quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mais uma usina para Candiota

Mais uma usina engorda o Portfólio de projetos térmicos para Candiota. Agora já somam 5:

A MPX possui dois projetos, Seival projetada para gerar 600MW e já com licença de instalação, projeto este recentemente comprado da Tractebel e o projeto MPX Sul com capacidade para 727MW com licença prévia. 
A Tractebel o projeto PAMPA com a finalidade de fornecimento de energia para o Uruguai projetada para 540MW.
A CGTEE a Fase D, que poderá ter duas fases de 600 megawatts, totalizando 1.200 MW, ou duas de 350 MW, somando 700 MW. 
E acabei de descobrir, navegando pela internet, que a Star Energy Participações, empresa do Grupo Bertin, assinou em outubro de 2010 um protocolo de intenções com o governo do Rio Grande do Sul para desenvolver os estudos de viabilidade de um complexo termelétrico a carvão mineral em Candiota. O acordo envolve também a estatal Companhia Rio Grandense de Mineração (CRM), que se compromete a fornecer matéria prima para abastecer as usinas por ao menos 20 anos. O empreendimento terá capacidada instalada de 1,2 mil MW.

Segundo o governo gaúcho da época, a CRM vai adotar uma tecnologia de extração moderna, com beneficiamento, manuseio e transporte do carvão e cinzas entre a mina e a usina para diminuir os impactos ambientais do projeto. A estimativa é de que sejam criados 6 mil empregos diretos e indiretos na construção do complexo e outros 800 na fase de operação do empreendimento.

Assinaram o protocolo de itnenções o secretário de Infra-Estrutura e Logística do Estado, Daniel Andrade, os secretários do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué Barbosa, da Fazenda, Ricardo Englert, o presidente da CRM, Telmo Kirst, e o diretor presidente da Star Energy Participações SA, Fernando Bertin.


Ja imaginaram se todos estes projetos saem do papel?
O complexo térmico de Candiota chegaria a mais de 4500 MW instalados.


446 MW Fase A e B
350 MW Fase C
700 MW Fase D
600 MW Projeto Seival
727 MW Projeto MPX Sul
540 MW Pampa
1200 Mw Star Energy


Fica a reflexão: Seria bom ou ruim para Candiota?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.