quinta-feira, 1 de setembro de 2011

licitação para contratação de empresa de transporte coletivo

Na terça-feira, dia 30, a Prefeitura de Candiota abriu a concorrência pública para a contratação de empresa para a execução dos trabalhos de transporte coletivo no município. A vencedora do pleito receberá concessão de serviço pelos próximos dez anos. O valor estimado da concessão é de R$ 7.142.000,00, correspondendo à previsão da receita ao longo do período de contrato.

Processo inédito 

Como relata o coordenador de projetos do município, Alexandre Vedooto, o município – emancipado em 1992 – não havia concretizado um processo licitatório para a contratação do serviço. “Para a realização do pleito, a Administração executou uma série de ações. Primeiro foi desenvolvida uma Audiência Pública com a população. Além disto, foi contratada uma empresa especializada para fazer um estudo sobre o funcionamento do sistema no município e criou-se uma Comissão Especial de Licitação”, detalhou, ao lembrar que o último passo foi a abertura da concorrência.

Vedooto ressalta que a única empresa presente na abertura da licitação – Laranjal – passou pela Habilitação Fiscal, onde foi pré-habilitada. “Agora, a Comissão realiza uma avaliação técnica para verificar a capacidade técnica da empresa”, salientou. Posteriormente, o município fará a abertura da proposta, onde o custo da tarifa especificado pela empresa não poderá ser superior a R$2,60 (valor atual no município na zona urbana). Para a zona rural, os valores máximos variam de R$ 2,85 a R$ 7,80 – dependendo do trajeto.

A perspectiva é que, se tudo ocorrer dentro dos conformes, a Prefeitura possa assinar o contrato com a empresa até o final de setembro. Com isto, o novo sistema passará a operar já no mês de outubro.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Artêmio Parcianello, a realização do pleito solidifica o serviço. “Com isto, o poder público passa a poder exigir um padrão específico de melhorias dos veículos, itinerários pontuais e melhores programados, além de melhorar o atendimento da demanda”, avaliou. Ele enaltece que, com isto, tanto o cidadão e o poder público, bem como a empresa ganham. “O cidadão recebe um serviço de qualidade, o poder público pode controlar melhor a arrecadação e a empresa garante um serviço por um período determinado, com possibilidade de prorrogação”, especificou.

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, destaca que, ao realizar o processo, a Administração Municipal trabalha visando qualificar o sistema de transporte público de Candiota. “Queremos proporcionar melhorias à população e isto é nosso dever enquanto gestor público”, ressaltou ao complementar dizendo que “estamos trabalhando com todo o cuidado, dentro da legalidade. É um processo inédito em nosso município, através do qual buscamos garantir a satisfação da comunidade”. Ele aponta, ainda, a renovação da frota como um dos fatores preponderantes para a garantia das melhorias.

Novo sistema 

A lógica operacional do sistema de transporte proposto consiste na formulação de uma filosofia de prestação de serviços que aumente a eficiência dos veículos e reduza os custos do transporte. O pressuposto básico é melhorar o nível de serviço oferecido aos usuários do sistema, aumentando a acessibilidade aos polos geradores de viagens e diminuindo os gastos com transferências tarifadas.

Os principais objetivos do novo Sistema de Transporte são: aumento da acessibilidade às diversas regiões do município e possibilidade de flexibilidade para o usuário, permitindo alternativas de itinerários; redução dos tempos de viagens e dos custos operacionais, através da elevação da velocidade comercial, da redução dos tempos de espera e da racionalização dos itinerários; melhoria no nível de conforto e segurança para os usuários; e implantação de integração monitorada pela bilhetagem eletrônica.

A proposta consiste na operação de um sistema constituído por duas linhas urbanas (Vila Operária/Vila Residencial e Vila Operária/Seival) e duas linhas rurais (20 de Agosto/Dario Lassance e Paraíso e Ramais/Dario Lassance) e implantação da bilhetagem eletrônica com integração temporal. Os horários de funcionamento de cada trajeto serão estabelecidos posteriormente, a partir da constatação das reais necessidades.

Frota qualificada e com acessibilidade 

A frota requerida para a execução do atendimento é de quatro veículos para a zona urbana, sendo um reserva, e outros dois para o perímetro rural. Os ônibus não poderão ter idade superior a 10 anos – com média de quatro a cinco – para a zona urbana e de 15 anos – com média de sete a oito - para veiculo rural. Isto vale para qualquer momento, ao longo do contrato de concessão.

Um dos objetivos será estabelecer requisitos mínimos de acessibilidade nos veículos de transporte coletivo municipal. Com o intuito de priorizar o atendimento às pessoas com deficiência física, os idosos, as gestantes, as pessoas acompanhadas de crianças de colo e com mobilidade reduzida como um todo, os serviços deverão ser operados com veículos que atendam a legislação atualizada promotora da acessibilidade, bem como suas regulamentações e normas técnicas.

Perante isto, a concessionária do serviço deverá assegurar a qualificação dos profissionais, mediante a realização de cursos. Além disto, a empresa, ao longo do contrato de concessão, deverá garantir veículos adequados. Já para o início dos trabalhos, ao menos um ônibus convencional deverá ser adaptado - sendo o restante adequado ao longo do contrato de concessão.

Bilhetagem Eletrônica 

O sistema de Bilhetagem Eletrônica previsto terá um prazo máximo para a implantação de 180 dias, contabilizados a partir da assinatura do contrato de concessão. Os custos relativos ao desenvolvimento, implementação, manutenção e atualização deste processo correrão por conta da concessionária e não integrarão os cálculos tarifários.

A meta é proporcionar o controle de todos os usuários do transporte coletivo de passageiros, sejam eles pagantes ou não; minimizar a evasão de receita; racionalizar a rede, através da integração temporal do sistema, com aumento da mobilidade dos usuários; flexibilização da estrutura tarifária; entre outros objetivos.

O serviço será viabilizado por meio da utilização de cartões inteligentes recarregáveis como meios de pagamento, e equipamentos eletrônicos embarcados nos veículos para validação dos créditos de viagem.

Avaliação contínua de qualidade 

Ainda, visando garantir a continuidade da qualidade do serviço prestado durante a concessão, a Prefeitura Municipal executará, semestralmente, uma avaliação do sistema transporte coletivo. Para tanto, uma Comissão de Avaliação será formada por representantes da empresa operadora e do poder público. Os indicadores avaliados serão: cumprimento de viagens; aprovação da frota em vistorias de campo; e ocorrência de irregularidade de trânsito.

7 comentários:

  1. sera que agora com esta troca os cobradores de onibus vão ganhar tão bem quantos estes que ai estão so podem ganhar bem ne porque estão todos muito bem de carro acho que estes bilhetes vão atrapalhar um pouco mas sempre seda o jeitinho brasileiro mas não fica triste edinho.nem atua elite...to deolho

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  2. Subiram o valor das passagens poucos dias antes da licitação para beneficiar a empresa vencedora e f. com o povo. Sem + comentarios PT

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  3. Pt saudações subir passagens, so beneficia aquem os empresarios, por isso defendo a municipalização do transporte coletivo, que por sinal era uma promessa de campanha do Folador, hoje so ficou na promesa, como as dez patrulhas agricolas equipadas,e assim vai o povo com circo e pintura nos prédios.

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  4. Anônimo disse...
    3 de setembro de 2011 12:54
    Em primeiro lugar em falar em municipalizaçãocobra do teu partivo que entregou o transporte privatizou, que nitido que defende eles faz parte do time deles.
    E segundo lugar sabia que teu governo deixou uma divida enorme com essa empresa, que novidade ele não pagarem nada, e que sabemos não era pequena a divida, quese o valor que ex tem que devolver que saiu essa semana no jornal e não foi anunciado, estão tudo queto que nem guri em porta de rancho.

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  5. Caro companheiro anonimo de 3 de setembro de 2011 19:01
    Eu sou ptista e sempre defendi a municipalização do transporte coletivo e fui contra a privatização no governo anterior;
    So que agora temos que cumprir com o povo de candiota que nos elegeu para governar o nosso municipio e fazer as coisas certas para termos direito a mais quatro anos.

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  6. quanto tempo dura um MANDATO ?
    Tempo suficiente para nós pensar e repensar na mesma pessoa diversas vezes antes de votar novamente na mesma pessoa em 2012. Durante a mantato em candiota
    Conhecemos pessoas que vem de outras cidades vem tomar emprego dos que são do municipio.
    Existem aquelas.
    Que vem ficam e depois de algum tempo se vão para porto alegre ou brasilia
    Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar no poder caso folador mas o povo não cai mas em conto de fadas!!!!

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  7. Se eu fosse o prefeito privatizava tudo,que o povo reclama,desde a agua,ai vcs iam pegar um daeb da vida,se não paga corta,ai ninguem mais reclama,vai ficar otimo,reclamavam que otransporte da prefeitura vivia lotado,caindo aos pedaços e passagens caras,agora tem onibus otimos,e continuam reclamando fala sério,nem deus sabe contentar vcs!!!!

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