quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Carvão mineral é assunto em Brasília

Comitiva de Candiota na Audiência pública do Senado
Pessoal, os dias tem sido de intenso trabalho na capital federal em defesa do carvão mineral e a minha percepção é que estamos no caminho certo. Até o momento estamos construindo uma solução para Candiota de forma séria, firme e crescente desde os movimentos em Candiota, Minas do Leão e Santa Catarina. 


O primeiro dia foi marcado pela audiência publica proposta pelo senador Pain que reunião 200 pessoas, entre elas os guerreiros Cadiotenses que estavam presentes depois de mais de 30 horas de viagem. Esta foi importante por que apartir dali uma grande estratégia de mobilização foi montada.


Reunião das Bancadas Gaúcha e Catarinense
Agora em Brasília, no parlamento (Câmara e Senado) as bancadas gaúcha e catarinense, pela primeira vez, estão unidas em torno de uma única pauta e ja falam em obstrução da pauta. E no planalto o assunto ja esta em discussão no centro do governo. 



Reunião com ministro Edson Lobão - Foto: Arthur Hugen
Na reunião de ontem com o ministro Adson Lobão, que contou com a presença de em torno de 60 pessoas, sendo, 3 senadores, mais de 20 deputados estaduais e federais, Secretário de Infra-estrutura e logística Beto Albuquerque, empresários do setor, prefeitos, vereadores e lideranças a pressão foi muito grande. O ministro disse que a decisão da portaria 498 que barra o carvão mineral é efeito dominó de uma tratado (Copenhague), que virou lei, que foi regulamentada por um decreto que por sua vez gerou a portaria. Em suma, ele tirou o corpo fora, mas se comprometeu em falar com a presidente sobre o assunto. E quando a coisa apertou e o clima ficou mais pesado, o ministro terminou a reunião. 


Os empresários Cesar Farias e Fernando Zancan ao final pegaram os assessores do ministro Lobão, Marcio Zimmerman e Altino Ventura e jogaram duro em uma discussão técnica acirrada.


O Deputado Fernando Marroni esteve no salão para participar da reunião, mas acabou se retirando. 



Ainda hoje a Ministra Chefe da Casa Cívil, Gleise Hoffmann, a ministra de relações institucionais Ideli Salvatti, o secretario geral de governo Gilberto Carvalho e o ministro Lobão, que ontem sentiu a pressão, vão conversar sobre o tema.


Os deputados e senadores com grande influência no governo estão a dois dias atuando na formação de opnião dos ministros mostrando a importância do carvão para o Sul do Brasil.


O tempo é curto, pois temos somente até o dia 20 de setembro, por coincidência ou não, data magma para nós gaúchos. Estou otimista e junto com a comissão de defesa do carvão mineral de Candiota trabalhando insistentemente para que possamos participar do leilão de dezembro.

34 comentários:

  1. Gostei. Guerreiros candiotenses, gaúchos dos campos do Seival, vamos proclamar a independência do nosso carvão. Não podemos nos entregar pros homens, de jeito nenhum PT.

    ResponderExcluir
  2. Votou na Dilma "guerreiro" candiotense?
    Pois então, agora não adianta reclamar...

    ResponderExcluir
  3. Quero mesmo é saber quem e com que interesse está custeando as despesas dessas viagens todas, de todas as comitivas, alimentação, etc. Será com dinheiro público ????????

    ResponderExcluir
  4. Outro dia caro anonimo das 17:45 eu postei um comentario a esse respeito e o meu amigão pablo sequer leu, muito menos publicou!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo disse...
    15 de setembro de 2011 17:45
    As vezes faz bem lembrar, a um tempo atraz foi paga uma viagem a Alemanha uma comitiva, quem lembra?
    Pergunto para o Sr quem foi que pagou?
    Que benefico ficou para Candiota essa viagem a europa, foram ver vacas pastantando, e tur toda paga com nosso dinheiro e nada de aproveitamento, nessa época o Sr ficou preucupado com quem pagou?
    Mas essa viagem com certeza todos não ganhamos, claro quem quer que Candiota vá para frente pensa assim, mas sabemos que temos muitos em Candiota que cada vez pior é melhor, mas a força negativa desses não vai vencer a força possitiva.

    ResponderExcluir
  6. Quem não se lembra das elições ultimas para presidente em que todos petistas diziam mais ou menos assim: " Não votem no Serra, ele é contra o carvão mineral, a compenheira Dilma sim, ela é comprometida com o carvão e como rio grande ", eu me lembro; - chupa essa manga agora!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu caro anonimo das 17:45hs e claro que e com dinheiro público pois a comitiva não está a passeio,ESTA A TRABALHO,BATALHANDO PELO NOSSO MUNICIPIO,mas vc não está acustumado com isso e claro!!!! vc ta acustumado com 19 milhoões de dinheiro público usados em bemfeitorias de si próprio,onde o povo não sabe onde foi parar o dinheiro público????????????????????????

    ResponderExcluir
  8. Espero sinceramente que esse carvão fique onde esta e onde ele nunca deveria ter saido, afinal as pessoas só quem dinheiro e dinheiro e acabam esquecendo que precisamos cada vez mais miniminzarmos os impactos ambientais, indamais aqui em Candiota que demanha aqui no lassance tem dias que não dah pra estender roupas de tanta cinza que essa maldita usina libera. Fora carvão, apoiamos a Dilmaaa, não apoiaaa mesmo Dilminha!

    ResponderExcluir
  9. Nossa como existem pessoas ignorantes!!
    Parabéns à essa comitiva que estão se esforçando ao máximo para mais emprego em Candiota. E o passeio é consequência!! Bom tem poucas pessoas que são contra o nosso carvão, essas poucas pessoas pensam só no próprio umbigo e já tem o seu dinheiro no bolso no final de todos os meses! Vamos ignorar esse tipinho!!
    O nosso Carvão é o nosso ouro!!!
    PARABÉNS A TODAS AS PESSOAS QUE ESTÃO LUTANDO POR UMA CANDIOTA MELHOR!!

    ResponderExcluir
  10. É Lamentável Pablo ver aqui nos comentários que tem pessoas que conseguem serem tão demagógicas que não dão importância para as coisas que podem decidir o futuro de toda uma região, como é o caso deste assunto "Carvão mineral é assunto em Brasília", como no casso do anonimo 15 de setembro de 2011 17:45, mas para tranquilizar este senhor ou senhora pois se amenos se identificasse poderia me dirigir melhor, mas lhes digo que como eu todos os outros companheiros que estivemos por mais de 80horas dentro de um ônibus cortando 4 estados do pais lutando por uma causa justa e em favor não apenas de Candiota mas por toda a metade sul, defendendo o emprego e dignidade de mais de 10 mil trabalhadores lhes garanto que nenhum foi custeado com dinheiro publico, pois todas as despesas no período de deslocamento era por conta de cada um ,,, e a hospedagem de segunda para terça foi através do sindicato dos mineiros e outros da classe da industria que nos hospedarão lá,, então espero aqui ter tranquilizados a preocupação destas pessoas que estavam preocupadas com esta parte do assunto, e até acho que deveriam juntar-se a nos preocupando-se na inclusão das energias a base do nosso carvão mineral no leilão da A-5 em dezembro deste ano..isso sim seria importante,,!! Obrigado pelo espaço.. Daniel Santos..

    ResponderExcluir
  11. ESSE É O PT QUE TODO NOS CONHECEMOS A DILMA CONTRA O CARVAO E O DESENVOLVIMENTO DE CANDIOTA PENSEM BEM AS ELEIÇÕES ESTAO AI OUTRA ESSE ULTIMO COMENTARIO AI PELO QUE NOTEI E TOTALMENTE LEIGA NO ASSUNTO SOBRE O CARVAO E A IMPORTANCIA DISSO PARA CANDIOTA SERA QUE ESSA PESSOA NAO PENSA DE NAO FOSSE CARVAO CANDIOTA NAO EXISTIRIA E NEM ELA(E) ESTARIA AK COMO TEM PESSOAS ASSIM INCRIVELLLL GANHOU O PREMIO PARABENS HEHE

    ResponderExcluir
  12. Quem quer uma Candiota melhor (como eu) quer uma Candiota sem poluição. Não tenho nada contra o carvão, tenho é contra a queima dele...Respeitem quem pensa no futuro, como a presidente Dilma (que honra todas nós, mulheres candiotenses) e o deputado Marroni. Esses sim, verdadeiros amigos do povo, das famílias e das gerações futuras de Candiota...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo disse...
    16 de setembro de 2011 10:20
    Em partes concordo com anônimo, mas dizer que culpa da Dilma é certo que não esta enformado ou esta tentando fazer uma coisa que não é correto de querer passar uma falsa verdade,porque sabemos que foi um acordo internacional que não lembro o ano que foi acertado, é só ler bem o topico que fala nome do tratado.
    Bobo é aquele que tenta achar que pessoas são bobas ainda.

    ResponderExcluir
  14. AO ANONIMO DAS 20:22 VC NO MINIMO JA DEVE ESTAR APONSENTADO DA CRM OU ALGUMA OUTRA,E VIVEU DO DINHEIRO DA POLUIÇÃO QUE TANTO FALA,OU ENTÃO VIVE DE ALGO DA TERRINHA POLUIDA E DA CINZA,NÃO SE ESQUEÇA QUE SE A USINA MORRER,MORRE TUDO, E QUEM SABE ASSIM VC VA EMBORA,ATÉ PORQUE NÃO ENTENDIOQUE VC ESTÁ FAZENDO AQUI,COM SUAS ROUPINHAS FICANDO SUJAS DE CINZAS,FALA SÉRIO...ETA HOMEN SEM NOÇÃO,FORA DE CANDIOTA,VC NÃO MERECE O CHÃO QUE PISA,QUEM SABE VC ESTUDA BIOLOGIA...BIOLOGO DE ARAQUE

    ResponderExcluir
  15. Pablo, eu não gostaria de entrar neste debate, mas lendo os comentários do anônimo do dia 16 de setembro de 2011 11:36, fica difícil, bom sou parte direta do processo “sou MINEIRO”, se levarmos em conta o comentário teríamos que nos mudar de planeta, tive o prazer de participar de um determinado evento onde ouvi o diretor do sindicato dos eletricitários fazer um comentário que levou-me a pensar no assunto, “a CGTEE, CRM e a PREFEITURA DE CANDIOTA tem que diminuir a distancia que existe entre as empresas que participam do processo e a comunidade, esclarecendo os moradores da região que temos vários equipamentos que controlam a poluição e que a geração térmica a carvão é viável, temos que fazer o dever de casa”. Se tivéssemos essas informações de fácil entendimento, não leríamos um comentário como esse do dia 16-09, e gostaria de lembrar que o ano que vem teremos eleições municipais e o Prefeito de Candiota com a negativa do carvão vai dizer que trará para candiota o Gás natural da Bolivia, a MPX ta cada vez mais longe.

    ResponderExcluir
  16. Lendo os comentários acima, com a respeitosa opinião de cada um, me atrevo a dizer que a CGTEE, CRM, CIMBAGÉ e PREFEITURA são as grandes responsáveis pelos entraves para o melhor aproveitamento do carvão. As empresas, por décadas,e ainda, não deram a devida atenção para os problemas ambientais. E quem mora em Candiota, como nós, sabemos do que estou falando.
    Segundo, a prefeitura conta com uma secretaria de meio ambiente inatuante, burocrática e omissa. Todos sabem que se a usinas não saírem (ñ A-5) é por problemas ambientais. E eu pergunto: Durante este movimento fantástico em defesa do carvão, com a participação de todos, ou melhor, quase todos, onde estava a nossa secretaria de meio ambiente do município ?
    Concluindo, não adianta chorar pelo leite derramado.

    ResponderExcluir
  17. A questão é muito simples, as futuras usinas de Candiota só saíram se a presidente Dilma mudar um decreto que ela mesmo assinou PT.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo disse...
    17 de setembro de 2011 11:43
    Mais um mau informado ou tentando passar mais uma vez uma falsa informação, isso foi tratado internacional, que se não me engano foi ainda na época do FHC, quando é feito um tratado não é de uma hora para outra que tem feito, isso leva tempo para de adaptar e sempre o tempo é longo, e foi justo agora que Brasil tem que respeitar.
    Mas não tente dizer que isso culpa da Dilma.
    Isso é só muito ignotrante achar que culpa da Dilma ou tentar culpa ela.

    ResponderExcluir
  19. Caro anonimo, vc ta engado. Isso tudo não tem nava a ver com FHC.
    Adeamis foi o Lula que fez bravata internacional.
    O decreto, repito, foi a Dilma que assinou. Procura te informar com o prefeito. Não tenho qualquer interesse em passar informação errada.
    É simples, como anteriormente comentei, só sai novas usinas em Candiota se a Presidente Dilma mudar o decreto que assinou.
    Se não é assim, o que o Prefeito e outros estavam a dizer e fazer em Brasília ?

    ResponderExcluir
  20. Já o carvão mineral não é necessário, disse Tolmasquim. Ele explicou que, com os compromissos de redução de emissão de gases do efeito estufa estabelecidos pelo Brasil, fica difícil justificar a geração de energia elétrica a carvão.

    ESSA É A RESPOSTA DO GOVERNO, FICA A PERGUNTA: DEVEMOS GASTAR TANTO DINHEIRO PUBLICO COM TANTAS MANIFESTAÇÕES EM PROL DO CARVÃO, BOTEM A MÃO NA CONCIENCIA OS POLITICOS NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM UM MUNICIPIO DE SEIS MIL ELEITORES, ELES OS POLITICOS ESTÃO PREOCUPADOS É COM O POVO DA COLOMBIA E COM O CARVÃO DA COLOMBIA, ENTÃO SENHOR FOLADOR CHEGA DE GASTAR O NOSSO DINHEIRO COM ESSE NEGOCIO QUE JA NASCEU MORTO.

    ResponderExcluir
  21. Francamente, mas essa companheirada não tem jeito mesmo, só falta dizer que quem assinou o decreto impedindo novas usinas térmicas, foi o Marcelo Gregório, hahaha, mas não assumem nada fazem as maiores cacacas e depois foi os outros, faça-me o favor, parem de tentar achar que o povo é idiota.
    Vamos assumir o PT é contra o carvão sim, a dona Dilma sempre foi contra o nosso CARVÂO quero receber o Falador em minha casa na próxima campanha eleitoral e quero ouvir dele o porque o PT esta querendo nos prejudicar, sim e ele deve saber me responder afinal ele sempre se gabou de ser intimo amigo da Dilma e vou querer saber por que esta senhora é contra nossa Candiota e contra nosso Estado e ele tão amigo que sempre foi segundo ele mesmo não demoveu ela da ideia de prejudicar nosso povo. com a palavra o Sr. FALADOR, mui amigo de Dilma.

    ResponderExcluir
  22. C A R V ã O D E C A N D I O T A :

    P T S A U D A Ç Õ E S !

    ResponderExcluir
  23. Atenção!!!!!!!!

    Não esqueçam que o vice-presidente
    é MIchel Temer PMDB, e o ministro de minas
    e energia e Edson Lobão PMDB.

    ResponderExcluir
  24. Olha amigo! das 18:21 vice (de muncipio, estado ou união) e secretario/ministro NÃO mandam nada, veja aqui bem claro o exemplo de Candiota.
    abraço

    ResponderExcluir
  25. Então, mudo o slogan:

    C A R V Ã O D E C A N D I O T A:

    P T / P M D B S A U D A Ç Õ E S !

    ResponderExcluir
  26. O que não querem assumir que Sr Ministro de minas Energia é do pmdb e Vice presidente também é do pmdb ou estão se fazendo de esquecidos, e todos sabem que tem voz, porque do nada eles abrem a boca e primeira coisa é falar em sair do governo, mas isso só jogada para ganhar que pedem, porque querer dizer só pt tem culpa, todos sabemos que 2 estão envolvidos diretamante, na verdade todos partidos estão envolvidos nisso não escapa um, nem mais que outros todos iguais, parem de tentar dizer que só pt.

    ResponderExcluir
  27. O PMDB é tão fraco que não consegue nada aqui na usina o PT deita e rola nas empleiteiras aqui na CGTEE.

    ResponderExcluir
  28. não e novidade para os brasileiros que o pt tem suas ações contra o povo quando estão no governo candiotences sabem disso no passado o pt esplorou os funcionarios da CRM devassando o patrimonio publico estão novamente demonstrando suas atitudes com conversas demagogas tapinha no onbro no governo pt oque mais tem e cheve e soluções nem uma todos são desqualificados são so n°.

    ResponderExcluir
  29. na CRM o PT e que e fraco o PMDB deita e rola mandam nas empleiteiras claro recebem suas mesadas

    ResponderExcluir
  30. ba so querem encher os bolços em nome da politica e defesa do povo

    ResponderExcluir
  31. Amigos Tailor e Pablo, este blog que voces criaram para Candiota e muito bom e interessante, mas tenho que registrar que voces estão pecando por nao colocarem algumas observaçoes que parecem nao estar de acordo com a ideia de voces, pegando o gancho do colega 22:07 de ontem informo que a bagunça na CRM é estritamente do PT, isto é briga partidaria, comentei semana passada que o oscilei nao foi mais cedido para a prefeitura pois o folador assim o quis, este companheiro onde passa arruma confusao, a CRM esta mal hoje por causa da sua boca que é maior que gamela, ele falou de mais em derrubar a diretoria atual, o que aconteceu? os diretores cortaram todos os poderes da CRM de Candiota, todo mundo que trabalha lá sabe deste episodio. Sera que voces vao publicar isso? obrigao

    ResponderExcluir
  32. HAHAHA, O AMIGO DAS 1310 TA MAL INFORMADO, O OXCILEI NAO FOI PORQUE A DIRETORIA DA CRM NAO DEIXOU. AMIGO A GENTE QUER PERTO DA GENTE, INIMIGO MAIS PERTO AINDA, O OXCILEI SABE MUITO FAZER ESTE TIPO DE JOGO, TENTAR GANHAR TUDO NO GRITO, COM ESTA DIRETRIA NAO CONSEGUIU, ELE ABUSA DO OLIZ QUE SE FAZ DE CEGO.

    ResponderExcluir
  33. O Oxilei voltou para prefeitura sim.
    Mas bastou uma unica fotinha sua e a casa caiu.
    O Falador devolveu ele imediatamente.
    O que uns falam e outros pensam tudo bem, mas a verdade é essa o cara é um verdadeiro corrosivo a onde passa causa estrago.

    ResponderExcluir
  34. Pura verdade bastou uma foto e alguns comentarios nesse blog e o caro voltou de onde nem tinha chegado. Que pena! Ainda tenho esperança que o folador chame ele denovo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.