sábado, 30 de junho de 2012

Rodada de abertura do Futsal de Candiota é CANCELADA

Rodada de abertura do Campeonato de Futsal de Candiota que aconteceria hoje foi cancelada em decorrencia da forte umidade. Em breve mais informações.

Arrancadão de Candiota


Pilotos de todo Estado devem participar do evento que inicia às 9h do dia 1º de julho 

Os motores e os aceleradores já estão preparados para a realização do Arrancadão de Candiota no domingo próximo, 1º de julho, a partir das 9h na Pista do Aeroporto às margens da Rodovia Miguel Arlindo Câmara. O evento de nível Estadual, contará com pilotos de Candiota, Pinheiro Machado, Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e São Gabriel, sendo que já há mais de 50 inscritos confirmados.

O público estimado por sua vez, deve ultrapassar às mil pessoas que também podem exercer a solidariedade doando um agasalho. O preço do ingresso é R$ 12,00 ou R$ 10,00 mais o agasalho que será destinado à Secretaria de Assistência Social do Município e posteriormente encaminhado às famílias carentes. Parte da renda do evento será também destinada a Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy mantenedora do Hospital de Candiota.

A realização do arrancadão é do Nobre Racing, de Daniel Nobre e a organização de Alex Spencer, que em março deste ano, também promoveu em Candiota o 1º Encontro de Motos e Carros Rebaixados e Exposição de Carros Antigos, reunindo mais de 120 veículos durante a mateada de aniversário do município. Conforme os organizadores, a expectativa é grande. “Esperamos realizar um ótimo evento, que reúne tantos participantes e movimentam hotéis, postos e combustíveis e restaurantes da cidade, o que gera então movimento na economia local”, comentam, visto que o último foi realizado por outra equipe ainda em 2009. Nobre e Spencer enaltecem ainda o apoio do comércio, especialmente o de Bagé que apoia o evento e participará com estandes. A Baluarte Motos é uma das que estará presente na atividade.

Apoiam a realização do evento: MC Auto Peças (Bagé e Candiota), Aliança Auto Peças (Bagé), Canaã Escapamentos, Garbim Escapamentos, Casa Uruguai, Baluarte, ASM Motos, Ricaro Som, Simon Pneus e Muck Auto Peças (todos de Bagé), O Varejão Materiais de Construção, Dr. Léo Pereira Filho Odontologia, Restaurante Camilo, Restaurante Paim, Karangu’s Film (todos de Candiota); Hotel Dal Cortivo e Comercial Rodrigues (Candiota e Pinheiro Machado) e Suspensom (Pelotas).

Campeonato de Futsal de Candiota - 1ª Rodada

Inicia hoje o Campeonato Municipal de Futsal 2012 de Candiota. As partidas, que têm previsão de início para às 17h, acontecem no Ginásio Dario Lassance.

Para a rodada de abertura acontecem os seguintes confrontos: Santos x Simca (Veteranos); Vila Real x Brooklyn (Juvenil); Barcelona x Corinthians (Feminino); Lobos da Noite x EFC (Bronze); Palmeiras x Atlético (Prata); Vitória x Reciclagem (Ouro).

Em breve a tabela completa de jogos e classificação. 

Bom Humor, afinal hoje é sábado


sexta-feira, 29 de junho de 2012

TSE libera candidatura de ‘contas-sujas’

BRASÍLIA - Por quatro votos a três, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou o registro de candidaturas para os políticos chamados "contas-sujas". Trata-se de um recuo do próprio tribunal que, em março, criou uma norma estabelecendo que não poderiam ser candidatos políticos que tiveram contas de campanhas anteriores reprovadas.

A lei atual voltou a valer, que exige apenas a apresentação das contas de campanha, como pediu o PT, com apoio de 17 partidos.

O julgamento foi retomado ontem, 28, faltando apenas o voto do ministro Dias Toffoli, que pediu vistas na sessão anterior, quando o placar estava empatado em três a três, faltando apenas seu voto.

Fonte: Yahoo Noticias

CRM apresenta proposta de centrais energéticas

O presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, esteve nesta quarta-feira, 27, na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul (Seinfra) para uma reunião com o coordenador da pasta, o secretário Beto Albuquerque. A reunião tratou questões sobre o andamento administrativo da Companhia e a definição de rumos para os próximos meses.

Entre os assuntos pautados, o presidente da CRM apresentou um pré-projeto sobre a possibilidade da construção de pequenas centrais de geração de energia, com capacidade de produzir até 10 MW. A proposta seria desenvolvida pela CRM em parceria com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) e a Seinfra.

As centrais termoelétricas seriam instaladas na Região Carbonífera do Baixo Jacuí utilizando o sistema de leito fluidizado circulante, desenvolvido pela Cientec. Esta tecnologia torna a combustão do carvão ecologicamente adequada, reduzindo e emissão de resíduos. Interessado pelo projeto, o secretário agendou uma reunião com representantes das entidades para o dia 11 de julho.

Também participaram da reunião pela Seinfra, a diretora geral, Elisabete Barbosa e o gerente executivo, Rui Dick.

Grupo Saber Viver realiza festa junina

O grupo Saber Viver, em parceria com o Clube de Mães “Mãe Cleci”, promoveu na quinta-feira, dia 28, uma festa junina para seus integrantes. A atividade, realizada junto à sede do Clube, integrou cerca de 50 idosos com danças, comidas típicas e trajes festivos.

A meta foi integrar os participantes do grupo e estimular o convívio em conjunto, além de comemorar a passagem do mês festivo. O grupo conta, atualmente, com cerca de 120 idosos candiotenses cadastrados.

Copa Cinquentenário - Grêmio Esportivo Candiota

O Grêmio Esportivo Candiota comemora, no dia 19 de dezembro de 2012, 50 anos de fundação. Em função disto, diversas atividades alusivas à data estão sendo promovidas durante este ano.

No próximo domingo, dia 1º de julho, o clube realiza a Copa Cinquentenário. O evento, que acontece no Estádio 20 de Setembro, na Vila Residencial, inicia às 8h30 e tem previsão de seguir até às 17h.

Para a ocasião, estão confirmadas as participações do Manda Brasa, de Hulha Negra – atual campeão regional de futebol de campo – e da Seleção de Pedras Altas – vice.

Vagas de emprego em Candiota

A agência do Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Candiota informa que estão disponíveis, no município, vagas para cargos de pedreiro e servente.

Segundo a coordenadora local, Ana Paula Gouveia, são sete vagas abertas para o cargo de pedreiro e outras três para a função de servente. “Os interessados devem comparecer na agência, portando a Carteira de Trabalho, para serem encaminhados ao processo de entrevista”, informou.

A agência do Sine, em Candiota, funciona das 8h às 14h30, na avenida Luiz Chirivino, nº 155, junto à Incubadora Empresarial.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Formação de docentes aborda ciclos de alfabetização

Na última segunda-feira, dia 25, a Secretaria de Educação de Candiota promoveu mais uma etapa do processo que visa garantir a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino. O evento, realizado junto ao CTG Batalha do Seival, abordou sobre os ciclos de alfabetização.

Na oportunidade, cerca de 42 docentes provenientes da Educação Infantil e de Séries Iniciais acompanharam a palestra da professora e doutoranda em Educação, Veronice Camargo da Silva, com o tema: “Fases do Desenvolvimento Infantil e Ciclos de Alfabetização”. O debate também foi prestigiado pelos diretores das instituições de ensino e pelos novos agentes do programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Conforme a secretária de Educação, Nazionélia Ferreira, a necessidade de abordar o tema havia sido verificada anteriormente. “Tivemos um encontro com a equipe, em maio, e vislumbramos a demanda de clarear mais sobre este assunto junto aos nossos professores”, apontou.

Segundo explica Nazionélia, o tema é importante pois aborda a resolução 07/2010, do Conselho Nacional de Educação (CNE), a qual recomenda que os três primeiros anos do Ensino Fundamental sejam trabalhados em um único ciclo de alfabetização.

PT libera coligações com PSDB, DEM e PPS

Por: Carlos Newton 
Artigo publicado originalmente na edição de quarta-feira, 27, no Blog Tribuna da Internet

Se causou estranheza e asco a súbita aliança entre o ex-presidente Lula e seu ex-inimigo Paulo Maluf, o que dizer das novas alianças que o PT pretende fazer com PSDB, PPS e DEM, nas eleições municipais de 7 de outubro?

A imprensa não noticiou, mas segunda-feira o Diretório Nacional do PT aprovou a “Resolução sobre a Política de Alianças”, para possibilitar o fechamento de coligações eleitorais com os três partidos oposicionistas, contrariando expressa determinação do IV Congresso Nacional do partido, realizado em setembro de 2011.

Como recordar é viver, vamos então conferir o que fora decidido nessa importante encontro do partido: “Como já foi dito, mas vale enfatizar, nosso objetivo é ampliar fortemente a presença do PT e seus aliados no comando dos municípios brasileiros e nas Câmaras de Vereadores(as), especialmente as capitais e as cidades com mais de 150 mil eleitores. Nossos adversários serão as agremiações que representam o bloco conservador, formado pelo PSDB, pelo DEM e o PPS, com os quais não faremos chapas”.

Onde está escrito “com os quais não faremos chapas”, leia-se agora “faremos chapas”, mostrando a que ponto chegou a política rasteira praticada no país. E para quem pensa que isso é alguma novidade, basta lembrar que, antes mesmo desta resolução do Diretório, o PT já costumava fazer coligações com o PSDB, como ocorreu no Acre no governo Jorge Viana e está ocorrendo agora na campanha para eleição do prefeito de Belo Horizonte, onde PT e PSDB caminham juntos, apoiando o candidato Marcio Lacerda, do PSB.

JUSTIFICATIVA (?)

É muito interessante a justificativa do PT para fazer alianças com os partidos de oposição. A resolução do Diretório Nacional alega “a dinâmica de relações municipais da estrutura partidária brasileira, na qual as alianças nacionais não se refletem, de forma homogênea, nos processos estaduais e municipais”.

Diz também que há “necessidade de potencializar diversas candidaturas petistas com chances reais de vitória e que podem ampliar suas alianças fora da base do governo federal”, acrescentando que “a direção do Partido precisa ter opções táticas para dar conta desse enfrentamento político das eleições municipais”.

Portanto, em matéria de desfaçatez, o PT realmente vem extrapolando. O resultado é que um político desqualificado e ladrão como Paulo Maluf até se vê no direito de ridicularizar o partido que hoje exerce no Poder. Maluf diz que está à esquerda do PT e é mais comunista do que o Lula, e a gente tem de engolir.

Apoio de Maluf a Haddad é rejeitado por 64% dos petistas


Paulistanos receberam mal a notícia da aliança entre deputado e pré-candidato petista, indica o Datafolha; pesquisa revela, porém, que apenas 17% sabem que o deputado apoia nessas eleições.

O apoio do deputado Paulo Maluf (PP-SP) ao pré-candidato petista Fernando Haddad é rejeitado por 62% dos eleitores paulistanos, de acordo com uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha. Quando a aliança é avaliada por entrevistados "petistas", a rejeição chega a 64%.

O anúncio do apoio do deputado, que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, causou crise na campanha de Haddad e fez a deputada Luiza Erundina (PSB) desistir de ser a vice na chapa. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados responderam que não votaria em candidatos apoiados por Maluf. Para 26% o apoio seria indiferente e 12% seguiriam a indicação.

No entanto, a pesquisa revela que apenas 17% das pessoas entrevistadas sabem que o deputado apoia Haddad e 70% desconhecem quem Maluf apoiará nessas eleições. Responderam aos questionamentos 1.081 pessoas nos dias 25 e 26 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O episódio só rendeu positivamente para Erundina, cujo protesto foi apoiado por 67% dos eleitores.

Fonte: Yahoo Noticias

Prefeitura adquire caminhão para setor elétrico


A Prefeitura de Candiota conta, desde quarta-feira, dia 27, com um novo veículo em sua frota. O caminhão “Munck”, destinado para serviços de eletrificação rural e urbana, foi recebido pelo prefeito, Luiz Carlos Folador.

O caminhão será utilizado para em ações como reposição de lâmpadas de iluminação pública, poda de árvores, entre outras ações.

O veículo (modelo Ford Cargo) foi adquirido com recursos oriundos do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e contrapartida do município, ao valor de R$ 194.275,00. O novo equipamento conta, ainda, com carroceria de madeira e guindaste veicular (com lança de 15 metros e capacidade de carga de nove toneladas).

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Comissão do Senado aprova Ficha Limpa para cargos públicos

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que exige a chamada Ficha Limpa para o preenchimento de cargos públicos, tanto efetivos (por concurso) quando comissionados. A matéria ainda terá que passar por dois turnos de votação no plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados. As informações são da Agência Senado.

A PEC 30/2010 acrescenta um dispositivo ao artigo 37 da Constituição, que reúne os princípios gerais da administração pública. O relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), fez ajustes no texto original para definir como exigência inicial a não condenação por crime doloso (intencional).

"Se o candidato a cargo eletivo é obrigado a demonstrar o cumprimento de requisitos mais exigentes, aqueles que almejam ocupar cargos efetivos ou comissionados na administração pública também devem fazê-lo", argumentou Vital do Rêgo. A legislação prevê que não pode receber registro para disputar cargo eletivo o candidato condenado em decisão colegiada por crimes contra a administração pública, o sistema financeiro, ilícitos eleitorais, de abuso de autoridade, prática de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, tortura, racismo, trabalho escravo ou formação de quadrilha.

O senador diz que a população brasileira será a principal beneficiada pela aplicação das exigências da Lei da Ficha Limpa ao preenchimento de cargos no serviço público. Para Vital do Rêgo, observar os requisitos de probidade administrativa e moralidade pública no recrutamento daria mais segurança à máquina pública.

Nova Enquete. Participe!

Tem outra enquete aí do lado direito desta página:

Cogitou-se e se cogita, em Candiota, da construção de um Centro Administrativo para agrupamento de todas as secretarias e serviços públicos na sede do município.

Você é contra ou a favor? (participação até as 24h00 do dia 31-07-2012)

 ( )A FAVOR: vai reduzir custos e otimizar os serviços públicos.
 ( )SOU CONTRA: Vai transformar a Vila Operário num bairro dormitório e induzir o crescimento da sede, uma área com problemas ambientais.
Enquete Anterior 

Qual time gaúcho fará melhor campanha no brasileirão/2012?
- INTER: 55,00 %.
- GRÊMIO: 45,00 %,

Vai se ferrar


A foto acima, vencedora do prêmio de fotografia da “Association for Communication Excellence”, na Califórnia-EUA, mostra o exato momento em que uma abelha deixa o ferrão e perde o seu tecido abdominal.

Em um evento como esse a abelha perde a vida minutos depois.

Afonso Hamm quer a retomada dos debates sobre carvão mineral

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, usou a tribuna da Câmara dos Deputados, na terça-feira, dia 26, para manifestar sobre a importância de retomar os debates sobre a inclusão do carvão mineral na matriz energética e assim, conquistar o apoio do governo federal. Antes do discurso Hamm presidiu a Sessão Ordinária.

Durante pronunciamento, Hamm comentou sobre os desdobramentos em relação à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20) que teve como destaque a questão ambiental, economia mundial e inclusão social. O parlamentar comentou que as reivindicações do setor carbonífero, bem como os números de produção nacional e o carvão mineral como energia sustentável foram abordados pelo presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan. Na oportunidade, Zancan enfatizou que o carvão mineral, maior recurso energético do Brasil (67% do total), é o combustível que mais cresce no mundo e contribui na redução da pobreza nos países emergentes.

Hamm considera que a atenção do governo federal deve se voltar agora à questão energética e por isso, a Frente Parlamentar está mobilizada para que o debate insira a utilização do carvão mineral na matriz energética, tendo em vista os inúmeros empreendimentos já instalados e os demais que estão com licenciamento ambiental em andamento ou aprovado, em especial no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Estamos cientes que os debates devem ser concentrados para que as fontes de energia sejam aperfeiçoadas para reduzir os impactos”, argumenta Hamm ao destacar que as usinas termoelétricas a carvão mineral já estão atuando com tecnologias modernas para reduzir os danos ambientais.

Afonso Hamm também lamentou as reportagens sobre a questão energética apresentadas no Jornal Nacional, na semana que antecedeu a Rio + 20. No que se refere ao carvão mineral foram mostradas as Usinas em Candiota e Santa Catarina. No entanto, a matéria não mostrou a importância deste setor no que se refere à produção e a geração de milhares de empregos, renda e por se tratar de importante segmento para o desenvolvimento do país. “O Rio Grande do Sul concentra 80% do carvão mineral brasileiro e nesse sentido precisa de um suporte governamental para a permanência da produção no país”, conclui.

Em Candiota o Movimento Pró-carvão deve retomar a articulação nos próximos dias.

Candiota no Guri Bom de Bola

No último domingo, dia 24, o Estádio 20 de Setembro, na Vila Residencial em Candiota, recebeu a etapa municipal do Guri Bom de Bola 2012. Na ocasião, atletas de 12 a 14 anos representaram suas respectivas instituições de ensino na disputa da modalidade futebol de campo.

Conforme relata o professor João Roberto da Costa, um total de 240 jovens atletas, dos naipes masculino e feminino, representando sete escolas, estiveram envolvidos na competição.

Ao final dos confrontos, a Escola Estadual Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO) venceu no masculino e, no feminino, a Escola Estadual Dario Lassance conquistou o primeiro lugar. Com o resultado, ambas as equipes estão classificadas para a etapa regional do certame, a qual ocorre no mês de agosto, em Bagé.

Arquivo - Equipe Feminina de Dario Lassance

Arquivo - Equipe Masculina do FARO

terça-feira, 26 de junho de 2012

Definidos os confrontos de abertura do Municipal de Futsal 2012

O Campeonato Municipal de Futsal 2012, em Candiota, inicia no próximo sábado, dia 30. No dia de ontem, dia 25, ocorreu o sorteio das chaves da competição. Com isto, foram definidos e divulgados os jogos da primeira rodada do certame.

Para a abertura, seis confrontos estão agendados – um em cada categoria. Destaque para o confronto entre os finalistas dos Veteranos, em 2011, Santos e Simca, e para o jogo entre os vencedores da Prata e da Ouro no ano passado, respectivamente, Reciclagem e Vitória.

As partidas acontecerem a partir das 17h, no Ginásio Dario Lassance.
Rodada de abertura 

Juvenil – Vila Real x Milan;
Feminino – Barcelona x Corinthians; 
Veteranos – Santos x Simca;
Bronze – Lobos da Noite x EFC;
Prata – Palmeiras x Atlético;
Ouro – Vitória x Reciclagem.

Ainda hoje a você poderá conferir a tabela completa com o jogos do Futsal 2012 de Candiota. E claro toda a cobertura com fotos, placar e classificação de todas as equipes.

Festa Junina Municipal

Foto: Raíssa Vargas


O Ginásio Dario Lassance sediou no sábado, dia 23, a Festa Junina Municipal realizada pela Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Educação. O evento, que contou com o envolvimento de todas as escolas da rede municipal e estadual de ensino, atraiu um público aproximado de 800 pessoas, em sua maioria crianças.

A comunidade escolar foi responsável por comercializar as tradicionais comidas do período junino, além de encenar diversas apresentações artísticas e desfile de casais caipiras.

Segundo relatou a coordenadora pedagógica, Fernanda Vestfahl, a meta foi atingida. “O ginásio se transformou em um verdadeiro arraial, contagiando alunos, pais e comunidade, fortalecendo os laços entre as escolas e famílias”, avaliou.

Nas tendas, também estiveram a disposição do público brincadeiras como pescaria, boca do palhaço entre outras atividades recreativas. A festa, que já faz parte do calendário de eventos do município, a cada ano que passa ganha maior amplitude, tornando-se assim, o principal festejo junino da cidade.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Camargo Corrêa compra CIMPOR

O grupo Camargo Corrêa anunciou no último dia 21, a conclusão de sua oferta de compra da empresa portuguesa produtora de cimento CIMPOR(aqui em Candiota também conhecida como Cimbagé), num investimento total de quase 3 bilhões de euros (R$ 7,73 bilhões). O desfecho da oferta pública de aquisição garantiu à Camargo Corrêa o controle de 94,81% da cimenteira portuguesa.

Com a aquisição, a InterCement, do grupo Camargo Corrêa, vai nomear nova equipe de gestão da CIMPOR em julho, e passará da terceira para a segunda posição no ranking de produtores de cimento no Brasil, dobrando sua produção para cerca de 11,4 milhões de toneladas, segundo dados do Sindicato Nacional da Industria do Cimento (Snic). A liderança cabe ao grupo Votorantim, que produz 22, 4 milhões de toneladas.

Segundo afirmou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), “o caso esta em análise e é objeto de preocupações concorrenciais desde seu início, dado que o setor apresenta fortes indícios de concentração”.

Confirmado pelo CADE, a transação resultará em mais um empreendimento de além mar que passa ao portfólio Brasileiro, para alegria maior dos funcionários da Cimbagé em Candiota.

domingo, 24 de junho de 2012

Candidatos a Prefeito e vereador de Candiota

PT e PMDB lançam seus candidatos à prefeito em Candiota
O dia de hoje (24) foi marcado pelas convenções do PT e PMDB que definiram oficialmente os candidatos às eleições municipais de outubro.

Luiz Carlos Folador foi defino como candidato a Prefeito pelo PT e Odilo José Dal Molim como candidato pelo PMDB.

Paulo Brum do PSDB, completa a chapa do PT como candidato a Vice de Folador e Hulda Abreu, também do PMDB, será a vice de Odilo.


ELEIÇÃO PARA VEREADORES 


No sábado (23), o PDT coligado com o PSB na chapa proporcional, que apóiam o candidato do PT na eleição majoritária, definiram seus Candidatos a vereança, como segue:
  1. Adão Moraes do Karate 
  2. Adriana Cavalcante 
  3. Alan Rezende 
  4. Alemão do Seival 
  5. Celso Santos 
  6. Daniel Santos 
  7. Flavia Cunha 
  8. Gil Deison Pereira 
  9. Guilherme Barão 
  10. Julia Graziela 
  11. Jussania Froner 
  12. Roberto Vieira Ortiz 
  13. Ronei Magalhães 
  14. Tania Garcia 
  15. Valtair Rodrigues 

O PSDB e PTB, que fazem também parte da coligação que apoio o candidato do PT, no fim de semana anterior, já haviam definido seus candidatos a vereador:

  1. Andreia Coutinho 
  2. Anselmo Camillo 
  3. Carlinhos Cougo 
  4. Claudivan Brusque 
  5. Clautenir Bolinha 
  6. Cleider da Rosa
  7. Darlan Oliveira 
  8. Dinossane Pech 
  9. Gladimir Gauchinho 
  10. Jussara Brun 
  11. Lindomar Castaman 
  12. Luiz Abreu 
  13. Marcos Bertoline 
  14. Maria Gonçalves 
  15. Paula Mendes 
  16. Valdenir de Almeida 

PT e PCdoB, coligados na eleição proporcional, concorrerão com a seguinte nominata:

  1. Adilson Lucena 
  2. Adriano Santos 
  3. Artemio Parceianelo 
  4. Ataides da Silva 
  5. Claudio Hernandes 
  6. Daiana de Moura 
  7. Danilo Gonçalves 
  8. Fernanda Santos 
  9. Fernando Martins Magaiv 
  10. Giselma Pereira 
  11. João Couto 
  12. João Roberto 
  13. Pedro Milo 
  14. Preta 
  15. Ronaldo Montes 
  16. Rosaurea Grecco 
  17. Valmir Cougo 

Já o PMDB, terá como candidatos a vereadores os seguintes nomes:

  1. Antonio Borges da Rocha - Astengo 
  2. Fabricio Moraes 
  3. Gildo Feijó 
  4. Jadir Neto Simões 
  5. José Vitor 
  6. Magna Alves 
  7. Mara Helena Parodes 
  8. Marco Dal Molin 
  9. Maria Barcellos 
  10. Marlene Hartwijg 
  11. Nilmar Morais 
  12. Nilva Soares 
  13. Vicente de Paula

Sorteio de grupos do Municipal de Futsal acontece amanhã

Na próxima segunda-feira, dia 25, acontece o sorteio dos grupos para a edição 2012 do Campeonato Municipal de Futsal. A atividade ocorre ao meio-dia, junto ao Ginásio de Dario Lassance.

A presença dos dirigentes, ou representantes, de cada uma das equipes inscritas no certame é essencial. Para este ano, um total de 54 times confirmaram participação na competição. E você vai poder acompanhar tudo aqui no Teclando.

sábado, 23 de junho de 2012

Bom Humor, afinal hoje é sábado

Impossível, em convenções, não existe...


Frases da Semana

“Como Maluf pode prometer acabar com ladrão na rua enquanto ele continua solto?”
Lula, setembro de 1986.

 “Maluf esquece de seu passado de ave de rapina. O que ameaça o Brasil não são nuvens de gafanhotos, mas nuvens de ladrões. Maluf não passa de um bobo alegre, um bobo da corte, um bufão que fica querendo assustar as elites acenando com o perigo do PT. Maluf é igualzinho ao Collor, só que mais velho e mais profissional. Por isso é mais perigoso.”
Lula, março de 1993.

“Ave de rapina é o Lula, que não trabalha há 15 anos e não explica como vive. Ave de rapina é o PT, que rouba 30% de seus filiados que ocupam cargos de confiança na administração. Se o Lula acha que há ladrões à solta, que os procure no PT, principalmente os que patrocinaram a municipalização do transporte coletivo de São Paulo”.
Maluf, março de 1993. 

 “Se ele quiser realmente começar a prender os culpados comece por Brasília. Tenho certeza de que o número de presos dá a volta no quarteirão, e a maioria é do partido dele, do PT.”
Maluf, quando preso em 2005, em resposta a Lula que festejava.


“No acordo com Maluf trocou-se uma história e uma coerência por um minuto e pouco a mais de espaço para o candidato do PT na TV. Ó Lula !”
Luis Fernando Veríssimo, socialista, gaúcho e colorado (escritor – mais de 5 milhões de livros vendidos, cartunista, tradutor, publicitário, roteirista, romancista, publicitário, músico e filho de Érico Veríssimo)

Programa CRM de Patrocínio divulga selecionados do 2º semestre

A Companhia Riograndense de Mineração (CRM) divulgou nesta sexta-feira, 22, a lista dos projetos aprovados pelo Programa CRM de Patrocínios – Edital de Seleção Pública de Projetos 2012/02. Neste semestre, o Comitê de Patrocínios da empresa selecionou oito entre os mais de 50 projetos enviados para a Companhia até o dia 08 de junho. As propostas aprovadas receberão concessão de patrocínio financeiro sem incentivo fiscal e devem ser realizadas até o final do ano.

O objetivo do Programa é apoiar iniciativas que contribuam com o crescimento social e econômico do Estado. Nesse sentido, os projetos deveriam estar enquadrados em uma das quatro categorias: culturais e esportivos; ambientais; sociais voltados à inclusão e promoção social; e projetos técnico-científicos relacionados ao carvão mineral.

Maiores informações sobre os contemplados deste segundo semestre podem ser acessadas no site da Companhia www.crm.gov.br. Os proponentes dos projetos selecionados deverão entrar em contato com a CRM através dos telefones (51) 3235-6057 (Secretaria Geral) ou (51) 3235-6053 (Assessoria de Comunicação), para tratar das demais providências necessárias.

Lista dos contemplados
01 - Alex Sandro Elizalde Perleberg – Cerâmica de Candiota II – Ampliação e Modernização; 
02 - Associação Butiaense de Artesãos – Transformação & Arte;
03 - Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul – Programa de formação continuada para professores Educação em Rede em Candiota e Minas do Leão;
04 - Círculo de Pais e Mestres da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Ramiro Fortes Barcelos – Sintonia Ambiental;
05 - Escola Municipal Thietro Antônio Pires – Um Show de História;
06 - Jonas Souza Tavares – Projeto Judocando;
07 - Lia Beatriz Muller Beck – Dança na Escola;
08 - Liga Independente das Equipes da Gincana Cultural de São Jerônimo – 29ª Gincana Cultural de São Jerônimo.

Novos monitores e visitadores do PIM são capacitados

Na sexta-feira, dia 22, os novos agentes contratados para atuarem no programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Candiota, por meio de processo seletivo, concluíram o primeiro trabalho de capacitação – necessário para iniciar o exercício de suas funções. A cerimônia de encerramento ocorreu junto ao Clube de Mães “Mãe Cleci”.

Como informa a coordenadora municipal do PIM, Miriam Weirich, os novos agentes (dois monitores e 14 visitadores) iniciam suas funções já na próxima segunda-feira, dia 25. “Nesta primeira semana, os trabalhos serão concentrados na divulgação do programa. Isto vai ocorrer com visitas de casa em casa, em moradias que tenham o público alvo do PIM (gestantes e crianças de até seis anos de idade)”, relatou. Após isto, segundo ela, haverá uma avaliação da demanda existente – atualizada – para, então, iniciarem os atendimentos. “Isto acontece, no máximo, em três semanas”, adiantou.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Quadra poliesportiva será construída na Oito de Agosto

Os moradores da localidade Oito de Agosto, na zona rural de Candiota, vão ganhar um importante espaço para a prática esportiva e o lazer. Na sexta-feira, dia 22, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, assinou o contrato que autoriza o início da construção de uma quadra poliesportiva junto à comunidade.

Orçada em cerca de R$ 65 mil, a obra será viabilizada com recursos do caixa municipal. O espaço vai ser erguido nas proximidades da Escola Estadual Oito de Agosto e tem previsão de término de 180 dias. Os serviços estão sob responsabilidade da empresa Zanovello Pientka & Cia Ltda.

Genoma Colorado de Candiota no Beira-rio

Devido a participação do GENOMA CANDIOTA, na Taça Cruz Alta tendo lá sido bastante elogiado pelos representantes do Sport Clube Internacional, em razão de sua postura e organização no certame, a direção de Porto Alegre enviou convite nesta última semana para o GENOMA CANDIOTA, estar presente em um dos jogos do INTER no Beira-Rio.

Estaremos presentes no jogo INTER X CRUZEIRO dia 07 de julho, e os alunos com o Diretor Geral estarão no gramado durante o ingresso do INTER em campo. Os pais dos alunos terão ingresso garantido a 30 reais.

Os interessados em viajar juntose e irem ao jogo neste dia devem entrar em Contato com a Diretoria do GENOMA CANDIOTA e reservar sua passagem, impreterívelmente até dia 30 de junho para a logistica do transporte e o envio do número das respectivas Identidades para a Empresa de Transporte.

ONGs divulgam carta de repúdio a documento da Rio+20

Organizações não-governamentais (ONGs) que participam da Rio+20 divulgam na tarde desta quinta-feira uma carta de repúdio aos resultados diplomáticos da conferência. O texto é assinado por ícones do movimento ambientalista, como o cientista Thomas Lovejoy e a ex-ministra Marina Silva.

O documento acordado entre os países para ser aprovado na plenária final da conferência na sexta-feira, intitulado "O Futuro que Queremos", é classificado como "fraco e muito aquém do espírito e dos avanços conquistados nestes últimos 20 anos, desde a Rio-92".

Na quarta-feira, lideranças da sociedade civil pediram que a expressão "com plena participação da sociedade civil" seja removida do parágrafo introdutório do documento.
Leia abaixo a íntegra da carta: 

A RIO+20 QUE NÃO QUEREMOS 

O Futuro que Queremos não passa pelo documento que carrega este nome, resultante do processo de negociação da Rio+20.

O futuro que queremos tem compromisso e ação, e não só promessas. Tem a urgência necessária para reverter as crises social, ambiental e econômica e não postergação. Tem cooperação e sintonia com a sociedade e seus anseios, e não apenas as cômodas posições de governos.

Nada disso se encontra nos 283 parágrafos do documento oficial que deverá ser o legado desta Conferência. O documento intitulado O Futuro que Queremos é fraco e está muito aquém do espírito e dos avanços conquistados nestes últimos 20 anos, desde a Rio-92. Está muito aquém, ainda, da importância e da urgência dos temas abordados, pois simplesmente lançar uma frágil e genérica agenda de futuras negociações não assegura resultados concretos.

A Rio+20 passará para a história como uma Conferência da ONU que ofereceu à sociedade mundial um texto marcado por graves omissões que comprometem a preservação e a capacidade de recuperação socioambiental do planeta, bem como a garantia, às atuais e futuras gerações, de direitos humanos adquiridos.

Por tudo isso, registramos nossa profunda decepção com os chefes de Estado, pois foi sob suas ordens e orientações que trabalharam os negociadores, e esclarecemos que a sociedade civil não compactua nem subscreve esse documento. As informações são da “Agência Estado”.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

STF diz que julgamento do mensalão terminará em agosto

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, confirmou nesta quarta-feira (20) que o julgamento do mensalão deverá terminar ainda no mês de agosto. Ayres Britto disse que o julgamento será técnico, apesar de haver pressões políticas. O cronograma depende ainda do ministro Ricardo Lewandowski. Como revisor do processo, ele é responsável por liberar a ação penal para a pauta do Supremo.

"A se confirmar a liberação do processo para a pauta de julgamento agora neste mês de junho, o cronograma já estabelecido será aplicado", disse o ministro, durante visita ao estande do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Rio+20. Ainda segundo Ayres Britto, "o empenho de todos é para que, no próprio mês de agosto, o processo se ultime e seja julgado definitivamente, com a coleta dos votos dos ministros a partir do voto do relator".

Ayres Britto rebateu a possibilidade de o julgamento vir a ser contaminado pela política. "Todos nós temos essa compreensão, que corresponde a um dever de ofício, de que por mais intensa e densa que seja a ambiência política de um processo, o julgamento só pode ser técnico, em cima das provas dos autos, objetivamente", afirmou. As informações são da Agência Brasil.

Festa Junina Municipal

A Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Educação, promove no dia 23 de junho a tradicional Festa Junina Municipal. O evento, que será realizado no Ginásio Municipal de Dario Lassance, está marcado para iniciar as 13h30.

Conforme relata a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Fernanda Vestfahl, a atividade contará com diversas atrações. "Além das tradicionais brincadeiras recreativas haverão apresentações temáticas, como desfiles de casais caipiras e quadrilhas", relatou. Na festa junina também vai haver tendas das escolas municipais e estaduais que estarão vendendo comidas típicas da época de São João.

A coordenadora salienta também a importância da festividade."É mportante que todo ano façamos o resgate desse folclore, para que possamos passar essa cultura adiante para futuras gerações, além também de realizar a integração entre as escolas", argumentou. O evente será aberto à toda comunidade Candiotense.

Folador defende carvão na Rio +20


O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Aroldo Quintana, defendeu a maior participação do carvão mineral junto à matriz energética brasileira na terça-feira, dia 19, durante atividades do Rio +20.

Pela manhã e tarde ambos participaram de diversas discussões sobre implementações de garantam o desenvolvimento com sustentabilidade. Um dos principais encontros, porém, ocorreu no período da tarde, quando o prefeito reuniu-se com o presidente da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), Maurício Tolmasquim, em pleno Rio Centro - principal local de realização do evento internacional.

Segundo Folador, a inserção do mineral na matriz energética nacional - hoje é apenas cerca de 1,5% - é essencial para a continuidade do desenvolvimento brasileiro. "Atualmente, as novas tecnologias garantem, de forma eficiente, que a emissão dos gases poluentes ao Meio Ambiente seja controlada e inibiba. Primeiramente, devido a isto, devemos entender que o carvão pode sim, ser utilizado de forma a não agredir o ambiente em que vivemos", avaliou.

Para o secretário Quintana, o a produção de energia com base no mineral, atualmente, configura-se como fundamental no quesito do desenvolvimento para o Rio Grande do Sul. "Se constatarmos mais a fundo, veremos que muito outros empreendimentos estão surgindo em função da Usina de Candiota. A própria utilização das cinzas geradas na queima do carvão é um exemplo claro. Dali, um destino correto é dado a este material, ao mesmo tempo em que gera emprego e renda para a comunidade", argumentou ao apontar tal efeito como "um modelo claro de desenvolvimento sustentável".

Após o encontro, Tolmasquim confirmou que receberá, junto à empresa, uma comitiva pró-carvão mineral para debater sobre o assunto. A atividade deve ocorrer no mês de julho, assim que uma data for estabelecida.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Erundina desiste de ser vice de Haddad


A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) desistiu nesta terça-feira de ser vice na chapa de Fernando Haddad (PT), pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo. 

A decisão foi tomada em reunião da deputada com o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e com o vice-presidente nacional da sigla Roberto Amaral.

Erundina, segundo participantes da reunião, justificou a desistência não pelo apoio do ex-prefeito e deputado Paulo Maluf (PP-SP) a Haddad, mas sim pela forma como essa aliança com o partido do adversário histórico do PT foi feita e divulgada. A foto do ex-presidente Luiz Inácio da Silva ao lado de Maluf foi o estopim da explosão de Erundina, que passou a rever a decisão de ser candidata. As informações são de Ricardo Galhardo – iG São Paulo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Carvão é tema na RIO+20

Presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, apresentou informações sobre o Carvão Mineral durante o Pavilhão Brasil, evento paralelo à Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho.

A palestra foi realizada a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o tema “Inovação, Competitividade e Sustentabilidade no Sistema MDIC” e “Biocombustíveis e Bioenergia No Brasil – Oportunidades e Desafios”. As apresentações foram realizadas no Pavilhão Brasil.

“Foi uma oportunidade única, extremamente positiva. Conseguimos apresentar dados sobre o carvão mineral, não apenas no Brasil, mas também na cadeia produtiva mundial”, ressaltou Zancan. Dados apresentados pelo presidente da ABCM mostram que em 2009, 40,5% da energia gerada no mundo foi por meio do carvão. No Brasil, esse percentual é de 1,3%.

A produção do minério brasileiro foi de 31,7 bilhões de toneladas em 2011. São 4.941 empregos diretos, sendo que mais de 3,8 mil apenas em Santa Catarina. “A discussão que pauta o momento é a geração de energia com mais tecnologia e economia de baixo carbono. É preciso produzir, mas fazer isso com menos impacto ambiental, o que ocorre em todas as formas de geração de energia”, afirmou Zancan. As ações propostas na Rio + 20, segundo ele, que devem pautar o documento oficial, levam em conta a inclusão social, algo que não estava previsto na Rio 92.


Fonte: Rádio Criciúma

Maluf se coliga ao PT em troca de cargo no governo

Conforme reportagem do Estadão, Paulo Maluf ganhou secretária em ministério e fechou apoio a Haddad (PT), em São Paulo.
Para o Globo, Maluf teria negado que o apoio seja uma contrapartida pela nomeação de Osvaldo Garcia, ligado ao deputado do PP, para a secretaria de saneamento ambiental do Ministério das Cidades, publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira.

Ao justificar a aliança com o PP de Paulo Muluf, o presidente do PT, Rui Falcão, disse que “o Brasil mudou. Mudou o eleitorado e mudaram os partidos que resolveram apoiar nosso projeto nacional”.

Já a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) afirmou nesta segunda-feira que irá reavaliar a decisão de sair candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo por causa do apoio do deputado federal Paulo Maluf (PP) ao petista.

Para Erundina, a ligação de Maluf com a ditadura militar e inaceitável. Ela vai tomar uma posição definitiva nos próximos dias, disse: “Não sabia dessa possibilidade de composição com o Maluf (quando aceitei entrar na chapa). Isso se confirma num gesto público muito simbólico, com os três (Maluf, Lula e Haddad) na casa do Maluf.

O anúncio sobre a coligação eleitoral esquentou o debate na internet:

Soninha Francine, pré-candidata do PPS à prefeitura de São Paulo, em sua página na rede social, postou: “O Maluf cobrou tão caro que o PSDB, que trouxe o PR pra sua aliança, não quis pagar. Ai o PT foi lá e cobriu a oferta”.

Robeto Jefferson, em seu blog, questionou: “Será que o crescimento de Haddad será suficiente para amainar o clima no PT paulista que terá de engolir Paulo Maluf?”

O deputado federal pelo PSOL, Jean Wyllys, usou seu perfil para colocar em xeque a coerência do PT. “Pergunta: que moral tem uma pessoa para falar em ‘PIG’ quando seu partido está de braço dado com Maluf, Collor, Sarney e Malafaia?”

A propósito, além de fichado na Interpol, em recente relatório do Banco Mundial, Paulo Maluf figura na lista batizada de “The Grand Corrption Cases Database Projet”, que reúne os maiores corruptos.

Olhando dessa aldeia, me parece uma sacanagem com a militância ideológica do PT. Ainda ontem, batiam no peito enaltecendo Erundina (a mesma que foi escorraçada do Partido quando participou do governo Itamar), bem como com a ala ideológico-socialista que defende a RECUPERAÇÃO ÉTICA DA POLÍTICA como condição essencial para restabelecimento da unidade entre o socialismo e o humanismo.

Já vi esta peça, em palco menor, com um script com pequenas variações, onde só mudam alguns personagens.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Free-shops em Aceguá-RS

Legalização de free-shops em cidades gêmeas de fronteira, projeto-de-lei da Câmara (11/2012), vai para as mãos da senadora gaúcha Ana Amélia. 

A senadora será a relatora do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos. Ela pediu que o PP negociasse o cargo com os demais Partidos e conseguiu êxito.

O projeto foi aprovado por unanimidade, quinta, na Comissão de Relações Exteriores do Senado. 

“Passando na CAE, estará encerrado o processo legislativo, porque as duas aprovações têm caráter terminativo”, disse na última sexta-feira o deputado Frederico Antunes, que estava em Uruguaiana, justamente uma das cidades que serão beneficiadas, porque ela é gêmea com a argentina Paso de los Libres. 

O texto prevê a instalação de lojas francas em 28 municípios brasileiros, sendo que 10 destes são gaúchos: Chuí, Santana do Livramento, Uruguaiana, Quaraí, Aceguá, São Borja, Itaque, Jaguarão, Porto Xavier, Barra do Quarai e Barracão. As informações são do Blog do Políbio Braga.

Menino de assentamento de Bagé é abandonado em Novo Hamburgo

Será encaminhado nesta segunda-feira ao Ministério Público o caso do menino de 8 anos abandonado pela mãe adotiva no sábado, na Rua Concórdia, na Vila Getúlio Vargas, em Novo Hamburgo. 

De acordo com a presidente da Região 2 do Conselho Tutelar do Município, Gislaine Pires, será preparado um relatório contando o caso do menino, que morava em Bagé em um assentamento de sem-terra, e foi deixado na rua carregando duas mochilas e uma mala de viagem. “Este é o primeiro passo. Depois, o documento será avaliado e encaminhado ao Foro. 

Ele é uma criança passível de adoção. Quem vai tomar as devidas decisões é o judiciário”, explicou. Enquanto isso, a criança vai permanecer na Casa de Passagem Anjo da Guarda, no Centro do Município. As informações são do Jornal NH.

domingo, 17 de junho de 2012

Frases da Semana

“Foram os petistas, na CPI, que turbinaram o ex-secretário-executivo do Dnit Luiz Antônio Pagot. O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) fez uma graça e propôs a convocação do ex-governador José Serra (SP). Pagot declarou ter arrecadado para a campanha do tucano. Os tucanos reagiram e propuseram a convocação e um pedido de informação para a presidente Dilma. Pagot também disse que arrecadou para a campanha da petista. A provocação petista teve resposta à altura dos tucanos. A convocação de Pagot foi rejeitada, mas na próxima semana ele deve prestar depoimento em reunião paralela que está sendo organizada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Vem aí a CPI do B.”
Ilimar Franco, jornalista do jornal O Globo.

“Cavendish não tem como (convocar), porque ele não que falar, mas o Pagot quer falar. Pedro Simon disse que já falou com Pagot: “Conversei com ele ontem por telefone e ele me garantiu que não é um incendiário mas tem muita coisa para esclarecer e orientar a CPI. E eu terei o prazer de fazer parte dessa comissão.”
Randolfe Rodrigues, senador (PSOL-AP).

"Queremos tornar público o que ele tem a falar, já que a CPI decidiu omitir isso. Vamos fazer guerrilha.”
Randolfe Rodrigues, senador (PSOL-AP), sobre a intenção de ouvir o ex-secretário do Dnit Luiz Antônio Pagot.

“Essa comissão se recusa a convocar o presidente da companhia que o governo declarou inidônea. Isso é incompreensível. Isso revela uma tropa do cheque.”
Miro Teixeira, deputado (PDT-RJ), após a CPI do Cachoeira barrar a convocação de Fernando Cavendish, ex-presidente da Delta Construções.



“CGTEE- A nova Usina Candiota 3, em Candiota, RS, foi construída pelo Consórcio Sul Energia, composto por Ernesto Weobcke, Tedesco, Brasília Guaíba e Delta Construções. Sai tudo sem licitação. Um negócio de R$ 1,5 bilhão. A CGTEE alegou que não havia necessidade de licitação porque quem pagou a conta foram os chineses do grupo Citic e Eletrobrás. Na verdade, o dinheiro veio através do Paribas Banco, tomado pela CGTEE, que já começou a pagar o empréstimo. A obra atrasou mais de um ano.”
Polibio Braga, jornalista, em postagem no seu Blog, dia 14-06-2012.

sábado, 16 de junho de 2012

Bom Humor, afinal hoje é sábado


Um aparelho de detectar ladrões foi inventado nos Estados Unidos. Os inventores disseram:

- Vamos botar em Nova York para testar:

Eles botaram e em uma hora ele detectou 10 ladrões.

- Funcionou!!! Vamos botar na Inglaterra.

Eles botaram e em meia hora detectou 20 ladrões. E exclamara:

-Esse aparelho é muito bom! Vamos usar muito!!!

Usaram mais 3 vezes: Em Paris, na Suécia e na Suíça. Foram, em média, 35 ladrões em apenas 20 minutos.

Então disseram:

- Nossa! Um país que a gente precisa mesmo botar é no Brasil.

Então vieram pra cá e colocaram.

O final: em cinco minutos, roubaram o aparelho!!!!!

Vai começar o maior campeonato de Futsal da região

O Campeonato Municipal de Futsal de Candiota, o maior da região,  vai contar com 54 equipes, 648 atletas, e 108 integrantes de comissões técnicas. A confirmação ocorreu na sexta-feira, dia 15, após o encerramento do prazo de inscrições.

Segundo o coordenador de esportes do município, Valdenir de Almeira (Preto), serão oito equipes disputando na categoria Ouro, oito na Prata, e 20 pela Bronze. Ainda serão sete entre os Veteranos, seis pelo Juvenil e outras cinco no Feminino.

“Para este ano, devido à procura dos envolvidos e interessados nesta modalidade esportiva, abrimos as categoria Bronze e Feminino. Acredito que isto já demonstrou um resultado positivo. Este serão o maior campeonato dos últimos anos”, avaliou Almeida.

A competição deve iniciar ainda neste mês. Assim que a tabela de jogos estiver definida será divulgada pela Comissão Organizadora. O Campeonato é uma realização da Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, em parceria com o SESC/RS.

Evento aborda políticas para as mulheres

Foto: Felipe Valduga
Com o objetivo de apresentar as políticas públicas existentes, em âmbito estadual, e discutir as demandas do município, a secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Maria Elisângela Américo Santana, integrou uma audiência pública realizada em Candiota, na quinta-feira, dia 14. 

Segundo a proponente do evento, vereadora Giselma Pereira, a iniciativa teve como objetivo viabilizar o conhecimento das políticas já existentes. “Se as mulheres não souberem os projetos que existem, a busca por um espaço igualitário torna-se mais difícil”, apontou. Ainda, segundo ela, a ideia da audiência pública também buscou verificar quais as políticas específicas que podem ser implementadas no município, a partir das demandas apresentadas.

Para a secretária estadual, a ato representou a validação do direito à cidadania da mulher. “Todas as mulheres, em sua história, independente de sua estruturação, tiveram e têm uma vida diferenciada. E no contexto de garantirmos a maior participação, por exemplo, da mulher no mercado de trabalho, devemos viabilizar mecanismos de qualificação. Esta é, com certeza, a ferramenta mais efetiva na busca pela igualdade de direitos”, avaliou Márcia.

A iniciativa foi uma realização da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Candiota, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e secretarias municipais de Ação Social, Trabalho e Renda e de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude.

Novos açudes são inaugurados em Candiota

Foto: Felipe Valduga
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e a Prefeitura de Candiota promoveram, na tarde de quinta-feira, dia 14, a inauguração de novos açudes construídos no município. Através do programa Irrigando a Agricultura, do Governo do Estado, R$ 350 mil foram investidos para a construção de 38 unidades. 

A atividade ocorreu junto ao Assentamento 22 de Dezembro, no interior de Candiota, e contou com a presença do secretário estadual Ivar Pavan e do prefeito municipal, Luiz Carlos Folador. Também participaram do ato, demais representantes do governo do Estado e do município, além da comunidade local.


O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo reforçou que para um projeto ter resultados positivos é necessário um trabalho conjunto e integrado. “Quando temos a parceria dos municípios, assim como foi aqui em Candiota, as obras andam. É fundamental que as prefeituras atuem de forma ativa e em parceria”, argumentou Pavan. Segundo ele, a projeção do Estado é que “ao final deste governo, os assentados, com certeza, estarão em um patamar muito mais elevado de qualidade de vida”.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Neste sábado, dia 16, tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite. Em Candiota, todos os postos de saúde urbanos estarão abertos, das 8h às 17h, prestando atendimento. Já no interior, a equipe do ESF Zona Rural vai efetuar a aplicação das doses, através da visitação às moradias.

Todas as crianças com menos de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas com a vacina oral contra a paralisia infantil, independente de tê-la recebido anteriormente. As únicas contraindicações à vacina são febre maior que 38 graus, vômito e diarreia.

No município, a meta é garantir a vacinação de cerca de 650 crianças. Na sequência da Campanha, a aplicação das doses ocorrerá no horário normal de cada unidade de saúde.

Também no sábado, durante a realização do plantão, os candiotenses nas faixas etárias alvo da Campanha Nacional Contra a Gripe 2012 – prorrogada no município – que, até então, não foram vacinados, poderão receber a aplicação junto às unidades de saúde.

Devem procurar os locais de vacinação idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até dois anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Delta é declarada inidônea para contratos com o governo

Conforme a Agência Brasil, a Controladoria-Geral da União (CGU) declarou que a Delta Construções é inidônea para contratar com o Poder Público, segundo conclusões de um processo administrativo iniciado no dia 24 de abril. Com esse entendimento, a empreiteira fica impedida de concorrer a licitações da Administração Pública por pelo menos dois anos. 

A CGU abriu processo contra a Delta para apurar irregularidades apontadas pela Operação Mão Dupla, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público em 2010. A operação mostrou que a construtora participava de esquemas ilegais em obras rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

As apurações constataram que a empresa pagou, entre 2008 e 2010, valores e bens a cinco servidores responsáveis pela fiscalização de contratos entre a autarquia e a empresa. Para a CGU, a Delta “violou princípio basilar da moralidade administrativa”.

A Delta, que aqui prestou serviços na construção da Usina fase “C”, também é alvo de apurações nos desdobramentos da Operação Monte Carlo, que investigou esquema de corrupção articulado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Ivar Pavan cumpre agenda na região hoje

O secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, cumprem agenda na região da Campanha nesta quinta-feira (14/06). A visita terá como foco principal o debate em torno da pecuária familiar, atividade desenvolvida na região por pequenos produtores rurais que criam gado de corte e que contam, basicamente, com a mão de obra da família. Fazem parte dos trabalhos do dia, também, representantes da Embrapa Pecuária Sul, CGTEE e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No início da manhã, na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, técnicos das entidades envolvidas farão uma caracterização dos pecuaristas familiares e apresentarão propostas para inserir esse público no planejamento de políticas públicas. Às 9h, também na sede da Embrapa em Bagé, o secretário Pavan e representantes das instituições presentes participarão de um café com a imprensa - oportunidade em que serão atendidas as demandas de informação dos meios de comunicação locais.

Às 12h30, a comitiva visita a Comunidade de Alto Bonito, na Costa do Rio Camaquã, localizada no município de Pinheiro Machado. No local, será oferecido um almoço com produtos da pecuária familiar.

Às 16h, acontece no Assentamento 22 de Dezembro, em Candiota, a assinatura de convênio do Programa Leite Gaúcho e a inauguração de açudes do Programa Irrigando a Agricultura Familiar.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Um proficiente contra uma lenda

Alguns dias atrás, em meu escritório, conversava com um ilustre candiotense sobre assuntos profissionais, quando fiquei sabendo que o mesmo passaria a ser meu vizinho no familiar bairro da rocinha.

Eis que, inevitavelmente, o assunto é desviado com a costumeira pergunta:

- E as eleições?

Pelo menos por ora, sem demonstrar qualquer interesse no desfecho de 07/10/2012, as frases fluindo ao natural.

- Eu até torcia para o Odilo não ser canditato, para não sofrer uma derrota a essa altura da vida.

- Se o Odilo não fosse canditado o Luiz Carlos ganharia de qualquer um e se o Luiz Carlos não concorresse o Odilo ganharia fácil também.

- O Luiz Carlos foi o melhor prefeito administrativamente e o pior politicamente.

- Foi empreendedor, buscou recursos e projetos federais, trabalhou incansavelmente 24 horas por dia, mas transformou o “poder” em balcão de negociações para minar qualquer oposição. Cooptou adversários, partidos políticos e nessa empreitada também foi incansável, não mediu esforços e recursos, a ponto de chamar concursados para ocupar vagas “inicialmente” não previstas, mesmo que tudo dentro da lei.

- Apesar de sua idade e seu pseudo afastamento, Odilo ainda é difícil de bater. Um cara muito querido e carismático. E ele é uma lenda em Candiota. É difícil concorrer contra uma lenda.

- É verdade também que o atual governo não ignora a população quando ela bate na sua porta e, na prática, a grande maioria é atendida em seus pleitos.

- A reeleição do Luiz Carlos eram “fafas contadas”, mas com o Odilo de candidato, pelo burburim, a coisa pode encrespar. É isso ai, assim como no bate-papo de escritório, na política também tem um “para que” e um “por que”, só respondidos após abertura das urnas.

Empresa investirá 5 milhões em Candiota

Há pouco mais de dois meses, um novo empreendimento começou a ser instalado no município de Candiota. Em uma área junto à BR-293, o empresário Arnildo Reimann investe na construção de um espaço para o rebecimento, secagem e armazenamento de produtos agrícolas. 

Foto: Felipe Valduga
Segundo relata o proprietário, o local terá capacidade de armazenamento de 21,6 mil toneladas de grãos – algo em torno de 360 mil sacas. “Serão nove silos, dois secadores, além de todo um aparato como macaco de descarga e maquinário de limpeza”, detalhou. Conforme ele, o investimento gira em torno de R$ 5 milhões.

No momento, 25 trabalhadores atuam na construção das estruturas. “Outros 20 devem ser contratados quando iniciarmos a fase de montagem”, adiantou o proprietário, ao destacar que o empreendimento, quando em funcionamento, deve gerar dez postos de trabalho fixos, além de outros indiretos.

Conforme o Reimann, a estrutura vai funcionar como um local para depósito, secagem e venda da produção. “Aqui, o produtor terá mais liberdade para comercializar seu produto. Ele poderá faturar o produto”, explicou. Entre as vantagens, ele cita que “primeiro o produtor receberá o dinheiro, para depois efetuar a entrega do produto”.

De acordo com o proprietário, a estrutura terá capacidade para atender, de forma rotativa, cerca de 30% da produção dos municípios de Aceguá, Candiota, Bagé, Pinheiro Machado e Dom Pedrito.

Inscrições no Municipal de Futsal de Candiota encerram na sexta-feira

Encerra na próxima sexta-feira, dia 15, o prazo para as equipes interessadas em garantir vaga na edição 2012 do Campeonato Municipal de Futsal. As inscrições vão até às 14h30 e podem ser efetuadas junto à Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, e pelo telefone (53) 32455065.

A competição, que tem início previsto para o final deste mês, contará com jogos nas categorias Ouro, Prata, Bronze, Juvenil, Veterano e Feminino.

Fórum de Ensino Superior aponta demandas educacionais da região

O município de Candiota sediou, na terça-feira, dia 12, o Fórum Regional de Ensino Superior. Realizado no período da manhã, o evento lotou as dependências do Ginásio Dario Lassance, reunindo mais de mil pessoas, entre estudantes, integrantes da sociedade civil e autoridades, representando um total de sete cidades. 

Foto: Raíssa Vargas
A iniciativa teve como foco expor as principais demandas de cursos de Ensino Superior dos municípios de Aceguá, Candiota, Herval, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini. Além disto, o objetivo foi reunir material para ser encaminhado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que estuda a possibilidade de instalar unidades fora de sede em algumas das cidades. 

Representando a UFPel, o professor do curso de Engenharia Geológica, Luís Eduardo Novaes, relatou que o evento serviu para que a instituição de Ensino Superior pudesse coletar informações das reais demandas dos municípios para, após, fazer uma análise das possibilidades. “Tudo o que foi apresentado aqui será levado até a Universidade. Estamos aqui para ouvir”, disse durante a atividade. Para ele, a meta da ação é “transformar a região, levando ensino Superior de qualidade”.

Conforme Novaes, a intenção do processo em andamento é a instalação de um campus multi-campi (denominado até o momento de Campus Extremo Sul), com a instalação de unidades “fora de sede”. “Entendemos que a região deve ser contemplada conforme seus anseios. Estamos verificando a viabilidade disto”, comentou ao salientar que “a Universidade é um vetor. Ela não resolve os problemas de uma comunidade, mas auxilia estas comunidades a resolvê-los”.

A perspectiva é que, no mês de julho, um novo encontro em Candiota apresente a análise desenvolvida pela Universidade, bem como as propostas para instalação das unidades fora de sede.

O evento foi uma realização do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.

Para definir suas demandas, cada município desenvolveu uma pesquisa junto às suas respectivas comunidades. Em Candiota, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, aplicou um questionário junto à população, urbana e rural, no intuito de verificar quais os cursos preferenciais. Ao todo, 961 pessoas participaram da pesquisa.

Os dados foram apresentados pela secretária de Educação Nazionélia Ferreira. “Neste processo, tivemos o cuidado de estarmos presentes em todos os lugares onde a população pudesse se manifestar”, disse. Como resultado, o curso de Engenharia Mecânica obteve a preferência da comunidade, com um índice de 34,44%.

Abaixo os demais dados da levantamento que pesquisou mais de 1000 pessoas em Candiota nas escolas, empresas, comércio local, Prefeitura, Câmara de Vereadores e comunidade em geral.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Estiagem ainda castiga Candiota

Após reunião realizada na segunda-feira, dia 11, entre os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), o município de Candiota decretou, pela segunda vez neste ano, situação de emergência em função da falta de chuvas.

O encontro realizado na sala de reuniões do Centro Administrativo contou com a presença do prefeito Luiz Carlos Folador, do vice Paulo Brum, da primeira-dama Ana Scholl, e dos secretários Fabiano Oswald, de Agropecuária e Agricultura Familiar, e Hilda Rejane Bom, de Ação Social, Trabalho e Renda, além de representantes da Emater/RS, Coptec (Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos) e Corpo de Bombeiros.

No dia 9 de janeiro, o município havia decretado situação de emergência em toda a área rural pelo mesmo motivo. Na época, os prejuízos econômicos calculados na produção primária já superavam a marca de R$ 10 milhões. Em 9 de abril, a medida foi prorrogada por mais 60 dias.

Como argumenta o presidente do Comdec, Érton Müller, o principal motivo do novo decreto é a escassez de água potável. “Além disto, com o início do inverno, a formação de geadas também tem prejudicado as pastagens”, salientou. Com a assinatura do novo documento, a meta é garantir que o município continue recebendo benefícios que viabilizem o combate à seca.

Recentemente, a Defesa Civil do Estado auxiliou o município com a doação de 900 cestas básicas para serem distribuídas junto às famílias mais afetadas - serviço já concluído. Ainda, no momento, com o aporte do Exército, um caminhão-pipa leva água potável para às comunidades mais necessitadas.

O secretário de Agropecuária lembra, também, que a Administração Municipal já executou uma série de ações para diminuir os efeitos da estiagem até o momento. "Somente neste ano, já reformamos, com limpeza e ampliação, cerca de 60 açudes e construímos outros 25 novos, com o objetivo de aumentar a capacidade da armazenamento para o abastecimento animal e irrigação das lavouras. E, além disto, concluímos um total de 40 cacimbas, que auxiliam no processo de armazenamento de água potável", relatou.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PT e PSDB, “dize-me com quem vás, dir-te-ei o que farás”

Movidos pelas correntezas da CPI-Cachoeira, em Brasília, PSDB e PT se digladiam com um ódio que nem Darth Vader tinha por Luke Skywalker.

Enquanto isso, em Candiota, PT e PSDB surfam em ritmo de Love Story.

Inspirado no antigo provérbio português, acima, vejo o PT de Candiota turbinando o PSDB, adversário-lobo - do Oiapoque ao Chuí - daqui a dois anos.

E mais, quem diria, vejo Valmir Cougo (outrora seguidor de Raul Ponte), Artêmio Parcianello (outrora líder do MST) e João Couto (compadre de Olívio Dutra), pavimentando a estrada para Carlos Ernesto Betiollo/2016, PSDBista com pedigree de Brasília.

Ainda bafejado pela épica trilogia de Jornada nas Estrelas e plagiando Voltaire, digo que: podem até não concordarem com minhas opiniões, mas defenderei até a morte que existe vida inteligente fora da “Aliança Galáctica”.