sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O anonimato é um privilégio, use-o bem ou perca-o

Primeiramente, por oportuno salientar, mesmo permitindo a participação de anônimos, este Blog tem deixado bem claro o seu direito de mediar os comentários. Se o anônimo abusar não terá sua opinião publicada.

Sou completamente a favor da privacidade e da liberdade de expressão, mas estabelecer regras básicas, neste caso,  através de auto-regulamentação, não faz mal a ninguém.

Pessoalmente, acho uma covardia usar-se do anonimato para ofensas pessoais, difamatórias, caluniosas e preconceituosas.

Por outro lado, para se proteger dessas covardias e em casos de perseguições de toda a ordem, inclusive política, o anonimato pode ser a única forma de expressão, especialmente quando ele é o único a garantir que coisas, denuncias, ou pontos de vista cheguem a público sem que o autor das mesmas, necessariamente, sofra punições e prejuízos.

A propósito, ha argumentos fortíssimos a favor dos que repelem com fervor qualquer tipo de ameaça ao anonimato: O site Wikileaks, hoje, considerado um dos maiores símbolos de um mundo chamando por mudança e de transparência de informações não existiria sem os anônimos que contribuem consigo. Outro exemplo, nos dias atuais, é a indignação de anônimos, aliados a Internet, a mobilizar a população para derrubar velhos ditadores no mundo Árabe em efeito dominó, como aconteceu recentemente no Egito.

Honrem-me com suas visitas e a disposição para receber opiniões em contrário, de anônimos e/ou identificados. Até porque, diferentemente de algumas pessoas, eu aceito criticas numa boa, e não me revolto com nenhuma delas. Elas nos dão força e nos amadurecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.