domingo, 18 de setembro de 2011

Tolmasquim e o carvão

Do ponto de vista energético, o carvão não é necessário e do ponto de vista ambiental, não é desejável.

O plano de construção de quatro novas usinas nucleares no Brasil até 2030 está sendo reavaliado, de acordo om o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim.

"No curto prazo, só temos a construção de Angra 3, não tem nenhuma outra usina planejada. No médio prazo, a gente tem a construção de mais quatro usinas até 2030, mas isso é uma questão que está em suspenso justamente por causa do que aconteceu (em Fukushima, no Japão)", disse ele a jornalistas.

Mais cedo, em evento no Rio de Janeiro, o ministro Edison Lobão, disse que o governo vai manter o plano de expansão de energia nuclear. Ele mencionou quatro novas usinas além de Angra 3.

O programa nuclear de diversos países vem sendo reavaliado depois do desastre com as usinas de Fukushima no Japão, após terremoto e tsunami em março.

Tolmasquim reafirmou que a prioridade do governo brasimeiro ainda é o desenvolvimento da fonte hidrelétrica, mas que as fontes eólica, de biomassa e a gás natural também contuinuam com perspectiva de crescimento.

Já o carvão mineral não é necessário, disse Tolmasquim. Ele explicou que, com os compromissos de redução de emissão de gases do efeito estufa estabelecidos pelo Brasil, fica difícil justificar a geração de energia elétrica a carvão.

"Do ponto de vista energético, o carvão não é necessário e do ponto de vista ambiental, não é desejável", disse.

Representantes do segmento de carvão se reuniram na quarta-feira com o Ministério de Minas e Energia e reivindicaram a participação dessa fonte nos leilões de energia.

Tolmasquim disse que não participou da reunião.
SOBRA DE ENERGIA 

O presidente da EPE disse que o Brasil está em uma situação confortável de sobra de energia elétrica. A sobra de energia será de cerca de 5 mil megawatts médios (MW médios) em 2013 e ultrapassará esse volume em 2014.

"Em 2012, tem um pouco menos que isso mas já tem um excedente", disse Tolmasquim, minimizando o impacto de atraso de entrada em operação de algumas térmicas.

O presidente da EPE disse ainda que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) estão avaliando o que será feito em relação a essas usinas e, caso seja necessário, eventualmente, caçar a autorização para operação das usinas. "É claro que não se vai caçar se as usinas só estiverem atrasadas e forem entrar", afirmou.

11 comentários:

  1. O governo do PT diz que o carvão não é necessário e do ponto de vista ambiental não é desejável (ta escrito acima).
    O prefeito de Candiota, vereadores e outros do PT, dizem que é necessário e ambientalmente possível.
    E agora José ?

    ResponderExcluir
  2. Ja faz tempo que o partido dos torturadores, mente descaradamente pro povo de candiota, aqui na base eles apoiam o carvão so que onde eles tem que apoiar eles fazem corpo mole, eu não estou falando dos mortais de candiota e sim dos politicos la de brasilia, que so dão PTsaudações, Que DEUS tenha misericordia de nós.

    ResponderExcluir
  3. essa historia do eik batista È TUDO BLEF DE UM ESPECULADOR FINANCEIRO, DIZER QUE IRIA VENDER ENERGIA PARA O URUGUAI E CONSTRUIR USINA COM DINHEIRO PROPRIO, FOI SO A DILMA FECHAR OS COFRES DO BNDS E AI COMEÇARAM A APARECER IMPECILIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA MESMA, E TENHA UMA CERTEZA QUE TODO AQUELE APARATO PIROTECNICO DAS AUDIENCIAS PUBLICAS FOI PAGO COM NOSSO DINHEIRO, SIM, DINHEIRO PUBLICO.

    ResponderExcluir
  4. Candiotenses, por favor leiam com ATENÇÃO. Na eleição de 2008 o candidato da estrela dizia que com a estrela no governo federal e no municipal tudo seria possivel para Candiota. Na eleição de 2010 o já prefeito de Camdiota, representando a estrela dizia: Com a unificação dos governos nas tres esferas, Federal, Estadual e Municipal, Candiota seria uma Itaipú do Carvão, pois o Governo Federal incentivaria a construção de Usinas em Candiota. Em 2012, vereadores imploram para a Estrela Maior que incluam o carvão no leilão A-5, e ela não quer. Por isso prestem bem atenção na eleição 2012, se ainda vale a pena ter essa constelação governando.

    ResponderExcluir
  5. EPE confirma que usinas a carvão mineral não se encaixam nos parâmetros do planejamento
    Agentes do setor estão mobilizados para inserir usinas de volta nos leilões A-5. Hidrelétricas continuam a ser a prioridade no setor, afirmou Tolmasquim
    Os projetos de térmicas a carvão mineral poderão ficar de fora dos leilões por um tempo maior. Isso porque esses empreendimentos não atendem todas as características do planejamento energético do país, principalmente, em relação ao impacto ambiental. Segundo Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética, as outras fontes, como biomassa, eólica e térmicas a gás natural, continuarão a ter prioridade.
    "O carvão mineral é unicamente explicado pelo desenvolvimento regional. Ela perde em relação as outras, em aspecto ambiental", disse o executivo em entrevista coletiva em São Paulo após reunião na Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base. Os agentes do setor carbonífero se articularam e tem pressionado o governo para rever a decisão de deixar as térmicas fora do leilão A-5 marcado para o dia 20 de dezembro, como vem mostrando a Agência CanalEnergia.
    Tolmasquim afirmou que as hidrelétricas continuam sendo a prioridade do planejamento pela sua capacidade energética e características ambientais. Ele disse que as eólicas surpreenderam nos leilões de agosto e são primordiais para a matriz. Mas ele ressaltou que a fonte não é prioridade. "As eólicas foram uma grata surpresa. As eólicas estão no centro do radar dos investidores em energia", comentou o executivo. Tolmasquim ressaltou ainda que a questão do preço ainda não está definida, porque envolve questões conjunturais e estruturais.
    O executivo mencionou ainda as térmicas a gás natural como importantes para o país, em decorrência das descobertas de gás natural da camada do Pré-Sal.

    ResponderExcluir
  6. A verdadeira face de Eik batista
    especular, especular, especular...........
    ele so investe no Rio de Janeiro.

    A mineradora MPX Energia, controlada pelo multimilionário Eike Batista, anunciou nesta terça-feira (16) que iniciará a exploração de uma reserva de carvão mineral na Colômbia em 2012.


    Leia no R7,

    http://noticias.r7.com/economia/noticias/empresa-de-eike-vai-explorar-carvao-na-colombia-20100316.html

    ResponderExcluir
  7. MPX compra 800 mil toneladas de carvão colombiano.

    Sabe o titulo da MPX em Candiota:

    "A FARÇA MPX"

    Vamos criar um blog, contra essa farça, que o especulador Eik Batista, esta nos vendendo aqui em candiota e parar de gastar dinheiro publico,com essa farça.

    ResponderExcluir
  8. O multimilionário Eike não bota pra perder. Fez uma doação de 700 mil reais para a campanha eleitoral de Sergio Cabral no RJ. Em troca, recebeu a isenção de impostos da ordem de 7 milhões de reais. Isso não é doação. É investimento, com uma taxa que não existe no mercado. Fonte: Jornal Brasil de Fato.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pablo, tenho uma duvida talvez as pessoas que visitam o blog possam nos ajudar, o movimento pro carvão pediu ajuda para o ministro Lobão correto, só que o ministro é indicado pelo Senador José Sarnei que é do Maranhão será que o Eike investirá em Candiota ou no Maranhão, noticia de hoje que ele vai investi em fertilizante, temos alguma vantagem se o EIKE invista em adubo pois a realidade é que o lixão esse sim está instalado em Candiota e atá onde sei os empregos prometidos pelo prefeito não vieram, mas os moradores de Candiota conhecem bem este assunto de investimento, vocês não lembram do vereador que se elegeu varias vezes em Candiota prometendo uma olaria agora temos a promessa de uma nova USINA, mas lembrem que a Tractibel essa já foi, qual a próxima promessa.

    ResponderExcluir
  10. Esse lobão não manda nada aqui em candiota, vejam a usina, o PT indica tudo nas empleiteras, e o partido do lobão so chupa o dedo, nem os deputados do pmdb tem força para mudar esse quadro,e ai tu acha que esse fantoche vestido de ministro tem algum poder em leilão de energia.

    voçês não se enganem a Dilma é uma ditadora vestida de democrata.

    ResponderExcluir
  11. O que não querem assumir que o Lobão e vice são do pmdb, essa é boa.
    São todos do pmdb, já que dizem que pmdb tem força porque não articulam para poder dizer que foi pmdb, mas sabemos que não estão com moral mesmo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.