quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Redes sociais garantem transparência de governos

A presidenta Dilma Rousseff ressaltou ontem (20) a importância do acesso à internet e das redes sociais para a promoção de governos mais transparentes, durante o encontro do Governo Aberto, evento que ocorreu em paralelo à 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo engloba 60 países que se comprometem a discutir e a executar políticas públicas transparentes. A partir dessa ação, os membros que integram o grupo pretendem colocar em prática medidas internas de transparência e prestação de contas.

Dilma defendeu que o uso das redes sociais é essencial para a promoção de governos mais acessíveis ao cidadão e para a melhoria dos serviços públicos como saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente. “A internet e as redes sociais vêm desempenhando um papel cada vez mais importante para a mobilização cívica na vida política. Vimos o poder dessas ferramentas no despertar democrático dos países do Norte da África e do Oriente Médio sacudidos pela Primavera Árabe”.

Segundo ela, a divulgação desses dados na internet não permite apenas o acesso individual dos cidadãos, mas “trata-se também de assegurar a apresentação das contas, a fiscalização e a participação dos cidadãos, criando uma relação de mão dupla permanente entre governo e sociedade”. Dilma mencionou também que há uma “positiva vigilância da imprensa” que não é submetida a constrangimentos por parte do governo.

3 comentários:

  1. O prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador, determinou o bloqueio do acessoa a todas redes sociais para os servidores usuarios do sistema de informatica da prefeitura, inclusive fazendo um cadastro de todos para quando utilizarem o sistema entrarem com senhas.

    Penso que em parte esta correto o cadastro, mas a finalidade é de FISCALIZAR os servidores aos sites que utilizam, principalemnte aos acessos ao blog teclando o 7.

    Mas o principal objetivo desse meu comentario é denunciar que os colegas servidores que trabalham naos predios do gabinete e da administração NAO tiveram os sites das redes sociais bloqueadas, gotaria que o Prefeito não fizesse essa discriminação com os demais servidores. Quem acessa de casa ou de notebooks vê postagens de servidores desses predios em horario de expediente.
    Ou libera a todos ou todos tem que ter o mesmo bloqueio.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. é o PT fazendo o controle da livre manifestação e expressão!
    esperar mais o quê?
    e eu ja sabia tambem destes previlegios aos servidores da area admnistrativa, mas fazer o que, na hora da eleição o boto vale o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Sou funcionario municipal de candiota, e estou em horario de expediente para postar o comentario que o goveno municipal estuda a maneira mais adequada para bloquear o acesso ao blog T7 a partir daos computadores da prefeitura, o motivo é que entende que são alguns funcionarios que postam comentarios que podem prejudicar politicamente o governo e principalemnte agora nesse ano eleitoral. então postanto enguanto posso.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.