quinta-feira, 31 de maio de 2012

CPI aprova quebra de sigilos da Delta Construções

Conforme matéria veiculada no jornal O Globo, a CPI do Cachoeira aprovou nesta terça-feira – 29, a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico da Delta Construções, a partir de 1º de janeiro de 2003 até hoje. 

O requerimento ganhou força depois que se revelou o uso de dinheiro de contas da Delta Nacional para abastecer empresas de fachada utilizadas pelo esquema de Carlinhos Cachoeira. 

O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), protagonista do polêmico torpedo enviado ao governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), foi o único a votar contra. 

O presidente da comissão, Vital do Rêgo, também anunciou o adiamento da votação do requerimento para a convocação dos governadores Marconi Perillo (Goiás), Agnelo Queiroz (Distrito Federal) e Sérgio Cabral (Rio de Janeiro). 

A aprovação do requerimento de quebra de sigilo da empresa Delta Construções provocou uma crise entre o PT e o PMDB na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira e ameaça a parceria entre os dois partidos na comissão. 

Deputados do PMDB afirmam que, a partir de agora, a comissão se transformará em uma CPI das empreiteiras, porque a Delta forma consórcio com outras empresas em diversas obras pelo País. Essas outras empresas e fornecedores também terão suas contas abertas. 

Contudo, é bom colocar as barbas do profeta de molho, pois a Delta Construções foi a empresa que liderou o Consórcio Sul Energia, para construção das obras civis da Usina Fase “C” de Candiota, maior obra do PAC no RS.  Confira abaixo a notícia retirada do site oficial da Delta.

Como diz o provérbio Chinês: “Esperem o melhor, prepare-se para o pior e receba o que vier”.


Governo do RS estuda integração energética com o Uruguai

Tarso Genro se reuniu com representantes uruguaios em Montevidéu
Crédito: Caco Argemi/Palácio Piratini/Divulgação TC7
Ainda não é desta vez que os atuais governantes irão contemplar novos projetos energéticos a partir do carvão mineral gaúcho, em especial de Candiota. 

Conforme matéria veicula no Correio do Povo, desta terça-feira - 29, o Rio Grande do Sul poderá exportar gás natural para o país vinho a partir de projeto da Petrobras. 

Nesta terça-feira, o governador Tarso Genro participou de reunião da embaixada do Brasil em Montevidéu, juntamente com uma comitiva gaúcha e os embaixadores João Carlos de Souza Gomes (do Brasil no Uruguai), Rui Pereira (do Brasil no Mercosul) e Carlos Alberto (cônsul do Brasil no Uruguai) e representantes da Petrobras e Eletrobras. 

Além dos projetos previstos e dos acordos já estabelecidos para fornecimento de energia elétrica e eólica, discutiu-se a possibilidade do RS fornecer gás para o Uruguai. Isso seria realizado a partir do acordo firmado em fevereiro deste ano entre governo, Petrobrás e as coreanas Hyundai e Samsung para instalação de um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) na cidade de Rio Grande. 

Atualmente, o Brasil tem dois terminais de regaseificação, um no Rio de janeiro e outro no Ceará. Um terceiro está sendo construído na Bahia. 

O investimento no RS pode chegar a U$ 5 bilhões e deve triplicar o volume de gás disponível no Estado. A tendência é que a planta de regaseificação tenha capacidade de produção de 7 milhões de metros cúbicos ao dia. Parte será destinada a fábrica de fertilizante e o restante será distribuído para geração de eletricidade e consumo industrial.

Candiota lança Campanha do Agasalho 2012

A busca por garantir proteção do frio às famílias mais necessitadas ganhou um reforço em Candiota. Desde quarta-feira, dia 30, a Prefeitura Municipal, via Gabinete da Primeira-Dama, iniciou a edição 2012 da Campanha do Agasalho. 

O lançamento ocorreu à tarde, em ato realizado no Ginásio Dario Lassance. A arrecadação, por sua vez, iniciou ainda no período da manhã. “Instalamos um ponto de coleta na praça da Vila Operária e visitamos as casas do bairro coletando doações”, relatou a primeira-dama, Ana Scholl. Ela adiantou que para agilizar o processo de repasse às famílias mais necessitadas, o trabalho de seleção e separação das primeiras peças já teve início. “Queremos garantir a entrega de forma imediata”, justificou. 

Mesmo em início de Campanha, o resultado do primeiro dia de arrecadação pode ser bastante comemorado. “Somente com o trabalho efetuado na Vila Operária e aqui no Ginásio (Dario Lassance), somamos mais de quatro mil peças arrecadadas. Isto demonstra a solidariedade da população candiotense. Com certeza, será um auxílio e tanto para os que precisam”, enalteceu a primeira-dama. 

A partir de agora, os postos de saúde urbanos e as secretarias municipais servirão como pontos de coleta. Mesmo assim, empresas interessadas em instalar um espaço oficial de arrecadação, podem efetuar a solicitação através do telefone (53) 32458018, nos ramais 213 e 214. O contato também serve como serviço de tele-agasalho. 

As famílias a serem beneficiadas integram um cadastro socioeconômico desenvolvido e atualizado pela Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Renda.

Dia do Desafio mobiliza candiotenses

O Dia do Desafio, promovido pelo SESC, movimentou Candiota na quarta-feira. Ao todo, foram sete diferentes atividades propostas para mobilizar a população. A movimentação iniciou ainda na meia-noite do dia 29 para o dia 30, no Ginásio Municipal, com jogos de vôlei e futsal, nas modalidades feminino e masculino, com a participação de jovens e idosos.

Já na manhã e tarde de quarta-feira, foram desenvolvidas atividades físicas com grupo de idosos, aula de judô e karatê para o público presente, além da gincana escolar no Ginásio Dario Lassance. “O Dia também contou com um grupo de monitores da área de Educação Física, que visitaram secretarias municipais e empresas da cidade para desenvolver ações como ginástica laboral e recreação”, acrescentou o coordenador do Dia do Desafio em Candiota, Anderson Teixeira.

Outras ações que ocorreram, em paralelo, na data também contaram pontos para o município. Foram os casos da arrecadação de roupas, cobertores e calçados da Campanha do Agasalho e os jogos de futsal disputados junto às Olimpíadas Estudantis.

Conforme relata o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Gesiel dos Santos, o Dia do Desafio propõe que pessoas de todas as idades estejam unidas com o mesmo objetivo: se exercitar e adotar hábitos saudáveis. “É um momento de integração onde toda comunidade se envolve realizando atividades de exercício físico por, pelo menos, 15 minutos neste dia”, relatou. Neste ano, o município enfrenta a cidade paulista de Natividade da Serra.

Estiagem em Candiota ainda é problema

Para amenizar os impactos da estiagem, desde quarta-feira, dia 30, Candiota conta com um auxílio importante para garantir o abastecimento das famílias mais afetadas pela estiagem que atinge o município. Isto porque o Exercito Brasileiro, através da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Bagé, disponibilizou um caminhão-pipa específico para a distribuição de água potável.

Conforme relata o vice-prefeito e presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Paulo Brum, o equipamento chegou ao município na quarta-feira e já iniciou o trabalho de distribuição. “Solicitamos este auxílio e prontamente fomos atendidos. Temos uma situação difícil na área rural devido a falta de chuvas. Muitas famílias dependem desta ajuda”, enfatizou. Segundo ele, o serviço deve ser executado por, no mínimo, 15 dias. A perspectiva é que cerca de 300 famílias devam ser beneficiadas. “Temos que agradecer, mais uma vez, ao Exército, pelo auxílio que tem prestado ao município sempre que solicitado”, concluiu.

No início de maio, o município foi beneficiado pela Defesa Civil do Estado com 900 cestas básicas para serem distribuídas junto às famílias rurais. “Este auxílio também atendeu a uma de nossas solicitações e auxiliou na amenização da difícil situação dos moradores do interior mais afetados pela seca”, comentou. Este trabalho já foi concluído.

Em 2012, a Prefeitura de Candiota decretou Situação de Emergência no dia 9 de janeiro e, em abril, prorrogou a medida.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Uso eleitoral da máquina administrativa e compra de voto poderá dar 5 anos de prisão

A comissão de juristas responsável pela reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta segunda-feira (28) o aumento da pena para o crime de uso eleitoral da máquina estatal.

O crime, que consiste em usar verba, local, instrumentos ou pessoal da administração pública (direta ou indireta) para beneficiar partido, coligação ou candidatos, tem atualmente pena de até seis meses de prisão.

Para o relator da comissão de juristas, o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, a pena é irrisória, o que torna a previsão do crime ineficiente. A pena aprovada pelos juristas vai de dois a cinco anos de prisão.

Outra mudança foi a divisão do crime de corrupção em ativa --quem compra votos-- e passiva --quem vende votos.

A comissão considerou que quem compra ou tenta comprar votos deve ter pena maior (2 a 5 anos) do que quem vende (1 a 4).

Outra alteração ressaltada pelo relator é a possibilidade de o juiz deixar de aplicar a pena de corrupção passiva ao eleitor que vendeu seu voto, desde que este esteja com situação comprovada de miserabilidade.

Assembleia define delegados e propostas de Candiota para o Orçamento Estadual 2013

Foto

No último sábado, dia 28, um total de 76 pessoas estiveram reunidas no Ginásio Municipal de Dario Lassance, em Candiota, para elencar propostas para o Orçamento Participativo Estadual 2013. O encontro teve como objetivos escolher projetos e eleger delegados municipais para serem levados à etapa regional, que acontece dia 9 de junho, na Câmara de Vereadores de Candiota.

No início da atividade, o coordenador do Orçamento Participativo Estadual, Mateus Azevedo, enumerou os temas norteadores das propostas a serem apresentadas e explicou detalhes a respeito do processo.

Na ocasião o município elegeu três delegados. Os eleitos foram Márcio Rinaldo Oliveira, Maria Eulália Gonçalves Pereira e Osmar Porto da Conceição. Seus respectivos suplentes foram Cristiano de Ávila, Eliane de Brito e Manuel Eurico do Santos.

Conforme informa Azevedo, os delegados possuem a função de levar as prioridades da sua comunidade para o Fórum Regional, “eles são o elo de comunicação entre a comunidade, o fórum e o Governo Municipal” informou Azevedo.

Como principal meta da Assembleia, o município elegeu um total de dez projetos como prioridades para serem desenvolvidos no município, a partir de recursos do Estado, através do Orçamento de 2013. Após levantadas, discutidas e votadas, as propostas foram escolhidas na ordem abaixo:

-Desenvolvimento Econômico: Fomento e incentivo à criação e fortalecimento de cadeias produtivas de economia solidária – R$ 250 mil;
-Desenvolvimento rural: Apoio a Cadeia Produtiva do Leite – R$ 150 mil;

Ação 2: Fortalecimento Socioeconômico de Comunidades Quilombolas – R$ 200 mil;
-Saúde: Revitalização dos Postos de Saúde de Candiota – R$ 500 mil;
-Segurança Pública: Aquisição de Nove conjuntos de Roupas de Aproximação ao Fogo para o Corpo de Bombeiros e Aquisição de uma Viatura Pick Up para a BM – R$ 250 mil;
-Irrigação: Implantação de sistemas de distribuição e abastecimento de água em zonas rurais – R$ 300 mil;
-Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Equidade de Gênero: Centro de Referência Regional para Atendimento as Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades – R$ 900 mil;

Ação 2: Promoção de Capacitação Profissional para o Mundo do Trabalho - R$ 100;
-Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza: Apoio a Ações de Geração de Trabalho e Renda – 100 mil;
-Educação Básica, Profissional e Técnica: Construção / Recuperação /Ampliação e Reforma de Escolas – R$ 100 mil;

Demandas estratégicas
Na ocasião também foram escolhidos cinco projetos estruturantes. Confira abaixo:

Social:
- Incentivo e Fomento a Empreendimentos de Economia Solidária na Região da Campanha;

Infraestrutura:
- Programa Água para Todos na Região da Campanha;
- Pavimentação da Via Transcampesina;
- Estruturação da Área de Segurança Pública na Região da Campanha;
- Fortalecimento da Uergs na Região da Campanha.

Residencial Candiota começa a ser construído

Foto: Felipe Valduga

Desde o início da semana, já são construídas as primeiras unidades do Residencial Candiota. O empreendimento erguido no município teve seu contrato assinado em abril e, desde então, concentrava os trabalhos na preparação da área do futuro complexo habitacional, além da implantação das instalações da empresa responsável – Construtora ACPO. 

Conforme o engenheiro residente da ACPO, Daniel Madruga, os serviços atuais estão direcionados para a construção das seis primeiras unidades. “Estamos atuando na preparação dos espaços e já iniciamos os trabalhos de alvenaria em algumas das casas”, informou. Segundo ele, a meta é garantir a conclusão destas moradias até o próximo mês, ao mesmo tempo em que são executados trabalhos paralelos. 

Ao todo, 200 moradias populares integrarão o complexo. Cada uma das casas será composta por dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Além disto, o projeto do empreendimento também prevê a construção de um Centro Comunitário – já em andamento –, playground e uma quadra poliesportiva. A obra deve ser concluída em 2013. 

O projeto é viabilizado através do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), uma das fontes de financiamento do programa federal Minha Casa, Minha Vida. O investimento total é de R$ 9,2 milhões.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cientec inaugura combustor de carvão mineral

O primeiro combustor piloto para converter carvão mineral em energia térmica no Brasil foi inaugurado nesta segunda-feira, 28, na Fundação de Ciências e tecnologia (CIENTEC), em Cachoeirinha, na região Metropolitana.

O responsável pelo projeto, engenheiro Rodnei Gomes Pacheco, afirmou que o carvão do Rio Grande do Sul é altamente reativo e que o combustor terá varias aplicações. Entre elas estão fornalhas, caldeiras, gaseificadores e incineradores. “Nosso objetivo é difundir essa tecnologia no Brasil e impulsionar o uso do carvão mineral”, observou.

De acordo como presidente da Cientec, Luiz Antônio Antoniazzi, o objetivo da fundação é desenvolver tecnologias mais eficientes e com baixo nível de emissão de gases poluentes. Os técnicos também estão estudando maneiras de aproveitar os resíduos da queima do carvão. “Fazemos pesquisas para achar uma forma de capturar o CO2 e transformá-lo em um produto com valor agregado”, comentou.

O equipamento era trabalhar em regime de fluidização rápida, nos processos de conversão de carvões e biomassas em energia térmica. A unidade piloto realizará testes avaliando o comportamento dos carvões nacionais sob diversas condições, fornecendo informações importantes para o meio científico e industrial. O projeto desenvolvido pela CIENTEC, dentro da Rede Nacional de Carvão Mineral, tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Campanha do Agasalho 2012 será lançada amanhã

A Prefeitura de Candiota, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, realiza nesta quarta-feira, dia 30 de maio, o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2012. A atividade acontece a partir 16h, no Ginásio Dario Lassance.

Conforme a primeira-dama, Ana Scholl, ainda na manhã do dia de lançamento inicia o processo de arrecadação. “Teremos um ponto na praça da Vila Operária e outro no Ginásio de Lassance recebendo roupas desde às 8h”, informou. Nos dias seguintes, as secretarias municipais e os postos de saúde da zona urbana terão pontos de arrecadação. “É importante lembrarmos que os empresários interessados em auxiliar nesta campanha podem solicitar um ponto de coleta, junto à sua empresa, através do telefone 32458018, nos ramais 213 e 214”, relatou. O contato telefônico também serve para quem deseja efetuar uma doação, mas não tem como se deslocar até um dos pontos de coleta.

A primeira-dama reforça que, para esta edição, a meta é arrecadar peças de lã, assim como roupas para crianças e cobertores. “Toda a doação é bem-vinda. Mais uma vez convidamos a população de Candiota a ser solidária e auxiliar as famílias que mais precisam”, enalteceu.

Iniciam as Olimpíadas Estudantis de Candiota

No sábado, dia 26, iniciou a 4ª Olimpíada Estudantil de Candiota. Desenvolvida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, a cerimônia de lançamento das atividades ocorreu no Estádio 20 de Setembro, na Vila Residencial, oportunidade que também marcou o começo das disputas na modalidade de futebol de campo.

Neste ano, as atividades acontecem até dia 2 de junho. Na segunda-feira, dia 28, foram disputados os jogos de voleibol, no Ginásio Domingão, na Vila Operária.

O objetivo principal, segundo a secretária de Educação, Nazionélia Ferreira, é é incentivar a prática esportiva e promover a inclusão social entre os jovens do município.

Para esta terça-feira, dia 29, estão previstas as disputas de Atletismo. As provas acontecem na pista atlética da Vila Residencial. Em caso de chuva, uma nova data será agendada.

No dia seguinte, quarta-feira, acontecem os jogos da modalidade de Basquetebol e a classificatória de Futsal, no Ginásio Domingão.

Já na quinta-feira, o Ginásio Municipal de Dario Lassance sedia os jogos de Handebol. No mesmo local, acontece o encerramento das Olimpíadas, no sábado, dia 2, com a disputa das finais de futsal e premiação.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hulha Negra, Campeã Regional de Futebol de Campo

O campos da Associação de Moradores da Vila Operária estava lotado para assistir as finais do Campeonato Regional de Futebol de Campo.




Na decisão do terceiro lugar a João Emilio saiu perdendo para o Cacimbinhas, mas com um jogador a menos virou a partida e venceu por 3 a 1 ficando com o terceiro lugar da competição.


E na grande final Hulha Negra e Pedras Altas fizeram uma grande partida, com a Hulha abrindo o placar no primeiro tempo com um gol de penalti.


A segunda etapa começou com pressão do organizado time de Pedras Altas, que após cobrança de uma falta empatou a partida. Mas a alegria dos Altinos durou pouco. O rápido time de Hulha escapou em contra-ataque e matou a partida fazendo dois a um e ficando com o título de Campeão Regional de Futebol de Campo.

Coletiva Nacional de imprensa do Tempo e o Vento o filme

A Nexus Cinema e Vídeo, a Panda Filmes e a Prefeitura de Candiota, com o apoio cultural da Miolo WineGroup, realizaram, na sexta-feira, dia 25, uma coletiva de imprensa – a nível nacional – do filme O Tempo e o Vento. O evento aconteceu na Vinícola Seival Estate - localizada junto à BR-293, KM 148,5 - em Candiota.

A atividade direcionada a veículos de comunicação de âmbito regional, estadual e nacional contou com a presença da produção do longa e dos atores Tiago Lacerda, Mayana Moura e Igor Rickli e Janaína Kramer.

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador fez a abertura do evento e logo em seguida formaram a mesa atores e os produtores, Jaime Monjardim, Beto Rodrigues além da roteirista Letícia Wierzchowski.

Primeiramente foi apresentado um clipe de imagens gravadas até o momento que emocionou a todos e pode mostrar a grande produção do longa que contará com recursos tecnológicos utilizados do filme Avatar, ganhador do Oscar de efeitos especiais.

Mayana(e), Jaime(c) e Letícia
Para o Diretor Jaime Monjardim o Cemitério do Seival foi uma das locações mais importantes e clamou para uma ação de preservação da locação e da cidade cenográfica de Santa Fé. Segundo ele é uma grande oportunidade de alavancar o turismo regional apartir do filme. O Diretor destacou também a obra e os romances de Érico Veríssimo como sendo os diferenciais do filme para ganhar o público nacional. 

Os atores não escondiam a satisfação em participar do filme, sendo a mais empolgada, Mayana Moura. A pelotense Janaína Kramer, que interpreta Bibiana, na fase entre Marjore Estiano e Fernanda Montenegro, também demonstrou grande simpatia ao falar. Igor Rickli mencionou a importância do longa em sua carreira, citando este como seu mais importante trabalho.

Janaína Kramer(e)
Thiago Lacerda, um dos mais badalados, afirmou que a preparação para encarnar o personagem começou há cinco anos, quando foi convidado por Monjardim para integrar o elenco do longa. Segundo ele, foram anos para para dizer o “buenas e me espalho”.

E quem não escondia a euforia eram as vencedoras do concurso municipal de redação de CandiotaLenize Nibelli Ferreira, da 8ª série, da Escola Seival, Soraia Azambuja Rijo, aluna da Escola Neli Betemps, que venceu na modalidade EJA e Natália Dal-Molin, do 3º ano, da Escola Jerônimo Mércio da Silveira, autora do melhor texto. Ao todo, os trabalhos vitoriosos foram selecionados entre 247 redações. Conforme o co-produtor do longa-metragem, Beto Rodrigues, agora, será agendada uma data para que os vencedores possam acompanhar as filmagens. “O acompanhamento será às gravações que realizaremos em Pelotas”, informou.


Lenize(e), Natália, Jayme e Soraia(d)
Logo após o evento a equipe seguiu para Pelotas onde até o próximo domingo encerram as gravações. A previsão de estréia do longo é para o primeiro semestre de 2013 e no inicio de 2014 o filme deverá ser apresentado pela TV Globo em formato de minissérie

Veja abaixo a repercussão do evento na internet e mais algumas imagens

RBSTV

Jornal Minuano

Folha do Sul




Foto: Blog Teclando o 7

domingo, 27 de maio de 2012

Frases da Semana

“Esta é mais uma ação de nossa administração que vai ao encontro de uma política ambiental eficiente”.
Aroldo Quintana, secretário de meio ambiente de Candiota, em postagem no TC7, do dia 10-04-2012, sobre a iniciativa de recolhimento de pneus e outros materiais em todo o município.

“Neste ano, optamos por desenvolver uma espécie de feira ambiental. Assim, queremos mostrar o que, efetivamente, está sendo executado em prol do meio ambiente no município.
Aroldo Quintana, secretário de meio ambiente de Candiota, em 25-05-2012, conforme postagem do TC7.

“Peço desculpas, aos anônimos e a comunidade de Candiota pela poluição visual que estou causando com aquele depósito de material, mas em breve estarei dando destino, garanto que deixarei a área limpa, quanto ao meu projeto no distrito industrial será uma alternativa para quem precisa trabalhar”.
Flávio Sanches, da empresa Dinâmica, sobre o lixo depositado na margem da Estrada Miguel Arlindo Câmara, em 21-12-2011, por comentário postado no TC-7.

“Situações como esta acontecem diariamente na nossa cidade, visto que a prefeitura não toma atitude coerente em relação ao lixo que é habitualmente depositado de forma indevida nas calçadas, ruas, terrenos, praças e nas margens da estrada Miguel Arlindo Câmara.
Anônimo, em postagem no TC7, do dia 21-05-2012, sobre entulhos depositados na calçada da Rua Ernesto Dorneles, no centro da cidade.

“Que meu pai ilumine nosso irmão com muita paz, muito axé e que meu Ogun Mege possa derramar bálsamos de trabalho e caminhos abertos para que suas idéias e discursos se tornem realidade e o vento de Iansã possa varrer toda a imundície”.
Norma de D’Ogum

sábado, 26 de maio de 2012

Coletiva de imprensa do Tempo e o Vento em Candiota

Pessoal, na segunda-feira a cobertura do coletiva de imprensa do Tempo e o Vento o Filme que aconteceu na vinícola Miolo em Candiota. 


Não percam!

Bom Humor, afinal hoje é sábado


Bar do João Pirez, noite agradável - papo vai papo vem - futebol, política e o florestamento da Votorantim na fazenda Ana Paula. E lá estava eu, descontraído, depois de um bom papo com o Magaiver e a irmandade.

Eis que, inopinadamente, fui chamado para o octagon pela vereadora Giselma Pereira, quase imperceptível pela noite e o muro divisório. Educadamente, me protegi da iniciativa verbal.

Motivo: entulhos na calçada da residência da vereadora, publicado no blog TC7.

Pós Road final: Por ordem de terceiros, brindamos com outras cervejinhas, estendemos a confraria até mais tarde, para deleite do dono do Bar.

O + importante: Depois de uma semana, para nossa alegria, em especial dos vizinhos comerciantes, os entulhos foram retirados.

Candiota recebe verbas do programa estadual de correção de solos

Candiota foi uma das 104 cidades gaúchas beneficiadas com verbas do programa estadual de Correção de Acidez do Solo, firmado através de assinatura de convênios na quinta-feira, pelo governador Tarso Genro, em Barros Cassal. A atividade, coordenado pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi, foi acompanhada pelo vice-prefeito Paulo Brum, e pelo secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar, Fabiano Oswald.

Segundo o secretário candiotense, cada um dos municípios contemplados, entre ele Candiota, receberá um total de R$ 60 mil. “Este valor será distribuído entre 100 agricultores e será utilizado na aquisição de um montante aproximado de 15 toneladas de calcário”, detalhou Oswald.

"Com a aplicação de calcário a acidez é neutralizada, o pH do solo é elevado e as plantas conseguem obter todos os nutrientes de que necessitam para o seu pleno desenvolvimento. Além disso, esta prática, conhecida como calagem, aumenta a eficiência dos adubos utilizados pelo agricultor, contribuindo para o aumento da produção e, consequentemente, da renda dos produtores", justifica Mainardi.

Vai começar o maior campeonato de futsal da região

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Candiota, por meio do Departamento de Esportes, comunica que o período para inscrições no Campeonato de Municipal de Futsal 2012 inicia na próxima segunda-feira, dia 29.

Conforme o coordenador de Esportes, Valdenir de Almeida (Preto), o certame desenvolverá disputas nas categorias Juvenil, Veterano, Bronze, Prata e Ouro. “Os interessados devem retirar a ficha de inscrição na secretaria de cultura até o dia 8 de junho, quando encerra o prazo. A previsão do inicio da competição é para o dia 16 do mesmo mês”, informou.

Mais informações pelos telefones (53) 32455065 ou (53) 99629982.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Semana do Meio Ambiente de Candiota

Foto: Felipe Valduga
Entre os dias 4 e 6 de junho, a Prefeitura de Candiota desenvolve a Semana do Meio Ambiente 2012. As atividades acontecem, nos turnos da manhã e de tarde, junto ao Ginásio Dario Lassance. A programação oficial foi divulgada na quinta-feira, dia 24.

“Neste ano, optamos por desenvolver uma espécie de feira ambiental. Assim, queremos mostrar o que, efetivamente, está sendo executado em prol do meio ambiente no município. Esperamos que todos compareçam e prestigiem as atividades”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Aroldo Quintana.

O evento conta com o patrocínio da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras/CGTEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM), FIDA (Irmãos Cioccari & Cia Ltda) e Meioeste Ambiental. A realização é da Secretaria de Meio Ambiente de Candiota.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 4 de junho
Manhã
9h – Abertura;
10h – Lançamento: Cartilha do Meio Ambiente;
10h30 – Palestra: Bioma Pampa – Rastro Selvagem;
Tarde
14h – Vídeo: Rastro Selvagem;
15h – Teatro de Fantoches;
*Exposição de animais empalhados – UCPel (manhã e tarde).

Dia 5 de Junho
Manhã
9h – Palestra: Arborização e Plantio;
9h30 – Palestra CEADI: Estação Ambiental “Candiota mais verde”;
Tarde
14h – Oficina de Plantio e Repicagem de mudas;
16h – Gincana Ambiental;
Dia 6 de Junho
Manhã
9h – Lançamento Vídeo: Unidade de Conservação do BioPampa – CEADI;
Tarde
14h – Apresentação da CRM;
14h30 – Oficina Tholl;
17h30 – Encerramento.
*Estande de Empresas do município.

Fórum Regional de Ensino Superior em junho

Candiota sedia, no dia 12 de junho, o Fórum Regional de Ensino Superior. O evento, que acontecerá das 8h30 às 12h, no Ginásio Dario Lassance, é uma realização do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e vai reunir representantes do município, e das cidades de Aceguá, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Piratini.

Os detalhes foram definidos na quarta-feira, dia 23, após encontro realizado em Candiota, com representantes dos municípios envolvidos. A atividade foi acompanhada pelo prefeito municipal Luiz Carlos Folador, e pelo prefeito de Aceguá, Gerhard Martens.

O objetivo do Fórum, segundo Folador, será apresentar demandas de cursos de Ensino Superior da região, visando uma possível instalação de unidade fora de sede da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em algumas das cidades mencionadas. “Temos esta perspectiva e estamos trabalhando, de forma unificada, para concretizá-la”, enalteceu o prefeito.

Como lembra a secretária de Educação de Candiota, Nazionélia Ferreira, o município já desenvolve, há alguns dias, uma pesquisa junto à população local buscando verificar quais são os cursos preferenciais. “Estes dados serão apresentados no Fórum. As outras cidades também terão este trabalho elaborado. Com isto, esperamos apontar a vocação da região na busca de capacitação e, de forma conjunta, ter a força efetiva para que haja avanços neste projeto de trazer a UFPel”, comentou.

Além da apresentação dos dados coletados, o evento proporcionará o debate a respeito do tema. “Também, na ocasião, se espera o posicionamento da Universidade quanto a esta possibilidade”, citou a secretária.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PSB de Candiota realizará congresso para definir políticas de alianças

Aconteceu na tarde de ontem, 23, na sede de Candiota, a reunião dos filiados, militantes e simpatizantes do PSB- Partido Socialista Brasileiro, do município de Candiota.

Na ocasião, os socialistas presentes ao encontro, deliberaram pela escolha de uma nova comissão provisória, que dirigirá o partido em Candiota, pelo prazo de um ano. O municipário Luiz Artur Einhardt Duarte foi escolhido como novo presidente, juntamente com o líder quilombola Roberto Vieira Ortiz, a municipária Clarisse Froner Ramos, a dona-de-casa Rejane Infantini Duarte e o instrumentista industrial Delvair da Silva Malaguês (Capitão).

Na ocasião, o ex-presidente municipal da sigla, Anselmo Cougo Malaguez, depediu-se da função desejando boa sorte ao socialistas que assumem o comando do PSB municipal, também relatando seu desencanto com os atuais administradores municipais, pois, na sua opinião, o PSB foi um dos apoiadores de primeira hora do atual prefeito em sua campanha política e, não recebeu o devido reconhecimento do ponto de vista político. Sugeriu cautela aos novos dirigentes, no que tange à futuras coligações e apoios.

Por sua vez, o presidente Luiz Artur Duarte, ao assumir, conclamou a todos os presentes pela união do PSB e em trabalhar firmemente em busca de votos e em prol de eleger uma bancada socialista na Câmara Municipal, nas próximas eleições. Segundo ele, suas primeiras ações serão registrar formamente a comissão provisória junto ao Diretório Estadual e ao TRE, bem como já deliberar sobre o congresso municipal do PSB, onde os socialistas deliberarão sobre os rumos do partido na próxima eleição, definindo possíveis candidaturas, bem como a política em torno de alianças estratégicas para o engrandecimento do PSB em Candiota.

Thiago Lacerda participa de coletiva em Candiota

Foto: Fernando Nipper
Na próxima sexta-feira, dia 25, a Vinícola Seival Estate, em Candiota, recebe artistas e equipe de produção do filme O Tempo e o Vento para uma coletiva de imprensa em nível nacional.

Na quarta-feira, dia 23, a assessora de imprensa do longa-metragem, Milena Fischer, confirmou os nomes dos entrevistados. Na ocasião, os jornalistas terão a oportunidades de buscar maiores detalhes a respeito da produção com os atores Thiago Lacerda (Capitão Rodrigo) e Igor Rickli (Bolívar), e com a atriz Mayana Moura (Luzia). Também participam do ato o diretor Jayme Monjardim, o co-produtor Beto Rodrigues, o diretor de fotografia Affonso Beato, e a diretora de Arte Tizá Oliveira.

O evento inicia às 11h30, com recepção dos convidados. A Vinícola está localizada junto à BR 293, no KM 148,5. A realização é da Nexus Cinema e Vídeo, Panda Filmes e Prefeitura de Candiota, e conta com o apoio da Miolo WineGroup.

Candiota enfrenta Natividade da Serra-SP no Dia do Desafio

Candiota vai integrar, mais uma vez, as atividades do Dia do Desafio. O evento, promovido pelo SESC, acontece durante todo o dia 30 de maio. Neste ano, o município vai enfrentar a cidade paulista de Natividade da Serra.

O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Na data, habitantes da América do Sul, Central e do Norte, se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município.

Segundo relata o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Gesiel dos Santos, o município está preparando diversas ações para integrar a comunidade. “A primeira delas inicia à meia-noite do dia 29 para o dia 30, no Ginásio de Lassance. Haverá atividades físicas com os idosos, além de disputas de vôlei feminino e futsal masculino e feminino”, informou.

O coordenador do Dia em Candiota, Anderson Teixeira, antecipa, ainda, que na manhã do dia 30, a partir das 8h, nas secretarias municipais e empresas da cidade receberão a visita de monitores, da área de Educação Física, para o desenvolvimento de ações como ginástica laboral e recreação. “Já para o período da tarde, está prevista uma gincana com alunos da rede municipal de ensino no Ginásio Dario Lassance. Serão desenvolvidas atividades físicas, artísticas e culturais. Outras ações ainda estão sendo trabalhadas e devem ser confirmadas até a data”, adiantou Teixeira.

Em 2011, Candiota contou com a participação de 59,24% da população – conforme dados do SESC – e obteve a maior pontuação entre as cidades da região. Naquele ano, o município venceu a cidade de Herculância, também de São Paulo.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

João Couto e suas lutas por habitação

Recebemos interessante E-mail do ex-vereador Couto (1º suplente que exerceu mandato até março/2012), relando a luta de 42 famílias, na região dos assentamos, pelo sonho de ter sua casa. 

O petista João Couto, líder de movimentos sociais, tem um histórico de lutas em prol da habitação para as famílias menos privilegiadas, que datam muito antes de sua vinda para o nosso município.

O companheiro João Couto, como gosta de ser chamado, relata que em fevereiro de 2009 Adir dos Santos (Chimbo) trouxe-lhe um problema, que posteriormente a também companheira Solange de Abreu lhe trouxe.

Conforme eles, tratava-se da interminável espera pela construção de suas casas, assim como de outras 40 famílias contempladas nos assentamentos Pátria Livre, Pitangueiras II e Companheiros do João Antônio. Além de inacabadas a outra preocupação que assombrava essas famílias era a má qualidade das casas, muitas delas estavam rachando.

Segundo Couto, ao visitar as casas em fase de construção, ficou estarrecido com a má qualidade. “As casas ficavam sem reboco por dentro e por fora, sem forro, sem cerâmica no chão, sem azulejos no banheiro e as esquadrias – janelas e portas – além das minúsculas dimensões - eram de péssima qualidade e o telhado assentado sobre cavaletes feitos com madeira muito fina.. E, naturalmente, as casas ficavam sem pintura. Tudo preparado para se deteriorarem em muito pouco tempo”.

Segue o companheiro: “Uma das causas era que só havia R$ 13 mil reais para fazer uma casa de 42m². O INCRA entrava com R$ 7 mil reais e a CREHNOR com R$ 6 mil reais, estes oriundos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Outra causa era a empresa construtora. Uma pequena empresa contratou número enorme de casas para construir. Construía na medida em que podia. E, como o dinheiro era pouco, fazia o que dava. Então, solicitei a realização de uma Audiência Pública, que a Câmara de Vereadores realizou no Assentamento dos Cerros, para que as famílias beneficiárias pudessem participar e posicionar-se. Lá as coisas começaram a ficar claras. Em outra audiência pública, agora na própria Câmara de Vereadores, solicitei que a Cocearfs e a construtora se retirasse do processo, para reduzir o número de comensais desse minúsculo banquete, e permitir que as casas melhorassem de qualidade e sua construção fosse agilizada. Para atingir esse objetivo levou quase dois anos”.

“Logo, encaminhei pedidos a Secretaria Estadual de Habitação para que complementasse os recursos com, pelo menos, R$ 3 mil reais. Ainda não obtive resposta. Mas não fiquei parado, à espera. Fui ao Incra procurar demonstrar que os recursos existentes eram insuficientes. Felizmente no Incra houve eco e foram aportados mais R$ 8 mil reais, passando de R$ 7 mil para R$ 15 mil cujos contratos foram assinados em meados de 2010”, diz o líder do movimento. 

 Assinaturas de contratos com Nelson araújo ( Infraestrutura do INCRA ) 

Na sua narrativa, João Couto diz que: “Garantido os R$ 6 mil da CREHNOR chegou-se a importância de R$ 21 mil reais, de modo a poder-se construir uma casa acabada, com a qualidade que as famílias assentadas mereciam”. 

De acordo com João Couto, em reunião do INCRA, Prefeitura, Crehnor e famílias interessadas foi definida a metodologia a ser empregada. Seguiram-se outras reuniões, até que em 06 de fevereiro deste ano foi feita a última, para acertar pequenos detalhes, e as casas começaram. 


“Os beneficiários contrataram pedreiros, com supervisão da CREHNOR, e as famílias trabalham como serventes para reduzir os custos. E as casas estão saindo do papel. Algumas já estão quase prontas como a do Marciano Rodrigues dos Santos, no Assentamento Pátria Livre”, relata com orgulho o companheiro dos assentados. 

  Por fim, o ex-vereador destaca: “o apoio firme do Prefeito Luiz Carlos Folador, as vezes representado pelo preciosa contribuição do Secretário de Obras Artêmio Parcianello, assim como dos quatro presidentes da Câmara de Vereadores, os vereadores José Vítor, Valmir Cougo, Juliano Correa e Celso Santos, que sempre que chamados para ajudar, não se fizeram de rogados e contribuíram positivamente para esta vitória”.

Operação tapa buracos na Miguel Arlindo Câmara

Foto: Felipe Valduga
Com o objetivo de garantir mais segurança e melhor trafegabilidade, a Prefeitura de Candiota executou, na terça-feira, dia 22, uma operação tapa buracos junto à rodovia Miguel Arlindo Câmara – principal via de ligação entre os bairros do município. 

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Renato Cunha, o serviço foi executado pela equipe de pavimentação em toda a extensão da via e contou com a aplicação de asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). “Este é um trabalho que realizamos, pelo menos, a cada 90 dias. Lógico que, quando identificamos um problema mais grave, atuamos para solucioná-lo”, apontou.

Conforme Cunha, a operação constitui-se como uma ação emergencial. “No momento é através deste trabalho que podemos contribuir para a segurança dos motoristas que utilizam esta via”, argumentou.

Candiota sedia coletiva de imprensa do filme O Tempo e o Vento

Foto: Divulgação
A Nexus Cinema e Vídeo, a Panda Filmes e a Prefeitura de Candiota, com o apoio cultural da Miolo WineGroup, realizam, na sexta-feira, dia 25, uma coletiva de imprensa – a nível nacional – do filme O Tempo e o Vento. O evento acontece na Vinícola Seival Estate - localizada junto à BR-293, KM 148,5 - em Candiota.

A atividade é direcionada a veículos de comunicação de âmbito regional, estadual e nacional. Na ocasião, artistas e produtores do longa-metragem oportunizarão, à imprensa, mais detalhes a respeito do filme.

A programação prevê recepção dos convidados, às 11h30, seguida da coletiva e coquetel.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Aviso aos inscritos do Pronatec

A Prefeitura de Candiota convoca os inscritos para os cursos de Operador de Máquinas e Soldador, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec) de Formação Continuada, para reunião nesta quarta-feira, dia 23. O encontro, que acontece às 10h, no Sindicato dos Mineiros, tem o objetivo de esclarecer dúvidas quanto aos critérios de seleção e agendar as datas das entrevistas.

Pedras Altas na final do Regional de Futebol de Campo

A seleção de Pedras Altas garantiu a última vaga para a decisão do Campeonato Regional de Futebol de Campo no último domingo, dia 20. A classificação veio após vitória sobre a equipe do Cacimbinhas, por 1 a 0, em jogo válido pela rodada final da fase classificatória. Agora, o elenco encara o Manda Brasa, de Hulha Negra, na disputa do título.

Além do principal jogo do dia, a rodada realizada em Pedras Altas também teve a vitória da AEJE (Associação Esportiva João Emílio) sobre o EFC, por 8 a 0, e o clássico candiotentese: AMVO 4 x 2 Grêmio Candiota.

A disputa da vaga a final foi bastante disputada. O Cacimbinhas dominava a partida, tendo, pelo menos, quatro chances claras de gol, além de um pênalti não convertido. Porém, aos 44 minutos do segundo tempo, em um contra-ataque rápido, o Pedras Altas marcou o gol do jogo, através do lateral Vagner.

Conforme relata o coordenador de Esportes de Candiota, Valdenir de Almeida (Preto), nos descontos do confronto, alguns jogadores do Cacimbinhas partiram para cima do árbitro Jonas Machado, reclamando de um lance não assinalado em favor do time. “Além disto, houve invasão de campo por parte da torcida da mesma equipe e o jogo foi paralisado por alguns minutos, sendo, logo depois, encerrado. Esses fatos estão sendo analisados pela organização e serão julgados em breve”, informou.

A grande final da competição acontece no próximo domingo, dia 27, no campo da AMVO (Associação de Moradores da Vila Operária). Às 14h, AEJE e Luz e Ordem disputam o terceiro lugar. A final, entre Pedras Altas e Manda Brasa está agendada para às 16h.

Concurso de redações sobre Érico Veríssimo

Desde semana passada, a Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve junto às escolas da rede municipal de ensino um concurso de redações sobre Érico Veríssimo. Os melhores textos elaborados garantirão, aos seus autores, o acesso à uma das locações de filmagem do filme O Tempo e o Vento.

Conforme a secretária de Educação de Candiota, Nazionélia Ferreira, o regulamento foi encaminhado às instituições que, por sua vez, já trabalham o tema junto com os alunos. “O prazo para a conclusão e entrega dos textos é dia 23, pela manhã. Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia seguinte”, relatou.

Ao todo, serão três trabalhos selecionados. Um de alunos de 7ª a 8ª série, um de estudantes do Ensino Médio, e o terceiro das totalidades finais do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O co-produtor do filme, Beto Rodrigues, informa que os autores vencedores poderão acompanhar as filmagens realizadas, até dia 25 em Bagé (data prevista para encerrar as gravações no município), ou na semana seguinte, em Pelotas. “Tenho certeza de que eles terão uma experiência muito valorosa. Eles também terão vaga garantida para acompanhar a pré-estreia do filme, prevista para o ano que vem. Este acompanhamento poderá ser em Bagé ou Pelotas”, destacou.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nova Enquete. Participe!

Tem nova enquete aí do lado direito da página:
Qual destes sonhos você gostaria que virasse realidade em Candiota:

  • Equipar o hospital para realização de exames básicos. 
  • Construção de novas Usinas a Carvão. 
  • Construção de novas Unidades Habitacionais 
  • Revitalização da Estrada/Rodovia Miguel Arlindo Câmara. 
  • Nenhum destes. 

Você pode participar até às 24h00 do dia 05/06/2012. 


Enquete Anterior 

Resultado da enquete anterior:

Conforme dados disponíveis no site do TCE-RS, o índice de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais tem média estadual de 4,56% e em Candiota é de 5,48% (FEE-2010).

Você acha que o analfabetismo em Candiota é superior a média estadual por que:

00,00%- Falta de remuneração adequada no meio escolar;
11,11%- Falta de infra-estrutura física escolar;
08,88%- Falta de capacitação continua dos professores;
61,11%- Pouca visão pedagógica das lideranças e agentes do meio escolar.
16,66%- Outros motivos

Novos Tempos

O blog TC7 repercutiu o discurso do vereador Celso Santos (PDT), que proclamou na sessão da Câmara (14/05), entre outras coisas, que duvida que Lassance venha ser uma cidade boa de se morar. Falou de mazelas no comercio local e classificou a fase “C” como uma porcaria de usina.

A postagem aconteceu na última sexta-feira, às 09h00, e logo depois o Blog TC7 registrava novos recordes: Exatamente às 20h40min., 29 pessoas online, ao mesmo tempo, tomavam conhecimento das colocações do vereador, um número bem superior a meia dúzia de gatos pingados presentes na sessão plenária. Uma nuvem de comentários (29 publicados e 08 bloqueados). Só neste dia, 583 pessoas acessaram o Blog. A postagem do discurso do vereador foi a mais lida e comentada da semana.

Os blogs, a internet como um todo, se transformaram em um cada vez mais eficaz meio de controle social, que incomoda aqueles com dificuldades para adaptar-se aos novos tempos.

O TC7, com o propósito de estimular o debate de interesse da sociedade, procura fugir da mesmice, do individualismo e conservadorismo que ainda impera em núcleos e comunidades menos desenvolvidas.

Usar essa popular fonte, para debater e refletir sobre os problemas do nosso município, de forma aberta, com direito ao contraditório, são salutares exercícios de cidadania, mesmo que sob a visão míope de um número cada vez menor de pessoas.

Palavra do Internauta


“Responsáveis pelo blog teclando 7, no domingo pela manhã, passeava pelo centro da nossa cidade, juntamente com um amigo que nos visitava, vindo de Cachoeira do Sul, quando nos deparamos com uma grande quantidade de entulhos de construção e galhos de arvores sobre a calçada, na rua Ernesto Dornele.

Não tive como conter minha decepção, por saber que a origem do material vinha da residência onde a vereadora Giselma Pereira freqüenta diariamente. Mais indignado fiquei quando soube, mais tarde, que o lixo estava ali depositado a mais de 4 dias. Um verdadeiro desserviço com nossa cidade.

Situações como esta acontecem diariamente na nossa suja cidade, visto que a prefeitura não toma atitude coerente em relação ao lixo que é habitualmente depositado de forma indevida nas calçadas, ruas, terrenos, praças e nas margens da estrada Miguel Arlindo Câmara. Só nos resta fotografar e cobrar providências. Se possível preserve minha identidade. Um grade abraço.”

Genoma Colorado em Candiota


Neste último sábado conforme planejado tudo ocorreu assim: As 19 horas no Ginásio estavam presentes Pais, Alunos, Sócios colorados, simpatizantes e os representantes do Sport Club Internacional diretores Paulo Sellig e Elpidio Braga.


Eles trouxeram em sua bagagem todos os uniformes oficiais de jogo do Genoma Colorado de Candiota que graças ao esforço da diretoria do Genoma e o aporte financeiro do CDL Candiota, foi possível adquirir em uma semana recorde de agilidade e empenho do pessoal da capital. 


Na ocasião foram apresentados ainda os integrantes do Consulado Colorado de Candiota. Arquibancadas cheias, ouviram atentas o pronunciamento do Diretor Geral Wilson Chaves que agradeceu e enumerou todas Pessoas, Empresas, Professores que iniciaram no Projeto,Imprensa, Teclando o 7 e principalmente os Pais dos alunos pela ajuda ao que hoje se tornou o Projeto em Candiota. 


Encerrando, os diretores Elpidio Braga e Paulo Seelig ressaltaram uma série de benefícios que o Projeto traz para as crianças e adolescentes. Ao toque de convite para os salgadinhos e sucos que haviam, a gurizada atacou sem piedade, o clima não poderia ter sido melhor comemoraram os Dirigentes e Pais. Agora é pensar e trabalhar para estar na Taça Cruz Alta nos dias 26 e 27 de maio.


Parabéns ao Wilson e a todos os envolvidos. Independente da cor da camisa, projetos como este precisam ser valorizado.

domingo, 20 de maio de 2012

4ª tertúlia “Entre Mates e Canções”


Entre Mates e canções, retratos, rimas e visões Das Cruzes, estiagens, tormentas, geadas, primaveras e tropeadas de Severino Rudes Moreira.  Assim se pode resumir mais uma bela edição da tertúlia Entre Mates e Canções. Artistas locais e de grande nome da música gaúcha, interpretaram e declamaram as obras deste filho de Candiota que leva em seus versos muito da realidade de nossa Candiota.


O público mais uma vez prestigiou e a produção musical de Davi Covalesky foi do tamanho desta grande ideia que se firma como mais um dos grandes eventos culturais de Candiota.


O repertório contou com Jhonatan Munhoz que declamou Entre Baguais, Zulmar Benitez cantou Estiagem, Priscila Rodrigues, Outra Forma de Ver, Tiago Cesarino e Mariane Acordi, Primavera, Leonardo Prates, Madrugadas de Agosto, Juliano Santos, Queimando Queimando, Natalia Dal-Molin declamou Dois Retratos de Uma Querencia, Felipe Lopes interpretou Uma Alma Para o Meu Versom Francisco Fernandes Teixeira, Um Chasque Para Minha China, Marcio Irala, Tormenta, Tiago Cesarino e Juliano Santos, Das Cruzes e Zulmar Benitez, Decima de Uma Rima Só.

Parabéns a todos organizadores, músicos, cantores e declamadores que fazem este grande evento.


Ja estamos aguardando o próximo.

Frases da Semana

“Os trouxas aqui, naquele naquele ímpeto de trazer e assegurar essa obras se não, não sei o que, não sei o que, nos passaram a conversa, passaram a conversa em mim, nos aprovamos que baixaria o ISSQN não sei o que mais lá, em um caminhão de dinheiro, e tai a porcaria da usina, tai toda semana tem problema.”
Celso Santos, vereador (PDT-Candiota), referindo-se a Usina Fase “C”, na sessão da câmara do dia 14-05-2012.

“Esse negócio é vigarice pura.”
Pedro Simon, senador (PMDB-RS), criticando a venda da construtora Delta para o frigorífico JBS. 



“O estimado vereador deve procurar se informar mais sobre o assunto, antes de dar declarações que podem ajudar a inibir investimentos e o desenvolvimento da região. Me parece que a atual bancada de vereadores esta ficando nervosa com a proximidade do pleito e aí usam de demagogia!”
José Giordani, leitor do TC7, em comentário na postagem sobre o discurso do vereador Celso Santos, na sessão do dia 14-05-2012. 


“O direito do Povo Gaúcho ao cumprimento da Lei Federal é indisponível. Uma vez determinado pelo Poder Judiciário que seja cumprido a Lei do Piso, ninguém está autorizado a dispor deste direito. Assim, a homologação do acordo, na melhor hipótese, irá tumultuar o cumprimento de decisão judicial. Na pior, irá corresponder a negar aos professores os direitos emergentes da Lei do Piso.”
José Antônio Cotinho, juiz do TJ do RS, em seus fundamentos na decisão que derrubou o acordo do MP e o Governo Tarso Genro sobre o piso de salário dos professores.

“Muito positiva a decisão judicial, porque ela esclarece que o Governo pode pagar a parcela, mas não estará cumprindo o piso. O MP e Piratini não podem fazer um acordo à revelia da lei federal e da vontade dos professores.”
Rejane de Oliveira, presidente do CPERS, sobre a decisão judicial que derrubou o acordo do MP e o Governo do Estado.

“É umas das locações mais raras que encontramos. Acredito que não haja algo igual a isto em nenhum lugar do Estado. Uma estrutura assim tem que ser preservada.”
Jayme Monjardim, diretor do filme “O Tempo e o Vento”, quando das filmagens no cemitério centenário do Seival, em Candiota.

sábado, 19 de maio de 2012

Bom Humor, afinal hoje é sábado

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Um vício


Virou moda os comentários anônimos em blogs para relaxar, evitar o estresse, trocar informações e unir pessoas para bate-papos descontraídos. Uma terapia, dizem. Parece uma coisa ingênua. Mas não é. Tanto é que, em Candy City, já existe a Associação dos Comentaristas Anônimos.

O A.C.A. atende exclusivamente homens e mulheres que se viciam em comentários anônimos. Estes dependentes que levam seus notebooks, laptops e smartphones para o trabalho e se escondem no banheiro para comentar sobre “loterialogia” “pedagordologia”, “infantilogogia”, “carvãologia”, “lixologia” e “viuvinhas”, entre outros temas.

Muitos, tomados pelo vício, sofreram pressões e perseguições. Outros estão na “alça de mira” (Oh, if i Catch You). Os que tomam consciência do problema procuram a A.C.A. As reuniões são como as dos Alcoólicos Anônimos.

— Meu nome é Sérgio Prito (com um T) e estou há cinco dias sem comentar.
Palmas.

Alguns relatam como começaram e os problemas que tiveram. Como Nárcio:

— Eu estava estressado e já tinha observado que minha tia, comentarista anônima, era uma pessoa calma. Então, enquanto esperava minha esposa se arrumar para irmos a uma festa, fiz meus primeiros comentários. Foi o bastante para ser fisgado pelo vício. Quando dei por mim, já tinha respondido um bloco de notas inteiro. Nunca mais fui a festas com minha mulher. Preferia ficar em casa fazendo comentários no PC. Minha mulher esta por me abandonar. Arrasado, fiquei três meses fechado em casa e fiz 120 comentários anônimos.

Outro depoimento: este de Waltencir:

— Só me dei conta de que era um comentarista anônimo inveterado quando, de madrugada, meu mouse estragou e eu saí pelas ruas procurando uma loja aberta. Não encontrei. Eu fui preso por tentar roubar ratos de computador da loja da qual era freguês.

Muitos se curam do vício. Mas é passo a passo, dia a dia... Muitos não resistem e têm recaídas que os deixam humilhados. O comentário anônimo é a porta de entrada para outros vícios. Muitos CAs perdem a criatividade e noção do ridículo e passam o dia copiando e colando imagens e textos no facebook, depois experimentam atividades consideradas mais difíceis: tornam-se viciados em tc7, twitter, orkut e msn. Isso quando não acontece de falecerem vítimas de overdose de internet.

Além dessas, outras conseqüências, que por muitos despercebidos, são recorrentes dos CAs: irritação cutânea em iniciantes e aprendizes de alopradinhos, raiva felina em secretários negligentes, triorquídia em vereadores pseudos-moralistas e depressão em pessoas com síndrome de inferioridade.

É uma tragédia.

Não quero aqui defender solenemente os CAs, mas acredito que um bom vício pode ser uma virtude, como o vício de fazer bem aos outros, ou gerar prazer a outras pessoas. Esses dois casos, como diversos comentários anônimos, são muito bem vistos como virtudes. Mas, por exemplo, respeito os que odeiam receber prazer, embora fora de todos os padrões conhecidos!

Assinei e fui.

4ª tertúlia “Entre Mates e Canções”

O CTG Candeeiro do Pago, em Candiota, sedia a quarta edição da tertúlia “Entre Mates e Canções”, no próximo domingo, dia 20. O evento, que tem início previsto para às 19h, realiza uma homenagem ao compositor Severino Rudes Moreira.

Esta edição do Entre Mates e Canções, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, contará com a participação de artistas convidados, como Tiago Cesarino, Sérgio Rosa e Zulmar Benitez, além músicos candiotenses.

Além das apresentações, o evento terá jantar – ao custo de R$ 10,00 por pessoa – e sorteio de livros e CDs do compositor homenageado.

191 Inscritos para o PRONATEC em Candiota

A Prefeitura de Candiota lançou, no dia 26 de abril deste ano, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Formação Inicial e Continuada. A iniciativa, neste primeiro momento, ofertou um total de 55 vagas entre os cursos de Operador de Máquinas e Soldador.

Na última quinta-feira, dia 17, encerrou o prazo para os interessados efetivarem a inscrição. Conforme os dados do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e da agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Candiota, um total de 191 pessoas (95 homens e 96 mulheres) se inscreveram.

Segundo adianta a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom, todos os inscritos estão convocados para uma reunião a ser realizada no dia 23 de maio, às 10h, no Sindicato dos Mineiros. “Este encontro será com as equipes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Educacional), da prefeitura e do Sine. O objetivo esclarecer as dúvidas quanto aos critérios seletivos, assim como agendar a data das entrevistas”, informou.

Cinco mil alevinos são entregues para produtores em Candiota

A Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar, iniciou na sexta-feira, dia 18, a distribuição de alevinos junto aos piscicultores do município.

Como explica o secretário Fabiano Oswald, o município atua de forma a intermediar a aquisição dos peixes. “Os piscicultores encomendam uma quantia e nós garantidos a compra ao preço de custo. Além disto, orientamos com dicas para uma produção de qualidade”, detalhou. A meta principal, segundo Oswald, “é fortalecer e implementar uma nova matriz produtiva no município de Candiota”.

De acordo com o responsável pelo programa municipal de Piscicultura, Érton Müller, a ação proporcionou, nesta fase, o repasse de cinco mil alevinos (carpas e jundiás) para cerca de 30 produtores. “Desenvolvemos esta parceria duas vezes a cada ano. A próxima etapa deve ocorrer em outubro”, adiantou.

Regional de Futebol de Campo de Candiota

O Campeonato Regional de Futebol de Campo define, neste domingo, dia 20, o segundo finalista da competição. Na data, em Pedras Altas, acontecem os três últimos jogos da fase classificatória.

Os confrontos terão: AEJE x EFC; Candiota x AMVO; e Pedras Altas e Cacimbinhas. O Manda Brasa, de Hulha Negra, já está garantido na decisão. AEJE, Pedras Altas e Cacimbinhas disputam a segunda vaga.

A grande final está agendada para o dia 27 de maio, no campo da AMVO, na Vila Operária, em Candiota.

Restaurada ponte entre Candiota e Hulha Negra

Foto: Felipe Valduga
Uma parceria entre as prefeituras de Candiota e Hulha Negra garantiu a revitalização da ponte responsável pela ligação dos dois municípios, no trecho sobre o arroio Jaguarão, na localidade de Seival. O serviço, iniciado em abril, foi concluído nesta semana.

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, visitou o local na quinta-feira, dia 17, para avaliar a nova estrutura. “Este trecho possui uma demanda grande de circulação de veículos, principalmente de escoamento da produção. A ponte existente necessitava de reparos e, através desta parceria entre os dois municípios, atendemos uma demanda de candiotenses e hulhanegrenses", salientou.

Através do trabalho em parceria, os R$ 33.500,00 investidos para a revitalização foram custeados metade por cada prefeitura.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vereador Celso Santos sai da hibernação

Cinzas da UTE-fase “c” despertam o vereador Celso Santos (PDT), que fez um “inflamável” discurso da tribuna do legislativo (14-05-2012), digno de registro nos anais da casa.

“A usina da fase “c” que eu, o vereador Marcos não, eu ajudei a bota dinheiro, nesta casa que viram nos isentar eles em quantia nem sei o número. Nos ajudamos isentar estes camaradas, eles fizeram uma porcaria e tai Lassance debaixo de cinza.”, disse o presidente do legislativo Candiotense.

E falou que vai tomar providências:
“Então nos estamos encaminhando um ofício direto ao presidente e aos demais diretores”

E não ficou por isso:
“Vamos fazer o mesmo ofício para quem manda neles e vamos indo até, de repente se for o caso, alguém resolve esta porcaria, porque não se pode admitir que no século XXI com a era da modernidade se faça uma usina que se gasta milhões de dinheiro e tai a porcaria da usina, tai toda semana tem problema”,

E faz sua meia-culpa:
“Os trouxas aqui, naquele naquele ímpeto de trazer e assegurar essa obra se não, não sei o que, não sei o que, nos passaram a conversa, passaram a conversa em mim, nos aprovamos que baixaria o ISSQN não sei o que mais lá, em um caminhão de dinheiro, e tai a porcaria da usina, tai toda semana tem problema”.

E cutuca o prefeito:
“Acho que o executivo precisa e deve entrar de cabeça neste problema. É um problema grave.”

Cético, ataca o comércio local:
“Eu duvido que Dario Lassance, que é a sede do município, que Dario Lassance é a praça, mas que é a sede do município, que muitos insistem em chamar de Dario Lassance, vá crescer a nível de cidade, digamos boa pra morar, duvido, eu tive lá com senhor Lidonor Peruzo e disse compadre vamos botar ai um horário de domingo, um horário de meio dia no sábado, não dá eu tenho que tira dinheiro não tenho que bota, não dá não tem, ai tu vai no comercio não tem nada, um comercio muito pobre, ta tudo muito difícil, sem falar nas ruas que o guri do revelante tranca lá direto. Então é falta de respeito com o município”

Por fim conclama a população:
“Nos temos que tomar uma atitude. Quem tem que tomar uma atitude é o morador, muito abrigada senhora presidente.”

As palavras proferidas pelo presidente da Câmara, em claro e bom tom, estão à disposição no site da Câmara, na íntegra, para que não digam que o vereador é 100% da “turma do amém”.

Celso não é “boca de aluguel” da oposição, mas disse tudo que o PMDB gostaria de dizer.

Gravações de O tempo e o vento em Candiota

Foto: Divulgação
Atores, figurantes, cinegrafistas e equipe de produção do filme O Tempo e o Vento, com direção de Jayme Monjardim, estiveram no município de Candiota, na quarta-feira, dia 16, para gravar cenas que integrarão o longa-metragem – previsto para ser lançado em 2012.

O local escolhido para as gravações no município foi o cemitério Alto Santa Rosa, localizado em Seival. Com mais de 200 anos de existência, o espaço - há algum tempo desativado - foi utilizado para a gravação de cenas de dois períodos do filme, adaptado do livro O Continente, de Érico Veríssimo.

Segundo Monjardim, o espaço “é umas das locações mais raras que encontramos. Acredito que não haja algo igual a isto em nenhum lugar do Estado”. Além disto, ele afirma que “uma estrutura assim tem que ser preservada”.

As gravações destinadas para o local compreenderam a cena de despedida do jovem Pedro Missioneiro (Matheus Costa) de sua mãe – que havia falecido. No ato, ele é acompanhado pelo padre Alonzo (Cesar Trancoso). “Esta é uma cena difícil. É cheia de esperança e emoção”, comentou o ator de apenas 14 anos, ao apontar que adorou o local da locação. Junto a isto, também é enaltecido um dos momentos mais comoventes da história, quando o jovem índio toca, em sua flauta, uma das músicas tema do longa-metragem.

A outra cena ocorre anos depois e refere-se ao momento em que é destacada a fascinação da personagem Luzia (Mayana Moura), mulher de Bolívar Cambará (Igor Rickli), com um episódio de enforcamento. A gravação em questão movimentou todo o grupo de produção e de figurantes.

Para o diretor do filme, o município já se configura como uma das principais locações utilizadas para a produção. “É um trabalho profundamente fantástico. É como pintar um quadro. Aos poucos, tu vais dando forma à pintura”, avaliou.
Candiotenses no elenco
Foto: Felipe Valduga
Além dos profissionais artísticos presentes, o longa abriu espaço para que representantes do município incorporassem personagens nas telonas do cinema. Ao todo, 17 candiotenses participaram das filmagens como figurantes.

Este foi o caso de José Claudio Lemos, de 45 anos. Trabalhador de serviços gerais e morador de Seival, ele disse estar honrado em poder integrar o filme. “Nunca tinha pensado em participar de algo assim. É maravilhoso”, apontou.

O mesmo aconteceu com o agricultor Paulo Roberto da Cunha, de 59 anos. Para ele, “mais importante do que participar é saber que um filme desta proporção vai levar o nome de Candiota. Isso destaca a cidade e trará, certamente, mais desenvolvimento para o município”, argumentou.







Fotos: Albert Moreira