quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Primeiro sincronismo da usina de Candiota III

Às 12h01min de ontem(09.11) foi realizado o primeiro sincronismo da usina de Candiota III (Fase C) com o Sistema Elétrico Nacional. A usina da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – Eletrobras CGTEE, com capacidade de 350 MW, encontra-se em sua fase final de construção. O sincronismo é um marco importante do processo construtivo, representando o coroamento de um vultoso e complexo projeto destinado a converter, de forma ambiental e economicamente eficaz, a energia calorífica do carvão de Candiota em energia elétrica. A unidade tem capacidade de atender as necessidades de aproximadamente um milhão de pessoas (perfil do consumidor gaúcho).
Foto: Site Cgtee

Segundo o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Projeto, engenheiro Hermes Ceratti Marques, a manobra de grande precisão envolve o funcionamento coordenado de uma enorme gama de equipamentos e seus respectivos controles, visando disponibilizar de forma segura vapor com as características apropriadas para o giro progressivo e controlado do turbogrupo principal.

“Vai de zero até 3.600 rotações por minuto. Nestas condições, com o gerador excitado na voltagem correta, ficam colocados frente a frente, porém ainda separados, os barramentos energizados da usina e os da Rede Básica de Transmissão do Setor elétrico Nacional”, explica o técnico. O sincronismo representa, de acordo com o engenheiro, o acoplamento entre estes dois sistemas de forma automática, em um determinado instante, exato e único, a partir do qual a energia produzida pela usina passa a percorrer as linhas de transmissão a caminho dos centros de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.