sexta-feira, 17 de julho de 2009

As ameaças do mundo virtual

A evolução e o acesso a internet trouxe diversos benefícios, mas infelizmente entre eles os problemas, fraudes e etc.

As principais ameaças vem por e-mail, msn, orkut e páginas da internet. Mas primeiro vamos entender os tipos:

O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não).
Trojan horses (cavalos de tróia), na verdade é a forma de como o malware, vírus ou spyware usa para se infiltrar no computador. Quem sabe a lenda do Cavalo de Tróia sabe do que estou falando. Um presente de Grego.
Spyware consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet (Ex: Acesso a Contas de Bancos) e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento e consentimento.
O virus é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta e danifica o sistema, geralmente tentando torna-lo indispoível, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos que bloqueiam chamadas maliciosas nas portas do micro.



Outros artifícios utilizados pelos criminosos da internet tem sido o MSN e oOrkut, lugares aonde se não soubermos nos cuidar a infecção é certa. Mensagem como "olha as nossa foto", recados com desenhos e vídeos "bonitinhos" são os artifícios utilizados para instalar uma praga virtual no PC.


Por e-mail também tenho recebido várias tentativas, Banco do Brasil, Receita Federal, Tribunal de Justiça, os maldosos utilizam os nomes de entidades com credibilidade na população para "lançar o veneno. Neste caso a dica é sempre checar o remetente da menssagem e nunca instalar programas caso seja solicitado.

Mas a principal dica para não ser alvo de ataques como este é sempre lembrar, instituições como receita federal, Bancos, Procuradoria de Justiça não mandam e-mail pedindo informações e que sejam efetuadas instalações de programas. Nuncam baixem arquivos de e-mail de pessoas que vocês não conhecem. Estejam sempre com o pé atras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.