sábado, 3 de setembro de 2011

Carta à Presidenta Dilma


Excelentíssima Senhora:
Dilma Roussef.
M.D. Presidente da República.

Foi no Rio Grande do Sul que há 175 anos nasceu o grito de liberdade que alicerçado na força e rebeldia farrapa, proclamou a República Riograndense e promoveu a maior epopéia deste país. A luta de um povo ousado e criativo, que colocou barcos em cima de carretas puxadas por bois e atravessou este Estado indo lutar contra as forças imperiais no vizinho Estado de Santa Catarina e lá junto com os irmãos catarinenses, proclamaram a República Juliana, unidos por ideais de desenvolvimento e riqueza.

Da mesma forma, em 1961, quando novamente se fez necessário, do Rio Grande brotou outro grito pela liberdade – O Movimento pela Legalidade, assegurando ao Vice-Presidente eleito dessa nação a sustentação para tomar posse como Presidente da República após a renúncia do então presidente Jânio Quadros.

Somos um povo que cultua a liberdade e seguindo nossa vocação histórica de lutas, outra vez no Rio Grande do Sul e Santa Catarina brota um novo grito de liberdade e em defesa da nossa maior riqueza – O CARVÃO MINERAL.

Não podemos abrir mão desta riqueza econômica, fonte de geração de emprego e renda para as nossas regiões e com isso promover maior igualdade social nestes pagos, participando assim do grande Projeto Nacional de Erradicação da Miséria do vosso governo do qual apoiamos integralmente.

Gerar energia elétrica a partir do carvão mineral não é somente importante do ponto de vista estratégico para o Brasil, é também a promoção do desenvolvimento econômico e social de uma das regiões mais esquecidas do nosso país, por isso consideramos tratar-se de assunto de Soberania Nacional.

Queremos minerar de forma equilibrada e sustentável, respeitando e protegendo nosso “bioma PAMPA”. Utilizando tecnologia de alto nível, hoje é possível gerar energia com baixíssimo impacto ambiental. Os dados do controle ambiental da Usina Presidente Médice comprovam isso.

É possível extrair o carvão e posteriormente recuperar o solo garantindo sua viabilidade para o replantio e recuperação da vegetação nativa.

É sabido por todos que cada região tem suas peculiaridades e riquezas naturais que garantem o sustento e o desenvolvimento da população que ali habita. Em nossas regiões o que garante isso é o Carvão Mineral e assim como nossos irmãos do Norte e Nordeste, que estão aprendendo a explorar as imensas riquezas da Amazônia, preservando o meio ambiente, nós aqui dos campos do Sul também sabemos fazer isso.

Unidos, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ousamos proclamar mais uma vez LIBERDADE, liberdade para o “ CARVÃO MINERAL” – o Ouro Negro que irá libertar nossa empobrecida região do subdesenvolvimento e da desigualdade social.

Somos conhecedores dos Tratados Internacionais e do compromisso do Brasil no que tange ao cuidado com o meio ambiente, mas queremos dividir ônus e bônus com as demais regiões do país, mas sempre resguardando a proporcionalidade do tamanho destas regiões e do grau de comprometimento assumido pelas mesmas neste imenso Brasil.

Estamos solicitando a inclusão da geração de energia elétrica a partir do carvão mineral, na Portaria nº 498, de 25 de agosto passado, do Ministério de Minas e Energia para a participação no Leilão A-5, previsto para dezembro deste ano.

“Com responsabilidade social e ambiental, seguiremos nossa luta pela defesa do carvão mineral, fonte de riqueza das regiões do Sul do país”.

Atenciosas saudações,

Oniro da Silva Camilo
Presidente Sindicato dos Mineiros

Luiz Carlos Folador 
Prefeito de Candiota

Candiota, Fronteira Oeste do RS, Região Carbonifera do Baixo Jacui RS e de Santa Catarina, 02 de setembro de 2011.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.