quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Carvão - Uma discussão surrealista

Por: Fernando Luiz Zancan
Presidente da ABCM


A utilização do carvão mineral no Brasil atravessa um momento muito grave, uma verdadeira encruzilhada. Por um lado, estamos impedidos de crescer, pois o Ministério de Minas e Energia impossibilita, por meio do edital do leilão de energia nova, que novos projetos de usinas térmicas a carvão mineral possam participar dos leilões de energia nova (A-5) e, por outro, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL acena com medidas que podem inviabilizar as usinas existentes, ao cobrar mais eficiência de usinas antigas, algo inviável se não fizermos novas usinas.

Chegou o momento de o Governo Federal dizer a Sociedade se deseja ter, a mais importante fonte energética fóssil do Brasil, incluída em sua matriz energética ou não.

Se desejar, é necessário que permita a participação do carvão no leilão A-5 deste ano e, ainda, não permita a desativação de nenhuma usina antiga, sem que se faça outra em seu lugar

Leiam aqui o artigo completo

2 comentários:

  1. enfeiou o olho da petiça, além do descaso com o carvão ainda querem fechar nossas usinas.
    É o início do fim.
    PT saudações.....

    ResponderExcluir
  2. Pior que não e só as usinas,a crm daqui de candiota e outros estados e região também,pois não terão mais carvão para suas minas,e ai como fica,acabou tudo,serão as cidades mais prejudicadas,e talvez viraram municipio de outras novamente,pois não terão mais arrecadação nem trabalhos,então vamos nos mobilizar em vez de criticar governos a e b.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.