quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Carvão virou samba

A riqueza gerada na terra e que revoluciona o mundo: O CARVÃO

Este será o tema da Academia de Samba União da Tinga de Porto Alegre para o Carnaval 2012 sob responsabilidade do carnavalesco João Furquim.

Buscando as riquezas do nosso planeta, a UNIÃO DA TINGA vem cantar a historia do carvão, a riqueza gerada na terra e que revoluciona o mundo.

Desde a formação do nosso planeta, gerado a partir da fossilização do que um dia foi vida, o carvão mineral é formado no interior dos subsolos a partir do que um dia foram plantas coloridas que enfeitavam as matas, nasce dentro da terra o minério que aquecerá e dará “movimento” ao mundo.

A descoberta e a exploração se dão no século XVIII na Inglaterra, onde as primeiras minas subterrâneas passam a ser exploradas. Mineradores, pequenos vagões, carregadores e muito trabalho trazem para a superfície o alimento para as primeiras máquinas. Com o passar do tempo o barulho ensurdecedor das explosões causadas pelo uso da dinamite, que busca nas partes mais profundas esse “tesouro”, passam a fazer parte desse ambiente.

O carvão retirado das minas abastece as indústrias já existentes, implementando novas possibilidades, as fábricas de tecido são as primeiras a sentir essa renovação, produz-se muito, novas formas, novas cores, texturas e grande quantidade.

Os lugares se aproximam, é possível agora viajar rapidamente, ligar distâncias rapidamente, com mais eficiência. Surgem as locomotivas a vapor, as linhas férreas aumentam, o apito dos trens são ouvidos por várias partes do planeta. Pelo mar, os grandes navios, agora, aproximam ainda mais os continentes, transportando pessoas e mercadorias. Imensas embarcações navegam impulsionadas pelo calor do carvão, navegam nos grandes rios e atravessam os oceanos.

O carvão alavanca a utilização de outro minério – o ferro - é a siderurgia ajudando a aprimorar a tecnologia, ferreiros, calor a especialização e o aperfeiçoamento das ferramentas.

É o incentivo ao crescimento do capitalismo, tantas riquezas, tantos produtos, tanta quantidade, aumento da circulação de dinheiro, o lucro, o crescimento, impulsionando a economia, gerando grandes fortunas.

E no Rio Grande do Sul, temos a descoberta e a expansão de regiões aonde se encontra o carvão, é a vez das cidades da região carbonífera: Minas do Leão, Charqueadas, São Jeronimo, Butiá, Triunfo.

Em 1950, as primeiras pesquisas apontam o uso do carvão para a produção de energia elétrica, inicia-se o projeto da Usina termelétrica Presidente Médici, na cidade de Candiota que hoje apresenta em seu projeto a ideia de ser a Usina mais moderna e a que menos danos causa ao meio ambiente em sua categoria.

Muito antes de Candiota, em 1928, a Usina do Gasômetro, que hoje é considerada cartão postal de nossa cidade, foi construída para gerar energia elétrica para a capital dos gaúchos a partir do uso do carvão. Sua grande chaminé, alta e imponente, evitava que a fuligem gerada da queima do carvão se depositasse sobre as residências de uma capital que se modernizava.


Formação da escola


1º SETOR – Formação e retirada do carvão do subsolo

COMISSÃO DE FRENTE - FÓSSEIS
ESTANDARTE - PLANTAS TROPICAIS E SUBTROPICAIS QUE ORIGINAM OS FÓSSEIS.
ALA 1 - MINERADORES DO SÉCULO XVIII (parte interna das minas)
ALA 2 - EXPLOSIVOS
ALA 3 - TRABALHADORES DAS MINAS ( carregadores)
CASAL DE PASSISTAS – A RIQUEZA DO SOLO
RAINHA DA BATERIA
BATERIA - O CARVÃO ACESO
MUSA DA HARMONIA
HARMONIA
MULATAS
1º CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA – DIAMANTES

2º SETOR – UTILIZAÇÃO DO CARVÃO 


Tripé – caldeira – vapor geração de energia
ALA 4 - LOCOMOTIVAS
ALA 5- NAVIOS A VAPOR
2º estandarte VELOCIDADE (TONS DE AZUL)
ALA 6 - TEARES INDUSTRIAIS
BAIANAS – TECIDOS
ALA 7 – INDUSTRIA PESADA – FORJA PRODUÇÃO DE AÇO
ALA 8 – CAPITALISMO – O LUCRO GERADO PELA UTILIZAÇÃO DO CARVÃO
2ª CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA – CAPITALISMO

3º SETOR – RIO GRANDE DO SUL E O CARVÃO

ALA 9 – MINAS DO LEÃO
ALA 10 – CHARQUEADAS
ALA 11 – SÃO JERONIMO
ALA 12 – TRIUNFO
ALA 13 – CANDIOTA – USINA TERMELETRICA (BAIANAS)
ESTANDARTE TEMA
ALA 14 – A USINA DO GAZOMETRO
2ª ALEGORIA A USINA DO GAZOMETRO
ALA 15 – O CHURRASCO
ALA 16 - CONVIDADOS



Sobre a escola

A União da Tinga foi fundada em 13 de maio de 1989, por um grupo de descontentes dentro da outra escola do bairro a Estado Maior da Restinga, que faziam parte das alas Vai-Vai e Brasil. Seus fundadores foram: Paco, Itacolomi e Bender. É chamada pelos seus componentes carinhosamente de "Tinguinha". No carnaval de 2008 a escola foi a última colocada na categoria de acesso, isso levou a entidade a permanecer dois anos fora dos desfiles de Porto Alegre[3]. Em 2011 a entidade retornou aos desfiles oficiais como parte do grupo de acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.