terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lixo Extraordinário

Este é o nome do documentário com produção Brasil/Inglaterra que poderá concorrer ao OSCAR 2011 de melhor documentário.

Mas é também a imagem retratada pela Meioeste Ambiental sobre o Aterro Sanitário da Metade Sul.

Isso mesmo, segundo o empreendedor, que se fez presente ontem na audiência pública da Câmara de Vereadores, proposta pela Bancada do PDT, o  "equipamento" que será instalado em Candiota é extraordinário. 

Mas há controvérsisas...


Por mais de 3 horas, com a presença de mais de 80 pessoas, foi debatido o assunto Aterro Sanitário da Metade Sul. Estavam presentes a mesa, Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Fepam, Secretário de Meio Ambiente, Prefeito e Meioeste ambiental.

Após a explanação da mesa foi aberto espaço para perguntas da platéia, que não se absteve e ainda se indignou com prepotência do Sr. Paulo Carpes, representante da Meioeste, que disse não querer tornar a reunião um debate e iria se deter em responder questões técnicas. Ora seu Paulo, com todo o respeito,  seu empreendimento é extraordinário, possui risco zero, inclusive estou pensando até em instalar um aterro nos fundos de casa. Mas porque fugir do debate? A opnião do "povão" não conta?
Foram muitas as dúvidas e muitas perguntas ainda sem respostas.

Como por exemplo:

Em que jornal de circulação local foi publicada a licença de instalação?
Porque a localização atual do aterro está a MIL metros de distância das coordenadas do projeto?
Quanto Candiota vai realmente arrecadar em impostos com o aterro?
E o mais grave, como pode o empreendedor começar as obras do aterro antes de ter a licença de instalação?

São questões legais.

Mas ainda restam as práticas, se vai gerar odor e o problema de circulação dos 20 caminhões por dia na Miguel Arlindo Câmara. Mas isso é assunto para daqui alguns meses quando o aterro entrar em funcionamento, se é que vai entrar...

Eu particularmente sou contra este empreendimento nos moldes apresentados. Não sou contra a solução, mas acredito que Candiota não precise de uma obra deste porte para solucionar o problema de algo em torno de 30 toneladas de lixo que são geradas por mês em nosso pequeno município. Essa quantidade poderia ser levada para qualquer lugar no estado em não mais de duas carretas por mês.

Haaaa, e ainda existe a possibilidade de Candiota depositar seu lixo no Aterro Sanitário Regional de Bagé, no qual o município faz parte do consórcio e está em fase de licenciamento. Isso é, teremos em Candiota um aterro recebendo lixo de quase todo o estado e Candiota estará depositando lixo em Bagé.

Outro questionamento que me faço é com relação a audiência pública realizada no dia 6 novembro de 2008 que contou com a presença de não mais que 20 pessoas. Ontem ficou provado que a população se interessa pelo tema, tanto que se fez presente. Então porque só tinham 20 pessoas na audiência que tinha poder de veto do empreendimento?

Mas agora acho pouco provável a reversão da situação.
E o prefeito é favor.
Se a população tivesse o poder de decisão neste caso, segundo a enquete deste blog, o Aterro Sanitário não seria instalado em Candiota.

Quem vai ganhar com isso? Os municípios da região e a Meioeste, porque pelo jeito, novamente, não vamos receber a compensação ambiental e não sabemos nem quanto vamos arrecadar em impostos.

Mas é Lixo extraordinário... Vale a pena assistir o documentário.

10 comentários:

  1. Candiota vai virar um fedorão só!
    Quem passa pela BR 290 em Mina do Leão de carro, já percebe o odor,álem do cheiro de enxofre do carvão. Aqui sera pior pois o aterro é praticamente na area urbana.
    O MP vai ter que entrar na jogada E UGENTEMENTE.

    ResponderExcluir
  2. De Captital Nacional do Carvão, Candiota vai passar a ser conhecida como a capital nacional do lixo e capital nacional do aquecimento global (delhe dióxido de carbono, metano e monóxido da carbono no ar de Candiota) e quando os problemas aparecerem os FALADORES de plantão estarão longe de Candiota.

    ResponderExcluir
  3. E a nossa gloriosa Fepam não vai fazer nada ?

    Olha o caso do IBAMA: presidente caiu por pressão para liberação de licenças das Usinas de Belo Monte.

    ResponderExcluir
  4. Olha Pablo quanto Candiota depositar seu lixo no Aterro de Bagé haverá um empecilho a mais. A cláusula 4.10 do novo Contrato para a coleta do lixo da querida city diz: 4.10 Realizar a descarga do lixo recolhido dentro do Município no local denominado Aterro Sanitário, localizado junto a Mina da CRM, distante mais ou menos 2 km da sede do Município" Pelo que sabemos Aterro Sanitário só o da Meio Oeste (em fase de Instalação) o outro é Lixão. Então o prefeito está convicto que o aspecto legal do projeto da Meio Oeste está dentro dos limites da Lei.

    ResponderExcluir
  5. É vero Sérgio. O senhor prefeito não só está convicto como defende veementemente o aterro da Meioeste. Até abre mão de uma possível isenção de pagar o processamento do lixo de Candiota. É dinheiro nosso que vai sair do CAIXA UM (oficial) da Prefeitura, sem necessidade. Mas nosso Prefeito é Falador e o peixe morre pela boca.

    ResponderExcluir
  6. eu me pergunto,já que não tem solução,porque nao fazer uma usina de biogás em candiota?ja que o lixo vem pra cá de qualquer jeito mesmo.

    ResponderExcluir
  7. é lamentável ver pessoas ligadas ao meio ambiente a favor desse aterro sanitário,fui na audiÊncia publica e vi um circo formado,achei que resolveria a populaçÂo se manifestar mas o que eu vi era que nada podia fazer e que o aterro ia sair sim de qualquer jeito,o que restou para nós foi ver as vagas de emprego que iriam ter para o aterro,é lamentável.

    ResponderExcluir
  8. a principal defensora do meio ambiente de candiota a favor do aterro sanitário,que piada!!!
    Acho que rolou interesse por ai!!!!

    ResponderExcluir
  9. capital do carvão,capital do lixo e tambem virando capitatal das favelas as pessoas estão saindo do campo e invadindo o municipio

    ResponderExcluir
  10. Olho no lance

    O pensamento a curto prazo, leva a sérias conseqüências, dentre elas é a ausência de um planejamento a longo prazo. Temos iluminados com soluções prontas a curto prazo, ou melhor não temos um planejamento de longo prazo para a região, as conseqüências estão ai. Até lixo nos serve. Não sou contra aterro, mas nosso município não tem a competência de cuidar do banheiro da rodoviária que é uma v ergonha nacional. Agora queremos fiscalizar Aterro Sanitário Privado? hahahahahahahahahah.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.