sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eleições 2010 - Não precisa mais levar o título para votar

Agora não é mais necessário levar o título para votar, somente um documento oficial com foto. Mas lembre-se, se você levar somente o título não conseguirá votar. É obrigatório a apresentação do documento oficial com foto. Carteira de Motorista, identidade ou carteira de trabalho.

A exigência de dois documentos para votar no pleito de 3 de outubro foi derrubada ontem em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por 8 votos a 2.

Na ação proposta pelo PT, sustentava-se que a medida, incluída pela Lei 12.034/2009, é desnecessária, injustificável e irrazoável. Para o partido é “perfeitamente possível garantir a autenticidade do processo de votação, sem comprometer a universalidade do voto, mediante a consulta a um documento oficial com foto”.

Quanta lambança. E a dois dias das eleições. Acho que a medida do STF foi correta, o que foi errado foi a preposição de apresentação dos dois documentos ocorrida no inicio da eleição.

E as pessoas que ficaram nas grandes filas esperando para fazer a segunda via do título eleitoral? Fizeram papel de boba.

E tudo o que foi gasto pela justiça eleitoral para divulgar a obrigatoriedade da apresentação dos dois documentos? E mais: Quanto vão gastar agora para divulgar que não se precisa levar os dois documentos?

O STF ainda tem outra bomba nas mãos e está empurrando com a barriga, que é a questão da lei da ficha limpa que os ministros ainda não decidiram se vale ou não para essas eleições. Essa questão a meu ver é muito mais importante, pois se a validade da lei da ficha limpa for aprovada após as eleições o que acontecerá com os votos que os candidatos ficha "suja" receberam? Serão considerados nulos? E os votos da legenda?

Vejam que a eleição pode não acabar no dia 3. E ainda. O judiciário poderá intervir nos votos de todo o Brasil revogando uma decisão popular.

Depois não querem os descrédito da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.