quinta-feira, 8 de abril de 2010

Candiota integrada ao projeto “Um Computador por Aluno”

Os alunos e professores das escolas municipais Neli Betemps e Santa Isabel ganham um novo e poderoso instrumento para o processo ensino-aprendizagem com a inclusão do município de Candiota no projeto “Um Computador por Aluno” (Uca) desenvolvido pelo Ministério da Educação. Além de livros, cadernos e canetas, eles contarão com computadores portáteis na perspectiva de construírem novas formas de aquisição de conhecimentos.

Os equipamentos, projetados especialmente para uso pedagógico, têm tela de cristal líquido de no mínimo sete polegadas, capacidade de armazenamento de pelo menos um gigabyte e memória mínima de 256 megabytes.

Em uma fase prévia, realizada em Brasília, Palmas, Piraí (RJ), Porto Alegre e São Paulo, a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), em parceria com instituições de pesquisa, constatou que a utilização dos equipamentos aumenta o interesse dos alunos e melhora o desempenho em sala de aula.
O projeto faz parte de um conjunto de ações integradas, que inclui a produção de conteúdos educacionais, o fornecimento de infra-estrutura tecnológica às escolas públicas e a formação de professores para utilizar essas tecnologias.

A estrutura já começou a ser montada no município. Uma equipe, liderada pelo engenheiro Marlon Porto, e pelos eletrotécnicos Juarez Penteado Becker e Reinaldo Pinheiro Vaz, da CEEE, está instalando os rádios que permitirão o acesso das máquinas à Internet. Em Candiota, o sinal para as salas de aula será transmitido pela rede de energia elétrica. Além disso, técnicos japoneses da Panasonic, visitaram o município recentemente, para avaliar as condições locais.

O programa Um Computador por Aluno é uma iniciativa do governo federal, cuja execução está a cargo dos ministérios da Educação; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Ciência e Tecnologia. Também participam a Casa Civil, o Serpro e universidades.
O prefeito Luiz Carlos Folador comemorou a concretização do projeto, que deve estar implantado até o final de abril. “Estamos diante da perspectiva histórica de participarmos de um programa que pode revolucionar o ensino público no País”, disse Folador, segundo quem o município irá receber cerca de 600 computadores para as duas escolas selecionadas para participar da iniciativa.

Opnião do Blog: Ótimo projeto, que tem muito a somar para a qualidade do ensino municipal. E melhor ainda é o prazo para implantação que já em este mês. Muito bom! Parabéns aos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.