quarta-feira, 15 de junho de 2011

Audiência pública sobre o novo sistema de transporte coletivo de Candiota

A Prefeitura de Candiota iniciou, oficialmente, os trabalhos para a implantação de um novo sistema de transporte coletivo. Na terça-feira, dia 14, uma audiência pública foi promovida com o objetivo de proporcionar à comunidade Candiotense a oportunidade de apresentar suas sugestões de melhorias nos serviços prestados. 


Como salientou o prefeito municipal (que não pôde comparecer por estar de repouso), um processo licitatório será elaborado a partir das discussões e demandas apresentadas no encontro. “Temos a ciência de que melhorias devem ser proporcionadas à população no transporte coletivo. Estamos realizando nosso trabalho e atuando para que isto aconteça”, destacou ao salientar que “as propostas apresentadas serão de total valia na construção deste novo sistema”. 

Na audiência foi apresentado um levantamento sobre a atual situação do transporte coletivo do município. O estudo foi executado pelo Instituto Rua Viva – contratado pelo poder público por meio de licitação para efetuar o trabalho. Conforme o representante da empresa, Ricardo Mendanha, as quatro linhas existentes hoje em Candiota – duas urbanas e duas rurais – são responsáveis por 48 viagens por dia. “Neste percurso, calculamos que o serviço atende uma média por mês de 29 mil pessoas (ou passagens). Destes, cerca de 24 mil são passageiros pagantes”, citou em sua palestra de apresentação. 

Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, Artemio Parcianello, o objetivo do município é fechar o edital até o início de julho para iniciarem os trâmites licitatórios. “Entendemos que o transporte público atinge quase a totalidade da população, por este motivo merece toda nossa atenção. Queremos garantir um serviço de excelência a um preço justo para o cidadão” destacou ao complementar dizendo que “a meta será estabelecer um sistema pensando em um futuro de até dez anos. Por isto, temos que prestar atenção em todos os detalhes. E contamos, também, com a comunidade neste processo”.

8 comentários:

  1. bÁ! meia duzia de gato pintado! os candiotenses não estão preocupados com transportes,,, pois isso só servirá para atender o pedido do mainardi de colocar aqui aquela empresa de bágé que é da familia dele.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito, tudo bem ensaiadinho, com rótulo de participação popular, bem ao estilo PT.
    Só que contrataram uma empresa, gastando dinheiro público, para apresentar o óbvio ululante.
    Pelo que foi dito, só vai "trocar as moscas".

    ResponderExcluir
  3. Perdesse a oportunidade de ficar quieto senhor TAILOR quando falou que o asfalto do anel da VILA OPERARIA não seria um grande investimento, porque ao invés de fazer o anel não daria a passagem gratuita para os assentados,quanto o asfalto foi feito na frente da sua casa o senhor não falou, quero ver o senhor e o seu PDT pedindo voto na VILA OPERARIA no ano que vem.

    ResponderExcluir
  4. Pablo e leitores, eu estive na Audiência e pude constatar em primeiro:
    1) a divulgação convidando para a Audiência foi massiva;
    2) os reais usuários (comunidade)não se fizeram presentes, bem como os vereadores, exceto, Guilherme, Valmir e J. Couto(presentes)
    3) era expressivo o número de CCs.
    Cheguei a conclusão que o tema não foi discutido com a s bases do governo. Porque digo isto? Porque o presidente do PT sempre teve e tem uma visão diferente do modelo atual e apresentou no ato, várias opções e anceios de usuários da J.Emilio e VOperária.
    O vice presidente do PDT(Tailor Lima) apresentou também, anceios dos usuários, pontuou outros itens, fez vários questionamentos, o que me leva a concluir que se o tema tivesse sido discutido entre as bases, estes assuntos não teriam sido apresenta lá. Sendo curto e grosso: O TEMA JÁ VEIO PRONTO, NÃO FOI DISCUTIDO COM AS BASES, NÃO CONTEMPLA OS USUÁRIOS NAQUILO QUE MAIS GOSTARIAMOS E A EMPRESA CONTRATADA PARA O ESTUDO NÃO CONSEGUIU CAPTAR ESTES ANCEIOS E COLOCÁ-LOS COMO ALGO NOVO A SER INSERIDO NO EDTIAL. SE CONSEGUIU, NÃO APRESENTOU.
    A esperança de todos é que: após filtradas as opiniões lá apresentadas, sejam aproveitadas aquelas de real interesse do usuário sendo estas incluidas no edital. Em acontecendo isto, as pessoas que lá estiveram sentir-se-ão valorizadas e a Audiência atingiu seu objetivo.
    É a minha opinião.
    Sérgio Brito

    ResponderExcluir
  5. Em resposta ao anônimo(a) das 11:50, antes de qualquer coisa quero te agradecer por oportunizar-me expor meu ponto de vista aqui no Blog, onde estamos acompanhados de expressiva participação da comunidade Candiotense.

    1º- o que falei, é que defendo o transporte público como um serviço de caráter social (a exemplo do abastecimento d´água). A propósito, por oportuno salientar, a mesma posição do vereador Valmir Cougo, presidente do PT.

    2º- Falei, ainda, que a Prefeitura poderia até manter ônibus da administração, num sistema misto com a concessão privada, principalmente para atender aquelas linhas menos viáveis economicamente, onde as tarifas ficariam mais elevadas, como na região dos assentamento. Procedimento e iniciativa que beneficiaria dezenas de centenas de pessoas menos favorecidas.

    3º- Comentei, também, que acompanhei pela imprensa o lançamento do asfaltamento do entorno da Vila Operária, com um investimento de mais de 1,3 milhões e que, assim, entendia que recursos certamente não faltariam para adquirir 2 ou 3 ônibus.

    Podemos até, oportunamente, discorrermos sobre a relação custo-benefício do asfaltamento do entorno da Vila Operária em comparação com outros serviços e demandas, assim como com relação ao transporte público.

    Com todo o respeito, até porque não o ou/a o sei quem és, um grande abraço o você anônimo(a).

    ResponderExcluir
  6. boa noite municipes de candiota e usuarios do T7, sou morador da VO. e estou muito feliz por estarem se lembrando de nossa comunidade, pois algo esta acontecendo aqui, depois de ter comentado varias vezes sobre o cruzamento q. da acesso todas as comunidade da nossa Candiota, a ECOSUL, concluiu, obridado, depois de comentar sobre o ANEL DA VO. R30,R15, espero q. todas as vias de chão sejam asfaltadas, a agua na vo. esta boa, iluminação publica tambem, limpeza, o postinho da vo esta sendo reformado, espero q. tenhamos um pronto atendimento, a nova sede da camara de vereadores esta ficando chique, etc..., mas esperamos q. não esqueça da via principas q. da acesso ao nosso trabalho, digo via MAC, q. continua esburacada, sem sinalização, acostamento precario, q. tem tirado vidas de muitos pais de familia, deixado eneas crianças orfãos, esta via esta muito boa para caminhões de cargas, carros de pq. porte, motociclista, q. vão para o trabalhos se arriscam muito, estou preocupado pq. AMO MINHA CANDIOTA DE CORAÇÃO, e óro diariamente, por todos nos, e pesso para o nosso senhor JESUS CRISTO, q. proteja todos nos trabalhadore, e moradores desta cidade linda e maravilhosa, e este povo trabalhador, honrado, e digino de viver aqui.

    ResponderExcluir
  7. Eu estava lá: O Taylor falou demais até,o Sérgio Brito falou pouco e bonito: acho que é candidato em 2012 (mas que mentíra) haha, duvido. o Taylor ainda pediu que não entendessem como CRÍTICAS. hahaha, faz me rir, taylor.

    ResponderExcluir
  8. Por falar em transporte!
    Ontem aO sair da Vila Operária levei uma susto!
    POIS HAVIA UM MICRO-ÔNIBUS DA NOSSA PREFEITURA TRAFEGANDO NA MIGUEL ARLINDO CÂMARA SEM SINALIZAÇAO TRASEIRA POIS ESTAVA TRANSPORTANDO ALUNOS,PODENDO OCASIONAR UM GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO.
    SERÁ QUE A PREFEITURA NÃO TEM ELETRICISTA PARA CUIDAR DE SEUS VEÍCULOS,MAS QUEM TEM OBRIGAÇÃO DE FISCALIZAR O VEICULO ANTES DE SAIR DO PATIO TEM QUE VER SE O VEICULO ESTA TUDO EM ORDEM ISTO APRENDEMOS NA AUTOESCOLA!
    HA MAS DE REPENTE PODE SER UMA MOTORISTA NOVATO SEM EXPERIENCIA NO VOLANTE,DEPOIS SE CHEGA DAR UM ACIDENTE AI ELES VAO ARRUMAR !
    MAS SE A PREFEITURA ESTA SEM ELETRICISTA ELES PODEM LEVAR LA NO MANECO FICA BEM PERTINHO E SAI BEM BARATINHO !!!!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.