quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Copergs discute inclusão das termelétricas a carvão no leilão A-5

O Comitê de Planejamento Energético do Estado do Rio Grande do Sul (Copergs) realizou na tarde desta segunda-feira (05), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, a primeira reunião do grupo para discutir o setor energético do Estado. Na pauta, esteve a discussão de soluções para a regularização do nível de tensão de energia no meio rural e o apoio do Comitê a inclusão das térmicas a carvão no leilão do governo federal, que se realizará em dezembro.

O Comite aprovou, por unanimidade, a proposta do secretário Beto de elaborar um manifesto assinado por todas as entidades que integram o Comitê de apoio a inclusão das térmicas a carvão no leilão A-5 do governo federal, que se realizará em dezembro. O secretário salientou que a geração de 1,8% da energia a carvão no Brasil não condiz com o rico mineral encontrado no sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. "O Maranhão e o Rio de Janeiro podem geram energia a partir do carvão colombiano, então nós também podemos explorar nosso rico minério, que tem pelo menos quatro projetos habilitados ambientalmente, prontos para serem colocados em execução, gerando emprego e desenvolvimento para o Estado", destacou Albuquerque, ao dizer que o setor só está pedindo para participar do leilão.

Assinam o manifesto as seguintes entidades: Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEINFRA), Secretaria Geral de Governo (SGG), Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDRPC), Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIDT), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Federação das Associações Comerciais e de Serviço do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (FECOMÉRCIO), Força Sindical do Rio Grande do Sul (FORÇA SINDICAL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF - SUL), Conselho Regional de Desenvolvimento - Federação COREDES, Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (AGERGS), PETROBRÁS - Refinaria Alberto Pasqualini - REFAP S. A., Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-PAR), Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE - GT), Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), Rio Grande Energia (RGE), AES SUL, ELETROSUL - Centrais Elétricas S. A., Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Federação das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (FECOERGS), Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (SULGÁS), Usina Hidroelétrica Nova Palma Ltda. (UHENPAL), Departamento Municipal de Energia de Ijuí (DEMEI), Centrais Elétricas de Carazinho S. A. (ELETROCAR) e Hidroelétrica Panambi S. A. (HIDROPAN).

Também integraram a mesa o presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), Edmundo Fernandes da Silva, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Junico Antunes, e o representante da Assembleia Legislativa, deputado estadual Heitor Schuch.

Um comentário:

  1. Boa iniciativa! Achei estranho o fato da CGTEE não participar desse conselho. Acho que a empresa deve uma explicação para o povo de Candiota...

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.