domingo, 14 de agosto de 2011

PSB de Candiota participa de encontro nacional de Comunidades Quilombolas

Aconteceu nos dias 03, 04 05 e 06 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, o IV Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas. O evento, organizado pela CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), aconteceu na UERJ- Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no bairro do Maracanã, e contou com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial- SEPPIR, Luiza Bairros, políticos, representantes de entidades da área e de cerca de 500 representantes de grupos remanescentes de quilombos de várias regiões do Brasil. 

Na ocasião, foram debatidos temas como o direito à terra, projetos de desenvolvimento sustentável nas comunidades, a infraestrutura das comunidades, a qualidade de vida, a inclusão produtiva, direitos e cidadania, diretrizes para implantação de ações de combate à toda e qualquer discriminação racial, entre outros. Ficou definido também a realização de uma marcha em direção à Brasília, no mês de novembro, bem como a adoção de uma nova organicidade da CONAQ. 

Também foi eleita, no encontro, a nova diretoria executiva da entidade, composta por 5 titulares e 5 suplentes, englobando todas as regiões do país e uma coordenação nacional composta por 24 estados brasileiros, cada um com um membro titular e um suplente.

O candiotense e militante socialista Roberto Vieira Ortiz foi escolhido como membro suplente da CONAQ, representando o Rio Grande do Sul.
Segundo Ortiz, a ideia agora é encaminhar ao Poder Público de Candiota a adoção de uma política municipal de igualdade étnica, possivelmente com a criação de uma Coordenadoria de Igualdade Étnica e de um conselho municipal, que serão apresentadas e defendidas pelo PSB candiotense.

2 comentários:

  1. Legal. Taí um partido que eu admiro, pois não nega suas origens e não tem vergonha de defender os menos favorecidos. Parabéns para o pessoal do PSB. Já o meu PT, mudou muito depois que chegou ao poder: virou elite e, daqui a bem pouquinho tempo, vai conquistar a UDR e a aristocracia brasileira. Quem viver, verá...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns seu Ortiz!
    Sempre com seriedade lutando pela inclusão social e ampliando espaços de participação.
    Tenho certeza de que a luta por igualdade étnica defendida pelo senhor e por um coletivo que entende esta conquista como uma das premissas para a construção de uma sociedade mais justa, tem muito a ganhar com sua representação!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.