Na ocasião, foram debatidos temas como o direito à terra, projetos de desenvolvimento sustentável nas comunidades, a infraestrutura das comunidades, a qualidade de vida, a inclusão produtiva, direitos e cidadania, diretrizes para implantação de ações de combate à toda e qualquer discriminação racial, entre outros. Ficou definido também a realização de uma marcha em direção à Brasília, no mês de novembro, bem como a adoção de uma nova organicidade da CONAQ.
Também foi eleita, no encontro, a nova diretoria executiva da entidade, composta por 5 titulares e 5 suplentes, englobando todas as regiões do país e uma coordenação nacional composta por 24 estados brasileiros, cada um com um membro titular e um suplente.
O candiotense e militante socialista Roberto Vieira Ortiz foi escolhido como membro suplente da CONAQ, representando o Rio Grande do Sul.
Segundo Ortiz, a ideia agora é encaminhar ao Poder Público de Candiota a adoção de uma política municipal de igualdade étnica, possivelmente com a criação de uma Coordenadoria de Igualdade Étnica e de um conselho municipal, que serão apresentadas e defendidas pelo PSB candiotense.
Legal. Taí um partido que eu admiro, pois não nega suas origens e não tem vergonha de defender os menos favorecidos. Parabéns para o pessoal do PSB. Já o meu PT, mudou muito depois que chegou ao poder: virou elite e, daqui a bem pouquinho tempo, vai conquistar a UDR e a aristocracia brasileira. Quem viver, verá...
ResponderExcluirParabéns seu Ortiz!
ResponderExcluirSempre com seriedade lutando pela inclusão social e ampliando espaços de participação.
Tenho certeza de que a luta por igualdade étnica defendida pelo senhor e por um coletivo que entende esta conquista como uma das premissas para a construção de uma sociedade mais justa, tem muito a ganhar com sua representação!
Abraços.