sábado, 3 de setembro de 2011

Nas mão da presidenta Dilma

Foto:  Felipe Fontanella
O dia de ontem foi marcado por manifestações e pedidos a presidenta Dilma para inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5 que acontece dia 20 de dezembro de 2011.


A presidenta Dilma chegou ao estado na quinta e ja era sabedora das manifestações que haviam ocorrido no mesmo dia em Minas do Leão, onde 300 trabalhadores trancaram a BR290.


No dia de ontem, durante a abertura oficial da Expointer, em Esteio, a presidenta Dilma Rousseff recebeu em mãos uma carta de manifesto (confira abaixo) pela inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A – 5, que o Governo Federal realiza em dezembro deste ano.

O documento foi repassado à presidente pelo presidente do Sindicato dos Mineiros do Rio Grande do Sul, Oniro Camilo, e pelo deputado federal Afonso Hamm – vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral.

A Carta é assinada por Camilo e pelo prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, e enumera uma série de fatores que justificam a importância da inclusão das usinas a carvão no pleito.



O coordenador da Bancada Gaúcha, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), na presença do Governador do Estado, Tarso Genro, entregou em mãos para Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, manifesto em nome da Bancada Gaúcha, que pede a revisão da portaria 498, publicada, em agosto, pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Durante o encontro, a Presidente Dilma assumiu o compromisso de analisar a reivindicação encaminhada pelo coordenador da Bancada.

Foto: Correio do Povo
Enquanto isso no BR290, trevo de Minas do Leão, trabalhadores, sindicalistas, empresário e autoridades politicas da região carbonífera, Candiota, Hulha e Santa Catarina entregavam aos motoristas na rodovia o material informativo sobre o carvão.


Segundo informações de Folador, a presidenta comentou que não era sabedora da não inclusão do mineral na portaria emitida pelo Ministério de Minas e Energia, em 25 de agosto, junto ao Diário Oficial da União (DOU). O prefeito destaca que “nossa luta incessante conta com o apoio da sociedade e diversos segmentos empresariais e políticos”. Ele afirma que: “enquanto não sair o leilão, não vamos parar de lutar!”.

Ainda, na oportunidade, o prefeito de Candiota repassou cópia da Carta ao ex-governador do RS, Olívio Dutra, e ao chefe de gabinete da Presidência, Giles Azevedo.


Manifesto em Minas do Leão



Na parte da tarde, mais uma vez a BR290 foi trancada causando um longo congestionamento.


Um grande ato foi realizado com a presença de, prefeitos, vereadores, sindicalistas, deputados e mineiros da região da Campanha, Carbonífera e também de Santa Catarina.



No próximo dia 13 uma audiência pública será realizada no senado federal sobre o tema que contará com a presença de uma grande comitiva das regiões que vem batalhando pela inclusão do carvão no leilão.


Repercução na Internet

Zero Hora
Manifestantes liberam a BR-290 no acesso a Minas do Leão, na região carbonífera do RS
Nova manifestação volta a interromper trânsito na BR-290, em Minas do Leão


Correio do Povo
Capa - BR 290
Empresários exigem inclusão do carvão em leilão de energia
Mineiros fecham rodovia
Mineiros bloqueiam BR 290 em protesto pela exclusão de termelétricas de leilão


Radio GuaibaLiberada BR-290 na região carbonífera do Estado

5 comentários:

  1. Frases da semana:
    "O mundo só vai nos respeitar plenamente se mostrarmos que somos capazes de produzir sem prejudicar o meio ambiente"
    Dilma Rousseff, Presidente da Republica em discurso na Expointer 2011.
    Quem ainda acredita que a presidenta Dilma, va colocar o carvão, na palta das prioridades dos proximos leilões, não podemos nos iludir.
    E hoje a CGTEE com essa ma vontade, tendo que cumprir termos de ajuste ambiental, até hoje não publicou e situação dos particulados da vila Residencial, e temos visto o cano da fase C despejando sinzas na atmosfera.

    ResponderExcluir
  2. Mais do mesmo: PT quer controle da imprensa;
    Congresso do partido, que teve início nesta sexta-feira em Brasília, deve aprovar resolução atacando veículos de comunicação e pedindo intervenção estatal. ditadura disfarçada de imprensa! aqui em candiota estão tentando com o nosso Blog teclando7, com ameaças e represalias.

    Copie esse link da revista veja e cole no navegador e veja essa foto dessas figuras que estão querendo ser os nossos ditadores, se até la ja não estiverem censurando a nossa liberdade.
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/mais-do-mesmo-pt-quer-controle-da-imprensa

    ResponderExcluir
  3. Segundo informações de Folador, a presidenta comentou que não era sabedora da não inclusão do mineral na portaria emitida pelo Ministério de Minas e Energia, em 25 de agosto, junto ao Diário Oficial da União (DOU).
    Essa frase de Folador parece piada, o mesmo folador, quando se leva a ele uma reinvidicação, diz a mesma coisa, "não sou sabedor" e é a conversa dos politicos para sairem dos apertos propiciados pelos eleitores que estão de pires na mão.
    Pois bem o seu folador não é nenhum ingenuo para acreditar nessa frase, porque senão esses deputados que vieram aqui em candiota apoiar o carvão, estão mentindo para nós o povo de candiota.

    ResponderExcluir
  4. E ainda há comentários sobre uma possivel privatização da CGTEE e o empresário EIKE BATISTA seria o primeiro interessado na compra, sou a favor de uma mobilização contra a privatização pois com ela ainda há de aumentar as nossas contas de luz, já tão caras!!! Como é que um pais onde o salario minimo é tão baixo que mal dá para alimentarmos nossas familias e as necessidades básicas da população não são atendidas ainda pensam os politicos em privatizar uma coisa tão importante como a energia elétrica??? Isso serve somente para encher os cofres publicos de dinheiro e o bolso dos politicos em questão!! NÃO A PRIVATIZAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  5. Devemos sim nos preocupar!
    trabalho na CGTEE e em reuniões de trabalho, sempre levamos em conta e discutimos esse assunto, que inclusive já a alguns meses tem até comissão interna formada. é o que posso dizer.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.