terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Zona Rural de Candiota em Situação de emergência

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, depois de receber relatórios de órgãos técnicos que atuam no município, como a Emater, Inspetoria Veterinária e Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Cooptec), decidiu por decretar Situação de Emergência na Zona Rural de Candiota. 


Os relatórios estimam perdas de R$ 3.609.000,00 nas produções agrícola e pecuária, além de perspectivas de aprofundamento da situação no caso de se manter o déficit hídrico, estimado hoje em 288 milímetros desde janeiro deste ano. 

“Estamos passando da época de plantio de lavouras como as de milho, soja e arroz, e muitos produtores ainda não conseguiram semear, o que pode determinar aumento considerável nas perdas verificadas até aqui”, explicou o secretário de Agropecuária Familiar, Fabiano Oswald. Ainda segundo ele, a situação da pecuária de core também causa preocupações, já que há pouca oferta de alimento para os animais nos campos. 

“Isso nos leva a uma perda estimada entre 10 e 12% da massa corporal dos animais, o que os debilita para o inverno, além de apontar para uma redução das taxas de nascimento na próxima safra, já que esta estiagem ocorre em pleno período”, acrescentou o secretário. 

Os técnicos da Cooperativa Regional dos Agricultores Assentados informam que a Bacia Leiteira registra uma perda de 35% na produção. Já os agrônomos da Bionatur, cooperativa especializada na produção de sementes ecológicas, adiantam que as perdas nas lavouras de verão estão estimadas em 60% e na de cebola, 20%. 

O pior, de acordo com o prefeito Folador, é a falta de água para o consumo humano no interior. “Estamos tentando amenizar a situação com a abertura e ampliação de poços, como fizemos no Passo do Tigre, e levando água em caminhão pipa alugado e bambonas”, declarou o prefeito que estima em pelo menos 600 pessoas com dificuldades para se abastecerem no interior.


A notícia é destaque também nos portais Zerohora.com e Clicrbs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.