quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bancadas do RS e SC na luta pelo carvão

Coordenadores das bancadas gaúcha e catarinense, os deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Edinho Bez (PMDB-SC) e o deputado Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, participam de reunião hoje (17), às 11h30, com a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati. 


No encontro, os parlamentares buscam assegurar junto ao Governo Federal inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5 que o Governo Federal promoverá até o final do ano. Fernando Luiz Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, também estará presente na audiência. 

“O carvão mineral é a maior reserva de energia fóssil do Brasil e encontra-se com suas reservas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, salienta Hamm ao enfatizar que esse potencial não pode ser descartado e por isso precisa de políticas públicas efetivas, já que se trata de importante setor que promove o desenvolvimento e se traduz em principal fonte de renda em diversos municípios da região sul.

Pimenta lembra que o Rio Grande do Sul possui cerca de 90% das reservas de carvão no país e que a metade-sul do Estado será a grande região beneficiada com os investimentos nessa área. Na última segunda-feira (15), o deputado gaúcho esteve reunido com o Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, para obter um panorama mais amplo sobre os investimentos previstos no setor energético no Brasil. Para Pimenta, será um erro estratégico se o Governo desprezar o potencial energético do Rio Grande do Sul e o volume de investimentos previstos para o sul do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.