quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Os escritórios da Emater/RS-Ascar de Aceguá, Candiota e Hulha Negra realizaram, na sexta-feira (29/07), os seminários municipais do Território da Cidadania, programa federal cujas ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) são executadas no Rio Grande do Sul pela Instituição.


Fotos: Divulgação Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Em Candiota o evento aconteceu na sede do sindicato dos Mineiros e contou com a participação de 40 produtores rurais. Na ocasião, a Emater/RS-Ascar repassou aos trabalhadores o diagnóstico feito a partir de abril, cujo objetivo era a compreensão da realidade do setor primário local. “Os técnicos da Emater realizaram visitas em todo o município, visando identificar produtores que não tinham enquadramento em outros projetos de Ater, tais como agricultores fora dos assentamentos e pecuaristas familiares”, explicou a extensionista da Emater/RS-Ascar de Candiota, Hulda Alves, que comemorou o resultado do seminário. “O trabalho foi positivo, já que quase 100% dos produtores visitados estavam presentes no seminário”, disse.


Em Aceguá o seminário aconteceu no Auditório Municipal, que recebeu cerca de 20 produtores.
De acordo com o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Julio César Gonçalves, o evento teve como principal proposta o planejamento de ações para melhorar a cadeia produtiva do leite no município. “O escritório municipal apresentou os resultados obtidos através dos 108 diagnósticos feitos nas unidades de produção familiar visitadas. Baseados em suas realidades, os produtores colocaram suas dificuldades e anseios para desenvolver suas atividades”, destacou.


Em Hulha Negra o evento foi realizado na sede da Colônia Nova, e contou com cerca de 20 produtores. O trabalho foi semelhante aos outros municípios. Primeiramente houve a entrega dos diagnósticos aos produtores e depois houve espaço para exposição das principais dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores. Nos próximos meses a equipe técnica da Emater/RS-Ascar de Candiota, Hulha Negra e Aceguá passam a executar um plano de trabalho junto aos produtores, para atender as especifidades de cada município. As demandas apresentadas pelos trabalhadores rurais irão nortear o projeto, previsto para ser executado até março de 2012.


Com a realização dos seminários municipais do Território da Cidadania, a Regional de Bagé da Emater/RS-Ascar finaliza a segunda etapa do programa. A partir de agora os extensionistas realizam visitas específicas para atender cada produtor. Posteriormente haverá o planejamento com as estratégias de ação, dias de campo abordando a questão da cadeia produtiva do leite e um encontro regional para avaliação final dos trabalhos. Os seminários envolveram representantes dos poderes executivo e legislativo locais, empregados da Emater/RS-Ascar e Embrapa, além de empresas e cooperativas ligadas à produção de leite. O Território da Cidadania na Zona Sul do Estado é composto por 25 municípios. Três deles são atendidos pela Regional de Bagé da Emater/RS-Ascar: Aceguá, Hulha Negra e Candiota. As outras 22 cidades são compreendidas pela Regional de Pelotas. O projeto tem previsão de 12 meses e é direcionado à agricultura familiar.

5 comentários:

  1. Pablo, sei que o comentário a seguir não é para este espaço mas só queria te perguntar?
    Na penúltima reunião da câmara de vereadores vc fotografou um recipiente com água da VOperária que fora levado por um vereador. Te pergunto se foi produzido algum assunto sobre aquele fato e se vc chegou a postar aquela foto aqui no T7. Caso positivo eu gostaria de saber onde posso encontrá-la.
    Se for atendido te agradeço
    Sérgio Brito

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Sérgio. Não foi postado pq a foto é do celular não ficou de boa qualidade. Ficou muito escura.

    ResponderExcluir
  3. Não dá nada a aguá tambem não esta com boa qualidade....

    ResponderExcluir
  4. è verdade a ETA da vila residencial ta uma vergonha quem visitar não tem coragem de tomar a agua.

    ResponderExcluir
  5. Por falar em ETA da vila resdencial quando vão fechar a eta, digo porque o atual prefeito criticava muito a administração anterior sobre essas questoes de saude publica e que iria cercar as etas do municipio e mante-las mas seguras e higienizadas e ja se vão quase três anos de governo Folador e nada foi feito.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.