domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dois Grupos de pessoas

Por: Nadiane Momo
http://blogdanady.blogspot.com

Existem basicamente no mundo, dois tipos de pessoas: Um grupo é daquelas pessoas que são digamos mais satisfeitas e obedientes. Aceitam as regras do jogo, dão de si o que for pedido a elas e são felizes. O outro grupo é dos desobedientes, daqueles que não aceitam tudo, contestam, reflexionam, se revoltam e falam sem medo, as mais radicais. Estes também são felizes. Na verdade, independente da forma em que enxergam o mundo, todos os tipos de pessoas querem as mesmas coisas: a felicidade, o amor, a paz, dinheiro no bolso e a harmonização entre todos os sentidos da vida. O segredo da convivência simétrica entre os gêneros é compreender que cada um é um e que não podemos esperar que as pessoas ajam como queremos e sim, esperemos que ajam como elas são capazes, dentro de seus limites.
Mas quero falar de um tipo especial de pessoas: as geniais.
Pessoas geniais não são aquelas com QI excepcionalmente alto. São pessoas inteligentes sim, mas que também inovam nas descobertas, invenções ou nas mais variadas formas de arte, como uma bela pintura, uma foto surpreendente, um texto criativo.
Uma frase diz que o pior que pode acontecer a um gênio é ser compreendido, isso mesmo, compreendido. Enfim, somente um gênio tem a coragem de não tentar ser agradável com todas as pessoas todo o tempo. Assim eu tenho muito amigos, que são pessoas incompreendidas muitas vezes, ou por não ter um vocabulário que alcance a todos, ou por estar a frente do seu tempo, ou por querer o melhor da melhor forma sempre.
Uma pessoa inteligente sempre é criticada. Criticada por saber responder, por saber dizer sim ou não independente do que é esperado como respostas.
Gênios não são compreendidos por que precisam ser interpretados. Mas sua arte é sutil e muitas vezes valorizada apenas quando feita a passagem, ou seja, quando morrem, assim como aconteceu com grandes ícones da humanidades. Uns não querem ver a inteligência das pessoas por inveja, porque gostariam de saber mais, mas a preguiça mórbida não os deixou aprender; e outros por mera ignorância.
Um dia todas as pessoas que admiro e são consideradas “chatas”, vão ter o respeito de todos e todas mostrando que quem nasceu para brilhar, não é ofuscado por nada e nem ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.