quinta-feira, 22 de abril de 2010

Gestor Público - Político ou Técnico?

Outro dia falava sobre a participação política dos "homens"do governo municipal. O assunto é pertinente e muito interessante. Afinal, o bom gestor público deve ser bom político ou técnico? Nem um nem outro. Deve saber mesclar as duas qualidades.

O gestor político sairá as ruas cumprimentando todo mundo, terá uma boa relação com as lideranças partidárias, tem uma boa rede de contatos, tem visão política, mantem uma boa relação com seu partido político entres outras qualidades. Exemplos de bom gestor político: Presidênte Lula.

Já o gestor técnico é aquele com uma boa qualificação técnica em alguma área, que sabe planejar, controla os gastos e as ações. Exemplo: Governadora Yeda.

Lula por exemplo, quando teve José Dirceu como seu braço direito esteve a beira da perda do mandato, mas depois obteve seu sucesso tendo uma boa equipe técnica, liderada pela Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma e pouco se preocupou com as questões técnicas, envolvendo-se somente com o lado político do governo. E agora caso a ex-ministra e agora pré candidata a presidente, vença a eleição, deverá ter como braço direito alguém político, para suprir assim sua deficiência política.

Ja a governadora Yeda realizou um governo do ponto de vista técnico muito bom, mas zero do ponto de vista político. Foram 4 anos de conflitos com Legislativo, judiciário, professores, brigada militar, enfim, faltou alguém para comandar o lado político.

Neste caso, o político deve mesclar conhecimento técnico e habilidade política para ter sucesso, caso contrário não será nem uma coisa nem outra, pois o bom político se não tiver capacidade técnica de realização não fará o que a população quer. E caso realize seus projetos técnicamente perfeitos e não for bom político para convencer e população que deve receber seu voto será um fracassado.

Um comentário:

  1. Tchê filho, muito bom e oportuno o poster.
    Em meio ao mandato, o barco municipal começa a fazer água. Se nosso prefeito não se acercar de Yedas(os) e Dilmas (os) a enrrolação,digo embarcação, tende a naufragar.

    Taylor

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.