sábado, 15 de janeiro de 2011

Audiência Publica CGTEE

Estive presente na audiência pública realizada pela CGTEE no Sindicato dos Mineiros no dia 12 para explicar as constantes quedas de cinzas em Dario Lassance provenientes da Usina Presidente Médici.

O que se pode notar é que a população, apesar de ainda não ser o ideal, está participando um pouco mais deste tipo de evento. Um pouco mais eu disse, ainda é pouco o interesse pela participação nestas importantes oportunidades de expormos nossas opniões. No mais estavam presentes representantes de empresas e políticos. Esses sim em grande número.

Bom, mas o objetivo foi cumprido. A CGTEE e toda sua diretoria, expôs os problemas que vem  enfrentando principalmente com as máquinas mais antigas, Fase A e Fase B. A Fase C é o "carro novo" e deve funcionar com toda a sua capacidade sem gerar maiores transtornos a população. A Fase A deve operar por mais 3 anos e será desativada. A fase B está com uma das máquinas(4) em manutenção e assim que esta voltar a funcionar a manutenção deve ser feita na máquina 3. E a intensão é colocar o mesmo sistema de mitigação de gases e poluentes utilizados na Fase C também na Fase B. Portanto alguns problemas existem, mas estão sendo solucionados.

A CGTEE ainda mostrou todo a sua preocupação com o meio ambiente, suas estações de monitoramento do ar e dos afluentes líquidos, mas deixa claro os riscos expostos e o comprometimento com a população que em qualquer problema encontrado, a empresa quer ser a primeira a saber.

Isso é um exemplo de empresa preocupada com a Qualidade de vida das pessoas. Sabe de seus deveres e assume suas responsabilidades e não foge delas.

Parabéns a CGTEE. 
E a comunidade, fica o convite para participar mais destes eventos. Depois não adianta só reclamar. Precisamos melhorar muito nossa consciência ambiental, ou nossos filhos e netos vão pagar a conta daqui alguns anos.

2 comentários:

  1. Gostaria de sugerir que Prefeitura, CGTEE e Eletrobrás pensassem seriamente em construir uma cidade em Candiota, isto é, desativar as vilas Residencial e Dario Lassance e erguer uma nova Cidade nas imediações da Vila Operária tirando assim a população de perto da usina, um ambiente insalubre que só tenderá a ficar mais poluído, e colocando-a num lugar próximo a BR que é como toda cidade deve ser.

    ResponderExcluir
  2. O centro econômico de Candiots é formado pelo tripé CRM CGTEE CIMBAGÉ e é inevitável o crescimento habitacional e comercial neste entorno. Nos lugares desenvelvidos economicamente e com conciência ambiental os empreendimentos (usinas, fabricas, industrias)não são problemas e todos convivem com QUALIDADE DE VIDA. Em Candiota temos um déficit de conciência ecológica, gerações se sucessederam convivendo com problemas ambientais e achavam normal. Mas nunca é tarde se cada uma fizer a sua parte, principalmente os agentes públicos que com suas ações ou omissões são determinantes para o agravamento ou minimização/solução dos problemas.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.