quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Reunião sobre o carvão a Ministra Ideli Salvati

Para assegurar junto ao governo federal a inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5, representantes do setor se reuniram na manhã desta quarta-feira, 17, com a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, no Congresso Nacional. Participaram do encontro os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral e Edinho Bez (PMDB-SC), além do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan.

Na oportunidade, as lideranças políticas apresentaram a ministra as reivindicações apontadas no 1º Manifesto Regional Pró-Carvão, realizado no dia 8 de agosto, em Candiota e também durante o Fórum Parlamentar de Santa Catarina em Defesa do Carvão Mineral, ocorrido no dia 12 de agosto. Esses eventos tiveram como propósito defender o aproveitamento do carvão mineral em projetos de geração de energia. 




Afonso Hamm observou sobre o comentário do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, que alertou na terça-feira, durante evento da Federação das Indústrias de São Paulo, para a necessidade de que se façam leilões regionais para a contratação de energia térmica. “Chipp alertou que o sul do país pode correr risco de desabastecimento em caso de período de seca forte e por isso, defende que termelétricas sejam construídas principalmente no Rio Grande do Sul”, destacou Hamm.


De acordo com Edinho, se em 30 dias não houver uma posição de Governo com relação ao assunto, o grupo pedirá uma audiência com a presidente Dilma Roussef. “O Brasil é uma das nações que menos utiliza carvão mineral na matriz energética, não ultrapassando 6,2%. Se mantivermos o consumo atual de energia proveniente do petróleo e gás natural, a tendência é que essas energias se esgotem nos próximos 60 anos,” explicou Edinho.



Conforme os parlamentares, a ministra Ideli Salvati garantiu que levará a preocupação ao ministro de Minas e Energia, Édison Lobão e irá articular uma audiência dos representantes do setor com a presidente da República, Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.