domingo, 9 de janeiro de 2011

Aterro Sanitário da Metade Sul - Candiota precisa disso?

Olhaaa, a polêmica está no ar. É a notícia da semana. 


A população esta estarrecida, pois dia 01 de fevereiro a empresa Meioeste Ambiental, criada a pouco mais de um ano, começa a operação do aterro sanitário da metade sul em Candiota com capacidade de receber MIL toneladas de lixo por dia oriundas de municípios da região.
A FEPAM é a maior interessada no empreendimento, pois com isso resolve o problema do lixo de mais de 200 mil pessoas da metade sul

A primeira pergunta é a seguinte: Candiota precisa deste empreendimento? Nós que arrecadamos mais de 30 milhões de reais por ano, precisamos colocar em risco a saúde das pessoas, poluir ainda mais nosso já sofrido ambiente e viver com cheiro de lixo?


Sei que aterro sanitário é em tese uma das melhores soluções para o lixo urbano, mas com a arrecadação que temos não teríamos condições de construir nosso próprio aterro em um lugar melhor localizado?

Com essa quantidade de lixo que será recebida, irão trafegar na caótica Miguel Arlindo Câmara mais 30 ou 40 caminhões por dia.
Em destaque na foto a ponta da antena localizada no centro da Dario Lassance

Com a proximidade inferior a 2km do centro de Dario Lassance vamos passar os dias com o forte cheiro de lixo em troca de 20 mil reais de ISS e meia dúzia de empregos?


Porque só agora, a menos de 30 dias do inicio da operação, a empresa veio a público "explicar" o investimento em Candiota? 


A MPX fez audiências públicas em todas as localidades, divulgou, deu transporte, lanche e uma invejável estrutura para mostrar seu projeto. Se o projeto do aterro sanitário é uma solução para o meio-ambiente e possui risco zero, por que não foram realizadas audiências públicas nos mesmos moldes e com a publicidade dada a outros empreendimentos como os vitivinícolas e energéticos que antes mesmo de se instalarem em Candiota ja se preocupam com nosso município?

Mas agora ja ta feito. Acho quase impossível parar o empreendimento que segundo o Engenheiro responsável, Paulo Cesar da Costa, ja possui quase 4 milhões de reais investidos e RISCO ZERO.


O PDT se posicionou. E os outros partidos, instituições, associações, conselhos e etc, vão se posicionar?


Segundo o Eng. Paulo Cesar da Costa, em entrevista ao jornal Primeira Folha de sábado, a prefeitura de Candiota não tem participação alguma no empreendimento, sendo ele totalmente privado. " Recebemos apenas apoio e incentivo".


E você leitor e agente político, o que acha? É a favor ou contra? Vote na enquete e comente. Sua Opnião é importante.


O tema é polêmico, mas precisamos nos posicionar e estar vigilante, afinal eu não pretendo deixar a nossa querida Candiota por causa do mal cheiro de um "lixão". 
Gosto de Candiota e quero o melhor para a minha cidade.
Só não quero Candiota como Cubatão de anos atraz.

7 comentários:

  1. Se o PDT de Candiota é contra agora porque não foi contra também quando foi feita uma audiência pública quando o pmdb era governo foi quando ficou certo este aterro, assim este pdt com espaço neste governo é contra e no anterior que não tinham nada ficaram a favor não entendo essa posição.

    ResponderExcluir
  2. O momento era outro. O projeto era outro, o processo na FEPAM era outro, a localização do aterro era outra e o empreendedor era outro.
    Muita coisa mudou de lá para cá.
    Sou uma pessoa que procuro estar sempre " ligado" no que acontece em minha cidade e não lembro de divulgação da audiência pública, por isso não me fiz presente e pelo jeito não foi muito divulgada pois não tinha mais de 20 pessoas presentes. Está evidente a "pressão" da FEPAM para resolver o problema do lixo de toda a metade sul e não está nem aí para nós Candiotenses. Só quem é a favor desta obra é a FEPAM e Meioeste e o governo municipal.

    ResponderExcluir
  3. E o PDT é contra ou não, porque até agora não disse, tá em cima do muro porque?

    ResponderExcluir
  4. Basta ler a nota de esclarecimento:
    Segundo o PDT:
    a) o local é pouco recomendado e deveria ter sido mais bem discutido com a comunidade;
    b) é questionável a necessidade do já sacrificado município de Candiota sediar o aterro sanitário da metade sul,

    ResponderExcluir
  5. Nessa embalagem podre tem, no mínimo, muita omissão de agentes políticos quem tinham o dever e a obrigação de tomar posições/ações e nada obsolutamente nada fizeram. Alguns ainda asssumem que o aterro sanitário é bom para o município(trará renda extra e resolve problema de Candiota)"ZH de 28-12-2010".
    Estas pessoas certamente defenderiam a construção de grandes e modernos presídios em Candiota (traria investimentos e empregos), ainda que tivessemos como vizinhos Fernandinho Beira-Mar, Marcinho VP, Elias Maluco e o Papagaio. Admito que nosso País carece de modernos presídos e grandes aterrenos sanitários, mas os quero bem longe de Candiota.Problemas do morro do Alemão (Rio) e do lixo de Pelotas, que se resolva longe de Candiota. Mas para quem não tem paradeiro, quatro anos tá aqui, dois tá lá, seis tá acolá, isso não faz diferença. Que se dane os Candiotenses da Capainal Nascional o Lixo, a Cubatão dos pampas.
    Ah, e não venham me convencer que o lixo de Candiota é problema. Por questões financeiras não é (receita alta, verba federal...). Se é técnica e administrativa, que peguem o boné e vá se reciclar em outro aterro.

    ResponderExcluir
  6. O povo de candiota não tem memória curta, pois sabe muito bem, que os que hoje se intitulam defensores ambientais hoje, de forma pontual, ontem se esquivaram de discutir com a comunidade. Issono popular chama-se tentativa de uso do candiotense como massa de manobras com fins particulares!
    Vamos ser coerentes e nos questionar: Onde estavam esses no verão de 2008?????

    ResponderExcluir
  7. Depois desse enleio todo, se o aterro é bom ou ruim, só o tempo vai dizer. Agora uma coisa é certa: Assim como Olivio Dutra passoa para a histório como o governador que mandou a ford embora do RS. Ainda que se passe um, dois, dez, vinte anos, Luiz Carlos Folador vai passar para a história como o Prefeito que trouxe o lixo prá Candiota.Quem viver verá !

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.