sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Esclarecimentos sobre a falta de água

A assessoria de imprensa da prefeitura se manifestou formalmente sobre as os problemas de falta de água ocorrido em Candiota e as ações que serão tomadas para a solução do problema. Abaixo o boletim na integra:

Depois de visitar, no sábado, todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água que abastece as comunidades da Vila Residencial, Usina Presidente Médici e Dario Lassance, acompanhado de técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o prefeito Luiz Carlos Folador determinou a ativação da Estação de Tratamento de Dario Lassance.

Com a medida será possível diminuir consideravelmente os problemas de abastecimento que assolaram os moradores desta localidade ao longo da semana passada. Segundo os técnicos, as interrupções foram ocasionadas por diversas causas. Uma delas, o corte no fornecimento de energia elétrica pela CEEE, que trabalhava na melhoria da rede de distribuição na Vila Residencial.

Isso impedia o bombeamento de água da Estação de Tratamento da Vila Residencial. As altas temperaturas, aliadas ao crescimento da população e à falta de caixas d’água na maioria das residencias de Lassance, também contribuíram para que ocorresse o desabastecimento. “A produção não conseguiu atender a demanda”, explicou Folador.

Outra medida acertada no sábado é de que a limpeza da ETA da Residencial, inicialmente prevista para esta terça-feira, será transferida para data a ser posteriormente divulgada.

Ontem(01) mesmo técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos começaram a trabalhar na reativação da ETA de Dario Lassance, na perspectiva de que a mesma já esteja operando a partir do próximo final de semana.

A vereadora do PT, Giselma Pereira, preocupada com o assunto também se pronunciou:

Sempre estive atenta ao problema sério da água em Candiota. Há a constatação de que todas as Estações de Tratamento de água possuem problemas em sua estrutura, incluindo a da Vila Residencial que seria aquela (nova) que resolveriam os problemas de abastecimento de lá e de Dario Lassance, o que não ocorreu, pois ela foi bem cara (na época) e possui infiltrações na estrutura, oferendo riscos, assim como precisaria de maior espaço físico, por exemplo, para colocações de mais bombas. O reservatório que fica anexo ao chamado antigo hotel, hoje Citic, não consegue manter-se cheio, pois o consumo de água aumentou vertiginosamente, devido ao super aumento de população de Candiota, o que não foi previsto há tempos atrás. Segundo relato daqueles que 'ENTENDEM DA ÁREA", a ETA da Residencial deveria ser construída em Dario Lassance, por muitos fatores.
Passamos uma semana difícil, e eu como muitos de vocês, sofri na pele a falta de água, pois também moro em Dario Lassance. Este assunto têm sido tema de várias reuniões entre o Secretário Artêmio, Prefeito, técnicos, eu como vereadora e outro vereadores também interessados na resolução do problema, que se agravou em função das altas temperaturas, dos reparos da CEEE e também da queima de bombas, transformadores que são exigidos além das suas capacidades. A solução, em parte, está vindo com a reativação da ETA de Dario Lassance que foi desativada, quando a da Residencial foi inaugurada. Esta solução equilibra em parte a alta de consumo e desgastes de motores e já está planejada uma solução definitiva que será anunciada posteriormente, após a conclusão de estudos técnicos. Por enquanto era isso...só para informar a vocês, que neste domingo passado, as 9h da manhã, estávamos acompanhando o Prefeito e tècnicos, para conhecermos melhor a realidade das Etas e expressarmos a nossa preocupação com o caso e, talvez, até auxiliarmos na busca de soluções.

Pois bem, as causas dos problemas relacionados com o fornecimento de água é um só:
Candiota cresceu e não se preparou para isso. Desenvolvimento insustentável.

Culpa de quem? Do governo passado? Sim, também do governo passado e da própria iniciativa privada que não planejaram.
Da CEEE? Sim, também não se preparou suficientemente.
Mas o governo atual não pode se eximir de culpa alguma. O problema de falta de água foi o primeiro problema enfrentado pelo governo atual em janeiro de 2009. E porque só um ano depois se resolve reativar a ETA de Dario Lassance? Precisou faltar água 4 dias e o prefeito visitar a ETA da residencial para realizar uma ação?

E o planejamento? Faltou tempo?

Quem não planeja o que o faz atua sempre na solução do problema, não na causa.

"A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar." (John L. Beckley)

3 comentários:

  1. É um absurdo as faltas de água em Dario Lassance,Não se recebe nem um aviso ha respeito e o que parece é que não a nenhum tipo de programação.Ímagina se os responsáveis fossem administrar o tratamento de água de bagé!!!!!

    ResponderExcluir
  2. AGUA E ENERGIA ELETRICA NÃO SAO NECESSARIOS EM NOSSAS VIDAS? CLARO QUE SIM CERTO ENTAO NA ENERGIA ELETRICA A CEEE TEM PLANTÃO 24 HORAS PARA RESOLVER FALTA DE ENERGIA PORQUE COM A FALTA DE AGUA A PREFEITURA NAO TEM ESSES PLANTOES DEVERIA COLOCAR É OBRIGAÇÃO INCLUSIVE TER BOMBAS DE PUXAR AGUA DE RESERVAS AO INVES DE PAGAR HORAS EXTRA SEM TRABALHAR QUE SE SABE QUE PAGAM PARA MOTORISTAS PODERIAM IMPLANTAR PLANTAO PARA CUIDAR DISSO MAS NÃO PENSAM NA COMUNIDADE NÃO E VERDADE VAMOS RECLAMAR PESSOAL E UNICO GEITOOO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas letras já conheços quem é, não passa do pior oportunista que temos em Candiota, na época do governo que ele fez parte que ele ajudou para melhorar a agua de candiota, porque o governo que ele defende não colocou plantão 24 horas, nem plantão tinha na época. Deixa de ser oportunista mas a campanha esta ai quero que venha me pedir voto, ele vai ouvir poucas e boas, espero que ele vá na minha casa pedir votos.

      Excluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.