quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Treinamento UTI Móvel

Na sessão ordinária da câmara de vereadores do dia 16 de novembro, o vereador João Couto, fez um pedido ao Executivo, para que os funcionários da saúde sejam treinados para operarem a UTI Móvel, que foi doada no início deste ano pela CGTEE a Fundação Hospital Maria Anunciação Gomes de Godoy.

Segundo o edil, a qualificação é fundamental diante da importância dos equipamentos contidos na UTI. “Muitos cidadãos que por desventura, possam precisar dos serviços, poderão ter salvas suas vidas”.

Até o momento, excelente as colocações do vereador referentes ao treinamento que sempre é bem-vindo, porêm, em um segundo momento dirigiu-se aos profissionais da área dizendo "...que os profissionais não sabem utilizar a UTI..." e ainda, " ...Os equipamentos, entretanto, apresentam situação de certa complexidade e, em Candiota, ninguém da área da saúde conhece seu funcionamento completo...".

Por ter contato com muitos profissionais desta área e conhecer muitos técnicos do hospital, que trabalham diretamente com a UTI móvel e ao conversar com alguns verifiquei uma certa inconformidade com o que foi dito, e é por isso que venho em defesa destes:

O quadro de técnicos do hospital de Candiota possui excelente qualificação, que além de suas formações, possuem várias especializações como resgate e salvamento, urgência, emergência e experiência de anos de trabalho na área. A UTI doada pela CGTEE foi projetada pelo médico que trabalhou em Candiota a algum tempo atraz, Dr Jacob, que realizou o projeto da UTI com a ajuda dos técnicos do hospital. Dentro da UTI existem os mais diversos equipamentos, onde alguns são de uso da enfermagem e outros dos médicos e conversando com alguns técnicos do hospital, os mesmos informaram que todos os técnicos sabem utilizar e já utilizam todos os recursos que lhes competem.

Claro, não quero aqui me dirigir mal ao nobre vereador, o que acredito que tenha acontecido é que o edil tenha se expressado errado, querendo apenas que sejam realizados treinamentos que são sempre bem-vindos e necessários.

Um comentário:

  1. Parabens Pablo, muito oportuna sua matéria. Assim como você, acredito que o EDIL verador fez um comentário no mínimo equivocado, o qual colocou em duvida a qualificação dos "PROFISSIONAIS" de saúde que atuam no município. Mas creio que isto já ficou esclarecido, aqui e em matéria publicada em jornal local. Claro que, quando se fala em urgência-emergência, assim como em outras profissções, treinamentos são muito bem vindos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.