sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fórum Industrial Parlamentar Sul

Estive participando em Santa Catarina hoje, na capital Florianópolis, do Fórum Industrial Parlamentar Sul na Assembleia Legislativa do estado.




E mais uma vez, grandes lideranças do Sul do Brasil,  mostraram-se unindo forças em defesa da inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5. O objetivo principal do Fórum que une os presidentes das Federações das Indústrias do Paraná (FIEP), de Santa Catarina (FIESC) e do Rio Grande do Sul (FIERGS), parlamentares (Senadores e deputados federais) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Parana é definir uma pauta estratégica para região sul, onde o carvão mineral foi a pauta principal. É um exemplo de articulação entre o setor industrial por melhores condições de infra-estrutura e formação de um ambiente de negócios e adequado ao desenvolvimento econômico regional


Um grande encontro que assim como as demais ações que vem sendo realizadas em prol do Carvão Mineral vai render bons frutos e definir o futuro da Região Sul do Brasil.


Participaram do encontro: Deputado estadual do RS, Valdeci de Oliveira, Prefeito de Candiota, Luis Carlos Folador, Deputado Federal Paulo Pimenta, Presidente da CRM, Elifas Simas, Deputado Estadual de SC, Valmir Comin, Sindicatos, vereadores e secretários municipais da Hulha Negra, Candiota, Butia e Leão, Secretária Executiva do RS, Emilia Fernandes, Secretário Executivo do Ministério de Minas Energia, Ronaldo Zunque, Presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zancan além dos presidentes da Fiesc e Fiergs e da grande comitiva de Candiota, Bagé, Hulha, Pinheiro, Butia e Leão com 90 pessoas no total.


Abaixo a Carta de encaminhamentos do Ato.



Florianópolis, 12 de agosto de 2011. 


Nós, parlamentares das três bancadas do sul do Brasil, reunidos no dia 12 de agosto de 2011, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, como participantes do Fórum Parlamentar Sul - queremos manifestar: 


- A visão estratégica das federações das indústrias dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na elaboração do Projeto Sul Competitivo, priorizando ações nas áreas de infraestrutura de transporte e logística de cargas, com o objetivo de formar eixos integrados de desenvolvimento.


- O carvão mineral é a maior reserva de energia fóssil do Brasil e encontra-se com suas reservas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; 


- A cadeia produtiva do carvão mineral utiliza técnicas que minimizam impacto ambiental e investem em inovação tecnológica para um ser uma atividade cada vez mais sustentável.


- O carvão mineral é um indutor de desenvolvimento regional, incorporando cerca de 40 mil pessoas na sua cadeia produtiva, envolvendo minas de carvão, usinas termelétricas, ferrovia, transporte rodoviário, etc; 


- O carvão mineral é a principal fonte de renda em diversos municípios da região sul, alguns com elevada renda per capita e IDH; 


- O Carvão Nacional participa somente com cerca de 2 % na matriz energética primária do Brasil e com 1,6 % na matriz de geração de energia elétrica; 


- A energia elétrica a carvão mineral é competitiva com as demais fortes térmicas, sendo uma energia firme que independe de condições climáticas ou matéria prima importada; 


- O objetivo da politica energética é diversificar a matriz, principalmente com a certeza que em 15 anos não haverá mais potencial hidráulico no Brasil e a utilização do carvão deverá ser incrementada para contribuir com a garantia da segurança energética brasileira; 


- O aproveitamento do carvão mineral passa por uma politica pública do Governo Federal que venha ampliar a participação do carvão na matriz energética brasileira, aumentando emprego, renda, reduzindo a miséria e garantindo a segurança energética dos estados do sul do Brasil. 


- O Brasil não pode se dar ao luxo de desprezar uma fonte energética sua, como o carvão mineral.


Para alcançar esses objetivos, é necessário mobilizar os setores políticos e sociais comprometidos com o desenvolvimento sustentável ampliando as oportunidades para que os setor empresarial tenha segurança e condições de investir na cadeia produtiva do carvão, tornado realidade, no curto prazo, a implantação de usinas térmicas já licenciadas ambientalmente que somam 2.400 MW (5 Bilhões de US$) via participação de leilões de energia elétrica. 


A implementação de uma política que vise a segurança dos investidores para utilizar o carvão mineral brasileiro de forma cada vez mais sustentável, incorporando ações integradas dos diversos ministérios. 


Enquanto participantes deste Fórum, manifestamos apoio ao carvão mineral nacional e nos comprometermos com os seguintes encaminhamentos: 


- Publicar os resultados deste Fórum de forma informar a sociedade sobre os temas abordados neste Fórum; 


- Oficializar a formação da Bancada Parlamentar Sul. 


- Solicitar audiência com a Sra. Presidente da República para pedir o estabelecimento de uma política para o carvão mineral nacional, e solicitar a autorização para participação do carvão mineral no leilão A-5 de 2011. 

12 comentários:

  1. Quer dizer que os cofres públicos mais uma vez pagaram para Candiotenses fazerem turismo em Santa Catarina. Não tem remédio nos postos de saúde, não tem água muitas vezes na Vila Operária. A se o Grizoti ve todo esse povo na praia da Joaquina, fazendo tour com o nosso dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Prezado leitor, participei da viagem afirmo que os ônibus foram pagos pela MPX e os meus gastos pessoais todos pagos com o meu dinheiro e creio que assim aconteceu com os demais.

    ResponderExcluir
  3. Não vamos ser ingenuos de achar que a maioria dos politicos vão se solidarizar com o nosso carvão mineral, uma fonte energética das mais poluidoras mesmo com toda tecnologia, exemplo a presidenta Dilma, não quis aparecer na foto e nem ter seu nome ligado ao carvão, tanto que não veio na inauguração da Fase c, nós sim aqui da região é qui temos que espernear pelo nosso carvão.

    ResponderExcluir
  4. Pablito quanto sera que deram para a mpx nos sabemos que nada é de graça ai tem.

    ResponderExcluir
  5. Santa ingenuidade!! Os vereadores viajaram com diarais e voce Pablo sabe disso! Obrigado pele oportunidade. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Se foram com recursos pagos pela MPX pior ainda, pois só agora eu entendo por que a proposição do executivo local foi APROVADA POR QUAZE TODOS OS VEREADORES DE CANDIOTA, DANDO INCENTIVOS FISCAIS, para um multimilionário instalar usina no nosso muniç~ipio. Mas teve gente que trancou o pé e votou contra, um deles foi o meu vereador.

    ResponderExcluir
  7. Prezado anonimo das 15;26 tenho 39 anos,me criei na residencial,no tempo que levantavamos pela manhã e tinhamos que varrer a calçada o pátio,lavar os vidros da casa,a cinza era tirada de pá de lixo,as vezes durante o dia não podiamos nem estender roupas pois a quantidade de cinza era enorme,parecia areia que caia do céu com suas fuligens,sou do tempo que estudavamos no jeronimo e seu assoalho era de madeira a usina soltava a pressão e nossos pés vibrava no chão,seu barulho era horrorozo,quem dos antigos não lembra disso?hj estou no lassance,embora minha mãe continue lá,estou criando os meus filhos aqui,e se deus quizer tambem será criado meus netos aqui,agora não temos poluição nenhuma como antigamente,se fosse assim,hoston no texas,maranhão,santa catarina,e tantas outras cidades no mundo não teriam usinas,politicos que não entendem o assunto não podem se pronunciar,pois possuem seus interesses,vá no yotube e veja varios videos sobre o carvão,e outros tipos de usinas eolicas e.tc.. vc verá que a que menos causa poluição e o carvão,e vc tambem vai ver que daqui a 15 anos as reservas de aguá no mundo vai acabar,ou seja as hidreeletricas vão ser desativadas,a melhor solução para eletricidade no mundo todo vai ser o carvão,ou seja as termoeletricas,só espero que os politicos e as pessoas que não abraçaram a causa agora não se arrependam depois,desculpe se não concordamos mas vejo o amanhã,EU APOIO O CARVÃO o futuro de candiota e de meus filhos...

    ResponderExcluir
  8. É Mas eu to sabendo que la na viagem tinha um galo que estava destribuindo 50 reais sei que os estagiarios ganharam não sei os demais participantes!

    ResponderExcluir
  9. Tem uns que não enxergam o óbvio, a MPX tem todo interesse em levar o máximo de pessoas, autoridades, não é preciso dar nada para MPX, se eles conseguirem entrar no leilão A5 terão o retorno de qualquer gasto com uma viagem dessa, ou acham que a MPX vem fazer caridade em Candiota, é óbvio que vão faturar muito alto com o carvão!

    ResponderExcluir
  10. Anonimo de 15 de agosto de 2011 20:32
    O onus daquele tempo esta ai muitos casos de cancer nos primeiros moradores, quantos pais de familia ja morreram, so que muitos politicos passam por aqui e depois vão embora.

    ResponderExcluir
  11. Só burro ignorante e idiota pra achar que uma empresa privada vai investir sem ter o retorno, te liga bico de luzzzz...15 de agosto de 2011 21:13

    ResponderExcluir
  12. Meu querido tenho nodulos cancerigenos em minha mama,se vc não sabe vou lhe dizer,cancer todos nós temos,ja nascemos com ele,vem no dna,so que em alguns se manifesta mais cedo,outros mais tarde,conhece aquele comercial fumar causa cancer,e ai me responde como quem não fuma,morre de cancer no pulmão,eu mesmo e genetico minhas tias por parte de pai todas possuem,e ja perderam as mamas por causa dele,e moram em porto alegre,e pelotas,e sinto muito em lhe dizer nunca vieram a candiota,vai ver que quando vou visita-las levei o ar daqui heeheheheheh então me caro antes de falar o que vc não sabe,se apronfude no assunto para poder debater,uma pergunta ja que candiota e tão ruim,seu ar poluido,seu carvão um horror,o que vc esta fazendo aqui,vá embora,vá trabalhar em outro lugar te garanto que vc vai encontrar outro trabalho,fora de candiota e tudo tão facil....que tem gente de fora vindo para candiota heeheheheheh

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.