quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Candiota passará a realizar exames de eletrocardiograma com sistema via internet

O município de Candiota deve iniciar, em breve, a efetuar exames de eletrocardiograma (ECG) para a população através de um sistema interligado de comunicação via internet. O atendimento, inédito até então, acontecerá no Pronto Atendimento, localizado na Vila Residencial, e contará com o apoio do Hospital do Coração de Porto Alegre.

Como salienta o diretor do Pronto Atendimento, Deivid Blank, para viabilizar o procedimento, a Prefeitura Municipal investiu cerca de R$ 50 mil na aquisição dos equipamentos necessários, como o aparelho de ECG, computador, impressora e ampolas de Tenecteplase (medicamento que reduz em 90% as chances de óbito por infarto em pacientes com problemas cardíacos). "Com este serviço, teremos um cardiologista 24 horas interligado para auxiliar caso necessário", detalhou.
O secretário de Saúde, Ancelmo Camillo, salienta que o procedimento vem para qualificar o atendimento prestado à comunidade do município. “É um serviço importante que amplia o serviço de saúde. A nossa expectativa é que, a partir da metade de setembro, os atendimentos já comecem a ser efetuados”, destacou Camillo. 

Sistema inovador 

O atendimento a ser efetuado no município possui uma peculiaridade. Os dados dos exames serão enviados, de forma instantânea, via internet, para Porto Alegre, onde um plantonista fará a avaliação e encaminhará os resultados logo em seguida de volta ao município.

A ação será executada através do projeto Tele-ECG Digital RS, firmado em uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde e Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico com o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre. O programa está em sua primeira fase e conta com a participação de 30 cidades gaúchas – entre elas Candiota.

No processo, o responsável pelo exame passa os dados colhidos para o Instituto de Cardiologia através de um computador ligado à internet. Do outro lado, um médico plantonista acompanha o atendimento em áudio e vídeo e gera a análise dos dados. Após concluído o procedimento, os resultados serão impressos na sala onde ocorreu o exame, no Pronto Atendimento de Candiota.

Foto: Felipe Valduga
Ao aderir a iniciativa, o Executivo encaminhou cerca de 15 técnicos que atuam no sistema de saúde municipal para um treinamento sobre a utilização do sistema. A primeira etapa ocorreu na capital do Estado e, a segunda, foi realizada na manhã de quarta-feira, dia 31, no Hospital Beneficente de Candiota. A atividade foi ministrada pelos técnicos em informática Edmílson Siqueira e Robert Timm, e pela enfermeira Patrícia Dias – todos do Instituto de Cardiologia.

Conforme Timm, o projeto em questão deverá ser ampliado para um total de 90 cidades do Estado. “Nesta parceria, fornecemos assistência cardiológica a hospitais e postos de saúde dos municípios atendidos”, explica. Ele acrescenta, ainda, que durante o processo o médico plantonista auxiliará no processo de avaliação dos resultados, propiciando um segundo ponto de vista a partir dos dados coletados.

Um comentário:

  1. Eu sou morador de Candiota, já tive na familia cituação desta, sei como e orrivel não ter um diaguinóstico confiavel na hora, parabéns, Deivid Blank, Ancelmo Camillo e não poderia de elogiar, Folador, mais uma bola dentro.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.