sexta-feira, 13 de abril de 2012

Palavra do Internauta

Por: Ketleen Grala - Bióloga Presidente OSCIP Vigilantes Ambientais
Fones: (53) 3311.2364 / 9126.1622

Ano passado divulgamos, na imprensa candiotense, nota na qual manifestamos à comunidade o posicionamento da OSCIP Vigilantes Ambientais a respeito de diversos tópicos. A nota foi divulgada num momento em que havia grande mobilização pela instalação de mais usinas termelétricas em Candiota, e a esse respeito manifestamos o seguinte:

“Com relação à instalação de usinas termelétricas no município, entendemos que a geração de energia representa grande potencial econômico para a região, e que feita rigorosamente dentro de padrões de controle pode ter os impactos ambientais reduzidos a níveis aceitáveis. Por isso não nos manifestamos contra a instalação da Fase C, nem contra a possível instalação da MPX. No entanto, a instalação de termelétricas tem um limite de sustentabilidade ambiental, e nesse sentido muito nos preocupa a atuação dos agentes políticos e econômicos da região voltada para a multiplicação desses empreendimentos, que constituem a forma mais rudimentar de exploração do carvão. Mais que isso, nos preocupa a falta de visão no sentido de buscar formas mais nobres e sustentáveis de exploração do carvão e de seus subprodutos, bem como de complementar a produção de energia termelétrica com produção de energias renováveis que constituem outro grande potencial da região”.

Por isso, ao tomarmos conhecimento através da imprensa, de que neste momento as atenções começam a voltar-se para formas mais nobres de exploração do carvão, esperamos que essa mudança de enfoque culmine não apenas em desenvolvimento sócio-econômico, mas também numa visão de desenvolvimento na qual a proteção ambiental seja realmente prioritária.

Na condição de OSCIP (Organização Social Civil de Interesse Publico) voltada para educação e proteção do meio ambiente, portadora do “Selo de Responsabilidade Ambiental” concedido pela Assembleia Legislativa em 2010, nos sentimos no dever de estar sempre atentos em relação às questões de relevância ambiental e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável na comunidade.

Um comentário:

  1. Que susto achei que a usina não tinha saido por causa OSCIP Vigilantes, achei que tinha trancado neles.
    Mas eles estão liberando a construção da usina, com essa liberação vai sair com certeza muito relevante essa colocação, fica mais facil de sair, praticamente só falta começar agora.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.