Estatísticas mostram que ele irá procurar um emprego, isso quando ja não esta trabalhando durante o período do segundo grau. Não seria a melhor opção por dois motivos:
Para procurar um emprego no concorrido mercado de trabalho os jovens precisam de qualificação técnica em alguma área, o que não ocorre no ensino médio. Desta forma a busca pelo Primeiro Emprego se torna muito dificil.
Segundo, se ja estiver trabalhando, vai concluir o segundo grau e não irá mais estudar. Claro, ele ja tem um emprego, para que estudar mais?
Estão aí os grandes erros. A vida é uma evolução e o mercado de trabalho CORRE. Não devemos nunca deixar de estudar e nos atualizar.
Mas qual seria a melhor opção hoje para os jovens de Candiota?
Cursar o ensino médio e um curso profissionalizante em paralelo e hoje temos a opção do SENAI e do CEFET em Candiota além da opções em Bagé. Quando se formar o jovem vai ter uma profissão e o mercado aceita melhor pessoas ja tenham conhecimento específico em determinada área. Fica aí a dificuldade para as meninas, pois os cursos oferecidos por essas instituições são mais voltadas para o sexo masculino, o que não impede as jovens de cursarem um curso de mecânica, alias as turmas do SENAI e do CEFET ja possuem um grande número de jovens do sexo feminino. Haaaa, mas temos também a escola Qualificar no amigo Aroldo que possui uma enorme grade de cursos. Vale a pena conferir.
E uma coisa que os jovens devem sempre lembrar, o momento de se passar por dificuldades é na mocidade, após alguns anos vai ficando cada vez mais dificil. Se tiver que acordar as 7h da manhã e dormir as 1h da madrugada, vamos lá, estamos com todo o vigor e o estudo é sem dúvida o melhor caminho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Obrigado e não deixe de comentar.