segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ONG RS Livre



Ontem na festa de abertura da semana farroupilha no Seival, estive conversando com o pessoal da ONG RS LIVRE que estava presente que é dirigida ao resgate e defesa da verdadeira história do Rio Grande e o despertar da consciência popular rio-grandense para sua única e legítima identidade: A IDENTIDADE GAÚCHA !




Os ativistas gaúchos estiveram visitando o local onde no dia 11 de setembro de 1836 se proclamava a Republica Rio Grandense nos campos do Seival. Segundo o secretário de Cultura Gil Deison Pereira, foi uma tarde de emoção a todos os presentes.


Agora a ONG está colhendo assinaturas para um abaixo assinado onde pretendem tombar o local da Proclamação e ainda construir um pórtico no Marco do Seival para visitas e um acampamento farrapo. Uma ótima iniciativa que conta com o apoio do companheiro Heitor Ferreira do Núcleo de pesquisas históricas Seival.


Quem quiser saber mais sobre a ONG acesse o site www.rslivre.com.br e ja aproveite para assinar o abaixo assinado virtual.

5 comentários:

  1. Estamos honrados pela lembrança do amigo Pablo de Andrades Lima comentando nosso trabalho e participação nesta grande festa de Candiota.
    Ficamos igualmente felizes em recebê-lo em nosso Stand promocional e podermos trocar algumas palavras, ainda que poucas.
    Esperamos poder visitar Candiota mais vezes e aproveitar da maravilhosa recepção e hospitalidade da linda gente desta terra... A Terra Sagrada do gauchismo rio-grandense!
    Mais uma vez obrigado pela gentileza de suas palavras.

    Abraço,
    Romualdo Negreiros
    Presidente ONG RSLivre

    ResponderExcluir
  2. E da-lhe RS livre...
    Parabéns indiada...

    ResponderExcluir
  3. Buenacho, eu como membro e ativista da ONG (ao canto direito da foto), me sinto honrado em ver que o apoio popular do Seival aconteceu de forma tão impactante. Apesar de ainda muitos nativos ainda desconhecerem a história de sua própria cidade existem muitos interessados em resgatar esse fato e tantos outros que ocorreram, a começar pela prefeitura que vem se mostrando muito empenhada em trabalhar em prol do resgate cultural.
    Compatriotas Rio Grandenses, lhes convoco pra unir forças pelo ideal libertário do povo, vamos assinar o abaixo assinado de forma virtual pelo tomamento do Seival, acesse www.rslivre.com e click no link abaixo assinado.
    Grande quebra costelas.

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras do Jéferson como membro representante de Santa Maria (de cuia na mão), sem maiores frases pra expressar a gratidão pela hospitalidade do povo do seival Grande Abraço à todos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.