sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ex-governadores entram na luta pelo carvão

Na última quarta-feira, dia 28, uma comitiva formada defensores da inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5 – que o Governo federal realiza em dezembro deste ano – estiveram em Porto Alegre, para buscar apoio junto aos ex-governadores do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra e Alceu Collares.

O ex-governador Olívio Dutra disse que não só apoia a causa como está junto “na defesa dessa importante riqueza gaúcha”. Por sua vez, Collares se comprometeu em buscar contato com a presidenta Dilma Rousseff para tentar reverter a portaria que excluiu o carvão dos leilões – publicada em agosto, no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério de Minas e Energia.

Se até o próximo dia 13 não houver nenhuma posição novas manifestações estão previstas para o dia 14.



377 projetos inscritos para o leilão A-5 de Dezembro - E o carvão?

Segundo a EPE, 377 projetos foram inscritos para participar do leilão A-5 de Dezembro, totalizando uma capacidade instalada total de 24.253,6 megawatts(MW).


Os parques eólicos apresentam o maior número de empreendimentos, com 78,5% do total cadastrados junto à EPE. A fonte com a maior oferta de energia inscrita, entretanto, é o gás natural, com 53% dos 24.253 MW interessados em participar do leilão. Entre as fontes de geração cadastradas estão ainda a biomassa (bagaço de cana-de-açúcar e cavaco de madeira) e a hídrica (usinas hidrelétricas e PCHs). 


Entre os estados, o Rio Grande do Sul apresentou o maior número de projetos cadastrados (87), totalizando 2282,8 MW, sendo destes 84 projetos de energia Eólica e 3 PCH. Mesmo com estes projetos o RS segue importando energia.


E o Carvão? E as respostas? E as soluções? E povo da região Sul e Carbonífera vai viver como?

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Carvão - Uma discussão surrealista

Por: Fernando Luiz Zancan
Presidente da ABCM


A utilização do carvão mineral no Brasil atravessa um momento muito grave, uma verdadeira encruzilhada. Por um lado, estamos impedidos de crescer, pois o Ministério de Minas e Energia impossibilita, por meio do edital do leilão de energia nova, que novos projetos de usinas térmicas a carvão mineral possam participar dos leilões de energia nova (A-5) e, por outro, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL acena com medidas que podem inviabilizar as usinas existentes, ao cobrar mais eficiência de usinas antigas, algo inviável se não fizermos novas usinas.

Chegou o momento de o Governo Federal dizer a Sociedade se deseja ter, a mais importante fonte energética fóssil do Brasil, incluída em sua matriz energética ou não.

Se desejar, é necessário que permita a participação do carvão no leilão A-5 deste ano e, ainda, não permita a desativação de nenhuma usina antiga, sem que se faça outra em seu lugar

Leiam aqui o artigo completo

Semana do Idoso de Candiota



Desde o último sábado, dia 24, a Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, realiza a Semana do Idoso. Na quarta-feira, dia 28, as atividades propostas culminaram com a realização da 2ª Olimpíada dos Idosos, no Ginásio de Dario Lassance.


Na oportunidade, cerca de 20 idosos, divididos em três equipes, integraram uma competição de voleibol. A meta foi estimular a prática esportiva do grupo.


A Semana terá sequência com mais duas atividades. Na quinta-feira, a partir das 8h30, acontece palestra sobre o Mal de Alzheimer, com a enfermeira Dagimar Pozzer, no Clube de Mães “Mãe Cleci”. Já na sexta-feira, será realizado o Baile da Melhor Idade, a partir das 15h, no The Ambient.

Festa dos melhores do campeonato de bocha

A comissão organizadora, com o apoio da Secretaria de Cultura e Esportes de Candiota, promoverá na noite do próximo sábado,1º/10, a partir das 19h00, no restaurante Global, próximo a Usina Presidente Médici, a festa dos melhores do campeonato regional de bocha, “Rota Farroupilha 2011”.

Além dos atletas das equipes de Candiota, Bagé e Aceguá, o jantar de confraternização e integração ainda contará com a participação especial dos melhores bochófilos das cidades de Hulha Negra, Pinheiro Machado e Piratini.

Com a presença dos atletas que participaram da competição, convidados especiais e autoridades municipais, com os respectivos familiares, a festa promete em descontração, alegria e integração, ao ritmo de uma boa música ao vivo.

A solenidade de entrega dos troféus para as melhores equipes do campeonato, também vai premiar os atletas destaques em cada etapa da competição.

Segue a nominata dos homenageados:


MELHOR TRIO: Equipe do Aeroporto (três 1º lugares e um 4º lugar);
MELHOR DUPLA: Equipe do Recanto dos Amigos (2→1º e 2→2º);
MELHOR INDIVIDUAL:Equipe do Recanto dos Amigos(2→1º e 2→2º);

EQUIPE CAMPEÃ: Recanto dos Amigos (37 pontos)
EQUIPE VICE-CAMPEÃO: Aeroporto (28 pontos) 
3º LUGAR: Clube da Bocha (20 pontos)

Brasília amanhece com vassouras na Esplanada dos Ministérios


A ONG Rio da Paz colocou no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, 594 vassouras nas cores verde e amarela como forma de protesto contra a corrupção. As vassouras representam 513 deputados federais e 81 senadores e ficarão fincadas no local até as 15 horas. A inteção é entregar um exemplar para cada parlamentar.

A ONG é a mesma que realizou o protesto na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na semana passada. A ideia surgiu depois que o senador Pedro Simon (PMDB) disse que gostaria de receber uma vassoura em Brasília. Além de pedir a limpeza da corrupção no País, a ONG A ONG pede ao Congresso que se envolva na luta do povo brasileiro pelo fim da corrupção e a aprovação do fim do voto secreto.

Depois, ainda no Rio, um ato idealizado a partir das redes sociais com o apoio de mais de 33 mil usuários no Facebook, conseguiu reunir cerca de 2,5 mil pessoas na Cinelândia, de acordo com a Polícia Militar.

Candiotense de Futebol de Campo

Na última terça-feira, dia 28, uma reunião com dirigentes das equipes de futebol de campo de Candiota foi realizada no Centro Administrativo. O motivo do encontro foi definir os últimos detalhes referentes ao Campeonato Municipal da modalidade de 2011.

As fichas de inscrições para a competição serão liberadas a partir da próxima sexta-feira, dia 30 e deverão ser entregues até o dia 10 de outubro.

Para esta edição, que deve iniciar na segunda quinzena de outubro, cerca de seis equipes devem participar do certame. A competição é dividida nas categorias Juvenil (para menores de 15 anos), Veteranos (maiores de 35 anos – com inscrição de, no máximo, dois atletas de 34), Suplentes e Titulares (maiores de 15 anos).

As partidas serão disputadas em três campos do município: do João Emílio, do Grêmio Esportivo Candiota e da Associação de Moradores da Vila Operária (AMVO).

Opnião do Blog: Tenho duas opnião quanto ao campeonato de futebol de Campo: Primeiro que não haverá jogos em Dario Lassance, maior bairro da cidade e que concentra um grande grupo de Atletas e 2 times. O governo poderia fazer uma força e só dar uma "tapiada" na tela do campo do Vila Airton e pronto, teríamos jogos novamente em Lassance. 

Outra questão é quanto a liberação das inscrições para atletas de fora. Eu sou totalmente a favor da liberação  de inscrições para atletas de fora de Candiota pelo menos até alcançarmos um bom nível de competição, como ja temos no futsal que permite as inscrições de fora. Hora se no futsal, que são bem menos atletas pode, porque no campo não pode? Não precisa liberar para equipes de fora, apenas atletas.

Palestra com estudantes aborda cuidados no trânsito


Prefeitura de Candiota promoveu, na última terça-feira, dia 27, uma palestra com alunos do 5º ao 8º ano da rede municipal de ensino sobre os cuidados necessários no trânsito. A atividade, que contou com o apoio da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, integra as ações da Semana Municipal de Educação para o Trânsito.

Organizado pela Secretaria de Educação, o ato realizado no CTG Batalha do Seival reuniu estudantes das escolas Dario Lassance, Neli Betemps, Seival e Francisco de Assis Rosa de Oliveira (Faro).

A palestra acontece mais uma vez na quinta-feira, dia 29, às 9h, no CTG Candeeiro do Pago. Na oportunidade, a atividade será dirigida aos alunos das escolas Jerônimo Mércio da Silveira, Santa Izabel, Santa Lúcia, 8 de Agosto e 20 de Agosto.

A Semana Municipal de Educação para o Trânsito, neste ano, conta com o patrocínio de Ecosul, Kopereck e CFC – Pinheiro Machado.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Seminário da Metade Sul

Candiota sedia amanhã o Seminário da Metade Sul Pró Constituição da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico. A atividade inicia às 9h30 e acontece no CTG Batalha do Seival, na Vila Operária. O tema do encontro será “Agricultura Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Social e Econômico”.

Para a atividade, estão convidadas lideranças de todos os municípios da Metade Sul, e das esferas de governo estadual e federal, além de representantes sindicais, de cooperativas, e de instituições de pesquisa.

Programação: 9h30 – Solenidade de Abertura;
10h – Apresentação do Diagnóstico Regional;
11h30 – Apresentação de Proposições;
12h30 – Almoço;
13h30 – Plenária de Debate;
15h – Encaminhamentos;
16h – Encerramento.

Presidenta ja esta no Brasil

A presidenta Dilma ja esta no Brasil e desde segunda esta se reunindo com ministros para despachos internos.


Na segunda esteve com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos; em seguida, a presidenta recebeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante e ainda o ministro da Defesa, Celso Amorim.


Ja ontem o primeiro compromisso de trabalho da presidenta Dilma Rousseff, conforme agenda divulgada, foi audiência com ministro da Educação, Fernando Haddad. Em seguida, ela reúniu-se com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.


À tarde, a presidenta recebeu o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e o mistro da Saúde, Alexandre Padilha.

Calendário Eleitoral para 2012

Cumprindo o que determina a legislação, o Tribunal Superior Eleitoral publicou o Calendário Eleitoral de 2012 (Resolução Nº 23.341).

O documento é indispensável para os partidos políticos e seus candidatos, uma vez que nele estão descritos os prazos legais a serem cumpridos.

As próximas eleições ocorrerão no dia 7 de outubro de 2012.

O dia 7 de outubro de 2011 (1 ano antes da eleição) é a data limite para que os candidatos a cargo eletivo estabeleçam a sua filiação partidária e seu domicílio eleitoral na circunscrição na qual pretendem concorrer.

Clique aqui para baixar o Calendário Eleitoral/Eleição 2012.

Fotos da Final do Futsal

Colaboração: Felipe Valduga













Leilão A-3 em Março de 2012

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União (D.O.U), do dia 26, a Portaria nº 554, que define as diretrizes para a realização do Leilão de Contratação de Energia Proveniente de Novos Empreendimentos (leilão A-3) no dia 22 de março de 2012.

No Leilão “A-3”, de 2012, serão negociados Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado - CCEARs na modalidade por disponibilidade, com prazo de vinte anos, para empreendimentos de geração a partir de fonte eólica e de termelétricas a biomassa ou a gás natural em ciclo combinado, e CCEARs na modalidade por quantidade, com prazo de suprimento de trinta anos, para empreendimentos hidrelétricos.




terça-feira, 27 de setembro de 2011

Qualificação para os Bombeiros

Os servidores municipais de Candiota, Luiz Artur Duarte e Washinton Souza, com o apoio da prefeitura, participaram do curso de técnica e tática de combate à incêndio, atendimento pré hospitalar, busca salvamento e proteção e estagio supervisionado na cidade de Barra do Quarai, com apoio do corpo de bombeiros de Barra do Quarai, Uruguaiana e Bombeiros da Cidade de Bella Union no Uruguai ,executado pelo 10° Comando regional de Bombeiros, sob a supervisão do Departamento de Ensino e Coordenação da Escola de Bombeiros.


Ex-governadores em defesa do carvão mineral

Nesta quarta-feira, dia 28, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, integra a comitiva pró-carvão mineral em encontro com os ex-governadores do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra e Alceu Collares.

Ambas as atividades acontecem em Porto Alegre. Pela manhã, às 10h, o ato será com Olívio Dutra e, à tarde, às 16h, com Alceu Collares. Segundo Folador, a meta é reforçar o apoio à inclusão das usinas a carvão mineral nos leilões de energia A -5, do Governo Federal, que acontecem em dezembro.

Programa “Cerâmica para Todos”

Desde segunda-feira, dia 26, o município de Candiota conta, oficialmente, com o programa “Cerâmica para Todos”. O projeto tem como objetivo possibilitar um espaço para a qualificação de artesãos do município, bem como para a produção de peças com base na matéria-prima.


O programa é uma iniciativa conjunta entre o Governo Municipal, a Caixa, a ACIAC e o SEBRAE/RS.


A ACIAC será responsável por coordenar o andamento dos trabalhos. A entidade firmou convênio com a Caixa para o recebimento dos recursos. O SEBRAE/RS, então, auxiliará nas atividades de formação e capacitação dos alunos.



Campeonato de Futebol de Campo de Candiota

Mal terminou o futsal e ja começam as movimentações para o futebol de Campo.

Nesta terça-feira, dia 27, às 19h, acontece reunião para definir os últimos detalhes pertinentes ao Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Candiota. Todos os dirigentes das equipes estão convidados a participar da atividade. O encontro ocorre na sala de reuniões do Centro Administrativo.

A competição, neste ano, deve iniciar na segunda quinzena de outubro. A previsão é que seis equipes participem do certame.

Shows Canto Moleque

Grandes espetáculos vão abrilhantar ainda mais a 18ª edição do Canto Moleque em Candiota nos dias 7,8 e 9 de outubro de 2011.

Na sexta na abertura teremos Davi Covalesky e encerramento com Show Baile do Tche Guri.

No Sábado, abertura com Jackson e Alexandre Barreto e encerramento com Mano Lima.

E no Domingo a abertura será com Deise Veiga e encerramento com Cezar Oliveira e Rogério Melo.

E claro, a transmissão ao-vivo pela internet além de todas as informações dos bastidores pelo blog Teclando o 7 e pelo Twitter.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Classificados do Canto Moleque de Candiota 2011

No último domingo, dia 25, foi realizada a triagem dos inscritos no 18º Canto Moleque da Canção Nativa, que acontece de 7 a 9 de outubro de 2011 em Candiota. A atividade ocorreu no Hotel Ritter, em Porto Alegre, e teve, na Comissão Julgadora, o intérprete Marcelo Oliveira, o instrumentista Léo Pereira Filho, e o músico e compositor Marco Araújo. 



Como relatou o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Gil Deison Pereira, um total de 56 candidatos foram habilitados para se apresentarem no festival. A triagem selecionou os inscritos por categoria – Masculino e Feminino – Mirim (até 13 anos), Juvenil (14 a 17) e Especial (18 a 24). “Nossas expectativas são as melhores possíveis para esta edição. Tivemos mais de cem inscritos, todos com elevada qualidade artística”, salientou Pereira. Ele destacou, ainda, que “tivemos uma Comissão Julgadora formada por nomes renomados da música tradicionalista. Isto é importante, pois atesta a garantia de boas apresentações para o público”.


Representantes de 17 cidades do Rio Grande do Sul vão se apresentar.

Além de Candiota, jovens artistas de Santa Maria, Santana do Livramento, Quaraí, São Gabriel, Bagé, Porto Alegre, Rosário do Sul, Guaíba, Gravataí, Ivoti, São Leopoldo, Dom Pedrito, Sapucaia do Sul, Lavras do Sul, Pedro Osório e Pelotas também estarão no palco.

Para o secretário, o festival configura-se como um berço de novos talentos. “Para nós, também é um orgulho vermos jovens aqui do município subindo no palco. Este ano, serão oito, dos quais quatro sobem ao palco pela primeira vez”, enalteceu, ao mesmo tempo em que comentou que “acredito que isto demonstra que os investimentos que fazemos, desde a formação destes artistas, possibilitando capacitações, até a disponibilização de espaços para divulgação de seus trabalhos, como é o caso do Canto Moleque, estão dando resultados positivos”.


Clique aqui e veja os classificados.

Satélite cai no Canadá

O Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês), que tem o tamanho de um ônibus e pesa seis toneladas, caiu na Terra na madrugada deste sábado.

A Nasa afirmou em um comunicado que o satélite caiu na Terra entre 0h23m e 2h09m (no horário de Brasília). "O momento exato da entrada na atmosfera e o local do impacto não são conhecidos com certeza", diz a nota. O local de entrada na atmosfera foi sobre o Oceano Pacífico.

De acordo com relatos de moradores no Twitter, fragmentos do equipamento caíram na região de Okotoks, uma cidade ao sul de Calgary, no oeste do Canadá. Antes de cair, sobrevoou, além do Canadá, a África e a Austrália.

Frase da Semana

Enquanto PDT e PSDB lutam pelo vice para chegar a Vitória em 2012, em 2011 o Vitória deu o vice para João Emilio.

Fabricação de carvão apartir do lixo

Por: Anselmo Malaguês

Já que os assuntos relativos a geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e resíduos sólidos estão sempre na pauta em Candiota, encaminho um link sobre fabricação de carvão a partir do lixo, bem como sugiro visitar a página www.usinaverde.com.br, para conhecerer esta iniciativa incrível para tratar a questão dos resíduos sólidos de uma comunidade.

Tenho uma preocupação também sobre o futuro do carvão, visto que sou um trabalhador da área de geração de energia, e o tema, de uma maneira bem realista, carece de maiores esclarecimentos nos meios de comunicação e junto à comunidade.

Para se ter uma ideia, as usinas térmicas a carvão operaram a plena carga em pleno inverno (causando desgastes desnecessários e prejuízos em função da falta de manutenção adequada) e, por sua vez, as hidrelétricas funcionaram com baixa carga no inverno, causando com isso cheias nos reservatórios e, consequentemente, inundações como essa que aconteceu recentemente em SC, no Vale do Itajaí, pois as empresas geradoras se obrigam a abrirem as comportas de suas barragens, por motivos de segurança.

Daí, é prejuízo e mais prejuízo...
Falta planejamento estratégico para a ANEEL.
Fora isso, um grande abraço.

http://www.ufmg.br/boletim/bol1677/3.shtml

domingo, 25 de setembro de 2011

Campeonato de Futsal de Candiota - Vitória é o grande campeão

O Vitória F. C. foi o grande campeão do campeonato de futsal de Candiota.


Começou pelo juvenil, onde venceu o Brooklyn 6 a 3 e sagrou-se campeão invicto da categoria com 100% de aproveitamento. Campanha de campeão.


No veterano a sina do 8 para o Benfica. Depois de um começo ruim de campeonato, perdendo duas partidas por 8 a zero, se recuperou e foi a final. O Simca, também chamado de Galáticos, fez uma campanha digna de campeão e venceu a final por 8 a 1. 


E na prata o Industrial perdeu por 6 a 2 para o Reciclagem que ergue a taça da categoria. Mas lutou bravamente e no próximo ano estará na elite do futsal de Candiota.


E na ouro. Que sina da João Emilio hein!!!! A João Emilio fez uma campanha até a final irrepreensível. Na semifinal venceu com folga e foi para a final com tudo para erguer a taça novamente depois de dois anos de jejum. E começou o jogo decido a ser campeão. Fez três a zero no primeiro tempo com os três gols de Dionlenon. Tinha o controle do jogo até os 14 minutos do segundo tempo, quando fez a quinta falta e teve um jogador expulso. O vitória converteu a falta. 3 a 1 e apartir daí o Vitória tomou conta do jogo fez 3 a 2 e em seguida empatou e faltando 4 minutos teve também um jogador(Coxinha) expulso. Mas segurou os 2 minutos com um a menos na quadra sem levar gol e quando o quarto jogador entrou fez o quarto gol. Faltava 1 minuto quando a João Emilio empatou e levou a partida para os penaltis. Final de jogo 4 a 4 e o filme de 2010 se repetiria.


Dionlenon que fez tres gols durante o jogo começou errando a primeira penalidade. Deiber que era um dos melhores em quadra da João Emilio também errou. Enquanto isso o Vitória não perdia um. E assim terminou. 4 a 2 para o Vitória nos penaltis. Agora o Vitória coleciona taças em Candiota e a João Emilio segue a sina de vice.


Baita final com bons jogos e casa cheia. Isso sem falar no jogos dos deficientes visuais que emocionou a todos presentes.


O campeonato de Futsal de Candiota é um sucesso.


Em breve as fotos dos campeões de 2011.

sábado, 24 de setembro de 2011

Campeonato de Futsal de Candiota - FINAL

É hoje a grande final do campeonato de futsal de Candiota.

Juvenil: Vitória e Brooklyn
Veterano: Benfica e Simca
Prata: Reciclagem e Industrial
Ouro: João Emilio e Vitória

Convenção do PMDB de Candiota

É amanhã a convenção do PMDB de Candiota, apartir das 10h da manhã até das 17h.


O atual presidente Gildo Feijo, convida a todos os filiados e simpatizantes para participarem. 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Frases da Semana

Trata-se de assegurar a apresentação das contas, a fiscalização e a participação dos cidadãos, criando uma relação de mão dupla permanente entre governo e sociedade"
Dilma Rouseff, Presidenta falando sobre a importância das redes sociais.


"Alcançamos o nosso principal objetivo que era integrar a comunidade nos festejos e reunir as entidades nas confraternizações"
Gil Deison Pereira, Secretario de Cultura, sobre o desfile farroupilha


"Do ponto de vista energético, o carvão não é necessário e do ponto de vista ambiental, não é desejável"
Mauricio Tolmasquin, Presidente da EPE



"As bancadas continuam com posição firme em defesa do carvão mineral e que, caso o Planalto não se manifeste sobre o assunto nos próximos dias, a pauta de votação no Congresso Nacional será obstruída"
Paulo Pimenta, Deputado Federal, falando da pressão no governo federal para inclusão so carvão nos leiloes de energia

Prefeito de Bagé recebe parecer desfavorável à aprovação das contas

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) emitiu parecer desfavorável às contas do prefeito de Bagé, no exercício de 2009, na tarde desta quarta-feira (21). Luís Eduardo Colombo dos Santos foi multado em R$ 1,5 mil, valor máximo previsto em lei estadual, e terá de devolver aos cofres públicos R$ 151.557,10.

Entre as irregularidades apontadas, estão o pagamento de 13º subsídio ao prefeito e vice-prefeito sem previsão legal e indenização sem a devida prestação de contas.
O administrador Carlos Alberto Gularte Fico recebeu parecer favorável à aprovação das contas. O relator do processo, conselheiro Iradir Pietroski, fixou prazo de 30 dias para comprovação do recolhimento dos valores. Da decisão, cabe recurso.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Campeonato de Futsal de Candiota - Semifinais 2

Definidos os finalistas do Campeonato de Futsal de Candiota. Mais uma vez com jogos eletrizantes, bem disputados e com casa cheia.


No Juvenil o Brooklyn empatou com o Manda Brasa e avançou as finais. Vai enfrentar o Vitória. Torço pela gurizada do Brooklyn.


No veteranos o Simca venceu o Santos e confirmou o favoritismo dos galaticos. A final vai ser DEMAAAAIS com o Benfica.


Na prata o Reciclagem venceu o Garra Jovem por 5 a 2. Esse para mim foi zebra, massss. O Reciclagem enfrenta o Industrial na Final. O Industrial vai vencer na raça. Quem duvida?


E na ouro a João Emilio não deu chances para o bom time da Vila Operária. Em noite inspirada, Buiú, John Lenon e Vladi fizeram a diferença e colocaram a João Emilio em mais uma final. 5 a 2 para a João Emilio Futsal. Desta vez para enfrentar o Vitória e brigar pelo titulo que bateu na trave nos dois últimos anos.


Tudo será decidido no sábado. 


Juvenil: Vitória e Brooklyn
Veterano: Benfica e Simca
Prata: Reciclagem e Industrial
Ouro: João Emilio e Vitória


E vocô leitor, quem você acha que serão os campeões de 2011? Comente e deixe sua opnião.

Satélite da NASA pode cair a qualquer momento em qualquer lugar

Um trambolho espacial (satélite UARS-Upper Atmosphere Reserch Satellite)  de seis toneladas colocado em órbita em 1991 e transformado em lixo espacial atingirá qualquer superfície da Terra a qualquer momento.


Ele pode acontecer a qualquer momento entre quinta-feira 22 e sábado 24. Isso porque ocorreu um forte aumento na atividade solar no início desta semana, sempre segundo a NASA.


Não existe por enquanto previsão do local da queda. O satélite é considerado um dos maiores artefatos que se transformaram em lixo especial. Por isso não deve se auto-consumir em chamas ao entrar nas camadas mais densas da atmosfera.


A NASA calcula que 26 pedaços grandes atingirão a superfície, o maior deles com cerca de 150 quilogramas.


Salve lansã, Orixá dos ventos. Rainha das tempestades, que afugente este lixo para que caia bem longe do aterro sanitário da metade sul.

Seminário com municípios da Metade Sul em Candiota

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, participou, na quarta-feira, dia 21, de uma reunião no Ministério de Integração Nacional (MIN), em Brasília. O objetivo foi preparar a realização de um seminário em Candiota onde devem participar representantes de todos os municípios da Metade Sul do RS.


Conforme o prefeito, o evento a ser realizado no município tem como objetivo debater políticas públicas de infraestrutura e de atividades produtivas para as cidades onde existem atividades de Agricultura Familiar, de assentados da reforma agrária e de comunidades quilombolas.


O Seminário está previsto para ocorrer no próximo dia 29 de setembro, a partir das 9h30, no CTG Batalha do Seival, no interior do município. A expectativa é que lideranças políticas de todas as esferas governamentais, bem como integrantes de entidades sindicais e instituições de pesquisa estejam presentes.

Aumenta pressão pela inclusão do carvão no leilão

A mobilização das lideranças dos dois estados está fazendo com que o Governo Federal revise o planejamento energético brasileiro. Diante desse contexto, os parlamentares decidiram, em audiência conjunta, realizada na noite de quarta-feira (20), na Câmara Federal, intensificar as ações em Brasília.


Antes do início da reunião, a Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, comunicou para as bancadas que a inclusão do carvão no próximo leilão energético está sendo analisada pelo Planalto e pelo Ministério de Minas e Energia. Ainda segundo Ideli, a decisão sobre o assunto será tomada exclusivamente pela Presidente Dilma Rousseff, que está participando da Assembléia-Geral da ONU, em Nova Iorque.


De acordo com o líder da Bancada Catarinense, deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC) a Ministra também informou que, após o retorno da Presidente, esta pauta será tratada em uma reunião de trabalho, que também terá a presença do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que coordena a Bancada Gaúcha, reitera confiança na Presidente Dilma, que é profunda conhecedora do tema, além ser uma pessoa sensível aos pleitos do Rio Grande do Sul.  Conforme o parlamentar gaúcho, não seria coerente deliberar qualquer ação com a Presidente fora do país.




Pimenta reforça que as bancadas continuam com posição firme em defesa do carvão mineral e que, caso o Planalto não se manifeste sobre o assunto nos próximos dias, a pauta de votação no Congresso Nacional será obstruída como forma de aumentar a pressão sobre o Poder Executivo Federal. Os parlamentares buscam a prorrogação do prazo para habilitação de propostas no próximo leilão.


Mineiros prometem realizar manifestações nos dois estados. Conforme lideranças sindicais, diversos protestos estão sendo organizados nos dois estados. O bixo vai pegar.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Campeonato de Futsal de Candiota - Semifinais

Terminou agora a pouco a primeira semifinal do Campeonato de Futsal de Candiota com grandes jogos.


E a noite não era do Vila Airton.


Começou perdendo no Juvenil para o Vitória por 7 a 6.


No veterano o Benfica mostrou que é copeiro e depois de um começo de campeonato desastroso, venceu o Padaria Doce Pã por 3 a 2.


Na prata o Industrial não levou em conta o favoritismo do Pinheiro e mesmo depois de inciar o jogo perdendo por 3 a 0 virou a partida e venceu por 6 a 5. O Industrial é a surpresa boa do campeonato, com grande parte da gurizada de Candiota. Vai em frente e agora com a moral de vencer o grande favorito.


E na ouro o Vila Airton que jogava pelo empate não jogou nada e perdeu para o bom time Vitória por 5 a 2 que vai a final.


Amanhã, 22, temos a outra semifinal com os seguintes jogos:

Juvenil: *Brooklyn x Manda Brasa
Veterano: *Santos x Simca
Prata: *Industrial x Reciclagem
Ouro: *Vila Operária x João Emilio
*Joga pelo Empate

20 de setembro em Candiota

Mais de 3 mil pessoas acompanharam ontem na Av. 24 de Março em Candiota o desfile Farroupilha que encerrou os festejos da Semana Farroupilha na Cidade.

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Gil Deison Pereira, avaliou como positivas as ações desenvolvidas durante a Semana. “Acredito que alcançamos o nosso principal objetivo que era integrar a comunidade nos festejos e reunir as entidades nas confraternizações”, apontou. 

O desfile temático foi um dos pontos altos da semana. As entidades a cada ano estão mais organizadas e estão levando cultura e entretenimento a população.

As atividades reuniram tradicionalistas, cavalarianos, participantes de invernadas artísticas e crianças. Participaram do desfile, integrantes do PTG Raízes do Seival, PTG Combate do Seival, CCTG Lanceiros da Liberdade, CTG Batalha do Seival, CTG Luiz Chirivino, PTG da Chirca, PTG Sinuelo da Tradição e PTG Garão do Potro.


Logo após aconteceu o show de encerramento com Elton Saldanha que animou a gaúchada.

Uma baita festa que ja virou marca registrada em Candiota.

Abaixo algumas fotos de Felipe Valduga









PMDB de Candiota realiza convenção



O PMDB de Candiota realiza no próximo domingo a sua convenção municipal que vai eleger o novo diretório, conselhos e executiva municipal.


A atividade acontece na sede do partido e começando as 10h e terminando as17h.

Redes sociais garantem transparência de governos

A presidenta Dilma Rousseff ressaltou ontem (20) a importância do acesso à internet e das redes sociais para a promoção de governos mais transparentes, durante o encontro do Governo Aberto, evento que ocorreu em paralelo à 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo engloba 60 países que se comprometem a discutir e a executar políticas públicas transparentes. A partir dessa ação, os membros que integram o grupo pretendem colocar em prática medidas internas de transparência e prestação de contas.

Dilma defendeu que o uso das redes sociais é essencial para a promoção de governos mais acessíveis ao cidadão e para a melhoria dos serviços públicos como saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente. “A internet e as redes sociais vêm desempenhando um papel cada vez mais importante para a mobilização cívica na vida política. Vimos o poder dessas ferramentas no despertar democrático dos países do Norte da África e do Oriente Médio sacudidos pela Primavera Árabe”.

Segundo ela, a divulgação desses dados na internet não permite apenas o acesso individual dos cidadãos, mas “trata-se também de assegurar a apresentação das contas, a fiscalização e a participação dos cidadãos, criando uma relação de mão dupla permanente entre governo e sociedade”. Dilma mencionou também que há uma “positiva vigilância da imprensa” que não é submetida a constrangimentos por parte do governo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Desfile da Semana Farroupilha de Candiota acontece amanhã

Amanhã acontece o tradicional desfile de cavalarianos e temático da Semana Farroupilha de Candiota. A atividade, que inicia às 14h e ocorre na Praça de Dario Lassance, marca o encerramento dos festejos.

Como salienta o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Gil Deison Pereira, a expectativa é que o público compareça em grande número e prestigie os desfiles. Apenas de participantes, são esperados mais de 500 integrantes.

Ainda, na oportunidade, o público poderá prestigiar show com o músico Elton Saldanha. A atividade ocorre logo após a conclusão do desfile, em palco montado na Praça. Em caso de mau tempo, as atividades artísticas serão transferidas para o Ginásio Municipal de Dario Lassance.

domingo, 18 de setembro de 2011

O Bairrista



O Site O Bairrista tem sido a febre da internet do Rio Grande do Sul. 


O O Bairrista é uma publicação periódica do Grupo Nacional Riograndense de Comunicação. A redação é formada por gaudérios contemporâneos que se juntaram todos na Capital Federal, Porto Alegre. O noticioso ainda tem colaboradores espalhados pelo restante do país, em pagos prá lá de distantes.

Os administradores fazem sátiras com notícias altamente bairristas e vale a pena dar uma conferida. O endereço é http://obairrista.com


Abaixo algumas manchetes do portal

Entrevista Bairrista: Presidente Tarso

Tolmasquim e o carvão

Do ponto de vista energético, o carvão não é necessário e do ponto de vista ambiental, não é desejável.

O plano de construção de quatro novas usinas nucleares no Brasil até 2030 está sendo reavaliado, de acordo om o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim.

"No curto prazo, só temos a construção de Angra 3, não tem nenhuma outra usina planejada. No médio prazo, a gente tem a construção de mais quatro usinas até 2030, mas isso é uma questão que está em suspenso justamente por causa do que aconteceu (em Fukushima, no Japão)", disse ele a jornalistas.

Mais cedo, em evento no Rio de Janeiro, o ministro Edison Lobão, disse que o governo vai manter o plano de expansão de energia nuclear. Ele mencionou quatro novas usinas além de Angra 3.

O programa nuclear de diversos países vem sendo reavaliado depois do desastre com as usinas de Fukushima no Japão, após terremoto e tsunami em março.

Tolmasquim reafirmou que a prioridade do governo brasimeiro ainda é o desenvolvimento da fonte hidrelétrica, mas que as fontes eólica, de biomassa e a gás natural também contuinuam com perspectiva de crescimento.

Já o carvão mineral não é necessário, disse Tolmasquim. Ele explicou que, com os compromissos de redução de emissão de gases do efeito estufa estabelecidos pelo Brasil, fica difícil justificar a geração de energia elétrica a carvão.

"Do ponto de vista energético, o carvão não é necessário e do ponto de vista ambiental, não é desejável", disse.

Representantes do segmento de carvão se reuniram na quarta-feira com o Ministério de Minas e Energia e reivindicaram a participação dessa fonte nos leilões de energia.

Tolmasquim disse que não participou da reunião.
SOBRA DE ENERGIA 

O presidente da EPE disse que o Brasil está em uma situação confortável de sobra de energia elétrica. A sobra de energia será de cerca de 5 mil megawatts médios (MW médios) em 2013 e ultrapassará esse volume em 2014.

"Em 2012, tem um pouco menos que isso mas já tem um excedente", disse Tolmasquim, minimizando o impacto de atraso de entrada em operação de algumas térmicas.

O presidente da EPE disse ainda que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) estão avaliando o que será feito em relação a essas usinas e, caso seja necessário, eventualmente, caçar a autorização para operação das usinas. "É claro que não se vai caçar se as usinas só estiverem atrasadas e forem entrar", afirmou.

sábado, 17 de setembro de 2011

Hoje é dia de Futsal

Começa hoje as semifinais do futsal em Candiota


Os quatro jogos previstos devem garantir grande público no Ginásio de Dario Lassance. 

Juvenil: *Vitória x Seva
Veterano: *Padaria Doce Pã x Benfica
Prata: *Pinheiro x Garra Jovem
Ouro: *Seva x Vitória
*Jogam pelo empate


Pequeno Grande Atleta

Também no sábado, acontece a terceira rodada do Campeonato de Futsal do projeto Pequeno Grande Atleta (PEGA). Na oportunidade se enfrentam as equipes do Palmeiras contra as do AEJE, nas categorias fraldinha, pré-mirim e mirim. Os jogos iniciam às 15h e acontecem no ginásio de Dario Lassance. 

Curso de arbitragem em Candiota

Na última quinta-feira, dia 15, iniciou o curso de arbitragem de futsal e futebol de campo promovido pela Prefeitura de Candiota, através do Departamento de Esporte em parceria com o SESC/RS.

A atividade conta com 22 participantes inscritos. “A finalidade é capacitar esse pessoal e para depois apitarem jogos em nosso município e municípios vizinhos”, argumenta o coordenador de Esportes, Valdenir de Almeida (Preto).

Candiota estabelece regulamentação para o comércio ambulante

Com o objetivo de regulamentar o funcionamento do comércio ambulante do município, o prefeito em exercício de Candiota, Juliano Lazzare Corrêa, assinou, na última quinta-feira, dia 15, o decreto nº 3029.

O documento atende o artigo 1º da Lei Complementar nº 018/05, que institui as medidas a cargo da municipalidade relativas à higiene, à ordem, à segurança, aos bens de domínio público e ao funcionamento de estabelecimentos em geral.

A partir do decreto, uma série de ações ficam vetadas: 1 – estacionar veículos, trailers, bancas e/ou churrasqueira em canteiros ou passeios do interior de praças públicas, exceto em dias de eventos e mediante autorização da Administração Municipal; 2 – fixar-se com finalidade de comercializar quaisquer produtos alimentícios e/ou bebidas em distância inferior a 100 metros de distância dos quiosques existentes nas praças do município, exceto em dias de eventos e com autorização; 3 – comercializar lanches e bebidas em distância inferior a 60 metros de estabelecimentos comerciais que promovam bailes; 4 – utilizar energia elétrica de domínio do poder público municipal sem autorização prévia.

“Este documento regulamenta uma matéria até então não definida. Isto vai evitar, entre outras coisas, a concorrência desleal entre estabelecimentos fixos e ambulantes”, explica o secretário de Administração e Finanças, José Carlos Granato.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Grande baile dos Serranos em Candiota

Evento arrecadou alimentos para comunidade carente
Na noite de quarta-feira, dia 14, um grande show com o grupo Os Serranos assinalou a abertura oficial da Semana Farroupilha em Candiota. O evento, realizado no Ginásio de Dario Lassance, reuniu um público superior a duas mil pessoas.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Gil Deison Pereira, o número de presentes atestou o sucesso da atividade. “Acredito que superamos as expectativas. Tivemos várias pessoas de outras cidades, o que confirma a força do tradicionalismo no município e região”, avaliou ao dizer que “foi um belo momento de integração entre as entidades tradicionalistas”.

Doação 

Para prestigiar a apresentação, a comunidade teve que contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível. Após a atividade e feita a contagem do material, foram contabilizadas quase duas toneladas de alimentos arrecadados.

Como salienta a primeira-dama, Ana Scholl, estes números demonstraram o interesse dos candiotenses em ajudar a quem mais precisa. “Foram cerca de dois mil quilos de alimentos reunidos em apenas uma noite. Queremos agradecer a população do município e de outras cidades da região, que estiveram presentes, por este belo gesto”, destacou. Todo o material arrecadado será repassado para famílias em vulnerabilidade socioeconômica do município.

Serviço de recolhimento de animais

A partir da próxima semana, passa a vigorar o serviço de recolhimento de animais de grande porte soltos em vias e logradouros públicos de Candiota. Anunciado no mês de julho, o novo procedimento passava por ajustes antes de entrar em operação.

De iniciativa e execução por parte da Prefeitura Municipal, a ação está embasada na Lei Complementar nº 018, de 20 de dezembro de 2005, que institui Código de Posturas à Municipalidade referente a diversos temas, entre eles, o de cuidados com animais.

O secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar, Fabiano Oswald, lembra que antes de iniciarem oficialmente os trabalhos, a Prefeitura de Candiota promoveu uma ação de conscientização da população. “Divulgamos o começo do serviço de recolhimento, como seria executado, e orientamos sobre os cuidados necessários com os animais”, relatou. Ele salienta que, a nova medida, vale também para os animais que estiverem “atados” junto aos espaços públicos.

Como vai funcionar o serviço? 

Para a execução dos trabalhos, um caminhão para o transporte dos animais foi contratado pela prefeitura via licitação. Além disto, o poder público viabilizou um espaço adequado para a instalação dos animais recolhidos – o endereço não será divulgado por medidas de segurança.

Quando ocorrer a apreensão, uma notificação será emitida ao proprietário do animal. Este, deverá efetuar a retirada, em um prazo máximo de cinco dias, e arcar com o pagamento de multa e diárias. O procedimento deverá ser realizado junto à Secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar. Se ultrapassado o período, em caso da não retirada, o município terá autonomia para encaminhar o animal para leilão.

Os custos estabelecidos, conforme previstos em Lei, são de 4% da URM (Unidade de Referência Municipal) para a multa. Isto representa um valor de R$ 14,03. Já as diárias serão de 5% da URM, ou R$ 17,54 por dia. Além disto, o proprietário deverá arcar com um custo de R$ 1,75 por quilômetro rodado, necessários para o transporte do animal no momento do recolhimento.

Para a obtenção de mais informações ou denunciar a presença de animais soltos em vias e logradouros públicos, a comunidade deve entrar em contato com o responsável pelo serviço no município, Luis Abreu. O telefone para contato é (53) 99313400.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pegar ou largar

Por: Parsifal Pontes 

Preocupados com a iminente regulamentação da emenda 29, que fixa um percentual mínimo para gastos com saúde nas três esferas da federação, os governadores pressionam o Planalto por recursos específicos para a área. 


O Planalto ensaia abrir o sepulcro e ressuscitar a CPMF, crismada com nova sigla: seria a CSS, Contribuição Social para a Saúde. 
Os governadores estão ariscos a dar apoio ao milagre e os deputados federais também: em 2012 haverá eleições municipais e ninguém quer arcar com o desgaste de "inventar" mais uma tungada no bolso do respeitável público. Preferem que o reforço de caixa para a saúde venha de outras fontes, como das entradas do pré-sal, por exemplo. 


No meio dos salamaleques a presidente Dilma chutou o balde e mandou dizer aos governadores que "ou é a CSS ou é nada". 
Eu tenho insistido que é preciso mais recursos à saúde, todavia, dificilmente, mesmo em havendo mais recursos, a saúde vai melhorar se não sofrer um formidável choque de gestão em todos os níveis. 

Carvão mineral é assunto em Brasília

Comitiva de Candiota na Audiência pública do Senado
Pessoal, os dias tem sido de intenso trabalho na capital federal em defesa do carvão mineral e a minha percepção é que estamos no caminho certo. Até o momento estamos construindo uma solução para Candiota de forma séria, firme e crescente desde os movimentos em Candiota, Minas do Leão e Santa Catarina. 


O primeiro dia foi marcado pela audiência publica proposta pelo senador Pain que reunião 200 pessoas, entre elas os guerreiros Cadiotenses que estavam presentes depois de mais de 30 horas de viagem. Esta foi importante por que apartir dali uma grande estratégia de mobilização foi montada.


Reunião das Bancadas Gaúcha e Catarinense
Agora em Brasília, no parlamento (Câmara e Senado) as bancadas gaúcha e catarinense, pela primeira vez, estão unidas em torno de uma única pauta e ja falam em obstrução da pauta. E no planalto o assunto ja esta em discussão no centro do governo. 



Reunião com ministro Edson Lobão - Foto: Arthur Hugen
Na reunião de ontem com o ministro Adson Lobão, que contou com a presença de em torno de 60 pessoas, sendo, 3 senadores, mais de 20 deputados estaduais e federais, Secretário de Infra-estrutura e logística Beto Albuquerque, empresários do setor, prefeitos, vereadores e lideranças a pressão foi muito grande. O ministro disse que a decisão da portaria 498 que barra o carvão mineral é efeito dominó de uma tratado (Copenhague), que virou lei, que foi regulamentada por um decreto que por sua vez gerou a portaria. Em suma, ele tirou o corpo fora, mas se comprometeu em falar com a presidente sobre o assunto. E quando a coisa apertou e o clima ficou mais pesado, o ministro terminou a reunião. 


Os empresários Cesar Farias e Fernando Zancan ao final pegaram os assessores do ministro Lobão, Marcio Zimmerman e Altino Ventura e jogaram duro em uma discussão técnica acirrada.


O Deputado Fernando Marroni esteve no salão para participar da reunião, mas acabou se retirando. 



Ainda hoje a Ministra Chefe da Casa Cívil, Gleise Hoffmann, a ministra de relações institucionais Ideli Salvatti, o secretario geral de governo Gilberto Carvalho e o ministro Lobão, que ontem sentiu a pressão, vão conversar sobre o tema.


Os deputados e senadores com grande influência no governo estão a dois dias atuando na formação de opnião dos ministros mostrando a importância do carvão para o Sul do Brasil.


O tempo é curto, pois temos somente até o dia 20 de setembro, por coincidência ou não, data magma para nós gaúchos. Estou otimista e junto com a comissão de defesa do carvão mineral de Candiota trabalhando insistentemente para que possamos participar do leilão de dezembro.

Substituição do carvão por gás natural não desaceleraria o aquecimento global


Maior uso do gás natural diminuiria poluição, mas não reduziria a temperatura

Queima de carvão sempre esteve associada ao aumento da temperatura global, mas a emissão de sulfatos e outras partículas que resfriam o planeta durante o processo pode ter efeitos positivos também



Embora a queima de gás natural emita bem menos dióxido de carbono do que o carvão, a substituição de uma fonte de energia pela outra - proposta por especialistas em meio ambiente anteriormente - não seria capaz de desacelerar significativamente as mudanças climáticas. É o que afirma um estudo que o periódico científico Climatic Change Letters publica esta semana. 


A conclusão partiu da análise dos meios pelos quais a queima de cada combustível fóssil afeta o clima terrestre. Enquanto o carvão acelera o aquecimento por meio da emissão de dióxido de carbono, também libera grandes quantidades de sulfatos e outras partículas que, apesar de serem prejudiciais ao planeta, esfriam a atmosfera ao bloquear a entrada de luz solar. Já a queima de gás natural, por outro lado, libera quantidades incertas de metano – um potente gás do efeito estufa. 


Para avaliar o efeito de ambos na atmosfera, o pesquisador Tom Wigley, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas (NCAR, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, realizou algumas simulações em computador. "Uma utilização maior de gás natural reduziria as emissões de dióxido de carbono, mas de pouca ajuda seria em relação ao problema climático", diz Wigley. 


O pesquisador descobriu que uma redução de 50% na queima de carvão e um aumento correspondente de queima de gás natural levaria a um aumento de temperatura nos próximos quarenta anos de menos de um grau Celsius.


De acordo com o pesquisador, a 'perseguição' ao carvão deveria ser repensada. "Seja qual for a taxa de fuga do metano, você não pode fugir do aquecimento global que ocorrerá inicialmente, porque, não queimando o carvão, não teremos o efeito do resfriamento causado pelos sulfatos e outras partículas", explica Wigley. Ou seja: as chuvas ácidas e a poluição do ar diminuem, mas a temperatura na Terra aumenta. Além disso, o impacto da emissão de metano também depende da influência de outros gases – como o dióxido de carbono e óxido nitroso – capazes de segurá-lo por mais ou menos tempo na atmosfera.


Fonte: Revista Veja