terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010 - Resumo

Concluído o primeiro turno das eleições 2010, em Candiota já pode-se fazer um parâmetro para 2012, baseado em alguns números de 2010. E apartir de agora já começam as negociações para o próximo pleito municipal.

O que se pode notar de um modo geral é que o envolvimento de militantes nesta eleição foi muito pequeno. Praticamente só se via nas ruas no dia da eleição quem realmente é envolvido com os partidos e candidatos. Ví muitas pessoas no dia falarem que parecia eleição para o conselho tutelar, visto a pouca movimentação de bandeiras e etc.

O fato é que o grande vencedor em Candiota, região e no Brasil desta eleição até o momento é o Partido dos Trabalhadores. Em Candiota a onda vermelha tomou conta.

Para presidente Dilma levou 3439 votos dos candiotenses, Serra fez 1602 votos e Marina Silva 427 votos.

Quadro comparativo entre 2006 e 2010





Para governador então, foi "três por um" como se fala no dialeto politico. Tarso Genro fez 3629 votos, 66,50% dos votos válidos, contra, 1235 de Fogaça, que somou 22,63% dos votos válidos. Yeda fez 549 votos. Foi uma lavada.

Quadro comparativo entre 2006 e 2010




Para senador a decepção foram os números de Germano Rigoto, que fez apenas 1641 votos ficando na quarta colocação, atraz de Ana Amélia, terceira colocada com 1730, Abgail com 2449, segunda colocada e Paulo Pain que somou nada menos que 3986 votos. Neste caso do senado, fica claro a força do PT Candiotense mostrando os votos casados de Abigail e Paim.
Senador, fica difícil fazer uma comparação pela diferença na eleição, onde em 2006 se elegia um senador e em 2010 2.

E para Deputado Federal se vê a força individual de lideranças políticas. 
Afonso Hann o mais votado, mostrou a força de um trabalho de resultados. Hann sempre foi incansável nas lutas por Candiota, pela vitivinicultura, carvão e fruticultura. O resultado veio com uma votação magnífica e merecida na minha opnião.

Os demais candidatos, destaca-se a força dos deputados do PT, Henrique Fontana(421), Paulo Pimenta(624), Marcon(641) e Marco Maia(189), todos eles com emendas parlamentares destinadas a Candiota e pelo fato do PT ser governo em Candiota. E o destaque também para o Alceu Moreira do PMDB, com 457 votos, fruto de um trabalho do Gildo e Cia Ltda. Mostra um resquício de força política do maior partido de Candiota em número de filiados.



Quadro comparativo entre 2006 e 2010






* Candidato e Deputado estadual

E na bancada estadual, duas representações da região. Mainard o grande campeão de votos em Candiota em 2010 somou 2068 votos. Em segundo Lara também mostrou a força do nome e reelegeu-se com uma boa votação em Candiota, 446 votos. Em terceiro, Gilberto Capoani com 396 votos, mostrou a força de Gildo mais uma vez. Capoani em 2006 em Candiota fez 2 votos. 



Quadro comparativo entre 2006 e 2010


Resumindo a participação dos partidos, vejo hoje o PT como grande partido em Candiota, o PMDB que já foi o maior partido em Candiota, caminha a passos lentos e deve se preocupar. Mas ainda é uma grande força política. 

O PDT ainda tem a terceira posição como partido em Candiota. Mas teve uma participação muito tímida nesta eleição e corre sérios riscos de perder espaços em 2012. Já o PSDB por estar no governo pode e deve crescer para 2012. 

Agora só se pensa em 2012. Começa o jogo. Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.