terça-feira, 23 de agosto de 2011

Congresso Brasileiro do Carvão Mineral

Está acontecendo de 21 a 24, em Gramado o III Congresso Brasileiro de Carvão Mineral que conta a participação de especialistas de todas as partes do mundo.



Para ampliar o uso do carvão mineral no Brasil é necessário primeiro conhecer quais são as reais reservas existentes no país. Esta foi a resposta do dr. John Topper à pergunta de como ampliar o uso do carvão mineral no país, ao final de sua palestra na manhã de segunda-feira. John Topper é uma autoridade mundial sobre o assunto e proferiu a conferência de abertura do 3º Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, que está acontendo no Centro de Eventos da UFRGS. 


Na sua conferência, John Topper abordou os avanços tecnológicos e experiências que vêm sendo realizadas no mundo na área de tecnologias limpas para o uso do carvão mineral, mostrando exemplos de usinas no Japão e na Itália com emissões reguladas (SOx, NOx e particulados), praticamente zero. A solenidade de abertura aconteceu no domingo à noite e contou com a presença de autoridades. Representando a Frente Parlamentar do Carvão Mineral estavam os deputados federais Edson Bez de Oliveira (PMDB-SC) e Afonso Hamm (PP-RS), o presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Ruy Hülse, e o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan.



O presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, acompanhado do diretor técnico Eduardo Medeiros, do superintendente de Engenharia, João Batista Casanova Garcia e do engenheiro Cesar Duarte Ferrazzi, representaram a estatal. 


O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral no Congresso Nacional,  falou da atuação da Frente Parlamentar no Congresso Nacional e em conjunto com Associação Brasileira do Carvão Mineral, presidida por Fernando Zancan. Ele relatou que os representantes do setor têm trabalhado para inclusão das usinas de carvão mineral nacional que já tem licença ambiental no leilão A-5 (com prazo de implantação de cinco anos) que será realizado neste segundo semestre.



Promovido pela Rede Carvão, os outros palestrantes confirmados no evento são os professores doutores Antônio Zucca, da Itália; Hirich Wilhelm Gudenau, da Alemanha; Victor Zimla, da França; e José de Jesus e Juan Manuel Bazzara Burgos, vindos da Colômbia.
CONGRESSO DEBATE AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Durante estes três dias serão apresentados trabalhos técnicos que vão desde as soluções para a drenagem ácida das minas e trabalhos de recuperação ambiental, aos diferentes usos do carvão em geração de energia e na indústria metalúrgica, bem como o uso de subprodutos, entre estas as cinzas e os rejeitos piritosos. Um dos painéis desta segunda foi coordenado pelo engenheiro Cleber Baldoni Gomes, de Criciúma, e versou sobre a recuperação de áreas mineradas. O Congresso reúne cerca de 250 congressistas, entre mestres, doutores e estudiosos do Brasil e do exterior, que apresentaram um total de 101 trabalhos técnicos.

IV Congresso será em Criciúma

O presidente da ABCM, Fernando Zancan, confirmou que o próximo Congresso Brasileiro do Carvão Mineral, em sua quarta edição, será realizado daqui a dois anos em Criciúma. O Congresso é realizado a cada dois anos e suas duas primeiras edições aconteceram em Porto Alegre. Esta terceira edição foi promovida pela Rede Carvão.

Um comentário:

  1. FALANDO EM CARVÃO/CRM, GOSTARIA DE SABER PORQUE QUE O VEREADOR CELSO SANTOS, QUE É FUNCIONARIO OPERDOR DE MAQUINAS DA CRM, E ESTÁ SEMPRE NA PREFEITURA DE CANDIOTA OU NA FRENTE DELA? ELE ESTÁ APOSENTADO OU VISITA BASTANTE O PREFEITO?
    VALEU PABLITO! ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.