sábado, 30 de outubro de 2010

Surge em Candiota, mais uma opção Musical

A banda SílabaTônica é formada por músicos e compositores, e se caracteriza pela fusão das influências musicais de cada membro, formando assim uma mistura musical, que tem em seu contexto: O nativismo, a mpb, o jazz e o pop, além da poesia em suas letras.

Conforme o musico e produtor musical da Banda, Marcos Castro, “A nossa proposta é fazer uma música diferente que explore o que cada músico tem pra oferecer de melhor, e que possamos levar a poesia e a boa música de Candiota para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”

A Banda ainda possui como integrantes, Marcos Castro, Alexandre Barreto, Ederson Reis, Gesiel SAntos, Gil Deison e Jonatas Fonseca.

Quer saber mais sobre a banda visite o site bandasilabatonica.blogspot.com e confira fotos, vídeos e escute ou faça o download das músicas.

Vale a pena conferir!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Candiota muda sistemática de distribuição de fichas para atendimento médico

A partir do próximo dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde de Candiota adotará uma nova sistemática para distribuição de fichas àqueles que procuram atendimento médicos nas unidades mantidas pela Prefeitura Municipal.
Conforme a enfermeira Ariádne Meira da Costa, a partir daquela data as fichas não mais serão fornecidas pela manhã e sim à tarde. “Cada unidade terá sua rotina de agendamento, visando dar maior comodidade aos pacientes e, fundamentalmente, acabar com as filas que se formam nas madrugadas”, explicou a enfermeira.
O agendamento prévio se dará de acordo com o dia de atendimento os médicos e odontólogos, reservando-se algumas fichas para o atendimento dos casos de emergência.
“Como os agendamentos serão feitos a tarde, as pessoas terão a tranqüilidade de marcar e aguardar em casa pelo dia da sua consulta”, acrescentou Ariádne, destacando, ao concluir, que “o planejamento dos atendimentos é a tônica do Programa Estratégia de Saúde da Família”.

Opnião do Blog: No dia 26 compareci a audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores no assentamento Santa Lúcia e mais uma vez a saúde foi um dos temas mais abordados e cobrado do Secretário Anselmo que se fez presente. E esta questão das distribuição das fichas foi uma delas. 
Ora é inadmissível que nos dias de hoje com recursos tecnológicos e de comunicação on-line se tenha problemas de fila para se marcar uma simples consulta. Na minha opnião o fato de trocar para a tarde a distribuição das fichas só vai evitar que as pessoas deixem de vir as 5h da manhã e venham as 7h. Pois o problema não está no horário de distribuição das fichas mas sim na falta de fichas, a demanda é muito grande para a quantidade de fichas que é distribuída. É fácil de resolver contrata-se profissionais para as áreas necessárias. Se a fisioterapeuta é uma só e não da conta da demanda, contrata-se mais uma. Se tem como contratar profissionais em caráter emergêncial para limpeza urbana não vai ter como na área da saúde? Área está que tem o maior orçamento do município? A saúde das pessoas não pode esperar e este tema de falta de fichas foi promessa de campanha.

A influência do governo Tarso em Candiota

Com a divulgação de alguns nomes do novo secretariado do governador Tarso Genro alguns líderes partidários começam suas movimentações. Duas secretarias ja com o possíveis secretários certos tem bastante influência em Candiota.

A secretaria de Agricultura que será de extrema importância para Candiota, ja possui nome quase certo, o Bageense Mainard. Visto o número de assentamentos que nosso município e a região  possuem e a vocação para o agronegócio, Maninard transitará bastante em nosso região.

Outro nome praticamente definido é do deputado do PSB, Beto Albuquerque, que deve assumir a secretária de Infra-estrutura e logística que tem um dos maiores orçamentos do estado e subordinada a ela a maioria das estatais entre elas a CRM.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Adiada 17ª edição do Canto Moleque

Os organizadores anunciaram, ainda, que o Festival tem nova data. Será realizado de 10 a 12 de dezembro, e não mais no final do mês de novembro, como anteriormente estava previsto.

O número de jovens artistas inscritos para a 17ª edição do Canto Moleque da Canção, evento promovido pela Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Bem Estar, ultrapassou em 28 o registrado no ano passado, estabelecendo um novo recorde de inscrições. 

Os organizadores, ao encerrar o período destinado às inscrições, contabilizaram 114 inscritos, oriundos de 22 cidades, mais Candiota, 70% deles através da internet. A cidade com o maior número de inscritos é Porto Alegre, com 18, seguida de Sapucaia do Sul e Livramento, com 16 cada uma. 

O número de acessos ao site do evento também foi Record, onde nos últimos 30 dias foram registrados mais de 1200 acessos.

Nota de Esclarecimento

Publico aqui na íntegra a nota de esclarecimento, enviada pela De Marka Consultoria em Comunicação, referente ao comentário anônimo no post " Dr. Rui Schneider assina ficha com PDT de Candiota " .

Prezado Pablo, queremos esclarecer sobre o comentário do anônimo sobre a pesquisa. Em primeiro lugar a pesquisa não é do A1ªFOLHA, e sim da De Marka Consultoria de Comunicação Ltda, empresa apta a realizar pesquisas de opinião pública, o jornal é um parceiro na divulgação. 
A pesquisa, elaboração e divulgação, nada tem relação com os valores, prova disso é que foram divulgados mais de 200 nomes de Melhores do Ano e serão entregues, 85 certificados no evento a ser realizado dia 13 de novembro. Estes 85 sim, aderiram ao pacote de mídia, mas diferente dos que não aderiram, mas que mesmo assim foram divulgados no jornal (online e impresso), participarão de um evento, coquetel e baile, com convidados e ainda terão o perfil, com foto, divulgado na 2ª edição da Pampa Magazine que circulará a partir da próxima semana gratuitamente para todos os assinantes da região. O pacote de mídia é opcional, é para o evento, que obviamente tem custos e também para as demais divulgações, que não a relação geral já divulgada sem custo algum contendo os 200 nomes. 
Nos colocamos a disposição de pessoas, desde que identificadas, para qualquer esclarecimento, pois embasamos nosso trabalho, que está sendo um sucesso pelo segundo ano consecutivo, prova disso são as adesões espontâneas, na transparência e credibilidade, quando uma equipe de profissionais saiu as ruas e realmente pesquisou as preferências regionais."

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fase C quase 100%

A foto acima reproduz a realização de um sonho e um momento histórico para Candiota. 
A nova chaminé da Fase C em pleno funcionamento. Claro que faz parte do período de testes mas trata-se de um momento histórico para nós candiotenses que sonhamos 20 anos com a realização desta obra que já entre em seu período de finalização.

As perguntas que ficam:

Outras usinas virão em Candiota?
E os trabalhadores diretos e indiretos da Fase C, o que farão ao término da obra?
E os aluguéis em Candiota vão baixar?

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dr. Rui Schneider assina ficha com PDT de Candiota

Ainda que não tenha passado o processo eleitoral federal, com a provável vitória do PT com Dilma, ex-PDT, no próximo domingo, nos meios políticos da aldeia, o assunto passará a dividir espaço com a próxima eleição para prefeito em Candiota.
A derrota de Fogaça, para o governo estadual, debilitou ainda mais o dividido PMDB municipal, que sinaliza que o ex-vereador GILDO FEIJÓ será o candidato a prefeito.
Apesar da coligação do PT com o PSDB começar a balançar, LUIZ CARLOS FALADOR  é  candidatíssimo a reeleição, com um certo favoritismo... até então.

Isto porque, o PDT faz o primeiro e importante lance no tabuleiro eleitoral de Candiota com a filiação do conceituado e popular médico candiotense Dr. Rui Schneider,  há três décadas em Candiota, eleito nos últimos dez anos, sucessivamente,  como o médico destaque no nosso município. Recentemente, na pesquisa 2010 coordenada pelo jornal A 1ª Folha,  obteve o fantástico índice de indicação de 52%, entre os 14 médicos que atuam no nosso município. Mas o projeto do PDT para retornar à prefeitura municipal não pára por ai. A re-filiação de Tailor Lima, primeiro candidato a prefeito do PDT no município, ainda que não tenha projeto pessoal-eleitoral, será uma peça importante na qualificação do debate político-partidário.
Além de Rui Schneider, Roger Schneider e Tailor Lima, outras filiações e re-filiações de expressivas lideranças municipais chegarão ao PDT, que no dia 12 de 12 promoverá um grande ato político na sua sede, com abonamento das fichas dos novos filiados por lideranças estaduais e federais, homenagens ao primeiro prefeito e vereadores eleitos pelo partido, bem como o materialização do reconhecimento  “in memorian” aos ex-vereadores Geolar Correia, Alvarim Moraes e Paulo Funari.

Com um PDT renovado e com um grande projeto político-administrativo para o nosso município, o partido deixará de ser um mero coadjuvante e passa a ser um partido com novas idéias e com projeto de novamente governar Candiota.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bocha – Tailor é líder faltando duas rodadas para o final da fase classificatória

Com a vitória expressiva sobre o Dionísio (15 a 01), Tailor assume a liderança e garante a classificação matemática para as quartas de finais, faltando duas rodadas para o término da fase classificatória.
Nei, mesmo perdendo as duas últimas partidas, também já está classificado.
Só um desastre absoluto tira do Colono a classificação.
Adelar, Zé e Walter estão a uma vitória para completar o G-6 que dá classificação direta as quartas de finais.
Mussoline, Teba e Zanini ainda sonham com uma combinação de resultados para ficarem no G-6.
A última vaga da repescagem vai ser disputada ponto a ponto, entre o Ronei, Casco e Ratão, com poucas possibilidades  para o professor Sérgio.
Na parte de baixo da tabela, na zona de rebaixamento, que promete empate em vitórias entre os atletas João,  Maluf e Geraldo, também tudo vai ser decidido na última rodada, sendo que o saldo de pontos-bochas é que vai definir quais os dois que estarão de fora do campeonato do próximo ano.

Resultados da 17ª Rodada:
Careca 15 X 03 Maluf
Tailor 15 X 01 Dionisio
Walter 15 X 07 João
Mussoline 15 X 14 Teba
Sergio 15 X 14 Sandro
Igor 15 X 12 Geraldo
Adelar 15 X 13 Casco

Dos jogos da próxima rodada, dois chamam mais a atenção: Na sexta-feira, 29, às 18h30min. O Igor joga com o Ronei e uma vitória deste dá classificação para fase de repescagem. No mesmo dia, às 19h30min. O Walter busca uma vitória contra o Nei para garantir vaga no G-6.
Confira nos quadros, a classificação e  os jogos da 18ª rodada do maior campeonato de bocha da nossa região,  que tem a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, do Clube Recanto dos Amigos e o patrocínio do Banrisul, Fagundes Construção e Mineração e  Jornal A 1ª FOLHA.

Enquete Blog Teclando - Eleições 2010

O blog Teclando o 7 encerrou ontem mais uma enquete, onde desta vez o tema foi eleições 2010:

Se a eleição para o segundo turno fosse hoje, em quem você votaria?

Dilma - 50% 
Serra - 45%
Brancos - 3%
Não sabem - 0%

O resultado da pesquisa mostra vantagem de Dilma sobre Serra entre os leitores do blog.

domingo, 24 de outubro de 2010

Movimentos Políticos para 2012

O PDT de Candiota movimentou a primeira peça no tabuleiro político visando as eleições de 2012.


Na terça-feira mais informações aqui no blog Teclando 7.

sábado, 23 de outubro de 2010

Concurso da Prefeitura de Candiota

Andam fortes os boatos novamente que o concurso da prefeitura de Candiota deve sair em breve.

A escola Qualificar inclusive já está com as inscrições abertas para o curso preparatório. Informações no fone 32457090.

O blog Teclando o 7 também ja vai disponibilizar para download a Lei Orgânica, Lei Complementar 06 -Estatuto do funcionalismo público e a Lei Complementar 07, que institui a quadro de cargos e salários.

Para visitar a sessão de downloads do Blog Clique Aqui

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pampa Magazine - 2ª Edição

A segunda edição da revista Pampa Magazine deve chegar a região na próxima semana. A publicação é um produto da De Marka Consultoria de Comunicação Ltda, agência de publicidade localizada em Candiota, mas com abrangência e clientes regionais e nesta edição contará com 52 páginas, 12 a mais do que a revista anterior, válida para o bimestre julho/agosto. 

Esta segunda edição de setembro/outubro, conta com duas editorais centrais. A primeira é sobre o tradicionalismo, quando foi feita uma reportagem especial sobre os festejos do mês de setembro. 

Já a segunda, traz o perfil e fotos dos Melhores do Ano 2010, prêmio de qualidade conferido a 84 instituições, empresas e políticos das cidades de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Piratini. 

Além destas duas editorias se manteve as sessões piadas, astrologia, rural, saúde e beleza. Na saúde, uma entrevista com as nutricionistas Rogéria Lemos e Marianna Balinhas aborda dicas e conselhos profissionais sobre alimentação saudável. Na beleza, o cabeleireiro Paulo Beauty também repassa dicas de como utilizar os produtos certos no cuidado com os cabelos. O trabalho jornalístico foi executado por Edinho Couto, Nael Rosa, Karine Radünz e Nadiane Momo, que também é editora da revista. Já o projeto gráfico foi de Flávia Bulsing e a comercialização com J. Simões e Deize Rosa, além de uma série de colaboradores. Enfim, a revista está bastante ilustrada, valorizando as pessoas. 

2ª Festa & Feira da Agrobiodiversidade e Economia Solidária

Acontece neste final de semana, no ginásio municipal de Candiota, 2ª Festa  & Feira da Agrobiodiversidade e  Economia Solidária.
A festa que no ano passado já foi um sucesso de público quer repetir a dose em 2010.

Programação:

Sábado - 23/10/2010
Das 8h as 10h - Organização das tendas
10h Inicio da comercialização

9h Seminário Estadual de preparação da Romaria da terra 2010
12:30 - Almoço
14h - Oficina Sementes Crioulas - Confie/Embrapa e Inicio da apresentação  de artistas locais.
16:30 - Abertura Oficial
18h - Show com artistas convidados
Gilberto Monteiro, Jorge Guedes e familia, Mauro Harf, Antonio Gringo e Odilon Ramos

Domingo - 24/10/2010
Bancas de comercialização das 9h as 18h
9h Oficina sobre economia solidária
12h - Almoço - Churrasco
14 - Inicio dos shows com artistas locais e convidados
16h - Show Dançante com Banda Industria Musical de Serro Largo - Ingressos a R$ 5,00.

Maiores informações pelo fone 53-99459619 com Frei Wilson Zanatta

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Secretário de saúde é alvo de críticas

Em audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores no dia 19, terça-feira, no Assentamento Conquista do Paraíso, o principal alvo de críticas por parte da população foi o Secretário de saúde Anselmo Camilo. Os assentados fizeram inclusive um abaixo assinado pedindo a saída do secretário. A principal reclamação foi com relação a disponibilização de exames. O Prefeito bem que tentou defender mas foram muitas criticas e pesadas.

Mais um empreendimento vitinícola em Candiota

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, comemorou a instalação de mais um empreendimento vinícola no município. Por várias razões, segundo ele. 

Porque "Em primeiro lugar comprova a nossa vocação e o quanto estávamos certos, em 97, quando ocupávamos a Secretaria de Agropecuária do município, época em que promovemos o Seminário sobre Fruticultura e apontamos este setor como uma alternativa viável para o nosso desenvolvimento", destacou Folador, o primeiro presidente do Comitê de Fruticultura da Metade Sul. 

Em segundo lugar, disse, pela importância econômica e social para o município, que tem se afirmado como pólo vitivinícola da metade sul, já tendo em seu território empreendimentos como a Miolo e o do comunicador Galvão Bueno. 

E, por último, finaliza Folador, porque grupo que está se instalando em Candiota tem entre seus sócios o agrônomo Gilberto Pozzan. "È nosso amigo particular, já trabalhou com sementes aqui, contribuindo para o desenvolvimento do setor no município e hoje, apesar de residir em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, continua ligado a nossa cidade, onde mantém seu domicílio eleitoral".

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Folador autoriza início da pavimentação da Luis Chirivino e Astrogildo Sobrosa

Foto: Marcos Pérez


O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, autorizou, na última terça-feira, a empresa Construbras iniciar a obra de pavimentação da Avenida Luis Chirivino e da Rua Astrogildo Sobroza, localizadas em Dario Lassance, sede do município. Naquele mesmo dia a empresa, através de uma terceirizada, começou a trabalhar na drenagem do trecho a ser pavimentado.

A Luis Chirivino é uma das ruas mais importantes do município, pois serve de ligação da zona urbana com a zona rural, além de servir uma região onde há residências e comércios, cujos proprietários sofrem especialmente com a poeira levantada pelo trânsito intenso. Já a Astrogildo Sobrosa, que corre paralelamente à Miguel Arlindo Câmara, é a primeira via na entrada de Lassance, onde se localizam estabelecimentos como hotel e prestadores de serviço, além de residências.

Orçada em R$ 800 mil reais, a obra cobrirá uma extensão de aproximadamente um quilômetro, será executada com recursos próprios da Prefeitura Municipal e deverá estar concluída no máximo até o mês de fevereiro do próximo ano.

“Tentamos obter recursos externos, mas estava difícil e não poderíamos mais esperar, já que este é um problema grave e sua solução vai trazer mais qualidade de vida para um grupo expressivo de pessoas, além de deixar nossa cidade mais bonita, razões que nos levaram bancar a obra com recursos próprios”, explicou o prefeito Folador.


Opnião do Blog: Por ser morador da rua Luiz Chirivino posso dizer que trata-se de uma das obras mais importantes do governo, que será executada com recursos próprios e será concluída em apenas 4 meses. Ótima notícia. Excelente!!!!!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CDL de Candiota cada vez mais forte

O CDL de Candiota nos últimos dois finais de semana realizou dois grandes eventos em comemoração ao dia do Cliente. Foram dois grandes bailes no ginásio municipal com grande público. No dia 9 a Banda Cheiro de Paixão e na última sexta-feira dia 15 com o Musical Calmom. Cada um dos bailes reuniu mais de mil pessoas no ginásio regado a muito chopp gelado.

A entidade que está se reestruturando do município apartir de agora começa a ganhar força e se engaja na defesa e valorização do comércio Candiotense.

Como dirigente do CDL fica aqui o agradecimento de toda a diretoria aos patrocinadores, e principalmente ao governo municipal que não mediu esforços para realização dos dois eventos. Isso mostra o compremetimento da administração com o comércio de Candiota. Muito Obrigado. 

E aguardem o próximo que será em breve.

CDL de Candiota - Trabalho Solidário para um comércio mais forte!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Câmara lança edital para construção do plenário e ampliação da sua sede

A Câmara Municipal de Vereadores de Candiota lançou nesta quinta-feira, 14 de outubro, o Edital da licitação para contratação de empresa para construção do plenário e a ampliação das dependências da sua sede própria localizada na Vila Operária.

O Presidente do Legislativo, Vereador Valmir Cougo, explicou que o projeto de construção do plenário só está saindo do papel graças ao ajuste implementado nas despesas e o planejamento das ações administrativas para dois anos. Embora seu mandato seja de apenas um exercício, foi possível desenvolver todo o projeto deforma a começar a obra ainda este ano, com a garantia da sua continuidade e termino no ano de 2011.

Valmir destacou a importância da definição como prioridade para a construção do prédio, que servirá para população e atenderá a demanda do município que cresce e se desenvolve rapidamente. 

Novo prédio – Valmir adiantou que o novo prédio que abrigará o plenário com capacidade para 108 lugares, e que contará com arquitetura moderna e estruturada para abrigar os nove gabinetes de Vereadores, recepção e Gabinete da Presidência, é na verdade a 1ª etapa das obras que serão realizadas de forma a adequar as dependências do Legislativo às necessidades típicas das atividades da Câmara Municipal. Serão 360 metros de construção, que contará ainda com banheiros e sala de reuniões. 

A obra deve ser concluída em prazo de 6 meses, com início previsto para o final do mês de novembro.


Opnião do Blog: Parabéns ao Legislativo Candiotense pela bela notícia que só se dá graças ao planejamento executado pela atual mesa diretora. Está obra é de extrema importância para Candiota que contará com um legislativo muito mais estruturo e propiciando a população uma maior proximidade com este importante poder público.  Agora ficamos no aguardo do Centro Administrativo que também deve ser anunciado em breve.

Bocha - Na reta final da primeira fase cada jogo é uma decisão

A três rodadas do final da primeira fase, com jogos dramáticos, o campeonato individual de bocha de Candiota começa a definir os classificados para as fases seguintes. 

NO G-6: Nei com 13 vitórias, Tailor e Colono com 12, estão praticamente classificados para as quartas de finais. Adelar e Zé com 11 vitórias e bons saldos de pontos, também devem se classificar. Walter - com 11 e Teba – com 10, que se enfrentam na última rodada, devem disputar a última vaga que dá classificação direta para as quartas de finais. Zanini e Dionísio, com 9 vitórias e Mussoline com 8 e um jogo a menos, ainda sonham em ficar no G-6. 

REPESCAGEM: Dos atletas citadas, aqueles que não chegarem ao G-6, já estão classificados para a fase de repescagem, onde terão a possível companhia do Igor, Sandro e Careca, ficando a última vaga para disputado entre o Ronei, Ratão e Casco, todos com 5 vitórias. 

REBAIXADOS: Sérgio, João e Maluf, com 4 vitórias e Geraldo com 3, estão na gangorra, que ora sobe para a classificação ao torneio de encerramento, ora desce para a zona do rebaixamento. 

Confira nos quadros, os jogos da 17ª rodada e a classificação geral do maior campeonato de bocha da nossa região, que tem a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, do Clube Recanto dos Amigos e o patrocínio do Banrisul, Fagundes Construção e Mineração e Jornal A 1ª FOLHA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Enquete Blog Teclando - Eleições 2010

Com a proximidade do segundo turno das eleições presidenciais o blog Teclando o 7 lança uma nova enquete sobre o tema.


Se a eleição para  segundo turno fosse hoje em quem você votaria.


Participe leitor e deixe sua opnião.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Baile do Chopp com Musical Calmon






Depois do sucesso do grande Baile com a Banda Cheiro de Paixão, o CDL de Candiota já está preparando mais um grande baile do Chop para a próxima sexta-feira e terá a animação do Musical Calmon.

Ingressos a venda:

Loja SILVIA Confecções em Dario Lassance
Loja Cadesul materiais de Construção em Dario Lassance
Posto São Simão na Vila São Simão
Cooptil na Hulha Negra
Radio Terra Livre no Assentamento Conquista da Fronteira
Crehnor em Pinheiro Machado


Ingressos R$ 10,00
Canecos R$ 5,00
Canecos com ingressos R$ 15,00

Estarão disponiveis 20 mesas pára os interessados ao preço de 20,00 por mesa para 4 pessoas.

Haverá ônibus de Pinheiro Machado, Assentamento 20 de Agosto e Conquista da Fronteira

Pinheiro Machado - Sai da praça Central de Pinheiro Machado as 21:30 horas, faz uma parada no posto de gasolina em Frente da Fabrica de Cimento da Votoran e chegando no Ginasio de \esportes de Candiota por volta das 22:45min - contatos com Gilson na Crehnor de Pinheiro Machado.

Assentamento 20 de Agosto - sai as 21 horas e vem pelo Estrada Principal até o Ginasio de Esportes de Candiota em Dario Lassance. - Contato Ademir ( Bagé)

Conquista da Fronteira - Sai de Santa Elvira as 21 horas, passando por Conquista, Boa Amizade, Passo do Neto, Sepé Tiarajú seguindo pela Estrada principal até o Ginasio de Esportes deCandiota em Dario Lassance-- contato Radio Terqa Livre, onde poderá ser adquirido os ingressos.

Começa o Futsal na Hulha Negra

Um dos certames esportivos mais esperados em Hulha Negra iniciou neste sábado, às 19h, no ginásio municipal. O Campeonato Municipal de Futsal conta com 18 equipes, divididos em três chaves e deve movimentar o cenário local atraindo também um grande público. Conforme o coordenador de esportes da Prefeitura – organizadora do evento – Luiz Carlos Jaskunsky (Russo), a expectativa é de realizar disputas tranqüilas. “Agradecemos a parceria do Sesc na qual foi possível realizar o campeonato”, sintetiza.

E aqui no blog, vamos tentar dar uma boa cobertura sobre o evento que também conta com atletas candiotenses.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Bocha - Colono perde deixa a liderança e cai para o 3º lugar

Na última semana tivemos oito grandes jogos que movimentaram as noites do Recanto dos Amigos.

Em jogos de detalhes, com escores com diferença mínima (15 a 14), Casco venceu o Teba e Igor derrotou o Mussolini.

No jogo do líder, Colono perdeu para o Walter (09 a 15), e caiu para o  3º lugar.
Na partida do então vice-líder, O Nei não tomou conhecimento do Dionísio,  aplicou uma lavagem de 15 a 04 e agora é o novo líder, acompanhado de perto pelo Tailor, que ganhou bem do Sandro, fez o maior escore da semana (15 a 03) e passou a ocupar o 2º lugar.

Ainda jogaram:
Zanini (15) X (09) Careca;
Sergio (15) X (12 )Maluf;
Zé     (15) X (06) Adelar;

Dos jogos da 16ª rodada, dois se destacam por envolver líder e vice-líder do campeonato, embora todos tenham interesses diretos e indiretos. Dia 11/10, às 18h30, o Tailor (2º) pega o Walter (6º) e no dia 14/10, às 18h30, o Nei (1º) joga com o Mussolini (9º).

Tentativa de assalto no posto São Simão

Uma tentativa de assalto, na madrugada de domingo no posto São Simão da Vila Operária foi barrada graças a uma ótima ação da Brigada Militar e Policia Cívil. Os assaltantes oriundos de Santa Maria foram presos após tentaram realizar o assalto graças a uma ligação de uma pessoa que visualizava a ação dos assaltantes escondida.

Foto: Francisco Rodrigues - Jornal Minuano

“Eles renderam todos que estavam próximos e que pudessem atrapalhar a ação. Caminhoneiros, atendentes, frentistas quem estivesse ali. Mas uma pessoa escondeu-se e ligou para a polícia”, contou o delegado Alcindo Romeu Dutra Martins. Os outros reféns foram trancados no banheiro. De acordo com o delegado a ação dos bandidos em Candiota é semelhante às ocorridas em cidades na Serra Gaúcha e também no Centro do Estado, onde os assaltantes miram agências de localidades menores com reduzido efetivo policial.

A Brigada Militar realizou buscas e perseguiu os bandidos durante todo o dia, conseguindo a captura dos cinco ladrões no município de Hulha Negra. Adriane de Castro Lazzarotto, 23 anos, que dirigia o Golf, placas CYJ 9935, havia sido presa ainda na madrugada de domingo após tentar fugir pela BR 293.
A BM capturou Ariosto Cardoso de Andrade, 34 anos, Carlos de Oliveira, 29 anos, José Rudinei Falcão de Freitas, 20 anos, Josué Rodrigues da Silva, 33 anos, Leandro Barbosa Pereira, 26 anos, e Gerson da Luz da Charão, 44 anos. Todos são oriundos de Santa Maria. Os cinco, mais a mulher foram indiciados em flagrante e encaminhados para o Presídio Regional de Bagé.

Vai começar o campeonato de Futebol de Campo em Candiota

A Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Bem Estar de Candiota, através do Departamento de Esportes, promove na próxima quinta feira (14), às 19h, na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal, em Dario Lassance , reunião com os dirigentes das equipes de futebol de campo do município.
O encontro servirá para tratar de assuntos relacionados com a realização do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. “Buscamos realizar esta reunião para que todos possam dar suporte na realização do campeonato”, ressalta o Coordenador de Esportes, Valdenir de Almeida (Preto).

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Faltará água na próxima quarta feira em Dario Lassance

A Prefeitura de Candiota, buscando melhorias no abastecimento e na qualidade da água distribuída aos moradores do município, promove, na próxima quarta feira (13), a limpeza das caixas da Estação de Tratamento de Dario Lassance.
Segundo Marcio Lopes, do Setor de Saneamento da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a intervenção irá ocasionar a falta de de água no bairro neste dia. “Esta manutenção vai trazer melhorias à população, principalmente no verão” ressalta Lopes.

sábado, 9 de outubro de 2010

Fase D? Eu já vi esse filme...

A CGTEE está anunciando o projeto para construção da FASE D em Candiota, onde estimasse uma capacidade entre 600 MW e 700 MW, o dobro da Fase C.

Agora vamos fazer um breve retorno ao passado:

A Fase ‘A’ da Usina, com duas unidades de 63MW cada, foi inaugurada em 1974 quando foi integrada no Sistema Interligado Brasileiro e no final de 1986 entrou em operação a Fase B com duas unidades de 160 MW cada, totalizando 446 MW instalados, mas antes mesmo de sua conclusão, em 1981 no governo de José Augusto Amaral de Souza, já nascia o projeto Candiota III(famoso Candiotão), com a assinatura dos contratos de construção da primeira das seis usinas com potência de 335 MW cada uma. Um mega projeto para época que totalizaria 2010 Mw instalados e seria 3x maior do que a Fase B que não havia sequer sido concluída.

Pois bem, a Fase B foi inaugura em 1986 e com contrato já assinado com a Companhia Alsthom Atlantique e valores pagos para produção de armazenamento das peças para construção da obra, impasses contratuais começaram a trancar o projeto Candiotão. Entrou governo, saiu governo e o sonho do Candiotão continuava. 

Em matéria divulgada pelo jornal "Zero Hora" do dia 2 de novembro de 1983: "Somente a curtíssimo prazo a dívida da CEEE corresponde a 43 % da arrecadação de ICM de todo o Estado, de janeiro a setembro. A estatal está operando praticamente sem caixa. A causa maior do endividamento decorre dos altos investimentos feitos em Candiota, na segunda fase da Usina Presidente Médici, que está com 80% do cronograma de obras concluídos, mas em compensação também já paga juros da terceira etapa da Candiota, contratada em 1981, e que nem sequer começou a funcionar. Na verdade, nem começou a ser construída, embora os equipamentos já tenham sido encomendados junto à indústria francesa".

Em 1993 a dívida de Candiota III era: 587 milhões de dólares. A dívida de Candiota II era de 577 milhões de dólares. Se o contrato fosse aplicado em toda sua letra, a dívida aumentaria muito devido aos custos de armazenagem e equipamentos. Portanto, tratava-se de um montante, de um bilhão e 500 milhões de dólares.

Em 1995, no governo Antonio Brito, Candiota III deixou de fazer parte dos ativos da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) - que nunca conseguiu concluir a usina por falta de recursos - e passou a fazer parte da CGTEE.

E somente em dezembro de 2000, no governo Fernando Henrique, foram assinadas duas autorizações para a continuidade do empreendimento. Na primeira, o Ministério de Minas e Energia autorizou a Eletrobrás a transferir para a CGTEE os bens e equipamentos vinculados a Candiota III. Na segunda, a CGTEE foi autorizada a promover a publicação de edital para a contratação de serviços de consultoria especializada para a modelagem do empreendimento que então passou a ser chamado de Fase C.

Faço essa breve reflexão já um pouco antiga para não nos iludirmos com projetos que para o momento parecem possíveis e fundamentais e na verdade só servem para iludir pessoas, cidades e até uma nação.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Reflexões para depois da eleição

E a inauguração da FASE C (Candiota 3), fica para quando? Depois do segundo turno? Terá a presença do Presidente Lula?

Os deputados que fizeram uma quantidade de votos expressiva em Candiota, quando vão aparecer de novo?

E se o Serra ganhar no segundo turno, como fica o projeto de federalização e revitalização da Miguel Arlindo Câmara?

E a lei da ficha limpa, terá validade para este pleito?

Quem são os candidatos em potencial para a eleição de 2012 em Candiota, além é claro do prefeito Luis Carlos?

O PT de Candiota vai conseguir indicar algum cargo de expressão na CRM?


Festa do Cliente é neste sábado

Ocorre no próximo sábado, no ginásio de esportes de Candiota a 1º Festa do Cliente, uma produção de CDL de Candiota, com apoio da Prefeitura Municipal. Será apartir das 23h e terá animação da Banda Cheiro de Paixão.

Os ingressos estão a venda em Dario Lassance na Cadesul e Silvia Confeções e na Vila Operária no Posto São Simão.

Informações pelos números, 32457050 ou 99485821.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As voltas que a política da

Alceu Collares e Neuza Canabarro estão protagonisando cenas em que se mostra o dinamismo da política e prova das voltas que o mundo e politica da. Collares, advogado, natural de Bagé, foi deputado federal por cinco mandatos, prefeito de Porto Alegre e governadordo Rio Grande do Sul entre 1991 e 1994, onde nomeou sua esposa Neuza Canabarro Secretaria de Educação que criou o calendário rotativo e foi alvo de uma das maiores oposições da história do Rio Grande Sul composta pelo PT. 

E hoje, Collares, Neuza e o PT estão de mãos dadas, trocando elogios e amores. Claro que a proximidade de Collares com o PT se deve a um nome: Dilma, que foi secretaria de Finanças no governo de Collares na prefeitura e Minsistra de Minas e Energia do RS também no governo Collares. Hoje Collares ocupa um cargo  "pomposo" no Conselho de Administração da Itaipu Binacional indicado possivelmente por Dilma.

A história mostra que neste mundo, principalmente na política tudo pode acontecer e possivelmente agora, depois de até ser cogitada até a expulsão de Collares do PDT, ele será o condutor do partido ao governo de Tarso.

Em Candiota será que não temos figuras  e histórias parecidas com estas?

Vai começar o horário de verão

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reúne nesta quarta-feira para homologar o início do horário de verão, que vai do dia 17 de outubro a 20 de fevereiro do próximo ano. Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, a expectativa é de uma redução de demanda de cerca de 2,5 mil megawatts (MW) no horário de pico - 1,95 mil MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, e 580 MW no Sul.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010 - Resumo

Concluído o primeiro turno das eleições 2010, em Candiota já pode-se fazer um parâmetro para 2012, baseado em alguns números de 2010. E apartir de agora já começam as negociações para o próximo pleito municipal.

O que se pode notar de um modo geral é que o envolvimento de militantes nesta eleição foi muito pequeno. Praticamente só se via nas ruas no dia da eleição quem realmente é envolvido com os partidos e candidatos. Ví muitas pessoas no dia falarem que parecia eleição para o conselho tutelar, visto a pouca movimentação de bandeiras e etc.

O fato é que o grande vencedor em Candiota, região e no Brasil desta eleição até o momento é o Partido dos Trabalhadores. Em Candiota a onda vermelha tomou conta.

Para presidente Dilma levou 3439 votos dos candiotenses, Serra fez 1602 votos e Marina Silva 427 votos.

Quadro comparativo entre 2006 e 2010





Para governador então, foi "três por um" como se fala no dialeto politico. Tarso Genro fez 3629 votos, 66,50% dos votos válidos, contra, 1235 de Fogaça, que somou 22,63% dos votos válidos. Yeda fez 549 votos. Foi uma lavada.

Quadro comparativo entre 2006 e 2010




Para senador a decepção foram os números de Germano Rigoto, que fez apenas 1641 votos ficando na quarta colocação, atraz de Ana Amélia, terceira colocada com 1730, Abgail com 2449, segunda colocada e Paulo Pain que somou nada menos que 3986 votos. Neste caso do senado, fica claro a força do PT Candiotense mostrando os votos casados de Abigail e Paim.
Senador, fica difícil fazer uma comparação pela diferença na eleição, onde em 2006 se elegia um senador e em 2010 2.

E para Deputado Federal se vê a força individual de lideranças políticas. 
Afonso Hann o mais votado, mostrou a força de um trabalho de resultados. Hann sempre foi incansável nas lutas por Candiota, pela vitivinicultura, carvão e fruticultura. O resultado veio com uma votação magnífica e merecida na minha opnião.

Os demais candidatos, destaca-se a força dos deputados do PT, Henrique Fontana(421), Paulo Pimenta(624), Marcon(641) e Marco Maia(189), todos eles com emendas parlamentares destinadas a Candiota e pelo fato do PT ser governo em Candiota. E o destaque também para o Alceu Moreira do PMDB, com 457 votos, fruto de um trabalho do Gildo e Cia Ltda. Mostra um resquício de força política do maior partido de Candiota em número de filiados.



Quadro comparativo entre 2006 e 2010






* Candidato e Deputado estadual

E na bancada estadual, duas representações da região. Mainard o grande campeão de votos em Candiota em 2010 somou 2068 votos. Em segundo Lara também mostrou a força do nome e reelegeu-se com uma boa votação em Candiota, 446 votos. Em terceiro, Gilberto Capoani com 396 votos, mostrou a força de Gildo mais uma vez. Capoani em 2006 em Candiota fez 2 votos. 



Quadro comparativo entre 2006 e 2010


Resumindo a participação dos partidos, vejo hoje o PT como grande partido em Candiota, o PMDB que já foi o maior partido em Candiota, caminha a passos lentos e deve se preocupar. Mas ainda é uma grande força política. 

O PDT ainda tem a terceira posição como partido em Candiota. Mas teve uma participação muito tímida nesta eleição e corre sérios riscos de perder espaços em 2012. Já o PSDB por estar no governo pode e deve crescer para 2012. 

Agora só se pensa em 2012. Começa o jogo. Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.