quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aumenta pressão pela inclusão do carvão no leilão

A mobilização das lideranças dos dois estados está fazendo com que o Governo Federal revise o planejamento energético brasileiro. Diante desse contexto, os parlamentares decidiram, em audiência conjunta, realizada na noite de quarta-feira (20), na Câmara Federal, intensificar as ações em Brasília.


Antes do início da reunião, a Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, comunicou para as bancadas que a inclusão do carvão no próximo leilão energético está sendo analisada pelo Planalto e pelo Ministério de Minas e Energia. Ainda segundo Ideli, a decisão sobre o assunto será tomada exclusivamente pela Presidente Dilma Rousseff, que está participando da Assembléia-Geral da ONU, em Nova Iorque.


De acordo com o líder da Bancada Catarinense, deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC) a Ministra também informou que, após o retorno da Presidente, esta pauta será tratada em uma reunião de trabalho, que também terá a presença do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que coordena a Bancada Gaúcha, reitera confiança na Presidente Dilma, que é profunda conhecedora do tema, além ser uma pessoa sensível aos pleitos do Rio Grande do Sul.  Conforme o parlamentar gaúcho, não seria coerente deliberar qualquer ação com a Presidente fora do país.




Pimenta reforça que as bancadas continuam com posição firme em defesa do carvão mineral e que, caso o Planalto não se manifeste sobre o assunto nos próximos dias, a pauta de votação no Congresso Nacional será obstruída como forma de aumentar a pressão sobre o Poder Executivo Federal. Os parlamentares buscam a prorrogação do prazo para habilitação de propostas no próximo leilão.


Mineiros prometem realizar manifestações nos dois estados. Conforme lideranças sindicais, diversos protestos estão sendo organizados nos dois estados. O bixo vai pegar.

2 comentários:

  1. Bom dia Pablo, tem meias verdades e tem meias mentiras na questão do carvão, porque não foi informado para os súditos de Candiota e região a posição do Dep. Henrique Fontana em Brasília, onde ele tentou fazer o papel de bom menino, a quem estas pessoas querem enganar? E agora vereadora, você fez campanha direto para o Dr.

    ResponderExcluir
  2. Que feio em Deputado Henrique Fontana!!
    Quasse fomos enganados.. a vereadora de CAndiota vai ter muito o que explicar para nós mineiros, né?

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.