terça-feira, 9 de agosto de 2011

A maior mobilização ja ocorrida em Candiota

1° Manifesto Regional cumpri todas as metas e reuni 1500 pessoas na Capital Nacional do  Carvão Mineral

Não tenho conhecimento de outro evento deste gênero em Candiota com tamanha representatividade pública, política e da imprensa. Tudo ocorreu como planejado.

Tudo começou as 10h na Câmara de vereadores de Bagé com a sessão especial sobre o Carvão com a participação de grandes lideranças, com transmissão pela TV Câmara de Bagé.
As 14 horas o vice-governador do RS Beto Grill chegou com sua comitiva em Candiota. O pedágio na BR 293 ja ocorria e o público todo presente e assinando o manifesto.

Estavam presentes:
Governo do Estado
- Vice-governador do RS - Beto Grill (PSB), representando  o governador Tarso Genro
Secretários de estado - Beto Albuquerque (PSB), secretário de Infra-estrutura, Jussara Cony, Meio Ambiente (PCdoB) e Afonso Motta (PDT), gabinete dos prefeitos.

Deputados Federais - Afonso Hann, Vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão na Câmara Federal(PP) e Dionisio Marcon (PT)

Deputados Estaduais - Valdeci de Oliveira, Presidente da Frente Parlamentar do Carvão na Assembléia e representante do legislativo estadual, Pedro Pereira (PSDB), Alexandre Lindemeyer (PT), Valmir Comin (PP), este deputado estadual de Santa Catarina e Presidente da Frente Parlamentar do Carvão na Assembléia de SC e Jurandir Maciel (PTB) que não pode ficar para o ato mas esteve no local.

Representas empresariais e de entidades - Sereno Chaise (Presidente - CGTEE), Elifas Simas (Presidente - CRM), Ricardo Lessa (Diretor - MPX), Carlos Farias (Diretor - Copelmi), Fernando Zancan (Presidente - Associação Brasileira de Carvão Mineral), Maria Beatriz Luce (Reitora da Unipampa), Lia Herzer Quintana (Reitora Urcamp), prefeitos das cidades de Bagé, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Pedras Altas, Aceguá, Lavras do Sul, Minas do Leão e Butías, mais de 40 vereadores, 14 Sindicatos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e ecologisla Frei Sergio Goergem

E claro e os 1500 mineiros, eletricitários, trabalhadores da construção civil, municipários, comerciantes, enfim, os que defendem apoiam e acreditam no carvão Mineral.

Todos os discursos perfeitos para o momento, destacando a importância do Carvão mineral, para Candiota, região, Rio Grande do Sul e o Brasil. Temos o nosso Pré-sal, como foi chamado por muitos o nosso carvão, e devemos valoriza-lo e saber utilizar para a geração de energia para o desenvolvimento social e econômico com sustentabilidade.

Santa Catarina
A participação dos amigos do estado vizinho foi excepcional e devemos agradecer. Sindicalistas, vereadores, mineiros, todos em defesa do ouro negro. Agora o próximo passo na luta pela inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5 será em Florianópolis-SC na sexta-feira, quando acontece um ato na assembléia daquele estado, onde será redigida a carta de Santa Catarina, defendendo o carvão, onde pretende-se reunir os governadores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e as bancadas federais dos dois estados, além de grandes lideranças. A comitiva de Candiota será grande.

Imprensa
Contamos com a cobertura dos principais órgãos de imprensa da região e do estado como: RBSTV, TV Nativa, TV Assembléia, Jornais Minuano, Tribuna do Pampa, Folha do Sul, Zero Hora e Correio do Povo. Estes levarão o nosso grito para o Brasil inteiro.

Carta Manifesto e Pedágio

Durante o evento foi redigida uma carta servirá de divulgação de tudo que foi feito e dito durante o ato. Ainda ocorreu as margens da BR 293 uma blitz onde foram entregues materiais informativos sobre o manifesto.

Conclusão
Como ja foi dito, os objetivos foram alcançados, vejam a representatividade política presente. Praticamente todos os partidos participaram e estão engajados nesta luta que agora vai ganhar o Brasil. Vamos em frente. EU APOIO CARVÃO!


O 1° Manifesto Regional Pró-carvão foi uma realização do Sindicato dos Mineiros de Candiota com o apoio da Prefeitura de Candiota e de Bagé, Câmara de vereadores de Candiota e Bagé, CDL de Candiota, AFUCAN, CRM e ELETROBRAS - CGTEE

Abaixo algumas fotos das assessorias de imprensa da prefeitura de Candiota, Assembléia legislativa, Palácio Piratini e do blob TC7








12 comentários:

  1. Grande evento!! Parabéns pra todos nós, mas vamos ser honestos.. não tinha nem 1000 pessoas!! Abração

    ResponderExcluir
  2. Entre esses 1500 citados como eletricitarios,mineiros,construção civil e outros nao vejo nada sobre a presença de tantos municipários e tambem aqueles de varias secretarias que trabalharam para montar,organizar e que receberam toda essa gente com atenção e cordialidade na espectativa de um municipio melhor pra todos,considero um grande erro deste BLOG que acompanho e admiro,mas é estranho a atitude de não citar o funcinalismo do nosso municipio! independente de quantas pessoas ou de quantos lideres politicos ou de quantas Prefeituras estivessem presentes foi um grande movimento sim,acho que nosso CARVÃO deu o recado que precisava agora é esperar que o melhor venha acontecer. Pablo sei do teu empenho em comentar os fatos,da ansiedade em divulgar quem esteve presente neste grande manifesto mas não podemos esquecer dos nossos e por tras do prefeito Folador tem um quadro de funcionários empenhados em fazer com que esse movimento traga resultados positivos. UM ABRAÇO e não me queira mal...

    ResponderExcluir
  3. Grande cobertura do Blog TC7, parabens Pablo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela correção amigo leitor.
    Este blog é assim, precisamos da participação de todos. Infelizmente sou apenas 1 e como vc mesmo citou na ânsia de divulgar aos leitores a informações em primeira mão. Mas as vezes acontece um errinho aqui e outro ali.

    Sua lembrança é oportuna, mas em eventos grandes coo este infelizmente é assim, quem realmente bota a mão na massa a faz a coisa acontecer acaba não aparecendo. Eu tb dei minha parcela de ajuda para o evento e sei que vc tb deve ter dado e isso apesar de não "aparecer" sabemos quem são essas pessoas e vamos sempre valorizadas sempre, todos os dias e não somente no dia do evento.

    ResponderExcluir
  5. Foi muito bom o evento, não teve o numero esperado de pessoas, mas foi muito importante, parabéns ao sindicato dos mineiros na pessoa do presidente Wagner Pinto, que foram os idealizadores deste movimento pena que como sempre o Falador tentou se apropriar da ideia e tirar proveito politico, mas não levou hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Tirei o chapéu pra ti Pablo,resposta rápida e sei o quanto é dificil agradar a todos mas achei que deveria te dar uma puchada de orelha pra não passar em branco cara,mas reconheço teu empenho sim,e quero te dizer que descordo do anônimo das 9:31 que fez uma postagem negativa,com certeza ese anônimo não esta preocupado ou não pensa em melhorias e desenvolvimento,o evento teve susesso e teve um numero espressivo de pessoas envolvidas com a situção da nossa região,parabéns pra ti que participou ativamente nesse movimento...

    ResponderExcluir
  7. O Municipio de Candiota tem mais de 10 mil habitantes. Só eleitores são cerca de 6 mil. Vivemos em funçao do carvão mineral e a geração de energia eletrica, e uma presença de 1,5 mil (?)pessoas em um evento desse porte, que contou com muita midia e dinheiro,alta extrotura de apoio, com transportes gratuitos e obrigação de funcionarios a comparecerem, convenhamos fui muito pouco! É preciso se reavaliar muita coisa nesse episódio, cerca de 350 pessoas vieram de fora do municipio entre autoridades e assessoria, Candiota não compareceu como era esperado. Precisams discutir mais a viabilidade do carvão mineral, pois o povo de Candiota mostrou claramente de que lado está!!!

    ResponderExcluir
  8. Tem que vir muita gente de fora inclusive deveria é ter baixado todos os funcionarios da CRM e CGTEE de porto alegre e arredores é so ir para frente da CGTEE e CRM e ver o grande numero de onibus carregando funcionarios de fora do municipio ganhar o dinheirimho aqui é bom mais apoiar é ruim ou vocês achan que se fechar a mina de candiota também não fecha CRM e CGTEE e mais tem as empleiteiras a reboque.

    ResponderExcluir
  9. tarra de tradicionalista des da revolução farropilha assim hoje me sinto orgulhoso em ser Candiotese e ver candiota crescer

    ResponderExcluir
  10. o disfile estava chou a escola neli betemps se distacou parabens

    ResponderExcluir
  11. gostaria de saber se poudese dar uma verificada nos horarios dos onibus secretario do transporte mais horario para o seival

    ResponderExcluir
  12. lendo todas as postagens a respeito de todas as manifestações que foram feitas em defesa do carvão fico pensando. onde é que estavam as pessoas que hoje em seus jingles de campanhas defendem o carvão e andam por aí dizendo que são os defensores do carvão.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.