sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O carvão e a autossuficiência gaúcha em energia

Por: Luiz Carlos Folador – Prefeito de Candiota

O desenvolvimento econômico e social é, e sempre será, uma das principais bandeiras do administrador público. Atualmente, o Rio Grande do Sul vive um dilema neste quesito. O Estado está em contínua ascensão. A indústria é um exemplo disto. Porém, para garantir esta continuidade – a qual gera emprego e renda para a sociedade e estimula o giro de capital no comércio local – são necessários níveis satisfatórios em abastecimento energético. E é exatamente aqui que nasce o atual dilema.

Apesar de estarmos em franco desenvolvimento, principalmente nos últimos anos, o RS ainda não é autossuficiente na produção de energia elétrica. Para atendermos a demanda atual, importamos cerca de 65% da energia consumida. Isto pode ser apontado como um fator determinante, na medida em que gera custos para ao caixa estadual e, ao mesmo tempo, impede a arrecadação de impostos como ICMS, que seriam de grande valia para novos investimentos.

A questão preponderante é que possuímos, em nosso território, uma solução a curto prazo para este problema. Possuímos 90% do carvão mineral prospectado conhecido do país. O restante encontra-se, em maior parte, também na região Sul, entre Santa Catarina e Paraná. A maior jazida a céu aberto do mundo, por exemplo, está localizada em Candiota. Sua produção, oriunda da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), abastece toda a demanda da Usina Termelétrica Presidente Médici, também no município. E esta produção tem potencial para ser ampliada. Mas para isto, são necessárias novas usinas, que exijam o aumento desta produção.

A Fase C, da Usina de Candiota, aliás, é um exemplo oportuno de desenvolvimento econômico e social. Nós, que aqui vivenciamos isto, vimos o quanto a movimentação causada por esta obra gerou, não só na questão de proporcionar novos empregos e gerar renda para seus trabalhadores, mas transformando a realidade de toda uma região. O comércio foi aquecido, a rede hoteleira viu sua capacidade testada ao máximo, enfim, vários fatores favoráveis nasceram deste investimento – o maior originário do Plano de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, no RS.

Apesar da geração de energia a carvão ainda possuir um certo temor, principalmente de ambientalistas, as novas tecnologias já comprovam que os índices de poluição podem ficar sob controle. É tudo uma questão de investir em equipamentos modernos, os quais garantem isto. Estudos da própria CGTEE, sobre análise do ar respirado no município, mostram índices satisfatórios, muito abaixo dos necessários para garantir a qualidade de vida.

Para finalizar, é fundamental salientar que, para proporcionarmos novos investimentos neste setor, precisamos incluir as usinas a carvão nos leilões A -5, que o Governo Federal vai realizar neste ano. Isto proporciona, para as empresas interessadas em investir em novas usinas, a garantia de recursos para o financiamento de seus empreendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.