domingo, 11 de abril de 2010

Carta ao Grande Amigo

Neste momento escrevo como um profundo admirador, amigo e companheiro. Lamento, acima de tudo, pela minha pouca idade, não ter tido a oportunidade que gostaria de vivenciar todo seu aprendizado.
Entretanto, guardo na memória a posição firme com que comandou o nosso PDT. Parecia até estar cuidando de um filho, com carinho e afinco, sem jamais deixar de lado a atenção desmedida para que não se machucasse ou se envolvesse em confusões. Para o partido, foi um verdadeiro pai.
Dr.Matheus, lhe digo, em nome da Juventude Socialista, que estamos com uma divida eterna de gratidão por todos seus ensinamentos. O senhor foi o timoneiro na ausência do nosso maio líder, e não foram poucas as vezes que nos ensinou sem dizer uma palavra, apenas com seu olhar firme. E sempre que surgia alguma preocupação, nos acalmava com sua tranqüilidade e o sorriso maroto de um jovem audacioso. Dessa forma, nos mostrou o caminho reto e da coerência.
Enquanto lhe escrevo, recordo-me do nosso último encontro, no ultimo dia 25 de março, quando tive o privilégio de escutar aquele que seria seu último discurso, sem meias palavras, como se estivesse prevendo os acontecimentos que a vida lhe reservava. Mais do que mais me recordo, nesse dia, não de um discurso marcante, mas do seu sorriso empolgante que transmitia alegria e paixão como se tivesse 20 ou 30 anos. Fui até o senhor para parabenizá-lo, e mal sabia eu que seria a última vez que o agradeceria por nos ensinar a fazer política com respeito às diferenças e pelo bem da sociedade, sobretudo pelo futuro dos jovens.
Quando soube que partira, ainda demorei a acreditar que perdíamos nossa última referência. Quando se pronunciava, interagia com seu jeito único. Quando escrevia, registrava um passado de luta contra a ditadura, vivendo na clandestinidade em nome de uma ideologia e de um partido que ajudou a fundar pelo bem do povo brasileiro.
Tarefa difícil a nossa seguir sem o senhor que, ao lado Getulio Vargas, Alberto Pasqualine, João Goulart, Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, deu seu sangue para fazer a história do PDT.

Por isso, Dr.Matheus, só uma palavra existe para agradecer tudo o que nos deixou. Obrigado, muito obrigado!!!
Com gratidão e respeito,

Juventude Socialista do PDT do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.