sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Audiência Publica da MPX em Candiota

Não poderia deixar de iniciar o dia de hoje sem comentar o evento de ontem a noite da Vila Operária. Foi um espetáculo e com uma ótima participação da comunidade e das autoridades politicas de Candiota e região. Os trabalhos foram mediados pelo IBAMA e fizeran-se presentes os prefeitos de Candiota e Hulha, Vice-prefeitos de Pinheiro Machado e Bagé, vereadores e secretários municipais destes municipios e o Deputado Federeal Afonso Hann, Presidente da Frente Parlamenetar de defesa do Carvão Mineral, alias este tem se mostrado muito presente nos eventos da região.
Os Objetivos do Evento

A audiência pública é um requisito legal para a MPX realizar o empreendimento em Candiota, aonde durante o evento foram apresentados os estudos de impacto ambiental e socio-econônimo no municipio de Candiota referentes a contrução da nova usina. Em um primeiro momento o IBAMA fez uma prévia dos passos sequentes e em seguida a MPX, representada por um de seus diretores, durante 30 minutos, apresentou o grupo EBX, a empresa MPX e o projeto que pretendem implantar em Candiota, logo após a empresa responsável pelo estudo de impacto ambiental explanou por 45 minutos sobre o estudo que qualificou o projeto como ambientalmente viável e no final foi aberto um espaço para Debates com a população

O Debate e as Principais Preocupações da População

Ao final do evento foi aberto espaço para questionamentos que a população teria em relação ao projeto, onde os principais pontos foram:

Compensação ambiental: A comunidade de Candiota está com medo que o percentual 0,05% do valor da obra orçada em 3 bilhões de reais, não seja aplicado em Candiota, como o ocorrido na Fase C, onde os valores referentes a compensação ambiental foram aplicados na reserva do Taim. A ONG dos vigilantes ambientais se mostrou atenta a situação e mostrou que possue áreas de preservação onde podem ser aplicados os valores. A MPX informou que a aplicação das verbas cabe ao IBAMA decidir onde será aplicado, no EIA RIMA eles apenas sugerem onde pode ser aplicado, ja o IBAMA informou que cabe ao Instituto Chico Mendes essa decisão mas que fará o possível para direcionar para Candiota o dinheiro. Ficamos no aguardo e estão de parabéns os vigilantes ambientais pela participação no evento.

Qualificação Profissional: Outra preocupação dos moradores de Candiota é com relação ao aproveitamento da mão de obra local, o que exigiria um investimento em Qualificação. A MPX informou e citou nomes das insituições de ensino que ja procurou em busca de parcerias e disse que deseja aproveitar 70% da mão de obra da região, ou seja, uma obra pretende gerar 7 mil empregos diretos e indiretos, destes, 4900 ficariam para Candiota e municipios vizinhos.

A MPX

A empresa tem mostrado nos últimos dias um grande valor a este projeto e muita transperência nos negócios, além da extrema importância com o meio-ambiente, claro o momento é para isso, afinal eles estão em busca de uma licença ambiental prévia para construção da usina e precisam mostrar que estão preocupados com o meio ambiente. Atualmente a MPX possui mais de 6000MGw em usinas em licenciamento, realmente é uma potência.
Bom sobre a estrutura não a o que falar, som de ótima qualidade, telões, televisões de LCD, Banheiros, Lanche e um detalhe importante, o material distribuido para a população todo feito de matéria prima reciclada, inclusive as canetas e é claro MUITO VERDE.

Conclusão

Acho que não a o que discutir, pelo visto a MPX quer sim construir a Usina e tem o apoio da comunidade e acredito que o IBAMA não tem o que questionar, pelo menos agora todas as ações cabiveis estão sendo tomadas. Vejamos na prática nós próximos mesês, afinal a previsão de começo das obras é no primeiro trimestres de 2010.
Só fiquei com uma pulga atras da orelha, conversando com alguns amigos ontem, descobri que a Usina da Tractebel com potência de 350Mw, projetada também para Candiota está mais avançada no processo que a MPX, que inclusive eles ja teriam a licença prévia, esta que a MPX está em busca, que ja estão com a energia vendida para o Uruguai e que estão esbarrando somente nas questões legais entre os países. Mas vou pesquisar mais sobre o assunto e trarei para os leitores.

4 comentários:

  1. Bom dia,
    Dê uma olhada neste portal: http://www.energiahoje.com/online/eletrica/termo/2009/02/27/378081/seival-recebe-aval-do-ibama.html

    Boa pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a MPX deu uma mostra muito clara de competencia na organização da audiência pública, cuidando dos mínimos detalhes. Foi um ótima opotunidade para a população conhecer e discutir o projeto. Nosso empenho era em registrar a preocupação com relação à compensação ambiental e acho que conseguimos da nosso recado. Parabéns pelo blog. sds. Machado - OSCIP Vigilantes Ambientais.
    lmachadonuns@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado Machado. E Mais uma vez parabéns pela OSCIP. Muitos poderiam pensar que os vigilantes ambientais seriam contra o desenvolvimento, mas fica claro o contra-ponto de vocês lutando por um desenvolvimento ambientalmente sustentável. É disso que Candiota Precisa.

    ResponderExcluir
  4. Pablo,
    obrigada pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Ele é fruto do comprometimento que temos com nossa terra e tem como premissa o estímulo à ações individuais, o trabalho voluntário e educação ambiental em todos os âmbitos e idades.
    Um abraço.

    Ketleen Grala
    Presidente OSCIP Vigilantes Ambientais

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.