sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O que vale mais: experiência ou diploma?

Muito se falou neste tema durante a semana, por isso trago aqui um artigo sobre o assunto para contribuir com o debate. Na sequência em outra oportunidade vou colocar meu ponto de vista.

Por: Graciela ColleConsultora Empresarial
LauCa Treinamentos & Desenvolvimento

Muito se fala sobre o que vale mais, se a especialização acadêmica ou a experiência de mercado. Pessoalmente, acho que devemos refletir um pouco para entender melhor essa questão, pois depende das circunstâncias.


O que observamos na prática é que para as posições- chave o profissional recrutado precisa entrar jogando. Nesse caso o maior valor do seu currículo será a experiência adquirida. Para os recém-formados, a falta de experiência profissional, pode ser uma das dificuldades. Max Gehringer, consultor de carreira afirma que um jovem jamais deve abrir mão de uma carreira pelo ideal de uma formação. Se a porta da oportunidade para um estágio ou emprego se abrir, você deve entrar, pois ela poderá nunca mais aparecer. A formação você pode buscar em qualquer momento da sua vida.

Acredito nessa tese. Infelizmente, nos dias de hoje, pela acirrada concorrência e grande oferta de vagas em diversass áreas, observo que, para superar a falta de experiência, muitos jovens optam primeiro pela formação. Hoje muitas empresas já possuem programas de trainee bem estruturados que capacitam os profissionais tecnicamente, a fim de deixá-los melhor preparados para atuar. Sem dúvida, essa é uma grande oportunidade que o mercado oferece. 

É a partir dessas iniciativas que os jovens precisam encarar a oferta como oportunidade importante para adquirir a tão desejada experiência.
Saber trabalhar em grupo, aprender a se relacionar com as pessoas e superar desafios e conflitos são habilidades que só a experiência do trabalho pode proporcionar e que o profissional não irá encontrar nos cursos de especialização.

Pense nisso!

2 comentários:

  1. Certissimo!!!Pode ser que agora certos anonimos entendem como funciona as coisas...que não e como queremos,que existe regras para tudo...

    ResponderExcluir
  2. É a partir dessas iniciativas que os jovens precisam encarar a oferta como oportunidade importante para adquirir a tão desejada experiência.
    Saber trabalhar em grupo, aprender a se relacionar com as pessoas e superar desafios e conflitos são habilidades que só a experiência do trabalho pode proporcionar e que o profissional não irá encontrar nos cursos de especialização.

    É por isso que digo sempre que o PT não prepara os seus quadros e o PMDB e PDT preparam.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.