quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A Invasão do Alegrete

O filme "A Invasão do Alegrete' transforma rivalidade histórica entre os municípios vizinhos de Uruguaiana e Alegrete em humor. Se hoje essas brigas são levadas como folclore, o diretor Diego Müller acaba de imortalizar a fama das duas cidadezinhas com o curta A Invasão do Alegrete.

O filme é ambientado na década de 1940, quando Alegrete recebe seu primeiro telefone público. Sabendo da novidade, dois uruguaianenses resolvem estrear o aparelho passando um trote: Uruguaiana vai invadir o Alegrete.

Essa premissa divertida dá vigor à história, que se preocupa bastante em fazer uma homenagem ao Alegrete - o cineasta recebeu todo o apoio da prefeitura. Müller fez questão de adotar um tom teatral, que dá charme ao seu trabalho. A cenografia é toda feita para reproduzir o clima de teatro filmado.

A Invasão do Alegrete começou a sair do papel em 2001. O curta seria rodado em Porto Alegre, mas a comunidade do Alegrete fez de tudo para que eles conseguissem filmar na cidade, segundo palavras do próprio Müller.

Talvez por ser um filme de grande identificação dos gaúchos, os risos predominaram durante a exibição no Palácio dos Festivais. Pela produção caprichada, deve ser um forte candidato a vencer a Mostra Gaúcha de filmes.

Confira o trailler:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.