”, enalteceu.

Para a primeira-dama, Ana Scholl, a edição deste ano possui um caráter especial, na medida em que marca a maioridade do evento. “São 18 anos de Canto Moleque. Trabalhamos com todo o cuidado para garantir um evento de qualidade ao público que vier prestigiar as apresentações”, salientou.

O Canto Moleque realizou a sua primeira edição em 1993. Desde então, o evento vem crescendo, até chegar à edição passada com a marca de 62 inscrições entre os jovens artistas até 20 anos, e ainda a categoria inédita que reuniu 12 jovens intérpretes oriundos do Festival – que hoje atuam em caráter profissional.

O evento será realizado no Ginásio Municipal de Dario Lassance. Nas últimas edições, um público superior a nove mil pessoas marcou presença no local, entre as três noites de apresentações.

Sugestão de leitura


Procurar emprego em Candiota = Procurar agulha no palheiro


Blog da Nadiane Momo

Candiota III passa por teste de performance

A usina de Candiota III (Fase C) da Eletrobras CGTEE está passando por um teste de performance até o dia 4 de setembro. O teste é um dos principais para o recebimento definitivo da usina pela CGTEE. Ele consiste na medição de vários parâmetros funcionais da unidade em operação, que permitem avaliar a capacidade operativa dos principais equipamentos da usina, como a turbina, gerador elétrico, caldeira e sistema de tratamento de gases, entre outros, comparando-os com os parâmetros fixados no contrato de aquisição dos mesmos, atestando-se a real eficiência e capacidade dos principais equipamentos.

Também são aferidos os consumos de combustível (carvão) e insumos importantes utilizados no processo de geração. Para a realização do teste de performance, são instalados temporariamente equipamentos de medição que, juntamente com outros tantos já instalados em caráter permanente na usina, registrarão os dados que serão utilizados para a determinação da eficiência e capacidade de cada equipamento e do próprio conjunto da usina.

Todos os equipamentos são aferidos e certificados previamente ao início do teste. Diversos profissionais especializados foram mobilizados para a realização dos trabalhos, entre os quais vários vindos da China e que já estão em Candiota.

Paralelamente ao período de instalação dos instrumentos que irão ser utilizados para medições do teste de performance, também serão realizados vários trabalhos corretivos identificados como necessários no período de operação da unidade até aqui realizado. Para tanto, representantes de fabricantes também foram mobilizados a partir da China. Todos os trabalhos, assim como a instalação dos instrumentos, exigem que a unidade esteja fora de operação.

Estima-se que participem dos trabalhos, neste período, cerca de 300 profissionais, pertencentes à equipe da CGTEE (e seus prestadores de serviços de apoio de manutenção), Citic, fabricantes de equipamentos da usina e empresas especializadas.

Eólica e carvão

Por: Edgar Lisboa 

A matriz energética do sul do País, especialmente do Rio Grande do Sul, está em debate na Câmara dos Deputados. De um lado, estão os que defendem a expansão de usinas eólicas no Estado. De outro, os defensores do carvão mineral. E enquanto a energia eólica tem investimentos do governo e planos de expansão, as usinas a carvão mineral ainda nem viram a luz do dia. Em trincheiras diferentes, trabalham os deputados federais gaúchos Afonso Hamm (PP) e Fernando Marroni (PT).

Forçando a decisão
O deputado Afonso Hamm (PP), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista do Carvão Mineral, é o mais ardoroso defensor na Câmara das térmicas movidas a carvão. E luta para que o Ministério de Minas e Energia inclua as usinas no leilão A-5, a ser realizado no final do ano. E, com as negativas seguidas da pasta, quer sensibilizar a presidente Dilma em torno da questão. Ele pretende juntar os representantes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul numa audiência pública com a presidente para tratar do tema. “Todos no ministério dizem que não são contra, mas que esperam uma resposta de Dilma”, relata. Mesmo assim, Márcio Tolmasquin, presidente da Empresa de Pesquisa Energética, já afirmou que usinas a carvão não são necessárias e Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, falou a prefeitos que o leilão A-5 não vai sair. Mas Hamm não quer desistir. “Eles falam que não é problema deles, que é uma decisão do governo. Então, estamos forçando essa decisão.”

Mapa eólico
A zona Sul do Rio Grande do Sul é a área de maior potencial eólico no Estado. E quem apontou isso pela primeira vez foi a atual presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Quando ela era secretária estadual de Minas e Energia de Olívio Dutra (PT), Dilma preparou o mapa eólico do Rio Grande do Sul. Não é à toa que essa região vem recebendo tantos recursos para construir parques. “O governo quer uma Itaipu em eólicas em 10 anos”, informou o deputado Fernando Marroni (PT), um dos maiores entusiastas do projeto de energia eólica. Segundo ele, com as linhas de transmissão e o barateamento dos equipamentos para gerar energia, o preço da eletricidade gerada pelo vento pode cair para R$ 90,00 por kWh, mais barato que a energia hidroelétrica, que é R$ 95,00 por kWh. Um motivo a mais para que a própria Dilma Rousseff queira tirar da jogada o carvão. Além disso, a presidente quer seguir a risca o Protocolo de Kyoto e não quer que as emissões brasileiras de CO2 aumentem. “Seria um contrassenso o Brasil, que projeta essa imagem ambiental, construir essas usinas a carvão sem necessidade”, assinala Marroni.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Hoje é dia de futsal

Hoje temos a rodada cancelada dia 14 de julho.

Os jogos serão: Vitória x Residencial (Juvenil); Milan x Simca (Veterano); Industrial x Gurizada (Prata C); e Reciclagem x Villa Real (Prata D).

Candiota inaugura agência do Sine dia 29

Na próxima segunda-feira, dia 29, acontece a cerimônia de inauguração da agência do Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Candiota. O ato está agendado para às 11h, na Incubadora Empresarial – em Dario Lassance. A atividade tem confirmada a participação do secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara.

Município promove atividades alusivas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

De 21 a 28 de agosto, acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O período é dedicado à discussão dos temas referentes ao assunto, bem como a promoção de ações alusivas. Para marcar a data, o município de Candiota, através do Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), realiza uma série de atividades.

Entre as ações propostas, na terça-feira, dia 23, foi realizada uma capacitação para os agentes de saúde e visitadores do PIM (Primeira Infância Melhor) com o tema “Conhecendo as Deficiências e suas Formas de Prevenção”. As palestrantes foram a psicóloga Denise Antunes, a fonoaudióloga Kátia Canhada, e a fisioterapeuta, e atual diretora do CRA, Fabiana Viero. “Essa troca de informação entre todos os setores que atuam com pessoas com deficiência no município é importante, pois é nesse momento que podemos avaliar se nossas ações estão funcionando, de definirmos estratégias de prevenção e ações conjuntas de saúde, educação e assistência social”, comentou Fabiana.

Além disto, na quarta-feira, dia 23, o CRA integrou a 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres, com a palestra “A Mulher no Contexto da Deficiência”. Fora as atividades externas, também foram desenvolvidas ações com os usuários do CRA. Na terça-feira aconteceu uma sessão de cinema, com assunto voltado para o Meio Ambiente – tema do projeto desenvolvido pelo Centro em 2011.

Como salienta a diretora, o Brasil é um país rico em legislação voltada para as pessoas com deficiência, porém nem todas ainda são seguidas por completo. “Infelizmente, ainda vivemos numa sociedade discriminadora e poucos conhecem os direitos dessas pessoas”, argumentou Fabiana.
Próximas atividades 

Na quinta-feira, dia 25, serão realizadas oficinas para confecção de jogos e brinquedos com material reciclável. Já na segunda-feira, dia 29, haverá uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Candiota, às 17h, com espaço para divulgação dos trabalhos do CRA. Esta atividade vai marcar o encerramento das atividades relacionadas à Semana Nacional.

Conferência reúne região para discutir Políticas Públicas para as Mulheres

Evento, realizado em Candiota, reuniu mais de 200 pessoas 

Foto: Felipe Valduga
Cerca de 200 pessoas, homens e mulheres, marcaram presença na 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres realizada na quarta-feira, dia 24, no Sindicato dos Mineiros, em Candiota. O evento reuniu representantes do município e das cidades de Aceguá, Hulha Negra e Pedras Altas. O objetivo foi elencar demandas para as etapas Estadual e Federal. 

Como adiantou a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda de Candiota, Hilda Rejane Bom, representantes da região acompanharão as próximas etapas do processo que visa implementar as políticas públicas instituídas no país, as quais visam garantir direitos igualitários às mulheres.

A primeira-dama do município, Ana Scholl, avaliou o evento. “É um momento muito importante para discutir e elaborar as propostas de políticas públicas que queremos, para que em dezembro sejam apresentadas em Brasília, em busca da igualdade de gênero e exercício pleno de cidadania pelas mulheres”, apontou.

O vice-prefeito de Candiota, Paulo Brum, enalteceu que a presença expressiva de representantes da região demonstra a importância do tema. “É bom ver este local lotado. Isto demonstra o quão importante é a implementação de políticas em favor das mulheres. É nosso dever, enquanto poder público, proporcionarmos estas melhorias”, analisou.

Presente na atividade, a vice-prefeita de Aceguá, Marli Aguiar, salientou que é essencial o engajamento da região em processos como a Conferência.

Assim como Candiota, outras cidades do Estado desenvolvem suas conferências. Elas são preparatórias para a 4º Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do RS – que acontece de 21 a 23 de outubro –, que elegerá delegados para a etapa nacional.

A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres acontecerá de 12 a 15 de dezembro, em Brasília. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.conferenciadasmulheres.com.br.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Oficinas para crianças Grupo Tholl em Candiota

Vinte artistas do Grupo Tholl estarão ministrando oficina para crianças de Candiota neste sábado (27.08), das 14h às 18h, no Ginásio Domingão, na Rua Vinte, s/ nº - Vila Operária. 



Os oficinões são um ambiente pedagógico destinado ao desenvolvimento de aptidões e habilidades, mediante atividades laborativas orientadas para a aprendizagem nas diversas áreas das artes circenses, sendo composto por inúmeras técnicas. Os oficinões serão realizados ainda em Bagé (10.09), Hulha Negra (24.09), Pedras Altas (27.09), Caçapava (31.10), Aceguá (01.11), Pinheiro Machado (05.11) e Herval (21.11), com o patrocínio da Eletrobras CGTEE. As prefeituras de cada município estão apoiando a atividade, disponibilizando espaço físico e encaminhando as crianças.

A ideia é levar a arte aos municípios, integrando teatro, dança, música e as técnicas circenses, difundindo ideias acerca da importância da preservação do meio ambiente; promover acesso às artes cênicas por parte de públicos não tradicionais, incentivando a cultura como meio de redução do impacto ambiental; difundir a arte, oferecendo lazer e oportunidades de educação, formação e trabalho a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social; oferecer a crianças, jovens e adultos a possibilidade de formação artística, promovendo a auto-estima, o sentimento de pertencimento e a cidadania.

Operação recupera trechos danificados da rodovia Miguel Arlindo Câmara

Na segunda-feira, dia 22, foi executado um trabalho de recuperação asfáltica junto à rodovia Miguel Arlindo Câmara, em Candiota. O objetivo da ação foi proporcionar melhores condições de trafegabilidade. A via faz a ligação da BR-293 com a Usina Termelétrica Presidente Médici.



Como detalha o secretário de Obras e Serviços Públicos, Artêmio Parcianello, o serviço era visto como fundamental dentro do cronograma de ações da pasta. “É uma rodovia com trânsito intenso e que recebe a maior parte do fluxo de veículos do município, principalmente de caminhões pesados. As condições não eram das melhores, e por este motivo buscamos um meio de viabilizar este trabalho”, apontou.

Segundo o secretário, os serviços foram executados nos pontos mais danificados da rodovia. “Esta foi uma operação de tapa-buracos com o intuito de evitar acidentes e garantir trafegabilidade aos motoristas”, enalteceu.

Parcianello lembra, ainda, que o trabalho foi desenvolvido pela Construbrás sem onerar custos ao município. “Fizemos uma solicitação para a recuperação e a empresa, que já atua em uma obra na cidade, se propôs a realizar o serviço sem cobrar nada do poder público. Até porque foi uma ação rápida”, salientou. O trabalho foi concluído ainda na segunda-feira.

Campeonato de Futsal - 25ª Rodada

Muitos gols e definições da 25ª rodada do campeonato de futsal de Candiota.


Pelo Juvenil o Vila goleou o outro Villa, só que Villa Real por 11 a 2 e definiu ja os classificados para as semifinais na categoria. Manda Brasa e Vila Airton e a outra semi entre Vitória e Brooklyn.


No  veteranos também ja esta definido os classificados. Só falta definir quem joga com quem. Ontem o Santos venceu mais uma. E de virada sobre o Milan. 8 a 3.


Ja na prata o time da Palmi se despediu do certame com mais uma goleada sofrida. 10 a 1 para o Palmeiras que carimbou o passaporte para a próxima fase. Mas não vai longe... O outro Classificado da chave é o Pinheiro Futsal. Esse sim tem muito a mostrar ainda e deve ir as finais da categoria.


No outro jogo da Prata Napoli e Lazio fizeram o jogo somente para cumprir tabela. Sem chances de classificação para os dois lados, a Lazio venceu o Napoli por 7 a 4 e também se despediram do certame. Os classificados desta chave são Galera e Garra Jovem.


Não deixe de conferir as fotos e as tabelas ATUALIZADAS das equipes que estão disputando o campeonato. Clique aqui.

Siga o Teclando o 7 no Twitter e fique sabendo dos resultado em primeira mão. @teclando7

Festa de confraternização com idosos do projeto Saber Viver

Na terça-feira, dia 23, a Prefeitura de Candiota promoveu uma festa de confraternização, ao estilo junino, para os cerca de 60 idosos que integram o projeto Saber Viver. A atividade foi desenvolvida no Clube de Mães “Mãe Cleci” e reuniu moradores dos bairros Dario Lassance, João Emílio, Vila Operária e Seival.



Como detalha a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom, a promoção faz parte das ações previstas para a pasta. “Nossa meta é proporcionar momentos de confraternização, troca de experiências, melhorando a autoestima, o convívio social e a qualidade de vida do grupo”, resumiu. As atividades do Saber Viver são coordenadas por Rosauria Grecco Castaneda.

Opnião do Blog: Este projeto é ótimo e vem sendo muito bem executado pela Assistência Social. Parabéns a toda a equipe.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Candiota sediará 1ª Conferência Regional das Mulheres

Candiota sedia, amanhã, no dia 24 de agosto, a 1ª Conferência Regional das Mulheres. A atividade, que acontece a partir das 8h30, no Sindicato dos Mineiros, contará com a presença de representantes do município, além de Aceguá, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado.

O tema do encontro será “Erradicação da Miséria Extrema e Autonomia das Mulheres”. Segundo a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda de Candiota, Hilda Rejane Bom, o objetivo será discutir políticas públicas voltadas para a mulher.

Congresso Brasileiro do Carvão Mineral

Está acontecendo de 21 a 24, em Gramado o III Congresso Brasileiro de Carvão Mineral que conta a participação de especialistas de todas as partes do mundo.



Para ampliar o uso do carvão mineral no Brasil é necessário primeiro conhecer quais são as reais reservas existentes no país. Esta foi a resposta do dr. John Topper à pergunta de como ampliar o uso do carvão mineral no país, ao final de sua palestra na manhã de segunda-feira. John Topper é uma autoridade mundial sobre o assunto e proferiu a conferência de abertura do 3º Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, que está acontendo no Centro de Eventos da UFRGS. 


Na sua conferência, John Topper abordou os avanços tecnológicos e experiências que vêm sendo realizadas no mundo na área de tecnologias limpas para o uso do carvão mineral, mostrando exemplos de usinas no Japão e na Itália com emissões reguladas (SOx, NOx e particulados), praticamente zero. A solenidade de abertura aconteceu no domingo à noite e contou com a presença de autoridades. Representando a Frente Parlamentar do Carvão Mineral estavam os deputados federais Edson Bez de Oliveira (PMDB-SC) e Afonso Hamm (PP-RS), o presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Ruy Hülse, e o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan.



O presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, acompanhado do diretor técnico Eduardo Medeiros, do superintendente de Engenharia, João Batista Casanova Garcia e do engenheiro Cesar Duarte Ferrazzi, representaram a estatal. 


O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral no Congresso Nacional,  falou da atuação da Frente Parlamentar no Congresso Nacional e em conjunto com Associação Brasileira do Carvão Mineral, presidida por Fernando Zancan. Ele relatou que os representantes do setor têm trabalhado para inclusão das usinas de carvão mineral nacional que já tem licença ambiental no leilão A-5 (com prazo de implantação de cinco anos) que será realizado neste segundo semestre.



Promovido pela Rede Carvão, os outros palestrantes confirmados no evento são os professores doutores Antônio Zucca, da Itália; Hirich Wilhelm Gudenau, da Alemanha; Victor Zimla, da França; e José de Jesus e Juan Manuel Bazzara Burgos, vindos da Colômbia.
CONGRESSO DEBATE AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Durante estes três dias serão apresentados trabalhos técnicos que vão desde as soluções para a drenagem ácida das minas e trabalhos de recuperação ambiental, aos diferentes usos do carvão em geração de energia e na indústria metalúrgica, bem como o uso de subprodutos, entre estas as cinzas e os rejeitos piritosos. Um dos painéis desta segunda foi coordenado pelo engenheiro Cleber Baldoni Gomes, de Criciúma, e versou sobre a recuperação de áreas mineradas. O Congresso reúne cerca de 250 congressistas, entre mestres, doutores e estudiosos do Brasil e do exterior, que apresentaram um total de 101 trabalhos técnicos.

IV Congresso será em Criciúma

O presidente da ABCM, Fernando Zancan, confirmou que o próximo Congresso Brasileiro do Carvão Mineral, em sua quarta edição, será realizado daqui a dois anos em Criciúma. O Congresso é realizado a cada dois anos e suas duas primeiras edições aconteceram em Porto Alegre. Esta terceira edição foi promovida pela Rede Carvão.

Abaixo Assinado

A Associação de Moradores da Vila Residencial esta colhendo assinaturas para solicitar ao governo municipal o aumento de atendimento do Dr. Paulo Gayer na localidade. Atualmente o médico atende somente 2 vezes por mês o que segundo a Sra. Clarice da Silva Menezes, que esta ajudando na mobilização, ocasionando fila apartir das 6h da manhã para distribuição de apenas 12 fichas para o próximo dia. Caso não se consiga ficha somente depois de 15 dias para se tentar novamente uma consulta.


Por isso a associação esta pedindo para que o atendimento seja semanal através de um método legal e ordeiro.


E ja tem o apoio do deste Blog. 


Sempre achei um absurdo nos dias de hoje as pessoas terem que sair de casa de madrugada para conseguir marcar uma consulta. Foi promessa de campanha, a alguns meses atras seria solucionado e ainda continua aí. Eita probleminha sem solução este hein!!!!


Contatos e informações com Luiz Artur pelos fones 32455045 e 99930412 e com Clarice pelo telefone 99555304

Inclusão do Carvão Mineral nos leilões A-5 - O "x" da questão

Um dos articuladores do movimento pela inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5, Deputado Federal Paulo Pimenta, concedeu entrevista ontem a rádio Difusora de Bagé, onde passou um panorama do andamento processo de melhor aproveitamento do carvão mineral na matraz energética.


Pimenta deixou claro o que baliza a decisão do governo Federal em não construir mais usinas a carvão no Brasil: O compromisso do Brasil em reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, assumido na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2009, COP 15, também chamada Conferência de Copenhague.


Na ocasião, a comunidade científica defendeu que os países mais ricos deveriam reduzir as suas emissões de CO2 em 25 a 40%, até aos níveis emitidos em 1990, de modo a limitar as mudanças climáticas. O Brasil levou para Copenhague uma proposta de reduzir as suas emissões em 40%, desafiando os países mais desenvolvidos a seguir o seu exemplo.


Ou seja, internamente existe um decreto, que pode ser mudado, onde defini os índices de emissões de Co2 por setor, como transporte, industria, geração de energia a base de carvão, entre outros. Onde o índice de emissão de Co2 apartir da geração de energia a base de carvão mineral está no limite. O que se deve fazer: Na minha humilde opnião, se estiver errado me corrijam, é buscar argumentos técnicos para que o governo recalcule estes índices alterando o decreto. Não é uma tarefa fácil. Buscar subsídio junto ao Ministérios de Meio Ambiente, mais especificadamente na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, é fundamental para isso, pois quem deve ter convencido e subsidiado o governo federal a tal medida foram os técnicos deste ministério. Vamos estudar o tema 


Na próxima semana, membros da comissão pró-carvão, que organizou o 1° Manifesto, juntamente com lideranças políticas da região carbonífera e Santa Catarina, estarão em Brasília somando forças para que este assunto chegue até a presidenta Dilma com a força dos deputados, senadores e ministros. 


Vamos em frente...


Se você quiser saber mais sobre o Tratado de Copenhague clique aqui.
É interessante também ler sobre o Protocolo de Quioto que ainda esta em vigência mas vence em 2012.

Falta de água na Metade Sul terá seminário com presença de ministérios

Na tarde desta segunda-feira, 22 de agosto, aconteceu uma importante audiência no Ministério da Integração Nacional para tratar do acesso à água na Metade Sul do Rio Grande do Sul. 
Foto: Josiane Canterle
Quem propôs esta audiência foi o deputado federal Marcon (PT-RS) juntamente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Quem os recebeu no Ministério foi o ministro interino da Integração Nacional em exercício, Alexandre Navarro Garcia. Também participou o deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS).

O deputado Marcon argumentou que “é necessário que se pense em projetos como perfuração de poços artesianos, rede de distribuição de água e açudes como forma de garantir água na região semiárida do Rio Grande do Sul para prevenir os problemas que estas populações vêm enfrentando todos os anos com as secas e, consequentemente, o empobrecimento rural”, declarou o parlamentar.

O ministro interino, Garcia, garantiu a realização de um seminário na metade Sul, para a primeira quinzena de setembro, com as presenças do Ministério da Integração Nacional, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Educação, Incra, Funasa, Embrapa, Emater, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, a Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Universidades e os municípios que possuem assentamentos em seus territórios, bem como os representantes dos assentados.

Os temas do seminário serão a água, desde perfuração de poços, armazenamento e distribuição, tanto para o consumo humano quanto para irrigação e animais, e também questões ligadas as possibilidades de implementação da produção na bacia leiteira, fruticultura e outras possibilidades a serem estudadas. Ainda, o espaço também será palco de debates para o melhoramento da infraestrutura na região, especialmente estradas.

Presente na atividade, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, mencionou que o evento será de especial importância, na medida em que aborda temas constantes entre os municípios do sul gaúcho.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BOCHA – Campeonato Rota Farroupilha: Recanto dos Amigos recupera liderança


3ª etapa em Aceguá, no Espantoso

Na primeira fase, O Recanto dos Amigos não deu mole e impôs três derrotas na equipe do Aeroporto:
Na simples, Tailor 12 X 11 Pitia.
Na Dupla, Nei e Dino 12; Valdemar, Neir (Osmar) 03.
No Trio, Dionisio, Adelar e Careca 12; Moacir Dal Molin, Moacir Negretto e Paulinho (Rocha) 02.

Na mesma fase o Clube da Bocha, da João Emílio, ganhou duas e perdeu uma nos confrontos com os donos da casa:
Na simples, Adenir 12 X 10 Gilberto.
Na Dupla, Walter e Pedrinho 12; Miguel e Jones 11.
No trio, Maluf, Adilson e Osmar (Sérgio) 08; Mimo, Aurélio e Giovani 15.

Na segunda fase, na simples deu Clube da Bocha 12; Recanto dos Amigos 06.
Na dupla, Recanto dos Amigos 12; Clube da Bocha 03.
No trio, Recanto dos Amigos 15; Espantoso 10. 

Classificação

4ª e última etapa em Candiota

Agora tudo fica para a última etapa no Recanto dos Amigos, no dia 04 de setembro, com possibilidades para todas as equipes, nas disputas dos troféus de 1º, 2º e 3º lugares.


Encontro debate sobre implantação de Centro de Triagem em Candiota


Na segunda-feira, dia 22, o secretário do Meio Ambiente de Candiota, Aroldo Quintana, esteve reunido com integrantes da Organização Não Governamental do Centro de Estudo e Apoio ao Desenvolvimento Integral (CEADI). No encontro foi debatido um plano de gerenciamento para implantação do Centro de Triagem, adequado à lei de resíduos sólidos.

“Nossa maior preocupação é buscar recursos para a implantação do Centro”, afirmou o secretário. Ele acrescenta que a Secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, já se dispôs a colaborar com a implantação. “É um projeto pioneiro e as expectativas para que seja executado são as melhores”, destaca Quintana.

O Centro de Triagem previsto para ser erguido no município deve atender as cidades de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altes e Pinheiro Machado. Sua localização deve ser às margens da estrada de acesso do assentamento Nossa Senhora Aparecida, em área cedida pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM). No local, funcionava o antigo paiol de munição da empresa – atualmente desativado.

O próximo passo será entregar o projeto à Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira. A ação deve acontecer no Encontro Nacional de Secretários do Meio Ambiente que ocorrerá nesta semana, entre os dias 24 e 25 de agosto, em Brasília.

Campeonato de Futsal - 24ª Rodada

33 Gols na 24ª rodada do Campeonato de Futsal de Candiota.


O Benfica depois de um inicio de campeonato apagado aplicou 10 a ZERO no Locomotiva e garantiu a classificação para a próxima fase.


Pela prata dois jogos: O time da Brigada, vulgo Defensor, venceu mais uma. Desta fez aplicou 6 a 1 no Reciclagem e manteve os 100% de aproveitamento. No outro jogo da prata o Industrial venceu o Playboy por 6 a 2.


E na Ouro o Vila Airton venceu por 6 a 2 o Vitória e assumiu a liderança da categoria.


Não deixe de conferir as fotos e as tabelas ATUALIZADAS das equipes que estão disputando o campeonato. Clique aqui.

Siga o Teclando o 7 no Twitter e fique sabendo dos resultado em primeira mão. @teclando7